Autor Tópico: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO  (Lida 8993 vezes)

Norb.dias

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #30 Online: Julho 13, 2009, 00:31:59 »
No intuito de desenvolver a questao e esclarecendo que sempre fui contra a esportivização mas nem por isso credito a ela e decadencia  do Karate do, extendo uma pergunta ao colegas foristas Higino, katsumoto e Pedro:

Com que frequencias pratica-se jyu kumite em vosssas associações?

oss

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #31 Online: Julho 13, 2009, 11:19:07 »
Dias...
Em primeiro lugar; em nosso Dôjo nós praticamos apenas o Jyu-kumitê como forma de luta, não tem o shiai.
Em segundo lugar; sempre que possível fazemos o jyu-kumite, no mínimo uma vez por semana com todos os alunos e professores.
Em terceiro lugar; não há derramamento de sangue em nosso Dôjo, sabe porque?
Porque nós temos régras rígidas de segurança, respeitamos a integridade física dos demais, respeitamos a idividualidade de cada um (ex. graduados maneram com os menos graduados e os mais evoluídos respeitam os mais limitados, etc).
Outro fator importantissimo é que nós praticamos o absorvição de golpes para o nosso condicionamento e para previnir acidentes.

Katsumoto...
Eu só descordo de duas régras da competição do Yahara Sensei;
1-Continua por pontos.
2-Socar o rosto.
Explicação;
Por ponto vocês já conhecem a minha possição, agora quando fica permitido socar no rosto eu vejo que a competição perde em qualidade, sabe porque? Porque os atletas só buscarão atingir alí, e o objetivo das lutas entre Karatekas é sabermos se o nossos golpes evoluiram ou não, pois vejamos; sangrar ou ferir o rosto até uma criança pode, eu quero ver é você fazer o oponente acusar o golpe atingindo o plexo com os punhos, se você chegar a esse grau imagine o que aconteceria se fosse no rosto, mas se você só vissa o rosto jamais sabera a estenção do seu poder.
Chutar o rosto sim eu concordo por ser mais difícil.
Oss...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #32 Online: Julho 13, 2009, 12:29:05 »
Se tirar soco no rosto..vira kyokushin.
SE ali existe um ponto vital(queixo), porque perder tempo em tentar derrubar acertando Chudan?
Vc ja viu alguem cair no Boxe levando soco na barriga?
Para derrubar tem que ser no figado ou na cabeça.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Norb.dias

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #33 Online: Julho 13, 2009, 13:01:17 »
Se tirar soco no rosto..vira kyokushin.
SE ali existe um ponto vital(queixo), porque perder tempo em tentar derrubar acertando Chudan?
Vc ja viu alguem cair no Boxe levando soco na barriga?
Para derrubar tem que ser no figado ou na cabeça.

Essa roposta é inviavel, não ha como treinar karate sério, mão limpa, sem proteção e contato facial, seria uma carnificina e as academias ficariam á mingua, mais do que já estão. Quem diz que treina assim esta mentindo, quem proõe isso pra competição esta querendo dizer que aceitaria mas na hora do vamos ver, pularia fora, a competição é limitante ao karate justamente por isso.
Com todo respeito, dúvido que na academia do colega se pratique jyu kumite com soco no rosto sem controle, conto nos dedos quantos teriam culhão pra isso e voltariam pra treinar no dia seguinte.
Eis daí na minha opinião o grande dilema karate x esporte, nukite no olho? uraken na tempora? mae gueri nos testiculos?
Karate foi desenvolvido como arte de guerra, alguem ja viu algum campeonato de ogivas nucleares?

oss

Offline ALVAROREISNETO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #34 Online: Julho 13, 2009, 13:10:15 »

Olá! Alguém poderia me ajudar, informando o nome, endereço e telefone de alguma loja que venda makiwara de parede, no bairro da Liberdade, em Sampa? Ou outra cidade também, claro.
Favor enviar resposta para o e-mail:
alvaroreisneto@yahoo.com.br

Obrigado desde já!
Oss!!
Álvaro

Offline sergiotucano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Votos: +0/-0
    • Livre Pensamento
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #35 Online: Julho 13, 2009, 16:22:23 »
Se tirar soco no rosto..vira kyokushin.
SE ali existe um ponto vital(queixo), porque perder tempo em tentar derrubar acertando Chudan?
Vc ja viu alguem cair no Boxe levando soco na barriga?
Para derrubar tem que ser no figado ou na cabeça.

Essa roposta é inviavel, não ha como treinar karate sério, mão limpa, sem proteção e contato facial, seria uma carnificina e as academias ficariam á mingua, mais do que já estão. Quem diz que treina assim esta mentindo, quem proõe isso pra competição esta querendo dizer que aceitaria mas na hora do vamos ver, pularia fora, a competição é limitante ao karate justamente por isso.
Com todo respeito, dúvido que na academia do colega se pratique jyu kumite com soco no rosto sem controle, conto nos dedos quantos teriam culhão pra isso e voltariam pra treinar no dia seguinte.
Eis daí na minha opinião o grande dilema karate x esporte, nukite no olho? uraken na tempora? mae gueri nos testiculos?
Karate foi desenvolvido como arte de guerra, alguem ja viu algum campeonato de ogivas nucleares?

oss

Esta questão é um tanto quanto complicada...  :)

Quando treinamos Kumite nosso sensei sempre pede para tomar cuidado com o rosto para não ferir o nosso companheiro de treino e golpes como nukite , quer dizer, golpes com a mão aberta em geral não são permitidos devido ao seu grau de "nocaute" do adversário...

Um Haito na fonte é extremamente eficaz para derrumar um adversário e perigoso para um treino...

Creio que todos, não importa o estilo praticado, treinamos movimentos que não devam ser usados ao acaso, em qualquer situação, seja numa competição estilo panamericano ou ao estilo nocaute da kyokushin...

Alguns dos nossos ensinamentos devem ser quardados para serem usados em caso de defesa pessoal e com cautela, visto que, muitos desses movimentos quando bem aplicados podem ser fatais.


E Dias, campeonato com ogivas nucleares nunca, mas com munição de mentira muitas ...  :)


Outra questão .

Quanto ao kumite parece que a opinião da maioria é que se é esportivo é ruim, mas essa opinião não se estende aos Katas não é?



Oss !

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #36 Online: Julho 13, 2009, 20:37:47 »
Olá!
Caro Norb.dias,em nossa Mushin kan,não existe violência, apenas treina-se e estuda-se o Karate.
E o nosso Karate ainda é aquele que treinamos com o Sensei Okuda, ou seja,
um Karate baseado em 3 partes: kata, Kihon e Kumite.Também fundamental o entendimento e um incansável treinamento para o aperfeiçoamento do foco, tempo e distância.Onde se consegue aprimorar o foco, tempo e distância é também no uso diário do Makiwara que nos dá uma melhor performance na potência dos golpes.
Assim sendo,todos os dias estamos treinando Kumite, quando nos Katas, Kihons ou
em Kumites que são o espelho de nossa arte marcial a qual nos orienta derrubar o adversário em um só golpe, porém como sabemos, é extremamente dificil e para isso o melhor no treinamento de Kumite, é o Gohon, depois o Kihon Kumite em seguida o Jiu Ipon Kumite, e durante os treinamentos frente a frente para Kihons de ataques e defesas costumamos a encará-los como Jiu Kumite, procurando manter as bases com trocação de um ou dois golpes, desta forma não ocorremos no erro em condicionar nossos movimentos com erros de base e sem foco, tempo ou mesmo com distâncias erradas.
Treinamos sempre atacando e defendendo, não costumamos finjir que atacamos para o adversário finjir que está defendendo.Quem treina tem a obrigação de aprender a defender para que seu companheiro de treino aprenda a atacar.
Mas acima de tudo costumamos além de treinar,também estudar o Karate.
E em nossa academia não existe nada de mais,o que existe é um profundo respeito o pela Arte Marcial que é o Karate.
Oss
Pedro   
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #37 Online: Julho 13, 2009, 21:57:41 »
Caro Norberto,

Se vc entrasse no Dojo Butoku Kan nos anos 70-80 veria que vc esta errado.Ali o pau comia de verdade mesmo..soco na cara, chute no saco e tudo o mais..exames de Dan então nem se fala.
Temos membros aqui no forum que ja relataram suas experiencias ali. Eu vim bem depois desta gente e ainda assim peguei pedreira pela frente.
Era conhecido como o Dojo do Diabo noi Brasil.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Norb.dias

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #38 Online: Julho 13, 2009, 22:35:40 »
Caro Katsumoto

Vou lhe confessar que já não sou mais um menino tendo iniciado meus treinamentos no ano de 1972. Já no final dos anos 80 passei a treinar com sensei Yoshizo Machida em função de sua chegada em meu Estado (onde já não resido mais).

Tive a oportunidade de assistir inumeros campeonatos de karate ao visitar o eixo Rio São Paulo em fução na maior parte das vezes por motivos profissionais, tive o privilégio de assistir ao vivo verdadeiros monstros sagrados da nossa arte como Ricardo Delia, Ennio Vezulli, Arrigone, Caribé entre outros. Pude ainda assistir pessoalmente uma exibição com Sensei Tanaka em São Paulo alem de ter participado de algns workshops com grandes mestres japoneses (infelizmente não com sensei Nakayama em função de compromissos academicos na época).

Acredite, muito das histórias de sanguinolência são decorrentes desse habito que temos ao envelhecer de querer engrandecer o passado, nossos feitos e desafios para resgatarmos uma memória emocional que nunca volta. Como se a glória apenas lá residesse. Desconte 80% de tudo que voce escuta, dos dentes quebrados, das fraturas e dos ferimentos. O karate tal como arma de guerra, bem treinado, não permite esse tipo de contenda, essas histórias de combates regados a dentes e ossos expostos na década de 70 são muito mais lenda do que qualquer outra coisa.

