Autor Tópico: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA  (Lida 13955 vezes)

Offline retsudo tanaka

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 299
  • Votos: +2/-2
IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Online: Novembro 18, 2008, 23:39:52 »
IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
 fonte:http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50




1. O QUE É A MAKIWARA ?

Para além de uma tábua recoberta de palha de arroz que se utiliza para treinar os golpes (atemi-waza), é sobretudo um fundamental método tradicional de treino onde se adquire perícia; velocidade; " kime " ; foco; estabilidade; controlo muscular e controlo de respiração, juntando a tudo isto um sentido apurado de concentração e desenvolvimento do " Ki " .

Como tal deve o estudante de Karate ou judô utilizar a sua prática com bastante regularidade, obtendo com isso largos benefícios não só no apuramento das suas técnicas mas também no vigor físico, para além do importante fortalecimento do " Hara ". Na makiwara é uma excelente maneira de se sentir as técnicas de Karate como que aplicadas em alvo real, ao invés de no ar.

Um karateca ou judoka com larga experiência sente que as técnicas daqueles que não utilizam makiwara são bastante mais fracas.

No entanto para aqueles que se vão iniciar no trabalho da makiwara, devo alertá-los de que se trata de um trabalho que exige grande vontade, dedicação e empenho pois no início é bastante doloroso e sempre deveras extenuante.


2. COMO FAZER UMA MAKIWARA

Primeiramente deve-se arranjar um suporte em madeira que seja flexível ( no Japão a madeira utilizada é a Sanji por ser muito forte e ao mesmo tempo com bastante flexibilidade) com cerca de 2,20 metros de altura por 15 centímetros de largura e uma espessura variando de 1 a 5 centímetros que é colocado firmemente no chão até que a sua parte superior esteja   altura dos ombros do praticante.

Quanto   makiwara propriamente dita deve ser feita em palha de arroz ou ráfia natural com cerca de 6 centímetros de grossura enrolada com corda de cânhamo ou juta entrançada, quanto   largura deve ser semelhante   do suporte.

A parte forrada da makiwara deve estar   altura do peito, pois se estivesse mais alta o soco seria ascendente e perderia a sua força.
O principiante, ao golpear, sentirá nos seus punhos uma dor considerável, desta forma no princípio é recomendável cobrir com uma toalha.


3. COMO UTILIZAR A MAKIWARA

A makiwara é usada geralmente para a prática de técnicas manuais, muito embora as técnicas de pernas sejam, por vezes, treinadas. Para os que se vão agora iniciar no trabalho da makiwara, não devem começar a golpear com muita força, mas sim aumentar a potência do golpe gradualmente,   medida que o punho se vai acostumando a absorver o golpe mais forte. Posteriormente deve ser golpeado com todas as forças.

No momento do impacto expire rapidamente, inspirando em seguida, assim estará a treinar de forma correcta o controle de respiração.
No início as mãos incharão e ficarão com algumas escoriações. Quanto ao inchaço alivia-se metendo as mãos em água gelada, mas quanto  s feridas necessitam curar-se antes de prosseguir o treino.


4. GOLPES MAIS UTILIZADOS NO TREINO COM MAKIWARA

Atemi-wawa


A) TÉCNICAS DE KEN

Método de preparação: Fechar os dedos da mão contra a palma firmemente, apertando o polegar contra os dedos indicador e médio. Os nós devem formar um ângulo recto.

Uma boa altura para praticar a forma de fechar o punho é quando se está no banho. Ensaboam-se as mãos até que os dedos estejam escorregadios, posteriormente deve-se abrir e fechar o punho, como foi descrito, tão rápido quanto seja possível.

B) TÉCNICAS DE KAISHÕ

Ao executar as técnicas de Kaishõ, e para evitar lesões mais graves, tenha a certeza que todos os dedos estão firmemente unidos , os quatro dedos bem esticados e o polegar junto da borda interior da mão, concentrando a força no dedo mínimo. O pulso deve estar em linha recta e tenso enquanto a articulação do cotovelo utiliza um "snap" instantâneo.


5. COMO GOLPEAR NA MAKIWARA - CONSELHOS IMPORTANTES

1º A posição do " Maai " na colocação das pernas, com ambos os pés bem agarrados   terra no momento do impacto;
2º A posição deve ser baixa, baixando o centro de gravidade obtendo desta forma uma maior estabilidade;
3º As ancas devem girar rapidamente e com força, produzindo toda a potência de que o corpo é capaz;
4º Os olhos devem estar fixos profundamente na makiwara;
5º Toda a potência deve estar concentrada no " Tanden ".

Atemi-waza:
Guiaku Zuki - Directo inverso
Guiaku Hanmi - Posição inversa semi frontal
Hanmi - Posição semi frontal
Hara - Ponto situado uns centímetros abaixo do umbigo. Centro de gravidade, ponto de percussão e centro em que reside a vontade. Ponto no qual assenta e do qual parte a energia vital ( KI). Centro de força física e espiritual.
Haishu - Dorso da mão
Haitõ - Borda interior da mão
Kaishõ - Mão aberta
Ken - Punho
Kentsui - Punho em martelo
Ki - Energia vital
Kime - Contracção decisiva no final de uma técnica
Maai - Distância
Shutõ - Mão em sabre
Tanden - Centro do hara
Uraken - Reverso do punho

Guiaku zuki - Sendo uma das técnicas básicas deve ser treinado constantemente quer por principiantes como por experientes.
Ao contrário das técnicas de ataque que dependem, quase sempre, do uso de um movimento de " Snap ", a focagem do soco não é fácil de aprender meramente praticando no ar.

Na preparação para golpear a makiwara, mantenha-se direito na sua frente a uma distância igual  quela em que, com o braço esticado, o punho desloque a makiwara cerca de dez centímetros atrás. Para socar rode as ancas totalmente para trás ( hanmi ) mas sem alterar o equilíbrio, e estenda a mão contrária para a frente; então desfira o soco na makiwara projectando as ancas para a frente ( guiaku hanmi ).
Deve ter em atenção o golpear correctamente, utilizando os pontos correctos de impacto do punho.

Cerca de cem socos com cada mão já é razoável para uma sessão de treino.

Uraken - Mantenha-se numa postura a 45º da makiwara. Execute a técnica utilizando o cotovelo em movimento de " snap ".
Uma variação que torna o ataque mais eficaz é começar de frente passando para uma distância lateral no momento que execute o golpe.

Kentsui - Mantenha-se numa postura semelhante á do uraken, utilizando a área do punho externa próxima do dedo mínimo desfira o golpe, assegurando-se que tem o punho fortemente fechado.

Shutõ - Assuma uma postura frontal ao lado da makiwara. Para a sua execução, rode as ancas para trás e depois para a frente.

Haitõ - Adopte a mesma postura e procedimento do shutõ.

Haishu - Assuma uma postura a 45º da makiwara. Execute a técnica utilizando o dorso da mão esticada e tensa.

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #1 Online: Janeiro 23, 2010, 12:02:40 »
Prezados,
durante a visita do Professor Nakayama ao Brasil tive a honra de treinar sob o seu  comando na academia do Professor Okuda, o fato de estarmos num grupo de apenas 5 karatekas propiciou-nos arguir sobre temas diversos em detalhes.
Bem, ao responder sobre a contundencia do golpe, e como gerar um golpe potente, ele iniciou dizendo: "A agua muito rapida "agride" mais que a pedra muito lenta", e emendou, o makiwara foi feito para treinar o golpe como um todo para aprimorar e potencializar o Kime ("calejamento" eh uma simples consequencia), que inicialmente eh obtido no Kihon.
Na leitura do artigo abaixo, em topico antigo, identifico total engano quando o autor diz: "... se adquire pericia, velocidade, Kime, foco, estabilidade, controle muscular e controle de respiracao ..."  , (quanto ao Ki me abstenho de comentar, porque nem cabe lembrar) o citado elenca varios objetivos que sao parte integrante na composicao do Kime e, mais, lista o Kime como se apenas fosse um deles, ignora que o Kime eh o unico objetivo no treinamento com o makiwara.
Citando o que o Professor Tanaka Yasutaka dizia: "Levar tudo para a ponta da flecha", ou seja, fazer com que toda sua energia va para a extremidade do seu golpe, e isso soh eh possivel quando vc compreende, treina, desenvolve e aplica com eficacia seus golpes.
Vejo a grande maioria dos karatekas, mas grande maioria mesmo, treinar no makiwara golpes "sem fim", golpes sem Kime, isso mesmo, golpes sem Kime ... estao perdendo tempo e machucando as maos ... golpes que ao atingir o makiwara sao "devolvidos", empurrados para traz, imediatamente apos o contato.
Para que o treinamento seja efetivo, o golpe, ao atingir o makiwara, deve manter-se por um segundo na sua amplitude maxima, sem que o mesmo recue nem um milimetro sequer, fazendo com que o aparelho/Makiwara se mantenha fletido durante o pico do golpe.
Oss

PS erros de grafia = teclado nao configurado


IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
 fonte:http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50

1. O QUE É A MAKIWARA ?

Para além de uma tábua recoberta de palha de arroz que se utiliza para treinar os golpes (atemi-waza), é sobretudo um fundamental método tradicional de treino onde se adquire perícia; velocidade; " kime " ; foco; estabilidade; controlo muscular e controlo de respiração, juntando a tudo isto um sentido apurado de concentração e desenvolvimento do " Ki " .

« ltima modificao: Janeiro 24, 2010, 16:07:48 por DElia »
Ricardo

A. HIGINO

  • Visitante
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #2 Online: Janeiro 23, 2010, 15:49:59 »
OSS, DElia SENSEI...

CONCORDO...
REALMENTE TUDO DEVE SE CONVERGIR PARA OBTENÇÃO DO KIMÊ.
LEMBRANDO SEMPRE QUE, DE ACORDO COM O ITOSU SENSEI, O KIMÊ AINDA SE DIVIDE EM 03 NÍVEIS:
1º NÍVEL : FAZ O OPONENTE CAIR PARA TRAZ.
2º NÍVEL : FAZ O OPONENTE CAIR SOBRE AS PERNAS.
3º NÍVEL : FAZ O PONENTE CAIR PARA FRENTE.
O MELHOR EXEMPLO DO 3º NÍVEL, QUE É O MAIS PODEROSO E OBVIAMENTE O MAIS DIFÍCIL DE SE ALCANÇAR, FOI O PRÓPRIO MESTRE Y. ITOSU.

OBS:
RELAMENTE SÃO RAROS OS KARATE-DOKAS QUE RETESAM O BRAÇO AO DESFERIR UM TZUKI NO MAKIWARA, A MAIORIA USAM SIMPLESMENTE A FORÇA DO OMBRO, UM ERRO LAMENTÁVEL.

OSS...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #3 Online: Janeiro 23, 2010, 16:23:34 »
Oss,

Creio que, a partir de agora, aqueles que querem melhorar seu Kime irão utilizar o Makiwara em seu real propósito como assim foi descrito pelo Sensei D'Elia...

... mais uma grande contribuição!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #4 Online: Janeiro 24, 2010, 16:28:19 »
Duas formas diferentes... uma exatamente da mesma forma que D'Elia Sensei descreveu e outra um pouco diferente... na minha humilde opinião ambas estão corretas e são úteis, não ?




Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #5 Online: Janeiro 24, 2010, 17:36:42 »
Oss

essa Onaga Sensei é um assombro ,muito rápida precisa e o pai dela tem um antebraço monstro.

se eu fizesse o mesmo mov. que ela seria acertado mais pelo peso atrás do Makiwara do que acerta-se o Makiwara  :D :D :D :D :D :D :D :D,isso é um treino bem difícil.....

acho que cabem os dois trabalhos,mais para mim que sou um  :D :D :D :D pouco mais pesado,do jeito de Yahara Sensei faz,é mais equilibrado e entra no mérito de D'Elia Sensei........

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #6 Online: Janeiro 25, 2010, 01:41:39 »
Prezados Yama e Farkatt,
ambos tem, nessa fracao do treinamento, objetivos e razoes diferentes no seu conceito, para um o treinamento esta exclusivamente baseado no Makiwara (sem o qual nao ha treino) e para outro o Makiwara somente auxilia o treinamento (poderia haver ali qualquer outro acessorio de suporte).
Para consolidar minha afirmacao, faco, abaixo, algumas consideracoes.

O Professor Yahara tem como objetivo a obtencao e/ou evolucao do Kime (podemos compara-lo com o Oi-zuki no Kihon ou com o Kamae no Kumite).

O Professor Onaga tem como objetivo promover a habilidade na execucao de movimentos em sequencia, entre os quais um golpe contra o Makiwara (comparavel a uma rotina simples de ataques e defesas).

Na razao do treinamento do Professor Yahara, o karateca deve "sentir e aprender com seu corpo"  o que eh Kime.
Comentarios:
Quando o karateca adquiriu Kime:
  • consegue transferi-lo para todos os movimentos sobre os quais possua habilidade tecnica;
  • libera-o  atraves de "grande energia" com forte impacto em variadas distancias;
  • emprega-o  de forma involuntaria e sucessiva, tanto em ataques como em defesas, tanto em deslocamentos como em posicoes sem deslocamento (sem alterar posicao dos pes), tanto em combinacoes como em velocidades diversas.

Na razao do Professor Onaga, ele nao mostra o principio para aquisicao do Kime, mas sim uma combinacao de golpes com infinitas variacoes possiveis.
Comentarios:
  • a karateca mesmo repetindo por diversas vezes esta combinacao, nao provocara nenhuma alteracao no seu Kime;
  • quando a karateca golpeia o Makiwara o pendulo eh movimentado atraves do choque provocado pelo Makiwara, o que certamente nao comprova que o golpe tenha Kime, liberando energia (o pendulo foi "empurrado" pelo  Makiwara);
  • para criar tal efeito, seria necessario golpear um placa de madeira fixa e o pendulo, encostado a mesma, ao receber a energia do golpe se afastaria da placa de madeira, (tal qual "as esferas de aco que transmitem a energia atraves delas provocando o movimento somente da ultima");
  • a folha de papel eh rasgada por um movimento com grande velocidade e nao necessariamente com Kime (como uma regua batendo contra uma folha e a rasgando), lembrando que a velocidade eh apenas um dos componentes do Kime, e para comprovar a eficacia do golpe, Kime, seria preciso golpear uma placa de madeira pendurada por um fio e quebra-la.

O Karate, no seu aprendizado e seu aprimoramento, tem como grande diferencial um sistema centenario baseado no Kihon, no Kata e no Kumite. Munido dos seus principios, eh fundamental a definicao dos objetivos para que o treinamento propicie e ofereca resultados consistentes em tempo preciso. Partindo da premissa que eh vital para o karateka obter e treinar o Kime, sugiro que assistam novamente os videos e analisem qual deles solicita de forma direta, e com total clareza, o aprimoramento do golpe.

Oss


PS Yama, desculpe pela demora em comentar o programa de treinamento criado por vc, mas como eu disse ... preciso ir devagar! Jah o li e agora vou por partes para compreende-lo.
« ltima modificao: Janeiro 25, 2010, 10:36:09 por DElia »
Ricardo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #7 Online: Janeiro 25, 2010, 03:14:47 »
Oss Sensei

alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #8 Online: Janeiro 25, 2010, 07:17:53 »
Oss caros amigos!
Seria eficaz ou válido treinar os golpes para aperfeiçoamento do kime em um saco de pancadas na falta de um makiwara?
No caso do treino com makiwara, é possível treinar e aperfeiçoar os chutes nele também?
Oss!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #9 Online: Janeiro 25, 2010, 11:53:14 »
Nada substitui o Makiwara Lince.
O saco vc deve bater com luvas, ja que a angulaçao é diferente.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #10 Online: Janeiro 25, 2010, 16:21:11 »
OSS, Lince...

O SACO DE PANCADA TEM UMA GRANDE QUALIDADE...
ELE NOS PERMITE MEDIR O NOSSO PODER DE ESTICAR O BRAÇO (PENETRAÇÃO) DEVIDO O SEU PESO QUE SE APROXIMA AO DO PESO DE UM TRONCO HUMANO EM DESLOCAMENTO:
EXEMPLO:
1-ARREMESSE COM FORÇA UM SACO DE NO MÍNIMO 30 kg E TENTE PARÁ-LO ANTES QUE ELE CHEGUE AO PONTO DE PARTIDA ESTICANDO TOTALMENTE O SEU BRAÇO SEM PERDER A VELOCIDADE, SEM FLEXIONAR O COTOVELO AO TOCÁ-LO OU SEM DOBRAR O SEU PUNHO.
2-É MAIS COMUM DOBRARMOS O PUNHO (PULSO) BATENDO NO SACO DE PANCADA DO QUE NO MAKIWARA. ISSO OCORRE PORQUE O MAKIWARA SÓ FLEXIONA EM UMA DIREÇÃO, JÁ O SACO AFUNDA PARA TODOS OS LADOS, ISSO AJUDA A CONDICIONARMOS MELHOR ESSA PARTE DO PUNHO.

"MAKIWARA E SUNATAWA...
É COMO A MÃO ESQUERDA E DIREITA...
VOCÊ PODE VIVER SEM UMA DELAS TRANQUILAMENTE...
MAS HAVERÃO COISA QUE VOCÊ NÃO FARÁ SEM AS DUAS".

OSS...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #11 Online: Janeiro 25, 2010, 16:43:06 »
Olá!
Vcs. lembram quando há algum tempo em outro tópico falei que o makiwara tem efeito fundamental no treinamento das defesas?
É o que o Amigo D'Elia acaba de afirmar em seu post acima.
Para um bom treinamento do Karate deve-se antes de tudo raciocinar, ou seja, estudá-lo.
Assim como em post anterior "no Karate não existem defesas", é o que faz do Karate,
ser uma "Arte" Marcial e não uma "simples atitude" marcial.
E por falar nisso, amanhã no kihon, vou treinar somente ATAQUES - soto uke, guedan barai, uchi uke, ague uke, nagashi uke, etc - assim vou aprender a me defender muito melhor.
Oss

Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline erickdavi

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 119
  • Votos: +0/-0
  • Oss!
Re:IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #12 Online: Julho 12, 2010, 10:37:40 »
Oss,
Até o presente momento nunca treinei com makiwara, pois é inviável sua instalação no Dojo(academia) em que treino. Porém estou para trocar de academia e nessa nova academia há aulas de Wing Chun no mesmo local onde serão realizadas as aulas de karate, com isso eles dispõe daquele "boneco de madeira" típico desta arte para seus treinos. A dúvida é, será que o treino com o "boneco de madeira" seria similar ao treino com makiwara?
« ltima modificao: Julho 12, 2010, 12:04:26 por erickdavi »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #13 Online: Julho 12, 2010, 12:08:24 »
Oss,

erickdavi,

Se você se refere ao "Mudjong", aquele aparato de madeira utilizado em treinamentos no Kung Fu e demais artes marciais de origem chinesa, a resposta é não, pois a finalidade do Makiwara é completamente distinta. Veja os exemplos abaixo:

Yip Man - Mudjong



Tetsuhiko Asai - Makiwara



Visivelmente já dá para notar a distinção entre os dois aparatos bem como o intuito do treinamento em cada um deles.

Oss.
« ltima modificao: Julho 12, 2010, 12:11:47 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:IMPORTÂNCIA DO TREINO COM A MAKIWARA
« Resposta #14 Online: Julho 12, 2010, 13:25:56 »
Oss,

O nome certo do aparelho de treino é Muk Yan Chong o que significa literalmente “boneco de madeira”!

Certamente o treino feito com ele não é o mesmo que o feito na Makiwara, mas, a finalidade é quase a mesma, ou seja, adquirir técnica, foco, postura, velocidade, força, além de calejar as mãos, antebraços, pés e canelas.

O problema do treino com o Chong é o seguinte: para que o treino seja eficaz ele deve ser feito forte, porém, o Chong geralmente está fixo no chão ou na parede. Sendo assim, hoje se prefere treinar os movimentos de forma leve pois calejar dói! E quando se soca algo sólido, a chance de se ter uma lesão nas articulações é algo bem provável.

Reparem que abaixo Bruce Lee fez pose para foto. Está com cara de mau e com os músculos tensionados, mas repare em sua mão. É notório que ele não bateu para valer no Chong, sua mão está encostando apenas na madeira.



Antigamente, os lutadores não se importavam com lesões, ou então, tinham um outro preparo que relacionava energia que lhes levavam a socavam até pedregulhos, mais isso foi na época em que os mongens shaolins queimavam o símbolo de tragão e tigre nos antebraços! sendo assim hoje o treino no boneco em estilos como o Sholin está adaptado como no boneco abaixo que é totalmente acolchoado e revestido ou, no centro onde se geralmente bate forte, é colocado um saco com área ou coisa parecida para amortecer a pancada. Lá na Sino Brasileira adaptou-se um pedaço da pneu e ficou muito bom de bater. Ou treina-se de forma mais light só para aprender os movimentos.



Oss.
      Gustavo