Autor Tópico: Sobre faixas  (Lida 1822 vezes)

Offline Samurai-Jp

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 65
  • Votos: +0/-0
    • http://
Sobre faixas
« Online: Julho 14, 2004, 19:11:26 »
Eu sou Shodan pelo estilo Toushin Kaikan, um estilo pqno, provincial.
Me mudei para uma outra provincia, e um dos senseis ate me falou pra abrir um dojo la. Mas nao quis. Achei melhor continuar meu aprendizado e entao entrei num dojo local do Kyokushin. La, expliquei minha situacao pro sensei e ele me aceitou como um faixa branca. Nada mais justo. Eu treinava com os faixa pretas, fazia kumite com eles, mas nunca fiz exame de faixa. Eles sempre me perguntavam: qdo vai tomar vergonha na cara e fazer o exame? Mas eu nao achava necessario. Nao era meu objetivo, uma vez que ja era faixa preta.
Depois acabei encontrando um dojo do Seido Kaikan mais perto, e com melhores condicoes de treinamento. La, tb expliquei minha situacao, e novamente entrei como faixa branca. Porem com um detalhe: no Seido Kaikan, faixa branca nao faz kumite! Ou seja, tive que fazer um exame pra amarela, soh pra poder participar dos kumites. E o meu maior interesse era um treino que tem aos sabados, voltado pra competicao, que soh faixa colorida entra.
De inicio fiz por "obrigacao" e pensava em continuar na amarela, mas hoje, estou ate pensando em fazer os exames de faixa, e quem sabe ate chegar a preta novamente. Seria como um novo desafio pra mim. Afinal eh outro estilo, com algumas diferencas nas regras (vale agarrar no dougi pra aplicar golpe), tem kata, e fora o nome que eh bastante reconhecido. Aqui, eh o segundo maior, depois do Kyokushin Kaikan, e esta sempre associado ao K-1, ja que o Mestre Ishii foi o criador do tal evento.
*curiosidade: este Mestre Ishii tb foi faixa preta do Kyokushin, e depois criou seu proprio estilo, assim como a gde maioria dos mestres de karate de contato.

Neto110

  • Visitante
Sobre faixas
« Resposta #1 Online: Julho 14, 2004, 20:20:51 »
Aqui na mina academia o atleta vale pelo que faz e não pela faixa que ostenta.

Tenho outros karatecas na cidade (há mais uma academia comercial de karate em minha cidade de um ex faixa laranja que hoje é faixa marron supervisionado por um ex-aluno que afastou de minha tutela e pegou terceiro dan em outra organização) que às vezes vêem em minha academia com faixas ora minoradas ora majoradas para a técnica que possuem, mas não exijo deles que tenham esta ou aquela postura, nem que façam exame de coisa nenhuma.

Não acho que devam usar faixa assim ou assado, como não acho que ninguém precise fazer exame de faixas. Não concordo que o exame seja só local como na capoeira aonde cobram caro e não dão nenhum documento para a pessoa.

Um faixa preta é faixa preta aonde vá, de outro estilo mas é faixa preta, se quer treinar na academia no ritmo dela e acompanha, nada mais justo, é muito complicado entender como madura não permitir que a pessoa acompanhe o que dê conta.

Temos treinos de Kumite às sextas feiras entre os alunos. às vezes os faixas pretas e marrons estão lá, às vezes não. Quem estiver no dia vai treinar. Se machucar alguém, vai arcar com os custos disto.

Treins especiais só vou organizar agora o próximo ano e vou chamar quem goste e possa sacrificar um pouco mais de tempo com competições. Respeito a idéia diferente destes estilos que falou mas acho que é mais sensato fazermos coisa diferente, concorda?