Autor Tópico: Tem explicação !!!!!  (Lida 3784 vezes)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #15 Online: Setembro 18, 2009, 16:21:54 »
Amigo Vinteedois,

Muito embora eu já tivesse debatido aqui no fórum o tema alusivo à resolução da desorganização do Karate, com o espírito de esclarecer e de desejo de poder ver um dia o Karate no Brasil organizado e credibilizado, vou então dizer algo.

Primeiro quero afirmar mais uma que o facto de Portugal ser minúsculo em relação ao Brasil, não é motivo justificativo de as coisas, no tocante ao Karate, estar como estão...Simplesmente, acredite, bastava o governo emanar uma simples directiva transformada em Norma, a qual não iria colidir com a Lei existente, mas tão somente iria naturalmente organizar as coisas...

Mas o problema é que ninguém do governo, nem tão pouco deputados, estão ao corrente da triste situação que se vive no Brasil, no que diz respeito ao Karate. Eu sei como chegar lá...como aliás, já o disse em outro momento aqui no fórum. Vou antes optar por dizer o que se passou por cá e ainda o que vai ocorrendo e, depois, cada um tire as suas ilações...

Bom, no concreto, sabem porque razão em Portugal não proliferam as federações?  

Para alimentar este tema e ainda para que possam fazer reflexões, deixo-vos com esta interrogação. Aguardo vossas reacções e depois voltarei com os devidos esclarecimentos...

  


  
« Última modificação: Setembro 18, 2009, 16:24:42 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #16 Online: Setembro 18, 2009, 17:18:31 »
não tenho nada a acrescentar LEzon Sensei...
Vou ficar no aguardo de novas considerações suas acerca do tema.

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #17 Online: Setembro 18, 2009, 19:08:46 »
Então lá vai...a razão principal pela qual não proliferam as federações em Portugal, deve-se aos seguintes motivos:

1 - Porque a FNK-P - Federação Nacional Karate Portugal, é a única entidade de
     que tem o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva e Utilidade Pública, sendo
     também  filiada na Confederação do Desporto de Portugal, no Comité Olímpico de
     Portugal, tendo por isso, o respectivo apoio governamental;

2 - Porque em Portugal e por Lei existente,todos os Instrutores, sejam eles de
     Karate e ou/ aeróbica, etc, têm que possuir Carteira de Treinador, cujos cursos
     são realizados pelas respectivas federações e reconhecidos pelo governo;

3 - No Karate, quem licencia os Professores de Karate, é a FNK-P, a qual realiza os
     respectivos Cursos de progressão da carreira, a qual neste momento está assim
     determinada:
    
     a) - Treinador Monitor
     b) - Treinador de Nível I
     c) - Treinador de Nível II
     d) - Treinador de Nível III

    
4 - Qualquer federação que queira emergir no país, sabe à partida que tem de
     sobreviver às suas custas, mas, o que de todo em todo trava os seus
     avanços, é que todas as credenciais só podem ser emitidas pela FNK-P;

5 - Quaisquer campeonatos, torneios, realizações sejam elas quais forem, de
     estilo e/ou nacional, organizados pelas federações que não seja a FNK-P,não
     são reconhecidos governamentalmente e seus títulos também não;

6 - Porque só os atletas filiados na FNK-P podem conseguir o Estatuto de Atleta
     de Alta Competição, dando-lhes por isso direito a uma verba mensal atribuida
     pelo governo;

7 - Porque um ginásio, Dojo e/ou qualquer local aonde se ministre aulas de Karate e
     e ou/outra modalidade, tem que ter nas respectivas instalações a presença de
     um Director Técnico e, no caso do Karate, como atrás já referi, quem pode
     licenciar é a FNK-P. Para ser Director Técnico, neste momento a categoria
     mínima é " Treinador Nível I ".

Bom, aho que já disse o bastante que chegue para se compreender as razões porque razão ninguém está interessado em formar mais federações e/ou até Associações...
Toda a gente sabe que só pode dar aulas seja lá do que for, se estiver devidamente credenciado pela sua federação que, no caso do Karate, só a FNK-P tem legitimidade para o fazer.

Hai!  Oss!    
      
