Autor Tópico: Shobu-ryu  (Lida 7042 vezes)

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Shobu-ryu
« Online: Maio 31, 2012, 14:35:08 »
Boa tarde a todos,
estou aqui para postar meus sentimentos relativos a algumas postagens muito antigas referentes ao Shou-ryu. Espero que os colegas que venham a ler esta postagem não sejam radicais e que entendam o que pretendo escrever.

Meu nome é Sérgio Queiroz, sou 2º grau (dan) em Shobu-ryu, após 10 anos estou retornando aos treinamentos porém em Shoto-kan que, no passado, já havia treinado com os Sensei Kadena e Sensei Eraldo, todos do Rio de Janeiro.

Muitos tem uma péssima impressão do Shobu-ryu, isso é normal, eu não tinha essa visão quando comecei a treinar, porém com o passar dos anos achei que algo estava faltando, após várias consultas com um dos fundadores, mestre Eromilson Mello, fiquei sabendo que o que estava faltando a qualificação de professores, pois todos que conquistavam uma faixa preta se sentiam qualificados a ministrarem aulas e muitos não tinham perfil de treinadores, pois o Shobu-ryu sempre foi mais dedicado aos combates (kumites), com isso estes professores passavam seus conhecimentos a seus alunos e estes quando se formavam passavam para os seus e assim por diante, com isso a qualidade técnica foi caindo e muito, por isso quando vemos alguns vídeos no youtube ou até mesmos pessoalmente com lutas e formas (katas) do Shobu-ryu, não vemos as bases e os golpes bem feitos. Alguns professores como eu, Jorge Gentil, Selmo Coutinho, Pedro Costa (hoje mestre) e alguns outros tentamos resgatar a forma tradicional do estilo, fazendo com que os atletas estudassem cada um dos movimentos para perceberem sua importância e a eficácia. Todos os nossos alunos se destacavam em todos os eventos, justamente pelo treinamento diferenciado. Muitos dizem que Shobu-ryu não é karatê, depois de me formar eu percebi que realmente estavam certos, Shobu-ryu não é Karatê, assim como também não é uma arte marcial (ele não foi criado em época de guerra para nos defendermos), Shobu-ryu simplesmente é Shobu-ryu, um estilo totalmente livre em adaptação de técnicas, defesa pessoal, formas e lutas, é um estilo que somente quem treina e conhece um pouco do estilo percebe o quanto ele é cativante. Respeito muito a opinião dos colegas, mesmo daqueles que foram de certa forma rudes. Em diversos eventos de Shobu-ryu vários professores diziam que eu ensinava shoto-kan aos alunos, e minha resposta sempre foi a mesma: "Eu ensino um shobu-ryu técnico e com fundamentos", ai está a diferença. Peço sinceras desculpas se ofendi a algum colega do Shobu-ryu, essa não foi minha intensão e estou a disposição para podermos conversar a respeito sempre que necessário. Quanto aos demais colegas praticantes de outros estilos eu gostaria de passar uma experiência de mais de 20 anos de artes marciais, incluindo o Shobu-ryu, eu treinei oficialmente e em ordem:

20 anos de Shobu-ryu, iniciando com Mestre Renato Monteiro e me formando com Prof. Jorge Gentil em Vila da Penha no Rio de Janeiro
2 anos de Kung-Fu Garra de Águia em Vicente de Carvalho no Rio de Janeiro
1 ano de jiu-jitsu na Vila da Penha no Rio de Janeiro
2 anos de Aikido Tomiki em Madureira no Rio de Janeiro
2 anos de Karate-do Tradicional Shoto-Kan com Sensei Kadena na Penha Circular no Rio de Janeiro
6 meses de Karate-do Wuku Shoto-kan com Sensei Eraldo em Higienópilos no Rio de Janeiro
Até aqui eu sempre treinei o Shobu-ryu com em dias intercalados

