Autor Tópico: SAYONARA 3  (Lida 1695 vezes)

Rick

  • Visitante
SAYONARA 3
« Online: Novembro 01, 2007, 15:27:13 »
Já faz mais de um ano que acompanho esse forum, mas só agora resolvi entrar e participar, mas devo dizer que fiquei muito decepcionado com a intolerância de muitos membros. Eu percebi que tem uns dois ou três membros que "ditam as regras" aqui, e se eles não gostarem de alguma coisa todo mundo concorda com eles. é triste, esse fórum já teve dias melhores, eu acho que o forum tá na sua fase terminal, eu percebi isso com a saída do Sensei Pedro, que é admirado e respeitado por todos aki. tudo na natureza tem seu fim, e se chegou a vez desse forum, tudo bem, torço pra que no futuro surja outro forum com o mesmo nivel desse, porem com mais tolerancia.

um abraço todos...fui...

Neto110

  • Visitante
Re: SAYONARA 3
« Resposta #1 Online: Novembro 01, 2007, 17:26:35 »
Engraçado ler isto.

Se eu fosse considerar o fim toda vez que alguém que postava se afasta, então o número de "mortes" que o fórum teve foi muito maios que o que você cita.

Fórum não morre, as pessoas é que cansam dele e, querendo dar um tom solene ao seu afastamento, postam despedidas dramáticas.

Sobre 2 ou 3 pessoas ditarem as regras, tenho que informar que está errado: quem dita as regras num fórum é uma pessoa só: o administrador do fórum. Mas são regras públicas que podem ser questionadas.

Entendo que o que você queria dizer era que algumas pessoas toleram pouco idéias diferentes das suas. Infelizmente, tenho que afirmar que a humanidade tolera pouco tudo que é diferente, e o outro é diferente, e diante do diferente, a maioria é agressiva e agressividade inibe e afasta.

Bem, o fórum tem moderadores exatamente para tentar coibir exageros.

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: SAYONARA 3
« Resposta #2 Online: Novembro 01, 2007, 18:34:23 »
Vou fazer uma colocação aqui e quero deixar claro que não tem nada a ver com Sensei Pedro Campana, pois o mesmo já deu prova de quem é e do que o karatê é para ele. Mas, caro Rick e qualquer outro, se a postura diante dos desafios, dificuldades, e outras situações na vida for essa, a de dizer estou fora, lamento informar que: Quem assim age, nunca foi e nunca será um verdadeiro karateca. Acho que pessoas aqui, estão usando mau, uma atitude que tem todo um fundo de história tomada pelo Sensei Pedro para querer se justificar, mas não tem nenhum sentido, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Karatê é superação, máxima força sempre. Vou ensinar o que vocês devem fazer quando acharem que foram desrespeitados aqui: soquem 1.000 vezes de cada lado makiwara, ou então, façam 1000 repetições de maegueri e oi zuki, e garanto que vocês estarão prontos para continuar. Não estou falando em continuar em um fórum, estou falando em continuar a lutar pela vida e pelos ideais qua acreditamos.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Senpai

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
    • AKSER Brasil - Associação de Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®
Re: SAYONARA 3
« Resposta #3 Online: Novembro 01, 2007, 19:37:50 »
Hai!

Ao ver esta leitura e algumas outras minha interpretação é de que há algo muito, mas muito sério ocorrendo.

Certamente o fórum não irá acabar. Espero que não. Espero que revitalize, que se oxigene.

Minha leitura é de que o Rick - nem o conheço - está certo sim em um sentido. Alguns realmente ditam o compasso da carruagem. Alguns com posições até prestigiadas. E sabe nada se faz para elevar o moral das coisas.

Vide a péssima administração feita no tópico do Shotokai. Talvez nada que fosse importante para alguns mas bateu mais de 11.000 vistos. E infelizmente as rédeas soltas o levaram para o escambal.

Eu não saí de membro, pois tenho uma responsabilidade para com aqueles que são motivados a buscas menos superficiais. Eu respondo a eles por contatos mais pessoais. Quando o último deles se for eu também irei. A menos que me expulsem por esta postagem ou pelo meu silêncio. Ou ainda por alguma necessidade compulsória de me manifestar. Mas já faz meses que deixei o meu sayonara.

É notória posições partidárias aqui. Até por políticas ou má formações. Evidentemente que ainda figuram suas excessões mas também estão ficando desacorsoadas.

Alguns dos que aqui ainda participam, vieram por minha indicação. Isto não faço mais a menos que as coisas mudem.

Basta ir ao tópico Shotokai e será visto o meu último dia de postagem. Tenho por findo minha missão de ensino através do Karateca.net, um fórum que um dia à muitos deu orgulho de participar.

Mas não culpo a vocês administradores, moderadores.

Também em minha ótica, nem por ser igual ou por ser diferente determina agressividades. A humanidade é atraida tanto pelo que é igual quanto pelo que é diferente.

As causas são mais profundas. Estão diretemente vinculadas a ineficácia dos Dojo em transmitirem um ensino de transformação. Infelizmente enquanto alguns Sensei continuarem a apregoar que somente a escola deles é de primeira linha, que a sua prática é imortal, que seus caminhos são caminhos de campeões jogando tudo quanto é arte no lixo, teremos agressividades - mormente a partir daqueles que se consideram muito.

Digo isto diretamente em nome do Shotokai também, que por não pertencer a um clube do bolinha de escolas estabelecidas, leva desdém, ironias de toda a sorte. Quem sabe alguém poderia chamar isto de liberdade de expressão, não é isto?

Em idos tempos, quando se modificaram os padrões comportamentais, houveram charges de crianças que atiravam pedras nas vidraças e o psicólogo apenas dizia: Deixa! ela somente está liberando sua agressividade.

Estas vidraças nos tempos de hoje viraram as pessoas...

Há contudo alguns Sensei que a despeito de seus melhores esforços em passar um ensino sadio, tem em suas mãos alunos que nem mereceriam ser chamados de seus alunos... São infantis, arrogantes, pedantes e o que é mais meros aborrecentes na vida. Alguns crescem, envelhecem e continuam superficiais. Felizmente a prática mostra que estes são poucos.

Então a bem da verdade, o ensino está pobre mesmo.

Esta aí a origem do esfacelamento de organizações, com descontentamentos etc. Afinal de contas, quem aguenta? E por cadeia de transmissão, tudo isto chega ao perfil psicológico de membros aqui. Não todos mas o suficiente para afastar professores e alunos de porte. Não deve-se sentir somente pelo professor que parte mas também pelo aluno e saiba um aluno descepcionado.

Minha luta não acaba aqui. Antes, existem muitas coisas a serem feitas. Respeitar ao próximo, também significa respeitar a si mesmo e deixar de se sentar na roda de escárnio. No meu caso makiwara não resolve pois não há necessidade dele. A necessidade preponderante na vida de qualquer pessoa é reconhecer onde uma luta vale o desenbainhar de uma espada e onde não vale. É ser guardião do saber, dele cuidar e não despediçar algo que custou muitos suores, muitas dores de sua própria pessoa e dos Mestres, os verdadeiros Mestres. É mover-se para frente, para o infinito, onde não existem amarras, afastando-se das mentes destrutivas. Não é forçar a abertura a custa de toras, mas é dar um toque suave na alma de cada pessoa e se ali te desprezarem é mover-se para a próxima, pois quem sabe a próxima é a que realmente precisa de ti.

De qualquer maneira agradeço a todos indistintamente pela cosideração que tiveram comigo, sendo companheiros por anos que estive aqui. Não dou nomes pois são muitos mas eles estão no Wado, Goju, Shorin, Shorinji-ryu, Kyokushin e puxa vai uma lista enorme, sem mencionar outras artes. Estas outras artes tem também muito de minha consideração bem como seus representantes, alguns dos quais me receberam como irmão em seus Dojo (Taekwondo, etc).

Fica aqui então o meu silêncio mas deixando como ultima contribuição pública dentro do Karateca.net, algo que  sempre me ensinou o que tem que ser diariamente renovado e que constou em minha assinatura pelo tempo que aqui estive:

http://www.shotokai.com.br/_filie/fil_lao_tse.pps

Saudações de Heiho / Sayonara

Hai! Oss!

« Última modificação: Novembro 01, 2007, 19:59:35 por Senpai »
A. Filié Jr., Junshi 先生
空手道松濤会江上流二段
免許: AKSER International 准士免状
松濤會 江上流 空手道 Karatê-Do Shotokai EgamiRyu®

Site Oficial:
http://www.shotokai.com.br/

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re: SAYONARA 3
« Resposta #4 Online: Novembro 02, 2007, 04:02:17 »
É, galera! Vou mudar o nome do site de karateca.net para 24fightingchickens...

O 24fc foi o maior e melhor fórum de karate shotokan na internet, e morreu porque o autor (Rob Redmond) se cansou ao chegar no ponto em que estamos... E olhe que ele tinha uma administração muito mais efetiva que a minha...

Conclusão: Com ou sem moderação, esse é o mundo em que a gente vive. O ser humano sempre foi assim e assim sempre será... E o que vamos fazer? Dou o assunto "Karate" como esgotado, faço como o titio gringo e fecho o site? Devemos lembrar que tudo o que é de bom E de ruim da vida "real", se transpõe para este mundo virtual. Ou seja, se existem tantos caras chatos na vida real, por que não aqui? Isso o impede de viver?

O que tenho a dizer é:
Em 3 anos de existência do site, alcançamos 1.200 karatecas cadastrados. Não tenho dúvidas em dizer que temos o maior acervo de discussões e opiniões sobre o karate, juntando praticante dos mais diversos estilos que existem de nossa arte. Acredito que grande parte de nós visita o site ao menos uma vez por dia, e se não há algum post novo, nos sentimos até um pouco mal... É um site apaixonante.

Tenho certeza que o Karate tem muito ainda a ser debatido, e para cada "sayonara" acredito que existam muitos "Hajimemashite".

PS: Depois de fechar, o site www.24fightingchickens.com voltou, com um formato totalmente diferente ... E sem fórum.

Saludos,
Rene
« Última modificação: Novembro 02, 2007, 04:10:17 por Renê »
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Neto110

  • Visitante
Re: SAYONARA 3
« Resposta #5 Online: Novembro 02, 2007, 08:34:27 »
MInhas leituras dos desagrados: se quer uma situação pronta sem o traalho de construção desta situação.

Fato um: As pessoas tem diferentes opiniões.

Fato dois: Argumentos podem mudar a opinião das pessoas dispostas.

Fato três: Pessoas apaixonadas nunca mudam de opinião e sempre jogam a culpa nos outros por seus incômodos.

Reflito que o fórum continua independente das saídas, afastamentos, tópicos não tão coerentes com o que eu (que naõ sou metro da verdade, nem dono da sabedoria absoluta) continuarão existindo, gente insatisfeita sempre existrá, gente sem muito tato continuará existindo (entre eles: os que acham que as pessoas vêem sua faixa e história através de suas postagens, e os que se impressionam com palavras duras o ameaçadoras), e gente que zua todo mundo continuará existindo: isto é um fórum.

Caberá ao que ficam entender como aproveitar esta poderosa ferramenta de comunicação, não de dominação ou auto afirmação, mas comunicação.

Concordo com a falha de formação descrita pelo colega e reflito se ele começar outro tópico na mesma lógica em campo aberto, se ele teria só opiniões favoráveis à sua. Eu duvido.

Assuntos de convicção pessoal são pessoais, não devem ser expostos ao público.


Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: SAYONARA 3
« Resposta #6 Online: Novembro 02, 2007, 10:56:05 »
Também acho que o Fórum deve continuar.

Quem quer sair que saia. O que me deixa maluco é o pessoal usar de argumentos que não tem nada a ver, não quer discutir não discuta, não quer concordar não concorde, quer deixar de treinar que deixe, quer sair do fórum que saia, agora, o que o pessoal não percebe é que esse argumento que vai sair por causa da falta de educação dos outros coloca todos os demais no mesmo saco. Pergunto-me, porque o pessoal só olha para o lado negativo? Por que não olham para o lado positivo? Para o que é produzido de bom aqui?

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

thoryu

  • Visitante
Re: SAYONARA 3
« Resposta #7 Online: Novembro 02, 2007, 19:59:01 »
Senhores,
Acredito que este espaço que inicialmente foi uma iniciativa inspirada e genial do Rene, ainda mais pela competência da realização e manutenção, arcando inclusive com os custos mensais, tomou uma importância tamanha para o Karate e Artes Marciais no geral, seja sobre; técnica, história, atualidades, filosofia, que é simplesmente impensável sequer pensarmos em crise.
Estou lendo o Fórum de trás para diante.
Já ri pacas,
Já aprendi pacas,
Confesso que até me surpreendi com umas posições prá lá de radicais.
Havia um vácuo que este Fórum preencheu. Mesmo no pior dos piores momentos, seria melhor que o vazio.

Logo aparecem mais tópicos geniais que mexem com a gente.

Oss, Hai.
« Última modificação: Novembro 02, 2007, 20:21:40 por thoryu »