Autor Tópico: Graduações e Filiação ao japão.....  (Lida 3976 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Graduações e Filiação ao japão.....
« Online: Julho 18, 2009, 23:45:38 »
Achei esse tecto interessante do Andre bertel e gostaria de compartilha-lho com os senhores aqui do forum...

 http://www.karatelourical.350.com/Artigos/Art=_Filia=%21=%21=%21=%21o=_Jap=%21=%21o=_AB.pdf
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #1 Online: Julho 19, 2009, 00:31:17 »
Sensei Katsumoto, muito interessante o texto, traz um angulo diferente sobre filiações as diversas federações e associações existentes, mas me responda uma coisa por favor: a JKA não é reconhecida pelo governo japonês? Sempre ouvi que a mesma era reconhecida. Obrigado!!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #2 Online: Julho 19, 2009, 02:55:03 »
caralhoooooooooooooo

"...não desejo voltar a pagar a uma organização para “trabalhar para eles”."

ele é $%&! mesmo

Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #3 Online: Julho 19, 2009, 02:58:21 »
Katsumoto Sensei, excelente texto que nos trouxe. Parabéns !

Ulbricht, certamente vc sempre ouviu o que era de interesse ouvir para os japoneses poderem ganhar uma grana dos estrangeiros ou alienígenas.  De bobo eles não tem nada, pode ter certeza, basta fazer uma retrospectiva de que os primeiros que aqui chegaram para trabalhar nas plantações de tomate, viram um campo vasto para ganharem dinheiro com o karate neste país e, com o tempo, passaram a comer e não plantar.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #4 Online: Julho 19, 2009, 06:54:07 »
Oss

todos queremos que nossos documentos de graduação sejam reconhecidos e assinados pelos Mestres japoneses,certo.

pois como Bertel Sensei diz pra que, se é so por $$$$$$...

melhor mesmo é que sejam reconhecidos e nós conhecidos por nossos Mestres daqui que podem realmente nos acompanhar e nos orientar....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #5 Online: Julho 19, 2009, 14:44:18 »
Meus amigos,

Há qualquer coisa que não está bem...senão vejamos:

A JKF - Japan Karatedo Federation, é a federação de todos os estilos do Japão e que tem o reconhecimento governamental, assim como do COI.

Se repararem no link, http://www.karatedo.co.jp/index4.htm

verifica-se que entre as 4 principais estruturas dos estilos Shoto, Wado, Shito e Goju, a JKA está entre elas, pois é a que representa o estilo Shotokan. Logo, o reconhecimento governamental está implícito. Eu sou da Wado-Kai, e estou à vontade para confirmar que assim acontece.

Quanto ao resto, ou seja, procedimentos, reconhecimento, cursos e custos, penso que é da responsabilidade das respectivas organizações do estilo. No que diz respeito à JKF Wado-Kai,devo confessar que os custos das graduações de Dans, acho que não são caras, bem como todo o resto.

Todos os Certificados, sejam eles de graduação, de Instrutor e de Examinador, e ainda de Dojo e/ou Associações, todos eles dizem assim: JAPAN KARATEDO FEDERATION ( JKF) e depois e por baixo é que diz WADO-KAI.

Já agora, como são os da JKA? Se alguém sabe agradeço informação.

Hai!
    
« ltima modificao: Julho 19, 2009, 16:18:29 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #6 Online: Julho 19, 2009, 16:07:29 »
Senseis Pecego e Lezon, obrigado pelo esclarecimento!!! Oss!!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #7 Online: Julho 19, 2009, 18:56:05 »
A regra Geral é..TEM DINHEIRO???
Se tem, treina onde quer e compra DAN em QUALQUER ORGANIZAÇAO, seja ele Japonesa ou não.
BERTEL ESTA CERTISSIMO. Eu ja sabia disso a muito tempo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline RicardoCosta

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #8 Online: Julho 20, 2009, 09:45:07 »
Por isso que a muito tempo eu não estou nem ai com isso.
Quero é ser reconhecido por quem me treina. Se meu instrutor chefe diz que sou nidan, e meu sensei diz que sou nidan, dane-se quem diz que não sou. E se eu fizer um exame em qualquer organização que me dê um "dan" que meu instrutor chefe diz que não sou ou meu sensei diz que não sou, então, para mim, não valeu porcaria nenhuma.

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #9 Online: Julho 20, 2009, 10:51:15 »
Olá!
Entendem porque eusou shodan?
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Marcio Santos

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
  • Votos: +0/-3
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #10 Online: Julho 20, 2009, 11:40:41 »
melhor mesmo é que sejam reconhecidos e nós conhecidos por nossos Mestres daqui que podem realmente nos acompanhar e nos orientar....