4 meses de Karate-do Shorin-ryu em São Vicente em São Paulo
1 anos de Aikido Aikikai em São Vicente em São Paulo
Atualmente treinando Karate-do Shoto-kan em São Vicente em São Paulo (pois aqui não tem Shobu-ryu)

Fora os treinamentos formais acima também tive diversos outros treinamentos, dentre eles:
Boxe Tailandês (hoje chamado de Muai-Tai)
Vários outros estilos de Kung-fu
Capoeira
Krav-Magá

Quiz mostrar meu histórico apenas para entenderem o que vou dizer agora, Shobu-ryu é um estilo sensacional, para mim o melhor estilo de luta de contato já criado, pois uma das grandes qualidades do estilo é a possibilidade de poder utilizar qualquer ensinamento de qualquer estilo de luta.

É preciso conhecer para poder falar algo, não podemos apenas nos basear em vídeos da internet ou até mesmo em alguns atletas e professores, por favor, não generalizem. O Shoto-Kan é uma grande arte-marcial até hoje eu aprendo muito com ele e eu já ví diversos professores e alunos treinando de forma pior do que as que foram comentadas, vocês também já devem ter percebido isso.

Um grande Oss a todos os colegas do Shobu-ryu e a todos os demais atletas e curiosos que participam deste fórum, espero poder contar com a compreensão de vocês para entenderem que o Shobu-ryu é muito mais amplo do que isso.

PS. Alguns grandes nomes do shoto-kan e tae-kwon-do são formados em Shobu-ryu, mas por respeito prefiro não mencionar seus nomes.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #1 Online: Maio 31, 2012, 15:25:32 »
Bom... Já que estamos em um fórum aberto, e você deu a "cara a tapa", vamos a algumas considerações:

1.
Citar
Muitos tem uma péssima impressão do Shobu-ryu
- Com motivos óbvios para tal, como o Pakua o Shobu-ryu tem a reputação (em muitos aspectos merecida) pelas técnicas fantasiosas, lavagem cerebral e, pq não, enganação para com os alunos.

2.
Citar
fiquei sabendo que o que estava faltando a qualificação de professores, pois todos que conquistavam uma faixa preta se sentiam qualificados a ministrarem aulas e muitos não tinham perfil de treinadores
- Precisamos explicar pq o Shobu-ryu não deve ser levado a sério? Uma arte marcial, forma de combate, ou como vc queira chamar é medida pela qualidade dos seus praticantes, e não o contrário.

3.
Citar
pois o Shobu-ryu sempre foi mais dedicado aos combates (kumites)
- Afirmação interessante... e pretensiosa. Temos praticantes de Shobu-ryu no MMA, ou em competições de alto-nível?

4.
Citar
e alguns outros tentamos resgatar a forma tradicional do estilo
- Tradicional dentro do que, cara pálida? Vocês iniciaram em 1974, e já tem estilo "tradicional"? Não comecem com essa, senão vão acabar que nem no Karate, onde tradicionais e esportivos competem pra saber quem tem a faixa mais preta!

5. Com esse curriculum tão bacana você foi parar exatamente não Shobu-ryu, amigo? O que houve, não se deu bem em mais nada? Não se adaptou, o que?

- Bom, sarcasmo a parte. Eu sou bastante cético com relação ao Shobu-ryu, Pakua, Wanderlee, e etc... para mim é tudo farinha do mesmo saco. É um pessoal que não se deu bem na arte marcial que escolheu, e decidiu reinventar a roda.

Hai!
Juliano

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
  • Votos: +4/-2
Re:Shobu-ryu
« Resposta #2 Online: Maio 31, 2012, 16:27:27 »
sergiolnqueiroz,

Gostei da sua defesa sobre o estilo. Tb sou cético, mas vamos aos fatos:

Caso poste um belo kata shoburyu, ou uma luta com eficacia e eficiencia posso rever meus conceitos, pois ate então só temos visto coisas muito ruins.

