Autor Tópico: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...  (Lida 10463 vezes)

Offline RTHAL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Online: Novembro 18, 2009, 13:24:37 »
Bom dia,
Sou novo por aqui, então deixa eu me apresentar, meu nome é Rodrigo e eu treino BJJ há uns 2 anos e pouco, porém agora gostaria de conciliar com uma arte marcial de trocação, como gosto muito do Karate mesmo conhecendo pouco resolvi assitir alguns videos e aulas, até então o estilo que mais me chamava atenção era o kyokushin, porém pelo pouco que pude ver e me desculpem a ignorância, percebi que não há socos no rosto oq eu achei um ponto fraco, então procurei ver alguns videos de Shotokan e pelo menos nos campeonatos que assiti pude ver que valem os socos no rosto. Então eu gostaria muito de uma opinião de quem realmente treina e conheçe o Karate.

1º Queria saber se realemnte no Kyokushin não há treinamento de socos no rosto?

2º Se no Shotokan pode relamente socos no rosto?

Muito obrigado.


Offline Juca

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 71
  • Votos: +0/-0
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #1 Online: Novembro 18, 2009, 13:29:12 »
bom...neste site a maioria do do pessoal treina shotokan logo vão falar pra vc fazer shotokan....eu treino kyokushin então.....o que vc acha que vou te dizer?

quanto ao soco no rosto no kyokushin....não vale apenas para campeonato, mas se treina soco no rosto sim

conselho, se é que eu posso dar.....visite academias e veja em loco o que lhe convem....

Offline rapidshot

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 38
  • Votos: +0/-0
  • "Viva cada dia como se fosse o ultimo"
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #2 Online: Novembro 18, 2009, 13:59:53 »
cara treino shotokan mas karatê é unico você pode como por azar ter visto no dia um treino do kyokushin sem soco no rosto,mas acredito que tenha soco no rosto como no campeonato do kyokushin eu já vi alguns a luva que é usada é pouca macia acredito que por isso o motivo de não poder dar soco no rosto eu acho mas kyokushin é um bom estilo visite uma academia de um estilo e depois visite a do outro seu espirito vai lhe dizer qual melhor como nosso amigo acima disse visite
“Você tem que pensar que se você retroceder, você evita a morte dos inimigos”

Chosin Chibana – Shorin-ryu Karate-Do

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #3 Online: Novembro 18, 2009, 15:48:28 »
Eu sou do Shotokan (portanto, dou socos no rosto... e levo também!)

Mas acho esse papo de treina ou não treina soco assim, soco assado, a maior besteira...

a conta é simples: quem dá soco no peito, dá soco no rosto a hora que quiser.. só se for muito baixinho e não alcançar nem pulando...

O mesmo pra quem afunda o golpe, pro cara que controla..

o cara que afunda, pode até não saber controlar o golpe... mas quem controla, a hora que quiser afundar, afunda mesmo...

então, é mais ou menos isso...
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

elson1araujo

  • Visitante
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #4 Online: Janeiro 28, 2010, 19:52:15 »
Olá beleza,
sou faixa preta de Karatê UECHI RYU,
talvez vc não conhece o estilo mas entre na internete e procure por karate UECHI RYU, MEU SENSEI E O GUSTAVO SAMPAIO 3º DAN, procure no yotube:Gustavo Sampaio Highlight - Karate Uechi-ryu.
e depois me procure ok!
uma abraço!

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #5 Online: Janeiro 29, 2010, 07:17:25 »
Hum...
Mais um estilo!
Qual a diferença  do Uechi Ryu para o Shotokan? O que ele tem de especial?
Oss...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #6 Online: Janeiro 29, 2010, 07:18:54 »
Highlight aí!
o bagulho é sinistro mesmo!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #7 Online: Janeiro 29, 2010, 08:40:44 »
Hum...
Mais um estilo!
Qual a diferença  do Uechi Ryu para o Shotokan? O que ele tem de especial?
Oss...

Bom não sei muito sobre esse estilo toha mas o que eu sei é que ele vem de okinawa e é um estilo bem forte dá uma olhada nesse documentário que é de goju ryu e de uechi ryu :

Offline Alexandre Gustavo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re: Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #8 Online: Janeiro 29, 2010, 09:42:06 »
RTHAL, eu sou praticante do estilo Goju Ryu, te aconselho a conhecer mais sobre o estilo, pois além de socos no rosto, treinamos joelhadas, dedos nos olhos, mão na garganta e etc... é um estilo muito bom para defesa pessoal!!!!! Com relação a campeonatos você perde um pouco pois esses golpes não podem ser utilizados.... Com relação ao kyokushin até onde sei socos no rosto não são permitidos em competições do estilo, por isso não são treinados!!!!!
Oss.

Offline pedroseigokan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #9 Online: Fevereiro 11, 2012, 21:48:58 »
NO kyokushin, não vale soco na cara, pois nos campeonatos de faixa preta não se usa luvas.

