Autor Tópico: Isto é Karate  (Lida 5335 vezes)

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Isto é Karate
« Online: Outubro 27, 2008, 09:18:43 »
Karate como deveria ser independente de federação , Associação ou seja lá o que for....

Marcelo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Isto é Karate
« Resposta #1 Online: Outubro 27, 2008, 11:21:25 »
Pois é.. eu diria: karate também é isso.

Pois na verdade eu acho qeu rola um excesso de macheza por parte de quem fala qeu Karate é só isso. Só isso é karate. Se não for assim, não é karate. Sinceramente, um camarada assim, que pensa assim, que fala assim, que tem esse desejo, essa vontade, essa visão, essa coisa dentro de si, ou é muito macho, macho acima da média, ou tá blefando.

Eu fico aqui imaginando... como será chegar em casa todo dia após o treino com a cara toda inchada, vermelha (talvez até com dentes quebrados, naríz, pontos pela face, afundamento de face... lesões de todos os tipos), sem falar de um eventual braço ou perna quebrada, costela quebrada...
aí então, sendo assim o cara tem que viver só pro karate. Porque o que vai perder de dias de trabalho tratando das lesões, não tá no gibi.

Eu treino karate somente a 7 anos.. e de verdade assumo, não é esse karate quebra dentre não.. meu karate é um karate moderno, (pode-se dizer o de pulinhos, karate de menina), e volta e meia chego em casa quebrado, mancando, com a boca machudada, sangrando, com o nariz avermelhado depois de algum acidente, o olho meio inchado e tal.. fico pensando: imagine se eu treinasse esse karate? Já tava morto. ou no mínimo aleijado.
eu penso o seguinte: essas coisas, também podem acontecer no karate de pulinho (e acontece! Acreditem!).. mas não deve ser objetivo. Por qeu senão, como vamos ter parceiros pra treinar?

Porque esse karate aí, ou vocÊ se machuca ou machuca alguém. É difícil sair os dois inteiros do treino. se sair os dois inteiros , devemos entender então que o treino não foi feito com seriedade. Porque pelo que dá pra entender, alguém tem que sair de maca. aí é complicado.

Eu não ganho pra isso não. E penso qeu seja difícil haver grande  número de pessoas qeu possam bancar esse estilo de karate. E o que mais se vê é gente defendendo isso, esse jeito.  (então, percebe-se qeu tá rolando alguma coisa fora do lugar. mal esclarecida.. fala-se fala-se, mas no fundo, só fala-se. fazer que é bom... duvido, pois se for fazer assim vai faltar karateca. Karatecas vão entrar em extinção.)

Bom.. já falei demais.
Mas assim, só exemplificando (eu gosto de dar um exemplo sempre, pra tentar me fazer entender melhor).. é como dizer qeu luta é só aquilo.. aí mostra um vídeo de vale tudo, neguim quebrando braço de outro, nocautes mirabolantes, joealhas no queixo, os caras com as caras todas  deformadas... aí eu respondo: pois é... mas aqueles caras alí são profissionais, ganham uma fortuna pra estar alí, se preparam, tem nutricionista, babá, psicólogo, etc... então pela falta de recursos, vai acabar acontecendo o seguinte: ou você entra num bagulho daqueles "do jeito que dá" "do jeito que pode" e se fode todo, ou fica só falando "aquilo alí é que é isso.. aquilo alí é que é aquilo outro" e nunca faz $%&! nenhuma.. só fala. Pois pra fazer tem que ter condições, tem que ter disposição, tem que ter...

bom.. é isso.. Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

oswaldovb

  • Visitante
Re: Isto é Karate
« Resposta #2 Online: Outubro 27, 2008, 12:20:44 »
Karate  é derrotar com um só golpe, mas e quando vc acerta um, dois três e não deruba o oponente. Ocorre muito esto no MMA. Uma história interessante ocorre no Rio de Janeiro, um fato que foi muito noticiado nos jornais na época. Um morador de um prédio, ao flagar um ladrão, saiu em persiguicão ao mesmo...na sacada do apartamento ele acertou não só um mais dois tiros no ladrão...mesmo assim, o ladrão se agarrou como o dono do apartamento e se jogou do alto da sacada os dois morreram... Se as vezes nem a bala se consegue derrubar um oponente tmbem é obvio que as vezes não se consegue derrubar um oponente com golpe de karate...