Entendermos o presente do Karate será muito mais util para o seu urgente resgate do que nos deitarmos em glórias ficticias de um passado bonito mas que não volta.

Esportivização do Karate? Talvez, mas apenas se bem entendida, ou seja, deixando claro ao atleta que karate esporte representa apenas 1 ou 2 % do que é o verdadeiro caminho das mãos vazias, tanto tecnicamente como em termso de valores e evolução pessoal.

oss

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #39 Online: Julho 14, 2009, 00:28:03 »
Oss

    Sempre me considerei um karateca, atleta que se fod...
    Eu não gosto de realizar kata como se estivesse fazendo bale...
    Eu não admito atleta que finge lesão só para prejudicar o colega...
    Eu odeio arbitro ladrão que rouba descaradamente para sua academia ou para a academia de seu amiguinho...
    Eu não mordo meu beiço para dizer que meu colega usou "força excessiva"...
    Eu detesto treinar esse tal de shiai, não serve para $%&! nenhuma...
    Eu não deixo de praticar só porque amanha vai ter competição e a gente pode se machucar...
    Eu fico muito puto com quem treina kumite com medo de acertar e de ser atingido...
    E eu treino em Dojo, não em academia...
    E graças a Deus, tenho um Sensei e não um professor ou tecnico...
    Sobre federação, confederação e o diabo a quatro que se lasquem, não me preocupo com elas, eles não podem roubar o que aprendi, não podem me proibir de aprender  e nem tampouco podem tomar meu obi... 
    Sobre o saudosismo, creio que ele também é compartilhado mesmo por aqueles que não viveram o Karate Do naquela época (como é o meu caso), pois naquele tempo, sim, tínhamos competições de verdade, muito diferente do bale visto hoje em dia...

Oss   
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #40 Online: Julho 14, 2009, 09:55:38 »
Norberto,

respeito sua opinião,mas tratando-se da Butoku kai, nada que relatei era ficção.
Estive la..treinei com eles. NUNCA existiu outro Dojo no Brasil como aquele da vergueiro. Se vc nao esteve la, nao sabe do que estou falando.
Nenhum Dojo do Brasil teve treino parecido, sabe porque?
Porque nao existia outro Instrutor por aqui com a experiencia de ter sido Kenshusei.
Alias, conheço um Karateca da Bahia, muito comnhecido que depois de 2 dias no Japao no Treinamento de Profissionais, pegou o primeiro avião de volta, apos ter sido ameaçado pelo Yahara.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #41 Online: Julho 14, 2009, 19:49:17 »
"Normalmeno quando não temos coragem ou qualidade em fazer aquilo que os outros dizem que fazem, tentamos desmerecê-los ou desmentí-los."
Não preciso provar, que no meu Dôjo praticamos o jyu-kumitê da forma antiga, simplesmente porque quem dúvida é porque não sabe Karatê, e desconhece que no Karatê esse tipo luta deve ser natural e não algo tão inconsebível ao ponte de termos esta discursão.
Quando queremos fugir de uma prática correta tentamos classificá-la como errada, violenta ou sanguinária. Isso só esconde o verdadeiro motivo, que é, o receio de perder alunos.
O probléma é que infelismente a maioria dos professores por dependerem os seus salários, única e exclusivamente das aulas de Karatê se submetem a todo tipo de capricho dos alunos.
Eu ministro aulas de Karatê, mas nunca aceitei sobreviver disso, tenho minha profissão. É por isso que não tenho rabo presso.

Norb Dias...
É verdade quando você diz que o Karatê forte esvaziaria as academias. No meu Dôjo o número de praticante é bem seleto, mas camarada, eu estou me lichando pra isso, quem tem que se preocupar são os outros, que dependem para sobreviver.

O meu compromisso é com a verdade e não com pão de cada dia.

E quando eu digo que podemos lutar em uma competição sem precisarmos atingir o rosto com os ponhos, é porque eu sei, na pratica, que um soco de Karatê no peito derruba sim. Afinal o que é que vocês treinam? Balé? Por acaso nunca viram um praticante derrubar outro com um soco no plexo?
Ví isso incontáveis vezes, que já me cansei.
 
Eu tenho um amigo das antigas, Sensei Juarez Alves (Jacaré) - RN, um grande mestre do Karatê forte, talves os seus mestres tenham treinado junto com ele.
OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #42 Online: Julho 15, 2009, 10:12:35 »
Se eu fosse amontar uma equipe de Karate para levar ao Mundial da JKA, Juarez estaria nela. com certesa.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #43 Online: Julho 15, 2009, 17:46:44 »
KATSUMOTO...
Agora eu compreendo porque as suas posições são coerentes com as minhas.
OSS...

Norb.dias

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ MARCIAL VS KARATÊ ESPORTIVO
« Resposta #44 Online: Julho 16, 2009, 01:45:34 »
Caro higino, é frequente nos treinos de seu dojo nocautes através de soco no plexo?

oss