Grande abraço.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #3 Online: Maio 31, 2012, 16:37:38 »
Prezado Sérgio,

Eu assim como o amigo Juliano, sou extremamente sético a "técnicas desenvolvidas em cima de outras". Eu sou até um pouco mais radical, por exemplo, não vejo o krav magá com tanta eficiência como vendem. Logo, não vai ser o shobu-ryu que eu vou ver com bons olhos. Mas também não sou tão contundente com as palavras como o amigo Juliano. Mas lhe deixarei uma única questão para pensar, e se quiser debater no nível que colocou (que eu achei ótimo), não me furtarei ao bom papo.

Você mencionou que o Shobu é expecial por permitir usar várias técnicas e tal. Mas aí eu lhe deixo uma pergunta. Quem disse que no karatê não existem várias técnicas de combate, testadas e comprovadamente eficientes? Uma técnica que faz tudo, não é o mesmo que não fazer nada? Pois me parece síndrome de pato (não sabe andar mas anda, não sabe nadar mas nada, não sabe voar mas voa).

Um abraço e fique com Deus!!!

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #4 Online: Maio 31, 2012, 16:56:06 »
Olá Juliano,
se puder seja tão sarcástico como você mesmo disse. Vamos a um papo sadio para tentarmos chegar a algum lugar ou mesmo a uma amizade.

Não sei se você já treinou shobu-ryu, se treinou não foi com professores e atletas qualificados. Bem vou tentar responder e, por favor, ao expor suas citações não seja sarcástico.

Bom... Já que estamos em um fórum aberto, e você deu a "cara a tapa", vamos a algumas considerações:

1.
Citar
Muitos tem uma péssima impressão do Shobu-ryu
- Com motivos óbvios para tal, como o Pakua o Shobu-ryu tem a reputação (em muitos aspectos merecida) pelas técnicas fantasiosas, lavagem cerebral e, pq não, enganação para com os alunos.

O Shobu-ryu nunca enganou nenhum aluno, tando que o emblema tem os dizeres: "Federação de ARTE MARCIAL Shobu-ryu" não existe a palavra Karate. Muitos dizem ser karate por conter socos, chutes e formas.

Os bons professores incentivam aos alunos a treinarem outros estilos para adquirirem conhecimento, nunca é bom conhecermos apenas uma arte.

Não existem técnicas fantasiosas, você tem este sentimento e acredito que muitos outros que não conhecem o estilo também pensem assim devido a alguns atletas e professores não conseguirem transmitir a verdadeira forma de como aplicar as técnicas.


2.
Citar
fiquei sabendo que o que estava faltando a qualificação de professores, pois todos que conquistavam uma faixa preta se sentiam qualificados a ministrarem aulas e muitos não tinham perfil de treinadores
- Precisamos explicar pq o Shobu-ryu não deve ser levado a sério? Uma arte marcial, forma de combate, ou como vc queira chamar é medida pela qualidade dos seus praticantes, e não o contrário.

Mais uma vez sua citação cai na falta de qualificação de alguns professores. Se eu ainda estivesse ministrando aulas eu teria o prazer de fazer vídeos de alguns treinamentos e "katas" para enviá-lo ou ainda poderia até mesmo te convidar para assistir ou até mesmo participar de alguns treinamentos. Muitos diziam que o shobu-ryu que eu ensinava juntamente com outros professores de minha linhagem era mais parecido com shoto-kan, goju ou kyukishin. Infelizmente parece que hoje a maioria dos praticantes não treinam de forma adequada.

3.
Citar
pois o Shobu-ryu sempre foi mais dedicado aos combates (kumites)
- Afirmação interessante... e pretensiosa. Temos praticantes de Shobu-ryu no MMA, ou em competições de alto-nível?

Temos ex-praticantes de shobu-ryu que migraram para outros estilos somente para poderem competir em torneios nacionais e internacionais. Eu não considero o MMA uma competição de alto nível e nunca incentivaria algum aluno a participar de uma.


4.
Citar
e alguns outros tentamos resgatar a forma tradicional do estilo
- Tradicional dentro do que, cara pálida? Vocês iniciaram em 1974, e já tem estilo "tradicional"? Não comecem com essa, senão vão acabar que nem no Karate, onde tradicionais e esportivos competem pra saber quem tem a faixa mais preta!

Por favor, sem ofensas ou apelidos, pode me chamar de Sérgio, ok? 
Tradicional vem de tradição que é algo que vem de geração em geração (vamos dizer aqui ORIGINAL), nada a ver com tempo. Quando falo em ORIGINAL quero dizer que os atletas de hoje não praticam da forma de como o estilo foi criado. Na década de 70 os atletas tinham porte e semelhança técnica como shoto-kan ou shorin.


5. Com esse curriculum tão bacana você foi parar exatamente não Shobu-ryu, amigo? O que houve, não se deu bem em mais nada? Não se adaptou, o que?

Acredito que você não entendeu bem, eu iniciei no shobu-ryu e, sem parar os treinamentos, eu não parei no shobu-ryu eu fui aprender outras artes, tenho a sorte e a facilidade de me adaptar a várias modalidades de esportes de contato diferentes.


- Bom, sarcasmo a parte. Eu sou bastante cético com relação ao Shobu-ryu, Pakua, Wanderlee, e etc... para mim é tudo farinha do mesmo saco. É um pessoal que não se deu bem na arte marcial que escolheu, e decidiu reinventar a roda.

Eu sinceramente não sei quais foram as intenções dos criadores além das contadas durante as aulas. Sei que é difícil de acreditar em alguém que não conhece e principalmente sendo tão cético (como você mesmo disse), eu sinceramente gostaria de poder lhe apresentar o shobu-ryu para você perceber que o estilo não é ruim como muitos pensam ou vêem por ai. Mais uma vez vou me usar como exemplo, sempre que fui treinar novas artes em outras academias os professores achavam que eu já praticava shoto-kan ou shorin, devido a semelhança técnica, isso também aconteceu com vários outros atletas.

Se ainda quiser continuar uma conversa sadia estou a disposição.


Arigato Gozaimashita
-----------------------------------------------------

Hai!
Juliano
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #5 Online: Maio 31, 2012, 17:20:22 »
Olá Sérgio,

   Finalmente converso "ao vivo" com um representante do shobu-ryu. Isto é ótimo porque tenho algumas curiosidades e prefiro perguntá-las, caso você se interesse em responder, aos poucos...

   Faço antes a seguinte ressalva: espero que você não tenha me incluído no conjunto de foristas que desqualificaram o shobu-ryu, porque eu mesmo fiz uns seis meses de ... e disse que gostei pracas, pois o pau comia quase toda a aula.

   Os "..." do parágrafo anterior correspondem à minha primeira pergunta.

   Meu mestre lá disse que era formado pelo Mestre Sérgio Francisco de Sena, com direito a foto na parede e tudo mais.
   Mas, atualmente pesquisando na Net, observei que tal mestre fundou o Kata Shobu Do Ryu, que pela mesma Net, difere-se de Shobu-Ryu.

   Pergunta: há alguma ligação entre estas duas lutas (shobu-ryu e kata shobu do ryu)?

[]´s
BigBoy

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #6 Online: Maio 31, 2012, 17:43:57 »
Relaxa, o "cara pálida" é uma expressão, nada depreciativo.

Mas pera lá, MMA não é competição de alto nível? Tudo bem, tem torneios que são pura pedreiragem, mas você não pode negar que atletas de altíssimo nível participam ou participaram de lutas nessa modalidade.

Citar
Os bons professores incentivam aos alunos a treinarem outros estilos para adquirirem conhecimento, nunca é bom conhecermos apenas uma arte.

Só se você não confia no taco da arte que pratica. Eu faço Jiu Jitsu mais pelo condicionamento físico e pq gosto da luta de solo do que por achar que preciso, sinceramente.

Citar
eu sinceramente gostaria de poder lhe apresentar o shobu-ryu para você perceber que o estilo não é ruim como muitos pensam ou vêem por ai.

Dia 23 de Junho a rapazeada do fórum se reunirá em Florianópolis para treinarmos, comermos camarão, tomarmos cerveja e, diz a lenda, lutar um kumitezinho. Se quiser apareça, eu particularmente ficarei feliz em recebê-lo aqui (Sem sarcasmo ou maldade, dessa vez).

E pode ter certeza, que se eu ver qualquer indício de eficiência e seriedade, serei o primeiro a retirar o que disse aqui sobre sua arte marcial...

Hai!
Juliano

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #7 Online: Maio 31, 2012, 17:55:28 »
Olá BigBoy,
Terei o maior prazer em responder, o atualmente mestre Sergio Sena realmente criou um novo estilo e deixou o Shobu-ryu, eu não o conheci mas muitos amigos o conheciam muito bem, inclusive disseram que era um grande lutador. Eu não conheço o estilo do mestre Sérgio Sena, porém tenho um livro de seu estilo e acredito que o Shobu-ryu originou o Kata Shobu do Ryu.

Pergunte o que quiser que se eu souber terei o prazer em responder.

Oss
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Shobu-ryu
« Resposta #8 Online: Maio 31, 2012, 18:08:47 »
Sérgio, bem vindo ao fórum.
Umas curiosidades minhas, você responde apenas se quiser.

Qual a federação que o dojo atual em que você treina karate Shotokan é filiada?
Seu grau de Shobu-ryu foi confirmado ou você teve que iniciar da faixa branca?
Você está tendo alguma dificuldade em iniciar o novo estilo?
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #9 Online: Maio 31, 2012, 18:51:20 »
Próxima pergunta:

   Vi na revista KIAI o primeiro registro do shobu-ryu. Lá foi chamada de "O Karatê Brasileiro". Lá o fundador era o Mestre Émerson Martins. Por onde ele anda?

[]´s
BigBoy

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #10 Online: Maio 31, 2012, 21:09:57 »
Um amigo meu era não sei quantos Dans no Shobu- ryu, daí começou na vermelha do shotokan, hoje ele já deve ser 3°, só o que sei sobre o assunto.
Os caras acreditaram numa ideia, de tradicional não tem nada, mas acho que já ta na estrada há alguns dias e tem seu espaço, por isto eu respeito.

Achei massa o tanto de graus indicados na faixa desse jovem, deve ser um 16° Dan pela a quantidade de linhas:


E tem até luta no octógono:


"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.237
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #11 Online: Maio 31, 2012, 21:18:53 »
Um dos debates ocorridos aqui no site que renderam algumas páginas foi:


   http://www.karateca.net/forum/off-topic/exame-de-faixa-marrom-shobu-ryu

   Foram removidos pelo usuário os vídeos, que ajudariam na re-visita para se formar um conceito a respeito.

[]´s
BigBoy

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re:Shobu-ryu
« Resposta #12 Online: Maio 31, 2012, 22:43:51 »
O Emerson Martins começou essa pilantragem aqui no Brasil. Depois foi um Mestre chamado Gattaz se nao me engano. Os caras foram incompetentes em seguir corretamente o karate e decidiram se graduar e pior...VENDER DIPLOMAS via correio.
Shobu Ryu sempre foi simbolo de enganaçao aqui no Brasil. E sim, foi chamado de Karate por muito tempo. Depois das criticas, decidiram abandonar a palavra..TARDE DEMAIS.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #13 Online: Junho 01, 2012, 02:35:39 »
na boa, esse assunto ja não deu o que tinha que dar????

os videos desse troço dizem por si próprios.....
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #14 Online: Junho 01, 2012, 08:38:37 »
Poxa gente,

Eu também não gosto da idéia do negócio, mas o cara veio desarmado, afim de expor o que pensa... deixem o rapaz falar poxa...

Ele quer trazer argumentações, vamos argumentar com o homem... não custa nada.

Um abraço a todos!!!