Agora, no treino, treina-se sim, defesas para o rosto e socos na cara, mas aí depende muito do sensei que der aula.

Se o sensei for fissurado em campeonato, provávelmente ele não irá focar na parte marcial do kyokushin.

Esse fenômeno existe há algum tempo no shotokan, parece que eles até esqueceram que o jiyu kumite é o foco do karatê, e o shiai kumite é apenas para aprendizado e aprender a trabalhar na distância.

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #10 Online: Fevereiro 11, 2012, 23:46:36 »
Shotokan é o estilo do Lyoto isso já dá para falar algo do nível que é possível alcançar.

Em shotokan o mais importante são a perfeição técnica, timing e o controle da distância, você pode ver como o Machida pegou 90% dos melhores lutadores do mundo batendo sem apanhar, destruindo eles no Deai.

O seu maior desafio será achar um mestre firme que ensine o verdadeiro karate e não firulas e frescura, karate pula pula. Terá que pesquisar um pouco, mas até aqui no fórum encontra.

Da uma olhada num grande karateca shotokan pra ver se curte:



Já o Kyokushin é um estilo criado por um coreano o Oyama que preza muito pelo força física, porém os grandes lutadores de kyokushin sempre tiveram que fazer um treinamento em kickboxing ou muay thai para se adaptar a lutas reais (tipo K1 do Andy Hug)

E porque ? Porque no kyokushin não há treinamento de socos altos e nem se considera distância de luta real. A guarda é inexistente, noção de distância zero.

O que se ressalta em kyokushin é a capacidade de receber golpes e absorver, nisso eles são nota 10.
Não há grande preocupação com técnica perfeita, é mais em machucar por volume de golpes, inclusive em campeonatos usa-se muito o soco aberto estilo mata cobra.

Dá uma olhada na lenda do Kyokushin Shokei Matsui para ver o mais alto nível em kyokushin:

« ltima modificao: Fevereiro 11, 2012, 23:50:58 por Sato/ »

Offline pedroseigokan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #11 Online: Fevereiro 12, 2012, 01:54:37 »
Está falando bobagem irmão...

No takyoku sono ni, um dos catas do kyokushin é só soco em jodan, como não tem soco na cara?

E quanto a questão da guarda, tem guarda sim, e outra, quando o karateca do kyokushin  vai entrar em campeonato de kickboxing, o máximo que ele faz, é procurar alguma academia de boxe inglês, muay thai, eu nunca vi ninguem do kyokushin treinar.

O muay thai é rústico demais, e não acrescenta em nada sair do karatê para ir para lá.

Eu treino goju seigokan há 3 anos, e entrei no kyokushin agora.

As diferenças básicas são: na goju, vc treina mão aberta pra caramba  um pouco de projeção e um pouco de newaza, o estilo é voltado pro jyiu kumite, treina-se shiai apenas para poder ter noção de distância e deai, mas com o objetivo sempre de fazerum jiyu kumite bem feito.

No shotokan, eu fui fazer um treino experimental convidado por um amigo meu que pratica.

É patético, eu não sei que nível é esse que vc está falando...

Eles são bons no shiai kumite, mas mesmo no chiai kumite um pequeno contato um pouco mais forte q o normal, eles simplesmente caiam, um maegueri na barriga q nem era forte, eles paravam a luta e ficavam reclamando de dor, que "arte marcial é essa?"

No jiyu kumite então, nem se fala, eles apanhavam igual uma criança, só faltavam chorar.

E os próprios faixas pretas que lá tinham, na primeira pancada que tomavam, ficavam reclamando.

Para não "malhar" o estilo shotokan, existe um dojo no RJ, que os caras são bons, sabem newaza, e sabem fazer jiyu kumite, que são os alunos do tanaka, o resto é balé e não karatê.

Se um cara desse do shotokan, pegar um do kyokushin, toma uma sova linda.

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #12 Online: Fevereiro 12, 2012, 12:55:47 »
Olha cara, eu postei um vídeo bom do kyokushin para ajudar até porque em geral o nível técnico é ridículo.
Em combate sempre são dois barris com mais de 100kg se empurrando barriga com barriga e dando mata cobra nas costelas, chutinho nas pernas e só. Isso é kyokushin.

Não há socos no rosto nas competições e treinos o que faz com que essa luta seja totalmente inútil em termos de defesa pessoas e controle de distância. Isso do kata é bobagem pois nunca é usado.

O kyokushin é apenas uma mistura, copiou muay thai pois chutes com a canela nunca existiram em karate de verdade, também o Oyama pegou os chutes tradicionais coreanos e os colocou, fez um mistão e vendeu como karate.

No Japão Kyokushin não é sequer aceito como Karate e sim como "Esporte de Contato Kyokushin". O criador do estilo não passava de uma mafioso farsante e medroso, basta ler o livro de Jon Blooming(10 dan kyokushin) para sair da ilusão, leia, não brigue comigo, leia.