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #3 Online: Outubro 27, 2008, 13:25:22 »
caraca oswaldovb,
esse é o tipo de cara espero não encontrar pela frente ;D além de levar 3 tiros ainda leva o cara pro saco!!!
Bem 22, acho que cada um treina conforme queira e tenha disponibilidade. Eu respeito as pessoas que veem o karate como esporte mas para mim não é um esporte. Quando decidi treinar karate , sabia que não seria fácil, que se eu quisesse ser um bom karateca , teria que ir além do que a maioria faz. Não que eu cheguei nesse nível, ainda estou bem longe (bemmmmmm longe) , mas quanto a vc duvidar que esse tipo de treino existe....hummmmm!!!
Mas afinal , como eu disse.....cada um tem  a disposição e a intensidade que deseja treinar, eu falo a verdade para vc, sinto falta de un treino com mais vigor e intensidade como esse mostrado no vídeo abaixo. Pois como eu disse , não tenho problema nenhum em chegar em casa com um braço quebrado, dente faltando e lesões pelo corpo inteiro, amo karate e por isso aguento as consequencias. Vejo karatecas faixas laranjas onde eu treino , que nunca...nunca nem tocaram em um makiwara pois tem medo de machucar a mão :P. Respeito a opção mas não consigo entender. E outra coisa, nunca vi faltar karateca por causa de treino assim! Além do mais , a maior parte do video mostra kumite e não treino, mas para exemplificar melhor, assista esse video.....


« Última modificação: Outubro 27, 2008, 13:31:38 por mar_curti »
Marcelo

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #4 Online: Outubro 27, 2008, 13:30:07 »
ahhh claro, exceto essa parte do urso...rs.... :-\
Marcelo

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Isto é Karate
« Resposta #5 Online: Outubro 27, 2008, 13:33:02 »
O conceito de derrubar com um só golpe está deturpado. Derrubar com um só golpe é um treino psicológico. Temos que preparar a mente do karateca para dar cada golpe como o decisivo e fatal, com todo poder de destruição que conseguir. Como se nossas vidas fossem salvas ou não naquele instante. Isto é uma atitude mental de decisão e entrega ao golpe. Mas muitas escolas transformaram isto em reagir ao ataque, dar um contra golpe e parar. Se preciso devemos desferir 10 golpes até o adversário desfalecer, vivo ou morto. Cada um desses 10 deve ser o golpe da sua vida e não o "único" golpe da sua vida.

Aqui no Rio tem um conhecido atleta que por motivos óbvios não vou dizer o nome que numa discução com um lutador de Jiu-Jitsu deu a primeira porrada no cara e ele ficou grogue. Ao invés de continuar esperou o cara cair, o que não aconteceu e deu tempo para o sujeito recuperar a concentração na luta, acabando por finalizar o karateca e deslocar seu ombro do lugar. Ele deu um golpe para acabar mas não acabou. Se tivesse dado o segundo para acabar, o terceiro para acabar e assim por diante, o resultado da luta seria outro.

Oss.

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #6 Online: Outubro 27, 2008, 13:37:17 »
sim, concordo que mitas vezes vc não consegue derrubar alguem apenas com 1 golpe, mais são necessários. Porém, o treino deve ser feito em cima disso, peparar o karateca para isso...1 golpe...mas realmente , as vezes não é possível , porém deve ser treinado isso....
Marcelo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Isto é Karate
« Resposta #7 Online: Outubro 27, 2008, 14:26:10 »
sim, concordo que mitas vezes vc não consegue derrubar alguem apenas com 1 golpe, mais são necessários. Porém, o treino deve ser feito em cima disso, peparar o karateca para isso...1 golpe...mas realmente , as vezes não é possível , porém deve ser treinado isso....

Oss!

Exatamente!

concordo plenamente com o que diz o JF Pimentel:
Citar
O conceito de derrubar com um só golpe está deturpado. Derrubar com um só golpe é um treino psicológico. Temos que preparar a mente do karateca para dar cada golpe como o decisivo e fatal, com todo poder de destruição que conseguir. Como se nossas vidas fossem salvas ou não naquele instante. Isto é uma atitude mental de decisão e entrega ao golpe. Mas muitas escolas transformaram isto em reagir ao ataque, dar um contra golpe e parar. Se preciso devemos desferir 10 golpes até o adversário desfalecer, vivo ou morto. Cada um desses 10 deve ser o golpe da sua vida e não o "único" golpe da sua vida.

devemos treinar com essa intenção, de preferência no kihon, nas técnicas "soltas".. de frente pra um colega de treino, eu acho que devemos prezervar a integridade fisica do mesmo. (tal qual a nossa ).
E acho qeu devemos até concordar nisso (ou não.. talvez estejamos realmente em direções opostas.. mas vamos debatendo..)..

