Autor Tópico: Reunião em Okinawa  (Lida 11510 vezes)

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Re: Reunião em Okinawa
« Resposta #30 Online: Janeiro 23, 2008, 18:20:10 »
Com todo respeito ao amigo yama q criou o topico e que é mascote do santos nas horas vagas e a todos q escreveram, quem leu todo esse tópico do começo ao fim merece ganhar um dan pelo menos.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #31 Online: Janeiro 23, 2008, 18:41:47 »
Avi, aonde pego o meu nidan?
Abraços,
Rodrigo

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #32 Online: Janeiro 23, 2008, 21:17:31 »
Oss

Pô Avi!!!! eu sou a baleinha ou o baleião. ??? ??? ??? ???

Também quero graduação pois fiz os caras pensarem legal :o :o :o

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline yama

• Hero Member
Re:Reunião em Okinawa
« Resposta #33 Online: Dezembro 30, 2012, 10:19:19 »
Oss

tenho caçado a fonte " Revista " em minhas bagunças de livros e anotações e ainda não achei , porém , todavia , contudo procurando mais informações a respeito desta famosa Reunião tem uma data de  25 de outubro de 1936 , a qual aparece em todas as referências , como sendo o dia dos fatos .....

unindo todas as informções geradas por Netto Sensei / Katsumoto sensei / Ari Sensei / Juan Sensei e Rengo Kai Sensei / Marascas Sensei e  outros a história existe.....

ainda continuo na caça a revista. :D

Reunião de 1936 (sentados da esq. p/a dir.: Chotoku Kyan, Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro e Chojun Miyagi.  Em pé, da esq p/a a dir.: Shinpan Shiroma, Tsuyoshi Chitose, Choshin Chibana e Genwa Nakasone)

por que Funakoshi Sensei não está na foto oficial   ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Bodhi

• Hero Member
« Resposta #34 Online: Dezembro 30, 2012, 13:41:42 »
Excelente tópico!
OSS!

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #35 Online: Dezembro 30, 2012, 15:03:27 »
Funakoshi nao esteve presente nesta reuniao porque na epoca, estava acabando de escrever sua obra prima KARATE KYOHAN, o qual era fortemente combatido pelos Mestres de Okinawa, quwe nao aceitavam o fato do karate se tornar Japones. Foi ate ameacado de morte na ocasiao.Do que nada adiantou,pois ele foi considerado o pai do Karate Japones, com a ajuda de Kano Jigoro, do Judo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline ArqMatheus

• Newbie
  • *
  • "Todos gostam de sombra. Poucos plantam árvores."
« Resposta #36 Online: Dezembro 30, 2012, 15:54:29 »
Na foto não deveria estar Motobu tb? Ou estou enganado?

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #37 Online: Dezembro 30, 2012, 17:24:23 »
Oss ArqMatheus san

acho que ele já estava em outra dimensão , ainda tem o fato que ele mesmo quiz pegar Funakoshi Sensei tempos antes , por ter saido uma foto dele ( Funa Sensei ) em relação ao fato de mandado o marinheiro russo para o hospital e para a morte.....

Katsumoto Sensei ainda nos proporciona mais informações......

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #38 Online: Dezembro 30, 2012, 20:20:01 »
Segundo o prof. e historiador Charles Goodin sobre essa famosa foto da reunião dos mestres de okinawa ...
“Em outubro de 1936, foi realizada uma reunião dos mestres principais de Okinawa.  Os participantes de artes marciais incluído Hanashiro Chomo (1869-1945, shihandai de Itosu), Kyan Chotoku (1870-1945, aluno de Sokon Matsumura, entre outros), Motobu "o macaco" Choki (1871-1944, aluno de Kosaku Matsumora), Chojun Miyagi (1888-1953, aluno de Higaonna Kanryo), Kiyoda Juhatsu (1886-1967, estudante sênior de Higaonna Kanryo), Chibana Chosin (1885-1969, aluno de Itosu e fundador do Kobayashi-Ryu), e Shinpan Shiroma (também chamado Gusukuma Shiroma, 1890-1954).”
“A Prefeitura de Okinawa 1937 Karate-Do Sociedade promocional:
 No ano seguinte, a Prefeitura de Okinawa Karate-Do Sociedade Promocional foi fundada por vários instrutores de renome, incluindo Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro, Chotoku Kyan, Chosin Chibana, Chojun Miyagi, Shinpan Gusukuma, Juhatsu Kyoda (aluno de Higaonna Kanryo), Tsuyoshi Chitose, e Nakasone Genwa.  A fotografia acima, tirada na formação dessa sociedade é muitas vezes atribuída à reunião de mestres que tiveram lugar no ano anterior.  Os membros da sociedade acompanhou algumas das propostas feitas na reunião anterior e formulado até 12 nova kihon kata (básico). “
...Acredito que quando foi tirado essa foto Motobu já estava fora de Okinawa, por isso não apareceu na foto...

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #39 Online: Dezembro 30, 2012, 23:40:02 »
Oss Ari Dai Sensei

corrigindo e somando ao conteúdo  :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #40 Online: Dezembro 31, 2012, 08:54:46 »
Amigos,

Funakoshi não estava na foto porque não participou da reunião. Vivia no Japão nessa época rodeado das mais proeminentes mentes disponíveis naquele lugar e não tinha ligações mais com esses aí. Mantinha contato, sim, com Mabuni Sensei.

Parece que o objetivo principal dessa reunião foi para "correr atrás do prejuízo" do Karate de Okinawa. O mundo estava conhecendo o Karate e não era o deles. Estavam ficando de fora da festa...

Nessas reuniões concordaram inclusive em alterar o nome (唐手) karate/toudi/mãos chinesas para (空手) Karate/Mãos vazias proposto por Funakoshi Sensei. Ainda que não tenha sido o primeiro a propor o nome, foi ele que obteve sucesso em fazer o nome "pegar".

Tá aí, a reunião foi pra aceitar o nome difundido por Funakoshi pra pegar carona na onda de aceitação do Karate conseguida por ele com a ajuda de Kano Sensei. Era isso ou vender cachorro quente na esquina pra não morrer de fome...

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Glauco-SP

• Jr. Member
  • **
« Resposta #41 Online: Dezembro 31, 2012, 10:43:46 »
Caros,

Acho bacana este tipo de tópico. Tem outra foto bastante interessante, mas não sei qual foi o evento em questão. Nela estão juntos Chojun Miyagi Sensei e Funakoshi Sensei. Quem souber qual foi a ocasião, manda bala:

OSS!

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #42 Online: Dezembro 31, 2012, 11:04:54 »
Oss

querendo ou não pega-lo , o Homem era bom de Relações Públicas , se dava com todo mundo  :D

agora os gueta bo dele eram mais altos do que os demais    ??? ??? ??? ??? ???

a vaidade imperava não só no pente e nas meias, até na altura.....

Funakoshi Sensei tinha TOC   :o :o :o :o :o não deixava que mexessem em sua gavetas de  meias e pentes , segundo relato dos netos no " meu modo de vida " ..procede...

vamos agora a distância do tempo e por fotos fazer o diagnóstico , sem ver o individuo em questão....... ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Mestre Shinzato tbém tinha a mania do pente , sempre levava o seu dentro do GI , e vivia assentando as madeixas no topo da cabeça.....

seria isso comum dos Okinawanos  ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

nada haver com a REUNIÃO , mas fatos curiosos e correlacionados :D

Troyman Sensei - RJ e Luiz Rodolfo Sensei - RJ. podiam dar uns pitacos por aqui tbém , eles estiveram por lá e tem grande saber da história de ocorridos em Okinawa....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #43 Online: Dezembro 31, 2012, 11:33:55 »
Funakoshi nao esteve presente nesta reuniao porque na epoca, estava acabando de escrever sua obra prima KARATE KYOHAN, o qual era fortemente combatido pelos Mestres de Okinawa, quwe nao aceitavam o fato do karate se tornar Japones. Foi ate ameacado de morte na ocasiao.Do que nada adiantou,pois ele foi considerado o pai do Karate Japones, com a ajuda de Kano Jigoro, do Judo.

Funakoshi nao teve ajuda só de kano. Existia outro japones, entusiasta das artes marciais, se nao me engano era empresario de sucesso. Ele financiou a viagem e estadia de vários mestre de Tode, Funakoshi era um deles, assim como Miyagy, Motobu, Kenwa e otsuka. Se não me engano ele se chamava Konishi Yasuhiro. Alé de treinado em Jujutsu nos estilos Muso ryu e takenouchi ryu, tbm era kendoka. E treinou karate com todos esses mestres que ele ajudou.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
« Resposta #44 Online: Dezembro 31, 2012, 16:07:14 »
Só acho que não é exato o comentário do Marquinhos. Alguns dos mestres não viviam do karate, talvez a maioria fosse de famílias abastadas. Miyagy sensei não cobrava por suas aulas, inclusive era um dos poucos que pagava quando aluno. Acho que a maioria não comercializava a arte, talvez tenha dado o braço a torcer (se é que foram contra) buscando o melhor para o karate.

Mas posso estar errado, o professor Marquinhos sabe muito mais do que eu.
Abraços,
Rodrigo