Já treinei em Porto Alegre Kyokushon por 4 anos, lá por 1999-2003, com o Sensei Aderino um dos melhores do Brasil, sei do que estou falando. Quando fui fazer a transição para shotokan eles choraram pra eu ficar pois tinha 1m93 105kg e poderia ganhar muitos campeonatos. Queriam até me fazer pular faixas pra compensar hehehe.

Eu expliquei sobre as diferenças de shotokan pula pula(WKF) e shotokan real acima, se você não sabe ler problema seu.
Há diversos dojos tradicionais shoto onde o seu kyokushin voltaria sem os dentes para casa, faça uma visita aos locais certos ao invés de falar $%&! na internet.


Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #13 Online: Fevereiro 12, 2012, 13:29:00 »
Rapaziada,

   Eu não queria postar isso, mas o sato\ tá na pilha e eu gosto de provocá-lo. Jamais perderia esta oportunidade.

   Se vocês estão novos - recém-casados e sem filhos, universitários, jovens que vão pra balada com uma gatinha e se ela for sarada ficam com o $%&! piscando a respeito de qual jeito ninja irão pular em cima de quem vá assediá-la quando ele for ao WC sozinha, LUTEM!

   Mas lutem de filmar - não com celular vagaba - mas com câmera com tripé e tudo mais, pegas shotokan vs kyokushin, shotokan vs goju, briguem, briguem e depois vão todos tomar cerveja e comer pizza. Há um princípio de respeito mútuo entre praticantes de karatê que evita com que pessoas *** sãs *** não apliquem golpes em outras desmaiadas ou que já sinalizaram desistência. Todo mundo tem chance de sair quase inteiro da porradaria. Criem a própria história de vocês. Depois o tempo passa e fica tudo neste ambiente imaginário, chato pra cacete. Escrevo isto com a maior tranquilidade, pois já não posso sair me estapeando e com isso minha enorme capacidade de dar palpites aumenta.

   Para se inspirarem, peguem uma caixinha com seis garrafinhas long neck de cerveja SOL, cliquem em dois podcasts (no www.pintokaratedojo.wordpress.com) chamados: "Arquivo D´Elia Sensei #x parte", onde x = 1 e 2. Usem fone de ouvido e não deixem absolutamente nada interrompê-los. São aproximadamente duas horas e um pouco mais de uma história que cada vez mais começo a acreditar que nunca mais vai voltar. Percebam bem os momentos em que o então shodan D´Elia está na maca, do lado do então shodan Ennio Vezulli, um com o nariz quebrado em três partes e o outro com a boca feito uma couve-flor, sendo que cada uma das lesões fora provocada pelo outro colega de maca. Após os reparos de funilaria no hospital foram tomar cerveja... JUNTOS.

   Todos gostamos de lutas. Kyokushin, sinceramente, é minha opinião pessoal, sofre um preconceito no Japão pelo fato de ter sido criado por um coreano. É uma luta boa pra $%&!, temos diversos representantes no meio profissional de lutas que vieram deste estilo. Se passa na tv eu paro para assistir. Ninguém pode negar Andy Hug, Francisco Filho e outros que não vou repetir aqui. As regras da competição do kyokushin, na minha opinião, são ruins. Criam vícios. Mas temos também nas outras associações (WKF, JKA, ITKF) problemas com as regras de shiais e de jyu kumites competitivos.

[]´s
BigBoy

Offline pedroseigokan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re:Sou um novato com dúvidas sobre o Karate...
« Resposta #14 Online: Fevereiro 12, 2012, 14:05:17 »
Sato:

Dizer que no karatê não tem canelada é brincadeira, no goju ryu, queé mais tradicional que o seu shotokan, têm, determinados chutes só poder ser usados com a canela, ow low kicks, e os chutes no saco por exemplo.

Quanto ao shotokan, eu disse que existem dojos tradicionais, porém são uma minoria, no rj, só o do tanaka que é voltado para o jyiu kumite, o resto é "pula pula" como vc mesmo disse.

E outra coisa, vc se referiu ao kyokushin como sendo "meu", porém, o estilo que eu considero meu é o goju-ryu seigokan do sensei seigo tada.

Quanto aos katas, todo estilo tem o seu kata que define o que é o estilo, o kata que define o que é o goju é o sanchin.

No nosso dojo tem um faixa preta de shotokan, que esta treinando lá, ele apanha para faixa verde, é quedado, e finalizado no chão toda hora, vc acha isso bonito?

Eu acho feio, principalmente se tratando de um estilo extremamente popular no mundo todo.

Quanto ao kyokushin, vc treinou no lugar errado, pois onde eu treino, possui sim guarda alta, e socos em jodan, a não ser que o meu sensei, o que pode rolar é que o sensei já lutou boxe, então ele pode estar sincretizando o estilo.

Agora, quanto a ineficácia do kyokushin eu não concordo.

Nesse video ai os caras do kyokushin arrebentam os caras de vários estilos de kung fu diferentes.