Autor Tópico: Espírito do Kata  (Lida 1748 vezes)

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Espírito do Kata
« Online: Dezembro 15, 2004, 09:39:32 »
Oss.

Não sei se o assunto é pertinente ao tópico, mas lá vai.

Shogun,

Fiz recentemente exame para 2 Kyu e consegui a aprovação. Mas nem sempre temos condição de retirar dúvidas com os senseis, e sua predisposição vai me ajudar muito.

Vou iniciar perguntando o que devemos buscar nos katas iniciais... Sei que devemos procurar cada vez mais executar os movimentos com mais precisão... mas me refiro em relação ao espírito do kata.

Tenho acompanhado o forum e tem me ajudado muito as discussões postadas por vc e todos os outros!

Se me for permitido irei explorar muito essa sua predisposição!

Oss.

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Espírito do Kata
« Resposta #1 Online: Dezembro 15, 2004, 10:55:48 »
Oss!

Alexandre:

O que você deve procurar nos Katas.

O Kata deve ser desempenhado com competência, e deve demonstrar uma clara compreensão dos princípios tradicionais nele contidos. Na avaliação do desempenho dos competidores Individuais ou em Equipa, os Juízes deverão observar:
a.   Uma demonstração realística do significado do Kata.
b.   Compreensão das técnicas utilizadas (BUNKAI).
c.   Bom timing, ritmo, velocidade, equilíbrio, e foco correcto da potência (KIME).
d.   Utilização correcta e apropriada da respiração, ajudando à demonstração do KIME.
e.   Correcto foco da atenção (CHAKUGAN) e concentração.
f.   Posições correctas (DACHI) com a adequada tensão nas pernas, e as plantas dos pés completamente apoiadas no solo.
g.   Adequada tensão no abdómen (HARA), sem movimentos oscilatórios verticais das ancas durante os deslocamentos.
h.   Forma correcta (KIHON) referente ao estilo praticado.
i.   O desempenho deve também ser avaliado tendo em conta outros pormenores tais como o nível de dificuldade do Kata executado.
No Kata Equipa a sincronização sem estímulos externos é um factor a considerar

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons treinos

SHOGUN

Oss!
 8)  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
Espírito do Kata
« Resposta #2 Online: Dezembro 16, 2004, 17:55:52 »
Oss.

Ajudou sim!

Começarei buscando a aplicação de cada defesa ou ataque nos katas.

Tenho alguns vídeos mostrando isso. Mas percebo que parece mudar a aplicação de um vídeo para outro. Isso fica a cargo de cada praticante, ou deve ser sempre a mesma a forma?

Oss.

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Espírito do Kata
« Resposta #3 Online: Dezembro 16, 2004, 18:57:08 »
Oss!

Alexandre:

Os Bunkai ou a interpretação dos Katas e as suas técnicas têm várias interpretações e aplicações. É natural vermos um movimento ser interpretado de várias formas. O que devemos reter para nós é a forma que nos parece mais efectiva e treina-la.

Um Abraço e Bons Treinos

SHOGUN

Oss!
 :roll:  :lol:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User42

• Visitante
Espírito do Kata
« Resposta #4 Online: Dezembro 26, 2004, 17:28:33 »
Eu tenho a seguinte opinião de como devemos fazer ao praticar os Katas, devemos realmente procurar o timing, velocidade, força (Kimê) sim mas não podemos nos preocupar no início com isso, pois uns dos 20 ensinamentos que temos do Mestre Funagoshi é que no princípio os movimentos são artificiais, porém com a pratica eles se tornam naturais. Procure me sentir bem ao fazer um Kata, me interagir com ele, sendo eu o próprio Kata, procuro trinalos anteriormente de forma bem lenta, afim de que o cérebro guarde bem a sequência dos movimentos e o meu espírito entenda os movimentos. Fazendo assim percebo que os movimentos produzidos pelo meu corpo são apenas o espelho do que aprendi na minha alma e entendi no meu espírito.

OSS!

Ivan Voigt
Limeira/SP :D [/i][/b]