      
« Última modificação: Setembro 18, 2009, 19:11:12 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #18 Online: Setembro 18, 2009, 23:57:13 »
Oss

     Sensei Lezon e caros colegas karatecas, imaginem se assim fosse no Brasil... Imaginem se, por exemplo, a CBK/WKF fosse eleita como essa tal unica federação ao qual todos nos teriamos de baixar a cabeça ou seriamos considerados clandestinos...
      Imaginem por um só momento que TODOS os cursos, exames de faixa, seminarios e clinicas só fossem permitidos e considerados validos sob a edige e a boa vontade da CBK/WKF... Imaginem um Dojo de honra e respeito como o Mushikan, por exemplo,  tendo que se "adequar" as normas, regras e ditames da CBK/WKF, ou o Dojo seria fechado...
      imaginem os grandes Senseis de nosso país sendo enquadrados por que não fazem parte dessa federação e portanto não podem ensinar Karate Do, por que o "verdadeiro" karate estaria com a CBK/WKF...
       E aí? imaginaram?
       Pois é caros colegas Karatecas, nesse dia voltariamos no tempo, e tal qual em Okinawa no tempo de Funakoshi, o Karate Do voltaria a ser treinado nos fundos dos quintais pelas madrugadas afora, com os Senseis de verdade transmitindo seus conhecimentos e seu BUDO a luz da lua...
        E podem ter certeza que eu estaria lá, em algum quintal obscuro tentando aprender o que é Karate Do com algum genuino Sensei, por que no dia em que eu for obrigado a me filiar a alguma entidade tipo CBK/WKF eu me torno um clandestino...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #19 Online: Setembro 19, 2009, 08:31:25 »
de qualquer forma a saída é essa Ilson, não com a atual CBK (e principalmente os "príncipes" que reinam nas federações estaduais) mas uma outra coisa, uma outra moral e princípios, com mandatos cumpridos conforme os estatutos, alías, se os estatutos fossem seguidos, não existiria essa arbitrariedade e mercantilismo esportivo.

vale lembrar o que ouvi de sensei Enio Alves outro dia, "o povo esquece que federação não tem nada a ver com o estilo praticado ou a forma de ensinar"

uma organização como essa que o Lezon descreveu serviria apenas para o que se propõe, regulamentar aspectos legais, educativos e fiscais. Bem como um setor de competição. a FORMA de treinamento, o estilo e o tipo de karate praticado, se esportivo, profeta ou Budo, ficaria a cargo de cada escola.

é como aula de biologia, existem bons e maus professores... existe quem ensina apenas decoreba pra passar em cursinho e quem efetivamente educa o aluno nas ciencias biológicas... mas o currículo é estabelecido pelo mec, as provas são regidas pelas universidades seguindo orientações do mec e os conselhos regionais seguem o nacional.

o que não há a menor possibilidade, repito, e concordando com você, é de essa estrutura atual simplesmente querer ser o que o J. Lezon descreveu acima. Não dá ! passa o trator e começa tudo de novo que dá certo...

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #20 Online: Setembro 19, 2009, 08:56:38 »
Caro Ilson MSP,

Sinceramente, penso que se está a pensar como se estivessemos há 50 e/ou 100 anos atrás... Quero dizer ao meu caro e não só que em Portugal ninguém está prisioneiro de ninguém. Todos são autónomos, independentes e responsáveis, gerindo as suas Associações como muito bem entendem.

Para que saiba, todas as Associações de estilo, são completamente autónomas. Por exemplo, no que respeita a graduações, são elas que fazem os exames, estágios, cursos, torneios, campeonatos, etc.

A federação só serve para gerir oficialmente todo o Karate, dando-lhe credibilidade e suporte governamental. Já que falei em graduações, e para que não fique dúvidas, a federação tem uma Comissão de Graduações, da qual eu já fiz parte durante vários anos em representação nacional do estilo Wado, é um orgão eleito que serve para conferir e homologar as graduações que as Associações solicitam à federação para homologar.

A Comissão de Graduações, procede à conferência dos tempos existente entre cada graduação, analisa quem fez a graduação e se não houver casos dúbvios, homologa as graduações, como é óbvio.

A Federação só faz Exames a pedido das Associações, quando estas não possuem Examinadores credenciados. Portanto, meu caro Ilson, toda a gente do Karate é
autónomo, apenas deve integrar-se numa cúpula, cujos orgãos são eleitos pelas Associações de estilo, e que regulamenta a modalidade perante a Lei governamental. E assim se acabam com os picaretas .

Mas, meu caro, dada a globalização, lá virá o dia em que os governantes do Brasil também vão decidir em favor do cidadão, já que, o que está em questão, é a saúde pública.

Quaisquer instalações desportivas, sejam elas de natação, aeróbica, pugilismo, patins em linha, etc, têm que ter a presença física de um director técnico, que como já disse, tem a categoria mínima de Treinador de Nível I. Estas categorias são adquiridas em Cursos feitas pelas respectivas federações de cada modalidades, com o Estatuto de Utilidade Pública.

Não foi por acaso que falei em globalização, já que na europa, a Lei que obriga a ter um director técnico nas instalações desportivas, é comunitária. Trata-se da saúde pública que está em causa, uma vez que qualquer que seja a modalidade, o agente de ensino tem de ter um mínimo de qualificações...

O amigo Farkatt falou muito bem. A federação nada tem a ver com estilos, serve apenas para regulamentar, formar pessoas, etc.   

Hai!  

    
« Última modificação: Setembro 19, 2009, 09:03:07 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #21 Online: Setembro 19, 2009, 09:51:05 »
J. Lezon, realmente tudo o que você escreveu é exato. Difícil, mas possível...

Citar
A Comissão de Graduações, procede à conferência dos tempos existente entre cada graduação, analisa quem fez a graduação e se não houver casos dúbvios, homologa as graduações, como é óbvio.

isso hoje é impossível no Brasil, as graduações são dadas (e retiradas!) ao bel prazer dos "reis vitalícios" que ordenam as federações "oficiais" ou não... claro, que existem bons presidentes, só no nordeste conheço pelo menos 3 filiados a CBK que trabalham de verdade (nenhum de Pernambuco, infelizmente)
Do "sul" nao posso falar pois não os conheço mas sei que também tem gente boa, pagando pelos erros dos desonestos e/ou picaretas "oficiais".

Offline sergiotucano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Votos: +0/-0
    • Livre Pensamento
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #22 Online: Setembro 19, 2009, 15:41:20 »
As considerações que fiz acerca do tema, do meu ponto de vista, parecem irem de encontro com o que foi feito em Portugal.

Muito interessante o trabalho feito por lá...

Oss!

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #23 Online: Setembro 20, 2009, 00:48:51 »
Oss

Caro Sensei Lezon,

                       Em seu post anterior o senhor elencou sete itens do porque só existe uma federeção em Portugal, dentre eles me retive nos itens 2, 3, 4, 5 e 7, que deixam bem claro que somente esta federação é quem possui direitos para realizar tudo o que eu descrevi anteriormente em meu post.
                       Vamos analisa-los:
                     
                       Item 2:
2 - Porque em Portugal e por Lei existente,todos os Instrutores, sejam eles de
     Karate e ou/ aeróbica, etc, têm que possuir Carteira de Treinador, cujos cursos
     são realizados pelas respectivas federações e reconhecidos pelo governo;
                       Como o senhor mesmo disse, só existe uma federação, então se eu quiser ser um sensei terei de fazer o curso deles, do jeito que eles quiserem, e como estamos no Brasil, imagine se eles não "fossem com minha cara", o senhor pense quando seria que eu iria conseguir essa tal carteirinha...
                       
                        Item 3:
3 - No Karate, quem licencia os Professores de Karate, é a FNK-P, a qual realiza os
     respectivos Cursos de progressão da carreira, a qual neste momento está assim
     determinada:
     
     a) - Treinador Monitor
     b) - Treinador de Nível I
     c) - Treinador de Nível II
     d) - Treinador de Nível III   
                     Este item é complementar ao anterior, volto a repetir, estamos no Brasil, imaginem quantos incompetentes (para dizer o minimo) seriam treinadores nivel III, e quantos senseis seriam monitores... Tal qual na questão dos Dans... Teriamos uma corja duas vezes posudos... (pela graduação de treinador e pelo Dan). 

                        Item 4:
   
4 - Qualquer federação que queira emergir no país, sabe à partida que tem de
     sobreviver às suas custas, mas, o que de todo em todo trava os seus
     avanços, é que todas as credenciais só podem ser emitidas pela FNK-P;     
                       Exatamente, se todas as credenciais são emitidas pela toda poderosa federação mãe, imaginem se ela ia correr o risco de autorizar uma federação paralela, e de repete essa federação der certo e Dojos começarem a migrar para essa nova entidade...

                       Item 5:
5 - Quaisquer campeonatos, torneios, realizações sejam elas quais forem, de
     estilo e/ou nacional, organizados pelas federações que não seja a FNK-P,não
     são reconhecidos governamentalmente e seus títulos também não;   
                    Como o senhor mesmo disse, quaisquer realizações... Não estou preocupado com torneios ou coisas do genero, mas com cursos, seminarios e clinicas, teriamos que esperar a boa vontade da toda poderosa para participarmos desses eventos e mesmo assim a toda poderosa faria esses eventos com o palestrante que eles escolherem e no local que eles escolherem... Volto a dizer, estamos no Brasil, não custa lembrar...

