Autor Tópico: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO  (Lida 8917 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #15 Online: Julho 12, 2009, 01:16:38 »
Caro Toha, o que o Prof. D'Elia disse é a pura realidade. 

Se o karateca fica no seu mundo, na sua academia, trocando "porrada" com quem conhece é uma coisa, mas se vc quer se conhecer um pouco mais, em face da suposta capacidade que acha que tem com o seu karate, se quer evoluir, importante enfrentar adversários desconhecidos ou situações adversas para lhe proporcionar uma visão mais ampla do que é o seu karate, sob o aspecto físico, mental e espiritual, sendo que nos dias atuais só nas competições é que vc irá ter a chance ou o desafio de ter essa visão, pois enfrentar "uns caras de outras academias" é um tipo de desafio que não faz mais parte dos dias atuais.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #16 Online: Julho 12, 2009, 10:52:42 »
Em setembro acho que vai ter um campeonato estadual aqui na minha cidade. Pretendo participar. Hehe...
 :P
Oss...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #17 Online: Julho 12, 2009, 13:32:09 »
Caros karatekas...
Vou lembrar-lhes de três tópicos impotantíssimo;
1-Não se esqueçam que funakoshi era contra esse tipo de competição, não a competição no karatê, porque há relatos que o seu mestre Itosu fazia competições entre os seus alunos e colégas do Karatê-Dô, o que funakoshi era contra, era esse modelo por pontos que faz com que o praticante se afaste da realidade, que são os riscos do combate real, e busquem apenas as técnicas que são mais eficientes neste modelo de luta.
E que o próprio criador das competições, Nakayama, se arrependeu mais tarde, basta ler a sua entrevista no mesmo ano de sua morte.
2-Falando agora sobre evoluir; como é possível isso, participando de competição por ponto, onde não importa a qualidade do poder do golpe, onde nós vemos quem apanha vencendo, reclamações por excesso de contato, punições para quem desfere golpes fortes, mesmo que sejam no plexo.
Toda luta sem continuidade não produz evolução alguma, basta ouvir os comentário já ditos aqui pela maioria.
Ja participei de Exame de faixa onde reprovei um praticante para a faixa marrom, mas os demais examinadores o aprovaram justificando que ele era um "atleta que tinha sido campeão Pan-americano", creio eu que esse tenha sido o título se não estou equivocado. Pergunto a todos, Em que, competindo contra esse tipo de atleta, vai fazer os meus alunos evoluirem, pois se este foi o campeão imagino o nível dos demais. Isso só prova que funakoshi estava certo quando disse que tudo estava sujeito a evolução ou a involução, neste caso posso afirma que o Karatê esportivo é a involução do Karatê-Dô Marcial.
3-Posso afirmar categoricamente que em toda associação, academia ou clube de Karatê tem praticante forte, bom em combete, mesmo nos esportivos, o que difere é que nos Dôjos de Karatê-Dô Marcial todos lutam forte, não apenas alguns. É claro que alguns melhores outros menos, mas todos fortes. Posso afirmar isso pelo Meu Dôjo (ASKAM), todos são fortes e aptos para o combate real, desde a mais tenra faixa.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #18 Online: Julho 12, 2009, 13:50:00 »
Á muito tempo atrás, eu li uma matéria do Denilso Caribé, ele dizia; eu me torneu campeão em tudo no Karatê, e comecei a achar que se isso era tudo começara a achar o Karatê limitado. Foi quando o seu metre Oichi o levou para um treinamente com os praticantes mais antigos como; Machida, Inoki, o Brasileiro vulgo "Mão-de-ferro", Sasaki o Próprio Oichi entre outros.
Essas são as palavras do próprio Denilso Caribé: Nunca apanhei tanto em todo minha vida, foi aí que eu descobrir que não sabia nada de Karatê, com todos os meus títulos.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #19 Online: Julho 12, 2009, 18:50:17 »
"O brasileiro vulgo mão de ferro" chama-se Benedito Nelson, e até hoje dá aulas, mas para quem mora no seu retiro em Rondônia.

onde fica a ASKAM, Higino ?... temos aqui em recife uma ASKAM, mas é justamente desse karate "oficial" e "olímpico" por pontos que você tanto combate...


A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #20 Online: Julho 12, 2009, 19:26:24 »
A ASKAM fica em João Pessoa-PARAÍBA, e significa "Associação de Karatê-Dô Marcial".
Farkatt, como eu disse anteriormente, Karatê bom tem em toda Confederação, seja WKF/ITKF,etc. Infelismente nós que praticamos o estilo original, temos que conviver com os demais, isso não me incomoda, mas aqui na Paraíba eu enfrento séria perseguição por parte de alguns diretores da confederação a que estou filiado, exatamente por praticar o Karatê dessa forma, e isso fica muito evidente quando a Federação do meu Estado resolve fazer exame coletivo, com várias Associações, porque a disparidade fica evidente no Jyu-kumite quando os meus alunos entram em combate.
No último exame, pra você ter uma noção, o presidente da federação chamou os meus alunos se selvagens e gladiadores brutais isso na presença dos assistentes, simplesmente porque estavam fazendo o que para mim é o natural, lutar forte.
Se você me perguntasse porquê eu continuo filiado a esta entidade, é simples, o seu Diploma e certificado são reconhecidos pelo MEC e eu primo pela legalidade, e também porque eu sempre estive filiado a ela, e, todas as outras praticam a mesma forma de competições, por ponto.
Ou seja, se corre o bicho pega se ficar o bicho come, eu prefiro enfrentar o bicho.
 

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #21 Online: Julho 12, 2009, 19:36:41 »
Caro A.Higino,

O que é o MEC?
A minha pergunta não é ingénua...depois de eu saber concretamente o que é, de acordo com  as minhas ideias, experiência e com conhecimento que tenho do que se passa em outros países, responderei com toda a clareza.

Hai!  Oss!
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #22 Online: Julho 12, 2009, 19:44:55 »
J.Lezon, MEC significa Ministério da Educação e Cultura.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #23 Online: Julho 12, 2009, 19:51:11 »
Lezon.
Ministério da Educação e Cultura

Higino.
Compartilho com suas idéias Higino, mas hoje pela forma canalha de politicagem que ocorre aqui no meu estado, descobri que é mais fácil pra maioria baixar a cabeça para a federação do que lutar pelos ideais... A perseguição política é forte, mas veja que para treinar, ter seu diploma oficializado e dar aulas, não é preciso ter vinculo com nenhum desses ladrões. Estude isso...

professor que tem seu diploma assinado por sensei Sagara, quem vai roubar ou ter o poder de "cancelar" isso ??

é complicado, mas tem solução... vagarosamente e com muita luta...

ps. Vc entao deve conhecer Germano e Toinho... assim como Mano...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #24 Online: Julho 12, 2009, 20:01:53 »
Lezon, eu os conheço, dois deles principalmente.
Mas nós divergimos no âmbito, Karatê Marcial ou esportivo.
O toinho nem tanto, porque naquele tempo que ele ainda competia (anos 90) haviam ainda uns eventos bons.
Agora voltando ao tema de legalidade, realmente é difícil nossa batalha mas á luta deve continuar aonde quer que estejamos, o impotante não é aonde estejamos mas o que realmente somos, concordam.
OSS...   

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #25 Online: Julho 12, 2009, 20:12:59 »
Olá!
Caro A. Higino, o que o Farkatt postou é realmente uma verdade.
Para que dar credito e sustentar cartolas se ninguém que quer praticar um Karate de verdade necessita deles?
Quem quer um bom Karate precisa somente de um Professor honesto e competente, nada mais, além de também ter colhões para aguentar os treinamentos.
Aqui em Sampa, em nossa Mushin, não somos filiados a nenhuma organização nem tampouco pagamos  ou sustentamos nenhum cartola.
E não tem federação e nem confederação que possa nos proibir em mantermos nossos alunos com o verdadeiro Karate, afinal não existe cartola que tenha coragem em negar a qualidade do Karate da Mushin que segue todo aprendizado acumulado e aprovado pelo Sensei Taketo Okuda e Ennio Vezulli, os dois unicos Shidoins que temos no Brasil.
Essa conversa deveria terminar para não darmos mais em nenhum momento midia para essas porcas e corruptas organizações.
Oss
Pedro  
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #26 Online: Julho 12, 2009, 20:52:31 »
Pedro,
As pessoas a cada dia estão mais conscientes dos seus direitos mais até do que seus deveres, logo, fica complicado você justifiar isso para quem vem lhe perguntar com bons argumentos, sobre legalidade e confederalismo. Infelismete nós temos que justificar sim, a que Confederação estamos filiados, já que tudo no Brasil e no mundo é Confederado.
Eu conheço casos em que pais de alunos que se graduaram com professores não federados (não me lembro o estado), ao matriculá-los em uma academia confederada foi informado que o certificado não tinha validade, tudo isso baseado no direito da legitimidade.
O pai do auno recorreu ao judiciário; sabe o que o pai reivindicava?
O ressarcimento de todas as mensalidades dos anos pagos, os vlalores dos exames de faixas e o dano moral.
Se vai ganhar ou perder na justiça isso agora não importa, o que interressa é entender que os alunos tem direito a ter um certificado de fato e direito, não apenas de fato.
E não adianta criar uma Federação de uma Associação apenas, isso é uma progressão lenta, até alcançarmos o objetivo.
Espero que tenham me compreendido.
OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #27 Online: Julho 12, 2009, 21:18:57 »
Voltando ao assunto, Karatê-Dô Marcial vs Karatê esportivo...
Eu sonho ver o dia em que será realizado o primeiro campeonato de Karatê-Dô Marcial com luta de contato (Jyu-kumitê), ou seja luta contínua decidida por julgamento (hantei) ou desistência.
Isso sim estaria de acordo com as caracteristicas do verdadeiro Karatê Marcial. Porque o mesmo que se pratica nos Dôjos seria utilizado nos campeonatos e na vida real, um serviria para completar o outro, para testar e evoluir.
Sabemos que hoje nas academias pelo mundo a fora, o que se pratica para as competições difere do que se pratica para o jyu-kumite, isso é um absurdo, dois karatês dentro de uma mesma academia.
Esse tipo de competição é possível, basta ver que tantas outras artes marciais tem esse tipo de competição, cada um com suas régras, cláro.
Basta termos régras rígidas de segurança e juízes severos na cumprimento dessas régras. E com certeza não iriamos ver lutas truculentas ou excessivamente violentas como ocorre em outros estilos.
Para isso acontecer baste termos coragem.
Eu estou me preparando, não sei quando, mas vou realizar esse evento, e espero contar com outro Karatekas de coragem.
Fica aqui uma filosofia:
"Quando um bravo admira a própria sombra é porque faltam homens de fíbra e coragem á acompanhá-lo".
OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #28 Online: Julho 12, 2009, 23:08:25 »
Certo mesmo é o Yahara Sensei.
Modificou as regras da competição em sua organização. È tudo igual ao que Nakayama escreveu com uma unica diferença. Pode haver contato, inclusive no rosto. Ipon tem que ser nocaute.
Entra quem quer. Desta forma, acho que fica mais facil entender e separar Karate esporte e Karate arte marcial.
Acaba a roubalheira, acabam as reclamações aos arbitros e todos entenderiam as regras. Simples...
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Norb.dias

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #29 Online: Julho 12, 2009, 23:46:31 »
Nas academias que treinam os senhores Pedro, Katsumoto e Higino ha derramamento de sangue diario? Existem dias sem ferimentos? Deve ser violentissima a pratica do karate do em vosssas associações?