Concordo plenamente Yama! Meu diploma de 2º Dan é assinado pelo Sensei Carlão o que me enche de orgulho.....Se um dia fosse na JKA treinar com os japas, ou em qualquer lugar do mundo, não o levaria pois confio no karate que tenho!

Para mim é pura insegurança quem chega numa academia com o diploma na mão para "provar" que é 2º, 3º, 4º, etc... Dan.

OSS

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #11 Online: Julho 20, 2009, 15:43:35 »
Meus amigos,

Sinceramente que estão espantado com certos depoimentos que me deixam de certa forma feliz com a organização a que pertenço. Digo isto com toda a naturalidade, uma vez que, pelos vistos, ela é de facto bem diferente.

Bom, eu vou falar somente do que se passa essencialmens e sucintamente, na minha organização que está inserida na JKF-Japan Karatedo Federation, que é a Wado-Kai, organização que representa o estilo Wado-Ryu.  

Meus amigos, nunca até hoje senti que eles tenham a sede do dinheiro, e que por ele façam coisas nada dígnas e desprestigiantes para o Karate. Por exemplo, no que diz respeito às graduações de Dans, ninguém pode fazer exames isoladamente, mas sim por painel de Examinadores devidamente credenciados pela organização. Eu também sou Examinador credenciado com o nível II. Existe um Regulamento Geral que tem de ser cumprido religiosamente por todos.
 
Para Graduações de Dans, Instrutores e Árbitros, existem 3 níveis de Examinadores, nível III, II e I. Por exemplo, para fazer exame de 1º.Dan, o painel examinador é formado por 3 Examinadores de nível III.

Para ter o nível III, a graduação mínima é 4º.Dan.

Para um exame de 2º.e 3º.Dan, o painel é formado por 1 Examinador de nível II e 3 de nível III, o que corresponde a 1 5º.Dan e 3 4º.sDans.

Para exames de 4º.e 5º.Dans, são precisos 1 Examinador nível I e 3 de nível II, o que corresponde a 1 7º.Dan e 3 5ºs ou 6ºs.Dans.  

Para exames de 6º.,7º.e 8ºs.Dans, refira-se que o 8º.Dan é a graduação máxima na Wado-Kai, são feitos no Japão,mas, eventualmente, podem ser feitos fora, desde que se forme um painel de Examinadores todos de nível I e com a graduação mínima de 8.Dans.

Bom, mas no que respeita a valores pagos, quer de graduações, Instrutores, Examinadores e Árbitros, os preços são acessíveis. A título de exemplo e para vocês ficarem com uma ideia e fazerem comparações, um certificado de 1º.Dan, custo R$ 102, e uma inscrição na Wado-Kai custa R$ 62 e é única. Um 2º.Dan custa R$ 123 e um 5º.Dan custa R$410.

Qualquer certificado, seja ele de graduações, de Instrutor, etc, são unicamente assinados pelo presidente da Wado-Kai em exercício. Devo também dizer que as folhas dos Exames que se fazem, são assinadas por todos os Examinadores e enviadas para a Sede do Japão. No entretanto, e por e-mail, é enviado um ficheiro com os exames efectuados.

Conclusão: nunca senti que a organização se preocupasse com o dinheiro.

Hai!   Oss!  
« ltima modificao: Julho 20, 2009, 16:43:36 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #12 Online: Julho 22, 2009, 08:34:17 »
Amigos,

Então, sinceramente que eu gostava de saber quais os custos praticados pela JKA...
Como já indiquei os custos da minha organização, já agora e se alguém souber, gostaria muito de ser informado.

Obrigado
Hai! Oss!  
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #13 Online: Julho 22, 2009, 08:54:18 »
Oss Lezon Sensei

da pag da JKA BRASIL

http://www.nkkbrasil.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=59&Itemid=63

último exame do site JKA BRASIL

ÀS ASSOCIAÇÕES FILIADAS

Ref.: CURSO e EXAME DE GRAU FPKT e JKA

Informamos a todas às Associações que a Federação Paulista de Karatê Tradicional e o Instituto NKK JKA Brasil realizarão CURSO DE ATUALIZAÇÃO TÉCNICA, CURSO DE INSTRUTOR, ÁRBITRO E EXAMINADOR DE KYU e EXAME DE GRAU nos  dias 14 e 15 de fevereiro de 2009. O curso é aberto a todos os praticantes (faixas coloridas e graduados) e será ministrado pelos Mestres Y. Tanaka (Rio), Y. Machida (Pará) e Y. Sasaki (São Paulo) no CEPEUSP (módulos cobertos).

Programa: 
1)   Teoria: de instrutor, árbitro e examinador de kyu
2)   Prática: kihon, kata e kumite. Haverá treinamento especial para atletas.
3)   Exame de Grau: pela JKA será feito exame até 3o. grau  e pela FPKT será feito exame até 4o. grau. O exame será feito em conjunto JKA e FPKT de forma que será cobrada uma taxa única de inscrição para o exame de grau.  O aluno poderá fazer o registro de grau nas duas entidades pagando a taxa de registro de grau em separado JKA e FPKT.

Dia 14 de Fevereiro (sábado): das 9:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas
Dia 15 de Fevereiro (domingo): das 9:00 às 12:00 horas

Taxa de inscrição para o CURSO:
·   R$ 80,00 – até o dia 10 de fevereiro /  R$ 95,00 – de  11 a 13 de fevereiro
·    Os Faixas Pretas que forem 3o. Grau ou acima registrados oficialmente pela JKA estarão isentos da taxa de inscrição do curso mas deverão inscrever no mínimo dois alunos para o referido curso.

Taxa Única  de inscrição para o EXAME DE GRAU (FPKT e JKA):
·   1º Dan – R$ 210,00 /  2º Dan – R$ 240,00 / 3º Dan – R$ 270,00 / 4º Dan – R$ 300,00

Taxa FPKT para DIPLOMA (registro FPKT e CBKT), RECONHECIMENTO DE GRAU e ANUIDADE 2008 FPKT (para aqueles que fizerem Exame de Grau):
·   1º Dan - R$ 165,00 /  2º Dan – R$ 190,00 / 3º Dan – R$ 240,00 / 4º Dan – R$ 340,00

Taxa JKA para DIPLOMA JKA (registro Japão e Brasil) e RECONHECIMENTO DE GRAU (para aqueles que fizerem Exame de Grau):
·   1º Dan - R$ 220,00 /  2º Dan – R$ 250,00 / 3º Dan – R$ 330,00
·   Anuidade JKA: R$ 50,00

IMPORTANTE: Lembramos que conforme foi deliberado na última reunião do ano os alunos que fizerem Exame para 1º Dan deverão apresentar os originais dos Certificados de Kyu até Faixa Marrom no dia do exame. Para aqueles alunos que fizerem exame para 2º Dan em diante deverão apresentar o último Diploma de Grau.
Aqueles alunos que forem fazer exame e não tiverem os referidos Certificados e Diplomas deverão solicitar com antecedência junto à FPKT e JKA

________________________________________________________________________________________________
Rua  Nebraska , 222 – Brooklin – 04560-010 – São Paulo – SP              Tel: (011) 5041-5141      Fax: (011) 5041-5907

As inscrições deverão ser feitas até o dia 13 de fevereiro por fax (0xx11-5041-5907), e-mail (fpktradicional@yahoo.com.br e adm@nkkbrasil.com.br )  ou na sede da FPKT / JKA mediante o envio da ficha de inscrição e comprovante de depósito bancário. As referidas taxas deverão    ser depositadas   na conta da FPKT (Banco Bradesco – agência 1445-1; c/c 12963-1)  ou na conta da JKA (Banco Bradesco – agência 1445-1; c/c 22475-8)  ou pagas  diretamente na sede da FPKT / JKA.

Contamos com a presença e colaboração de todos.


Atenciosamente,


Y. SASAKI
Diretor Técnico




FICHA DE INSCRIÇÃO CURSO
EXAME DE GRAU FPKT e JKA  – 14 e 15/02/2009
(Favor preencher em letra de forma e legível)



NOME COMPLETO___________________________________________________________________
ACADEMIA_________________________________ PROFESSOR ____________________________
GRADUAÇÃO ___________________    DATA ÚLTIMO EXAME: ___________________________
ENDEREÇO:  ______________________________________________________________________

BAIRRO: _____________________  CIDADE: _________________________ CEP: ______________

FONE: (____) ____________________  CEL.: (____) __________________________
E-MAIL: _____________________________________________________
INSCRIÇÃO:     (      )  CURSO                                     (      )  EXAME DE GRAU   
(     ) DIPLOMA/RECONHECIMENTO FPKT          (     ) DIPLOMA/RECONHECIMENTO JKA
VALOR PAGO ________________           (    ) CHEQUE    (   ) DINHEIRO   
(    ) DEPÓSITO Bradesco conta FPKT      (    ) DEPÓSITO Bradesco conta JKA     
DATA DA INSCRIÇÃO ___________________

Obs. No caso de depósito bancário enviar comprovante de deposito por fax (0xx11-5041-5907) junto com esta ficha de inscrição

______________________________________________________________________


tá pau à pau  ::) ::)

Katsumoto Sensei deve ter informações melhores .

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Graduações e Filiação ao japão.....
« Resposta #14 Online: Julho 22, 2009, 09:41:41 »
Yama,

Nao sou a pessoa certa para informar sobre a JKA do Brasil.
Sou considerado persona non grata ali.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna