Numa discussão do Orkut - uma das poucas que ainda não degenerou num festival de baixarias não moderadas - estão questionando porque o karate estaria perdendo força.
falaram porque ele perdeu a eficiência ao tentar ser "olÃmpico", prque as outras são mais fortes e um monte de outros pontos de contato com a verdade mas não a verdade inteira ainda.
Eu postei o texto seguinte e queria trazer esta discussão para nós aqui.
"Vejo como um problema mais sistêmico que isolado ao karate.
Sistêmico porque não estamos desvinculados da sociedade aonde estamos inseridos e a crise que foi citada aqui é a da sociedade.
A sociedade mudou seus valores a mÃdia incentiva o consumo e karate tradicional não é facilmente "consumÃvel".
A moda é fazer algo rápido por uma temporada para deixar de fazer e voltar a fazer outra coisa na outra temporada e geralmente os tais esportes de moda vão gastar rios de dinheiro com a Ãdia para se projetar e isto explica a estratégia da indústria da informação.
Uma prática como o karate que forma indivÃduos crÃticos e que o fideliza a uma prática não será vista com bons olhos por ninguém que esteja defendeendo a mentalidade modista consumista que permeia a nossa sociedade (decadente) de hoje.
Felizmente muita gente continua praticando um karate mais estruturado que a atividade conveniente que está sendo ensinada por aÃ.
JJ, Vale-quase-tudo (agora MMA) enquanto objeto de desejo de consumo são apenas produtos da mÃdia, enquanto agradarem estarão em alta, nada a ver eficiência, pois no caso da eficiência aprender a dar tiros é mais eficiente ou aprender a usar uma arma branca se alguém tem restrições a atirar em alguém, mas dar tiroe e usar armas brancas não foi divulgdo pela indústria da informação ainda..."