Autor Tópico: Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?  (Lida 1634 vezes)

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Online: Maio 21, 2006, 06:03:26 »
Sei que existem vários Senseis e pais de filhos de diferentes idades nesse fórum e talvez alguém tenha experiência com crianças,  mais depois de várias doses de Whiskey e às 5:40 da madrugada..... Aqui vai:
Meu filho mais velho de 10 anos, um doce de garoto: educado obediente, responsável, politicamente correto até demais para sua idade, inteligentíssimo, bom aluno, tímido e no meu modo de ver é muito inseguro e não consegue lidar com qualquer dificuldades, obstáculos ou qualquer situação ou competição que possa vir a perder. A simples possibilidade de fracassso é o suficiente para que não tente vencer um obstáculo.
Além do que, dá muito trabalho para se alimentar e tem paura de comida por mais que tentemos satisfazer seus pequenos caprichos e só gosta de videogames e futebol
Aceita todos os castigos sempre com muita resignação (demais para o meu gosto) e acha que está tudo bem, que mereceu o castigo e não questiona. Aceita tudo com muita resignação ($%&!!!!!! Eu queria que ele argumentasse, defendesse seu ponto de vista, mostrasse alguma reação, qualquer uma !!!!)
Isso me deixa frustrado.
É averso a violência, armas, não tem interesse nenhum pelas artes marciais e saiu da escolinha de futebol porque os coleguinhas não lhe passavam a bola (mais tímido, não é craque, não reinvidica).
Sinto em meu filho uma enorme falta de garra, de espírito guerreiro, e coragem para vencer obstáculos e as dificuldades, ao contrário de sua irmã de apenas 5 anos que resolve qualquer parada !
Não consigo fazê-lo comer, praticar um esporte continuamente (karatê ou outra arte marcial, nem pensar, tem receio de se machucar ou machucar alguém e tem paura de qualquer tipo de violência). Chegou ao ponto, de quato pequeniniho, apanhar de crianças menores e dizer que não é "correto" bater em uma oura criança e sua atitude seria criticada e condenada pelos professores, pois é errado fazer isso.
Hoje eu lhe falei uma duras verdades (duras demais para a sua idade até) e não consigo dormir por isso, mas foi necessário.
Será que meu filho vai crescer e entrar para alguma ONG como o Green Peace (nada contra)?. Será que terá garra para enfrentar as dificuldades da vida.
Temo que sua auto-estima seja muito baixa e não sei como resolver isso, me sinto um $%&! de pai (minha mulher sente-se frustrada igual).
Estou comletamente perdido e não sei mais o que fazer para que ele tenha brios, amopr próprio, garra, tudo que a vida lá fora vai exigir dele muito em breve.
Alguém tem alguma idéia ou melhor simplemente levá-lo à um psicólogo para melhorar essa insegurança?
Agradeço qualquer feed-back.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #1 Online: Maio 21, 2006, 07:00:34 »
Oss Fcsergio
Isso é coisa da idade dele se o garoto é termo significa ao meu modo de ver que será um bom amante,pois terá muito compreensão para dar.no fim este pode vir aser o seu aprendizado,não vejo nada demais falar-le muitas verdades isso é melhor ainda pois voce ainda é dos poucos  pais que se importam.eu trabalho com crianças em situação de risco em um abrigo Municipal e se 1% dos pais dos que lá passam tivessem a preocupação que voce tem melhorariamos em muito nosso relacionamento familiar,isso é fase  de transição,tenho ainda tres filhos que não são muito diferentes do seu,o que não ´podemos esperar é que eles sejam nossa cópia fiel,o que podemos realmente querer é que eles sejam muito melhores que nós.

Oss
alberto/Santos.

P.S. acabei de deixar o plantão onde tive que me responsabilizar por 13 cria/adolesc. a maioria viciados, seviciada pelo próprio pai,abandonados e prostituidos isso sim é um verdadeiro horror de situação.E o pior hoje até que foi uma noite/madrugada boa,pois ninguem surtou ou morreu.
yama-Alberto S. Almeida

Neto110

  • Visitante
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #2 Online: Maio 21, 2006, 07:51:17 »
Assim que voltar do compromisso que tenho de manhã vou contactar você por PM.

Offline gisela88

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #3 Online: Maio 21, 2006, 09:58:30 »
Citação de: "fcsergio"
Chegou ao ponto, de quato pequeniniho, apanhar de crianças menores e dizer que não é "correto" bater em uma oura criança e sua atitude seria criticada e condenada pelos professores, pois é errado fazer isso.


Na minha opinião vc é um excelente pai, vc conseguiu mostrar ao menino de 10 anos de idade o que eu com 18 não consegui aprender ainda...

não tenho experiência alguma neste assunto mas o fato de falar coisas duras demais para ele pode formar uma imagem diferente do herói que ele tem na cabeça... e esse herói é vc...

Deus queira que no futuro nós tenhamos adultos como o seu filho...

só que todos nós precisamos "reinvidicar" um dia e eu infelizmente não sei como te ajudar...

o maior passo já foi dado, ao falar as verdades que vc guardava vc já deixou de tratá-lo como menino para tratá-lo como homem... todos nós passamos por isso...

talvez ele entenda o que você quer dele, mas talvez o que vc quer não é o que ele espera dele próprio... nada como um dia após o outro...

OSS
quot;Se o adversário for inferior a ti, porque brigar?
Se o adversário é superior a ti, porque brigar ?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes...então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.

Offline fcsergio

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 335
  • Votos: +0/-0
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #4 Online: Maio 21, 2006, 15:11:15 »
Gisela, origado pelas palavras gentis.
Hoje pela manhã ele ao invés dele acordar bicudo, ele me acordou com um beijo e tentou fazer brincadeiras o tempo todo para quebrar o gelo, como se nada houvesse acontecido, apesar de estar proibido de jogar seu playstation 2 novinho (que ganhou em seu aniversário há cerca de uma semana). Foi um "tapa"  na minha cara !!! Ele aceita os castigos de maneira muito submissa...
Eu fui criado sendo o caçula de cinco irmãos bem mais velhos e tive que aprender a me virar sozinho senão apanhava até não querer mais.
Eu queria apenas que ele fosse mais combativo com as dificuldades, tivesse um pouquinho do espírito de luta que eu penso ter, de não desistir nunca apesar das dificildades sem antes tentar tudo que pode e se desdobrar para tentar fazer seu melhor. Ele se abate muito fácil com qualquer dificuldade que encontra e temo pelo seu futuro.
Quem sabe eu consigo convencê-lo conhecer um grupo de escoteiros aqui perto (eu também fui escoteiro e até disponho a conpanhá-lo no início. Receio que ele se canse rápido e desista também, como fez com a escolinha de futebol duas vezes.
Mais uma vez, obrigado.

Offline gisela88

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
    • http://
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #5 Online: Maio 21, 2006, 15:19:35 »
estarei na sua torcida, com certeza. !

oss
quot;Se o adversário for inferior a ti, porque brigar?
Se o adversário é superior a ti, porque brigar ?
Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes...então não haverá luta.
Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.

Neto110

  • Visitante
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #6 Online: Maio 21, 2006, 15:44:00 »
fsergio veja suas mensagens particulares

Offline funakoshi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Quem pode me ajudar a ajudar meu filho?
« Resposta #7 Online: Maio 21, 2006, 18:18:49 »
nao sei no q posso t ajudar porque nao tenho filhos,mas espero q de tudo certo para voce,queria ter um pai tao dedicado como voce,se meu pai ler isso que ele nao fice brabo.heeheheh.boa sorte cara!