                        Item 7:
7 - Porque um ginásio, Dojo e/ou qualquer local aonde se ministre aulas de Karate e
     e ou/outra modalidade, tem que ter nas respectivas instalações a presença de
     um Director Técnico e, no caso do Karate, como atrás já referi, quem pode
     licenciar é a FNK-P. Para ser Director Técnico, neste momento a categoria
     mínima é " Treinador Nível I ".     
                      Isto esta bem claro, somente pode-se ter um Dojo, se possuir a tal carteirinha dada pela federação... E aí? Essa carteirinha seria conseguida sob quais aspectos aqui no Brasil? O aspecto teorico-tecnico do sensei, ou o aspecto da amizade e do (maldito) "jeitinho brasileiro"? Senseis teriam de baixar a cabeça para os dirigentes dessa toda poderosa federação (ou devia dizer imperio?) e se sujeitarem a exames ao belprazer deles... O Brasil é grande, muito grande... Aonde teriam de ir os senseis que por fim da força seriam obrigados a terem essa carteirinha, aos grandes centros? São Paulo, Rio? Teriam de se deslocarem 100, 200 ou 500 km, em busca dessa tal carteirinha? Ou teriam de ir mais longe...

                     Pois é, Sensei Lezon, eu entendo seus argumentos e entendo que essa concepção pode ate funcionar em Portugal, pelos mais diferentes aspectos.
                     Mas aqui no Brasil? Tenho certeza que não, grandes e magnificos nomes do Karate Do seriam colocados de escanteio, e politicos posudos tomariam seus lugares nos assentos desse novo imperio do Karate (tal como ocorre hoje em dia, basta ver os posts enviados pelos proprios federados da CBK/WKF e de outras federações)
                   Alguns podem acreditar que eu possa estar sendo pessimista ou coisa parecida, mas não, infelizmente essa é a nossa realidade, e não vai ser com uma ditadura federativa que vamos modifica-la.
                  Sobre sua frase Sensei Lezon:

Mas, meu caro, dada a globalização, lá virá o dia em que os governantes do Brasil também vão decidir em favor do cidadão, já que, o que está em questão, é a saúde pública.  
                  Creio que quando esse dia chegar, estaremos todos nós, lá no ceu (ou lugar parecido) treinando Karate Do e tocando harpa...

                 Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline xavier

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 28
  • Votos: +0/-0
    • Contingences
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #24 Online: Setembro 20, 2009, 08:13:47 »
Respeito as opinões e ponto de vista de cada um.. e claro que minha origem francesa pesa na minha reação a esses pontos de vista... mas estou cheio de ler respostas deixando entender que vamos esperar muito tempo , talvez nunca vamos ver nenhumas mudanças, para as coisas mudar no karatê do Brasil.. Efeitivamente coisas nunca irão mudar enquanto pessoas não serão decididas para que as coisas mudam. Exemplos de outros paises são puros exemplos de o que pode ser feito em outrios lugares.. Basta o Brasil parar de chorar e de olhar para o proprio umbigo evocando a fatalidade e a falta de rigor.. Começo mesmo a pensar que e questão de cultura, da cultura do fazer o que meu irmão. As coisas podem mudar sim e para isso tem que mudar a forma de pensar a vida e o respeito para com os outros. A final ladroes e pilantras existem nos quatros cantos do mundo mas são percebidos e administrados de outra maneira bem mais expeditiva la pra fora...
xavier baudequin
www.bubishi.net
Gi-Jitsu yori shin-jitsu

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Tem explicação !!!!!
« Resposta #25 Online: Setembro 20, 2009, 21:09:01 »
Caro Ilson MSP,

Bom...eu já aí estive durante 2 anos e meio e devo dizer que vou voltar ao Brasil e para ficar. Com isto não quero dizer que vou ser eu a mudar o estado das coisas...

O que quero dizer ao amigo é que não se deve continuar a ser tão pessimista no que diz respeito à falta de organização do Karate no Brasil. Em Portugal existem mais duas federações de Karate, por sinal de Shotokan, sendo que uma delas, está ligada à ITKF, crida que foi pelo falecido Sensei Nishyama.

Todavia, todos os filiados nesta federação, são também filiados na FNK-P, pois como já foi dito, é esta a oficial e que regulariza o Karate no país. Curiosamente, alguns elementos directivos da federação do tradicional, também estão nos orgãos directivos da FNK-P.

A outra federação existente, e como também foi dito, vive às suas custas, estando esta filiada à federação liderada pelo Sensei Kanazawa.

Creia que no Brasil, as coisas resolver-se-iam se a ordem fosse dada de cima para baixo...e se procedesse à devida fisclização. Em França, a exigência é ainda bem mais apertada que em Portugal e/ou Espanha.

As pessoas do Karate sérias, honestas e competentes que existem no Brasil, se a ordem viesse de cima, eles seriam os primeiros interessados em fazer com que as regras fossem cumpridas. Mas enfim, estarei eu tb no céu quando as coisas entrarem nos eixos no Brasil.

Hai!


Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW