Autor Tópico: Shobu-ryu  (Lida 12203 vezes)

Offline Shodo

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 362
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #15 Online: Junho 01, 2012, 08:40:56 »
Senhores,

           O que acontecia, pelo menos aqui no RJ é que karate shotokan de qualidade era privilégio de poucos e se limitava na zona sul. Suburbio não tinha nada, nem informação sobre karate. Eu por exemplo, imaginava que tinha que serr preta de JUDO para poder treinar karate. Melhorou quando o falecido Paulão veio dar aula na Gama Filho (Piedade). Se aproveitando desta carência, malandramente, o Emerson Martins que se não me engano era preta de shorin, juntou-se com o Eromilson (tae kwond do) e "criaram" um estilo que tinha influencia de várias lutas. A grande maioria do pessoal migrou para o shotokan e alguns hoje em dia são respeitados no shotokan.

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #16 Online: Junho 01, 2012, 09:19:59 »
Próxima pergunta:

   Vi na revista KIAI o primeiro registro do shobu-ryu. Lá foi chamada de "O Karatê Brasileiro". Lá o fundador era o Mestre Émerson Martins. Por onde ele anda?

[]´s
BigBoy

Até onde sei, oficialmente, não existiu este primeiro registro, ele era conhecido como Arte Marcial do Brasil e alguns chamavam de Karate Brasileiro, sem o "O". Quando o estilo ia ser registrado a Capoeira chegou na frente com o mesmo nome, dai o nome foi alterado para Shobu-ryu.

O estilo teve dois fundadores, o Mestre Emerson e o Mestre Eromilson. Até onde eu ouvi o Mestre Emerson tinha o objetivo de incluir na Arte Marcial do Brasil luta de chão, pois ele também era formado em Judô, ele queria um estilo que abrangesse lutas em pé e no solo, mas para isso ele teria que ter alguns professores formados na luta em pé para depois ensinar a luta de solo, porém, ele teve que abandonar o estilo por problemas profissionais e deixou alguns professores formados ministrando as aulas, eventualmente ocorriam treinos entre os professores e o Mestre Emerson. O Mestre Emerson publicava uma revista de artes marciais que era muito dedicado a Arte Marcial do Brasil, parece que foi uma das primeiras revistas do ramo e foi grande sucesso, inclusive professores de todo o Brasil viajavam para o Rio de Janeiro para conhecerem o estilo, dos que eu conheço o mais famoso deles é o Mestre Pedro Elias Gattaz de Sorocaba/SP. O Mestre Emerson parou de treinar mas eventualmente aparecia em alguns eventos do estilo, na última vez que eu o ví foi quando eu fiz uma entrevista com ele, em sua residência quando eu publicava um jornal de artes marciais, isso ocorreu por volta de 1996.

Veja este artigo no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shobu-ryu

Oss.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #17 Online: Junho 01, 2012, 09:39:06 »
Um amigo meu era não sei quantos Dans no Shobu- ryu, daí começou na vermelha do shotokan, hoje ele já deve ser 3°, só o que sei sobre o assunto.
Os caras acreditaram numa ideia, de tradicional não tem nada, mas acho que já ta na estrada há alguns dias e tem seu espaço, por isto eu respeito.

Achei massa o tanto de graus indicados na faixa desse jovem, deve ser um 16° Dan pela a quantidade de linhas:


Olá Cabadapest, bom dia.

O que aparece nestes vídeos não é Shobu-ryu, eu nunca ouvi falar nestes estilo. Particularmente eu acredito que um Dan é muito mais do que uma graduação e conhecimento, o mérito de poder conquistar ou ganhar um Dan deve ser obtido diante de muitos aspectos, incluindo filosóficos.

Já soube de estilos em que o fundador se auto avaliava e ia enchendo sua faixa de Dans.

Pode ser que o estilho tenha algum fundamento que permita que o professor possa ganhar diversos Dans assim como o que vimos no vídeo.

Vou dar um exemplo de um Dan conquistado, o Mestre Pedro Elias Gattaz de Sorocaba/SP criou um estilo novo porém utilizou o mesmo nome do Shobu-ryu, ficou estranho duas artes com o mesmo nome e totalmente diferentes, bem, não vou entrar no  mérito disso, vamos voltar aos Dans ok? O atualmente Mestre Pedro estava estabilizado em seus Dans, acho que no 3º e não sei como ele se graduou, porém ele me contou que precisava conquistar mais Dans, pois ele já possuía alunos com 2º Dan, e ele não queria se auto avaliar para colocar mais um Dan, então ela pediu ajuda a mestres de outros estilos de Karate, não lembro ao certo mas acho que foram mestes de Kyukshin-kay, Goju-ryu, etc..., ele pediu que estes mestes o avaliassem e preparassem um exame de Dan para ele, ele foi analisado, criticado, elogiado, fez diversos Katas e lutas e conseguiu conquistas seu novo Dan. Aproveito e deixo aqui minha admiração por ele.

Oss.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #18 Online: Junho 01, 2012, 09:47:38 »
Um dos debates ocorridos aqui no site que renderam algumas páginas foi:


   http://www.karateca.net/forum/off-topic/exame-de-faixa-marrom-shobu-ryu

   Foram removidos pelo usuário os vídeos, que ajudariam na re-visita para se formar um conceito a respeito.

[]´s
BigBoy

Olá BigBoy,

infelizmente eu não ví o vídeo, mas já imagino. Ficou muito triste quando falam mal do Shobu-ryu, mas sei que quem fala está com toda a razão devido as informações que correm pela internet, eu mesmo fico chocado quando vejo algumas coisas, na verdade a maioria. Não discordo do sentimento de nenhum dos atletas e contribuintes deste fórum ou de qualquer outro lugar, infelizmente quando ainda treinava assiduamente os vídeos eram feitos em VHS e não existia o youtube, acredito que se os companheiros do fórum tivessem a oportunidade de ver ao menos um kata do shobu-ryu da maneira que meus professores e meus alunos faziam teriam uma idéia diferente.

Oss.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #19 Online: Junho 01, 2012, 09:58:27 »
O Emerson Martins começou essa pilantragem aqui no Brasil. Depois foi um Mestre chamado Gattaz se nao me engano. Os caras foram incompetentes em seguir corretamente o karate e decidiram se graduar e pior...VENDER DIPLOMAS via correio.
Shobu Ryu sempre foi simbolo de enganaçao aqui no Brasil. E sim, foi chamado de Karate por muito tempo. Depois das criticas, decidiram abandonar a palavra..TARDE DEMAIS.

Olá Katsumoto, bom dia.

Não foi questão de incompetência, foi questão de adaptação, na época muitos alunos achavam difícil a pronuncia e guardar na memórias os nomes dos golpes em japonês, e o mestre Emerson queria criar algo mais fácil e mais amplo, criando um estilo com muitos golpes retirados do tae-kwon-do, do karatê e futuramente do Judô.

Quanto a venda de diplomas, pela história que sei, funcionava assim: Existia uma revista em âmbito nacional que divulgava o estilo, e eram oferecidos cursos e treinamentos para os interessados, muitos gostaram do estilo e queriam se tornar professores, daí ocorreu que alguns professores de outros estilos faziam uma série de treinamentos no Rio de Janeiro e um exame de faixa para conquistarem a faixa-preta e poderem expandir o estilo, porém ocorreu que vários destes professores não voltavam a se reunir para treinamentos, faziam adaptações para os movimentos esquecidos e ensinavam a seus alunos, por isso vemos por ai diversos atletas de shobu-ryu fazendo coisas totalmente diferentes.

Oss.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #20 Online: Junho 01, 2012, 10:00:06 »
na boa, esse assunto ja não deu o que tinha que dar????

os videos desse troço dizem por si próprios.....

Olá Felipe,

estes não são vídeos de Shobu-ryu.

Abraço
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #21 Online: Junho 01, 2012, 10:18:18 »
Essa de vermelho nitidamente usa o "estilo WKF" de lutar. Enquanto a de azul, está com kimono de jiujitsu e é bem paradona, parece que tá querendo bater pesado mas nao acha a adversária.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #22 Online: Junho 01, 2012, 10:21:05 »
Poxa gente,

Eu também não gosto da idéia do negócio, mas o cara veio desarmado, afim de expor o que pensa... deixem o rapaz falar poxa...

Ele quer trazer argumentações, vamos argumentar com o homem... não custa nada.

Um abraço a todos!!!

Olá Alexander,

obrigado pelo apoio, parece que você foi o único a me entender ou foi o único que se expôs. Resolvi abrir este assunto no fórum, pois num fórum antigo ví que muitos falavam mal do shobu-ryu e eu não tiro a razão deles, eu também falei muito mal do kung-fu quando eu o ví pela primeira vez e na verdade era um doido que colocava kimono de judô e ficava imitando os gritos do Bruce Lee e dizendo que o que ensinava era Kung-fu (isso foi em torno de 1980)  , o mesmo aconteceu quando ví um "professor" ensinando karate dizendo que era shoto-kan, realmente era shoto-lan, porém o cara ensinava tudo errado e assemelhava-se muito com os diversos vídeos de shobu-ryu encontrados atualmente na rede.