Acho que pra afundar, treinar o "1 golpe só".. temos alguns outros meios... saco de areia é um que usamos. Outro que não tenho ainda, mas vou providenciar é o makiwara.. até damos socos contundentes em treinos, mas só na região do abdômem... Acertar o rosto do oponente (e ainda mais com toda potÊncia) é de uma brutalidade insana, na minha concepção, para o treinamento de karate.
na minha visão é desumano. desnecessário.
No rosto treinamos só o leve toque,  chegou lá pertinho e volta, ou se tocar, tocar de forma que não cause grandes danos (de preferência que não cause danos).

Uma vez o Sensei Claudinho falou aqui pra rapaziada de onde treino, durante uma aula: (nunca me esqueci disso...) "o que é mais fácil: atravessar o alvo ou controlar o golpe, chegar pertinho com velocidade e força, no máximo dar um leve toque e voltar, sem machucar o oponente?" é claro qeu o mais fácil é atravessar.. e pelo que pude perceber, nenhum de nós karatecas aqui, buscamos o caminho mais fácil.

Oss!

(a propósito, ainda não assisti o vídeo não. vou assistir! oss!)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #8 Online: Outubro 27, 2008, 14:34:17 »
Mas eu não disse que para treinar temos que acertar o cara no rosto( mas se acertar também, fazer o que ? faz parte do treino. Não que vc vá fazer de maldade!), como havia dito aquele video era kumite. Concordo com vc quando diz que temos makiwara, sacos ,etc....
chegar pertinho com velocidade e força, no máximo dar um leve toque e voltar, sem machucar o oponente?
mas essa é justamente a grande diferença 22, as pessoas treinam para campeonatos e eu não treino para isso , e também não treino para ter a iniciativa de atacar  destruir ninguém, pois isso é realmente contra os principios do karate. Treino , pois amo a arte e me dedico cada dia mais a isso. Se o principio é derrubar alguem apenas com um golpe ( as vezes isso não seja possível , claro) pq eu vou tocar de levinho em alguèm?

Oss
« Última modificação: Outubro 27, 2008, 14:36:15 por mar_curti »
Marcelo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Isto é Karate
« Resposta #9 Online: Outubro 27, 2008, 14:48:10 »
Ah.. só pra concluir...

Citar
Bem 22, acho que cada um treina conforme queira e tenha disponibilidade. Eu respeito as pessoas que veem o karate como esporte mas para mim não é um esporte.

É como eu diria: não é só um esporte. É mais que isso! (concordo! mas tem algumas propriedades de esporte!.. no proprio vídeo que você mostrou, o primeiro, pois o segundo ainda não assisti: tem muitas partes qeu mostram trechos de uma competição. não é? então.. não podemos dizer qeu: não é esporte. assim com todas as letras... se no proprio vídeo que vocÊ postou dizendo "isso é karate" mostra o lado "esporte do karate"...

Citar
Quando decidi treinar karate , sabia que não seria fácil, que se eu quisesse ser um bom karateca , teria que ir além do que a maioria faz.
Eu quando comecei a treinar karate, confesso não sabia muito bem o que eu queria da minha vida... Mas depois de um tempo descobri a mesma coisa que você... É verdade! temos qeu nos superar, ir além do "lugar comum"... disso eu sei muito bem! só eu sei... muito bem colocadas essas suas palavras! Oss!


Citar
Não que eu cheguei nesse nível, ainda estou bem longe (bemmmmmm longe)
Pois é cara.. (sei nem o que dizer...)

Citar
mas quanto a vc duvidar que esse tipo de treino existe....hummmmm!!!

Claro que existe! Beleza!!

Mas daí você dizer qeu só isso é karate.. só treino assim é karate... bom.. sei lá... já expliquei minha visão também né? como vocÊ mesmo disse... hummmmmm!!

Citar
Mas afinal , como eu disse.....cada um tem  a disposição e a intensidade que deseja treinar, eu falo a verdade para vc, sinto falta de un treino com mais vigor e intensidade como esse mostrado no vídeo abaixo. Pois como eu disse , não tenho problema nenhum em chegar em casa com um braço quebrado, dente faltando e lesões pelo corpo inteiro, amo karate e por isso aguento as consequencias.
OSS!!!!

Pois é.. você não tem problema.. confesso que chegar em casa machucado nunca foi problema, nunca me impediu de voltar a academia, por meu kimono (ou karate gi pros mais cultos!) e treinar (exceto quando estava contundido em função do treino anterior). mas pra mim é um problema sim... trabalho numa fábrica, tenho uma funcção "chave", não posso faltar.. imaginem eu ter que faltar por causa de braço quebrado? costela quebrada? ou tendo que passar por intervenção cirúrgica qualquer por causa do treino de karate? Sem falar o tempo que se gasta em médicos, dinheiro com remédios, fisioterapia, etc... é cara, pra mim é um problema sim. .sem falar qeu seria demitido rapidinho... e digo mesmo, não só eu, mas hoje em dia qualqeur assalariado (como eu) qeu fique faltando serviço por causa de hobby (acidentes durante o hobby, com na prática do karate) tá ferrado, certamente será demitido. As empresas não são mais românticas como outrora. (eu não posso nem ficar doente.. não posso nem pegar dengue.. casei e não tive lua de mel.. não aproveitei os dias que tinha direito... imagine ficar encostado por causa de karate... não dá!). Mas se vocÊ não se incomoda e "pode!" (e não convém a mim perguntar o que você faz da vida, só me resta acreditar!) meus parabéns! te invejo!!
Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Isto é Karate
« Resposta #10 Online: Outubro 27, 2008, 14:56:20 »
Treino , pois amo a arte e me dedico cada dia mais a isso. Se o principio é derrubar alguem apenas com um golpe ( as vezes isso não seja possível , claro) pq eu vou tocar de levinho em alguèm?

Por qeu se você tem capacidade, técnica, pra chegar perto (eu disse perto, rápido e forte.. não "levinho"...) e controlar o golpe.. ou seja: chegar pertinho e trazer a mão sem machucar, você afunda o cara a hora que quiser.a

Eu por exemplo posso fazer das duas formas.. posso dar por exemplo três socos seguidos a, digamos, um (ou cinco) centimetro do seu nariz e recolher a mão, fazendo você sentir só o ventinho (e o frio na espinha.. aquele suor frio)... como também posso quebrar seu nariz com um soco só.. Não vejo nenhuma dificuldade nisso (a segunda parte.. quebrar o nariz de alguém)..
Agora, dificilmente um cara que só treina pra afundar vai conseguir "segurar" o golpe no limite.

E olha.. não treino pensando em karate esporte não.. apesar de ser do estilo shoto-pulinhos... esse é simplesmente o karate que aprendi.
Mas respeito o seu também!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #11 Online: Outubro 27, 2008, 15:01:49 »
Não disse que essa é a única maneira de treinar , porém essa maneira tem se diluido muito ao longo do tempo, e é uma pena. Quanto a trabalhar, tb trabalho e tenho minhas obrigações, queria eu viver de karate  ;D. Porém, como havia dito , vc não vai para o treino com a intenção de machucar alguém , porém como é algo inevitavel as vezes, acho que não temos muitas escolhas. Agora, lesões no karate são algo comum, como o Sensei Ricardo disse, impossivel se manter inteiro sendo karateca. quanto a trinar seu controle, tb treino isso, concordo com vc é essencial, porém nunca disse que é só na base de afundar alguém, e sim treinar forte....

Mas, como havia dito , cada um faz sua escolha....respeito sua opinião.

Oss
Marcelo

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #12 Online: Outubro 27, 2008, 15:05:27 »
como o video mostra , é kumite. Nos treinos, vc não vai quebrando o nariz de alguem pq vc quer quebrar ou lesionar alguem pq tem prazer nisso. Tanto é , que se for acertar alguem com toda sua intensidade, vc acaba treinando 1 vez e falta 3 para se recuperar.
Marcelo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Isto é Karate
« Resposta #13 Online: Outubro 27, 2008, 15:12:25 »
Assisti o 2º vídeo (não todo... pois estou meio na correria)... mas penso o seguinte...

Se temos tantos karatecas assim comprometidos cmo aquele tipo de "karate", aquela coisa mais brutal, sangrenta, e dane-se o oponente, então porque estamos (karatecas) tão pouco representados nos mma´s da vida (que eu tanto adoro!)!

Acho qeu lugar de matar o cara na porrada é lá, no mma. Noucatear, derrubar, causar o maior dano possível, é lá.. dojo de karate, penso qeu deve haver mais bom senso (ia falar respeito.. mas acho qeu não seria a expressão correta).
Mas se você (e mais uma rapaziada gosta disso) eu respeito sinceramente!

Mas veja bem.. até o vídeo que você postou é velhão...
De repente as coisas mudaram por algum motivo (sem ser o de que "só tem mulherzinha e viadinho no karate de hoje em dia")

E eu, por exemplo, até aceitaria treinar com uma rapaziada dessas, só pra mostrar que mesmo sendo praticante de shoto-pulinho também sei dar porrada.

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline mar_curti

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
  • "What doesn’t destroy me makes me stronger."
Re: Isto é Karate
« Resposta #14 Online: Outubro 27, 2008, 15:16:26 »
 ;D ;D ;D ;D ;D
22, não gosto de dar porrada, como já disse para vc....é apenas um treino fora do comum  e do que vemos hoje...concordo, sem dúvida....muita coisa mudou, que pena. Mas eu prefiro a escola antiga! Não para demolir as pessoas, mas treinar fora do usual....

Marcelo