Em todos os estilos existem os caras mais técnicos e os menos técnicos, o que está muito difundido, infelizmente é o menos técnico, por isso eu entendo a indignação de nossos colegas do fórum para com o shobu-ryu.

Quando ainda morava no Rio eu e minha associação fazíamos diversos eventos com a participação de diversos atletas de diversas modalidades de todo o país, dávamos treinamentos para mais de 200 atletas, chamávamos de seminário, eram 2 dias de treinamentos intensivos, com acompanhamento nutricional e médico, entre outras coisas nós restaurávamos as técnicas mais simples e que comumente eram esquecidas, como uma base correta, o porque deve-se fazer um desenho de um arco no solo com os pés quando andarmos em base, o porque que o polegar do pé que estiver a frente deve ficar na mesma direção do joelho, tudo o que passávamos erá estudado, analisado, treinado e aplicado, ou seja, tudo funcionava, nunca nós expomos sem uma base sólida.

Hoje estou com 43 anos e a 10 anos não treino mais, atualmente estou voltando a treinar shoto-kan, pois não encontro shobu-ryu na cidade onde moro, assim que eu estiver apto eu estarei colocando vídeos na net com algumas formas de shobu-ryu para que os colegas possam ver a diferença.

Alguém me falou de um evento que terá em Florianópolis com os colegas dos fórum, hoje eu moro em São Paulo, se eu tivesse com ir neste evento seria um prazer demostrar para todos o que estou tentando demonstrar com palavras, tenho a certeza de que se me permitissem ministrar uma hora de treinamento a visão seria totalmente oposta.

Obrigado.

Oss.

Um grande abraço.
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #23 Online: Junho 01, 2012, 10:32:33 »
Poxa gente,

Eu também não gosto da idéia do negócio, mas o cara veio desarmado, afim de expor o que pensa... deixem o rapaz falar poxa...

Ele quer trazer argumentações, vamos argumentar com o homem... não custa nada.

Um abraço a todos!!!

Olá Alexander,

obrigado pelo apoio, parece que você foi o único a me entender ou foi o único que se expôs. Resolvi abrir este assunto no fórum, pois num fórum antigo ví que muitos falavam mal do shobu-ryu ...
...

Caro Sérgio,

   Permita-me continuar a conversar com você, embora pertença à categoria daqueles que não entenderam você e que não querem se expor, segundo o texto acima.

   Você escreveu talvez duas ou mais vezes que o que está sendo postado não seja shobu-ryu.

---> Você poderia postar um vídeo de uma luta entre dois faixas atletas, ambos faixa preta, que você classificaria como uma boa representação do shobu-ryu?
--> Você poderia postar um vídeo de um kata (forma) que você classifica como uma boa representação do shobu-ryu?


[]´s
BigBoy



Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #24 Online: Junho 01, 2012, 10:37:14 »
Senhores,

           O que acontecia, pelo menos aqui no RJ é que karate shotokan de qualidade era privilégio de poucos e se limitava na zona sul. Suburbio não tinha nada, nem informação sobre karate. Eu por exemplo, imaginava que tinha que serr preta de JUDO para poder treinar karate. Melhorou quando o falecido Paulão veio dar aula na Gama Filho (Piedade). Se aproveitando desta carência, malandramente, o Emerson Martins que se não me engano era preta de shorin, juntou-se com o Eromilson (tae kwond do) e "criaram" um estilo que tinha influencia de várias lutas. A grande maioria do pessoal migrou para o shotokan e alguns hoje em dia são respeitados no shotokan.

Olá Shodo,

é por ai mesmo. Alguns dos faixas-pretas de shobu-ryu que migraram para o shoto-kan são o prof Eraldo (dava aula em Higienópolis no Rio), Prof. Jorge Gentil (Vila da Penha/RJ) e se não me engano meste Hugo Arrigoni se não foi ele foi alguém que fazia parte da CBK.

Abraço
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #25 Online: Junho 01, 2012, 10:50:05 »
Poxa gente,

Eu também não gosto da idéia do negócio, mas o cara veio desarmado, afim de expor o que pensa... deixem o rapaz falar poxa...

Ele quer trazer argumentações, vamos argumentar com o homem... não custa nada.

Um abraço a todos!!!

Olá Alexander,

obrigado pelo apoio, parece que você foi o único a me entender ou foi o único que se expôs. Resolvi abrir este assunto no fórum, pois num fórum antigo ví que muitos falavam mal do shobu-ryu ...
...

Caro Sérgio,

   Permita-me continuar a conversar com você, embora pertença à categoria daqueles que não entenderam você e que não querem se expor, segundo o texto acima.

   Você escreveu talvez duas ou mais vezes que o que está sendo postado não seja shobu-ryu.

---> Você poderia postar um vídeo de uma luta entre dois faixas atletas, ambos faixa preta, que você classificaria como uma boa representação do shobu-ryu?
--> Você poderia postar um vídeo de um kata (forma) que você classifica como uma boa representação do shobu-ryu?


[]´s
BigBoy




Oi BigBoy,

não precisa pedir permissão para conversar, pode me chamar a hora que quiser e se necessário até mesmo por e-mail e quem sabe um dia pessoalmente. 

Realmente o kata ou forma do vídeo apresentado não pertence ao shobu-ryu que foi criado pelo mestre Emerson Martins.

Bem... Como disse em algum post acima eu já não treino a mais de 10 anos, estou voltando a treinar shoto-kan agora, e os únicos vídeos que tenho são muitos antigos e estão em VHS na casa de minha mãe no Rio de Janeiro, pelo tempo que estão guardados nem sei se ainda prestam, contudo eu me prontifiquei com um colega do fórum que, assim que estiver adaptado fisicamente eu farei um vídeo meu fazendo uma forma do shobu-ryu e postarei no fórum, quanto a luta eu adoraria colocar uma luta minha, mas não sei se terei condições de fazer uma boa luta, pois além de estar parada a mais de 10 anos estou 25Kg acima do peso com 43 anos, com os dois miniscos ruins, um ligamento cruzado anterior novo preso com 4 pinos, mas se eu me sentir em condições farei com o maior prazer.

Abraço
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #26 Online: Junho 01, 2012, 10:59:26 »
Prezado companheiro Sérgio,

    Acima do peso? Nossa. Ninguém aqui está...rs

    Colega, fale algo novo... a gente entra aqui para conversar de karatê. Aposto algumas moedinhas que é tudo gordo. Salva-se um ou outro. Seguramente eu sou o mestre dos gordos aqui.

    Bom, você deve ter me entendido errado. Não precisa ser você. Pode ser qualquer vídeo que você classifique: "ah... este sim é shobu-ryu".

[]´s
BigBoy

   

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #27 Online: Junho 01, 2012, 11:14:49 »
Eu hoje não sou gordo, sou fortinho...rsrsrsrsrsrs

Prezado Sergio,

Eu concordo com o Big Boy, a única forma da gente poder continuar o papo de forma menos abstrata, é de suma importância que você traga um vídeo de alguém que vc entenda que está representando bem o Shobu.

Entenda, eu, o Bigboy e até mesmo outros que derrepente estão acompanhando, estão de boa vontade a te "ouvir" e debater o tema, mas sem um vídeo que seja avalisado por você, tenderemos sempre a duvidar do que diz, uma vez que o que vemos é de lastimável qualidade.

Um abraço, e ficamos no aguardo!

Offline sergiolnqueiroz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #28 Online: Junho 01, 2012, 11:39:20 »
Eu hoje não sou gordo, sou fortinho...rsrsrsrsrsrs

Prezado Sergio,

Eu concordo com o Big Boy, a única forma da gente poder continuar o papo de forma menos abstrata, é de suma importância que você traga um vídeo de alguém que vc entenda que está representando bem o Shobu.

Entenda, eu, o Bigboy e até mesmo outros que derrepente estão acompanhando, estão de boa vontade a te "ouvir" e debater o tema, mas sem um vídeo que seja avalisado por você, tenderemos sempre a duvidar do que diz, uma vez que o que vemos é de lastimável qualidade.

Um abraço, e ficamos no aguardo!

Você tem total razão no que diz, eu me empolguei devido a meu retorno aos treinamentos e deveria ter feito o post com alguma evidência sobre o que estou tentando provar, vou procurar na net se acho alguma coisa boa, sei que será tarefa difícil (rs). Tentarei encontrar algum amigo que ainda treine e pedirei algum material, caso não encontre eu mesmo farei um e postarei.

Abraços
______________________
Prof. Sérgio Queiroz
Shobru-ryu

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Shobu-ryu
« Resposta #29 Online: Junho 01, 2012, 12:31:56 »
Senhores,

           O que acontecia, pelo menos aqui no RJ é que karate shotokan de qualidade era privilégio de poucos e se limitava na zona sul.

Shodo,
Sensei Uriu desde sempre deu aulas na Zona Norte.
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō