Só o Kyokushin tem kanji no Karate Gi?Qual o motivo de tanto alarde?cada um usa a graduação que bem entender..nao muda nada o Karate.Isso nao seria im beneficio para a arte marcial? Uma celebridade que percebeu a importancia de treinar-se Karate para o sucesso no MMA?Porque é que Brasileiro sempre mete o pau?Aquilo não é Kimono Curto, é kimono normal.Ou seria melhor ficarmos invisiveis, como tem sido o caso a séculos.......Karate is back!!!
Oss!Salvo engano, esse assunto já foi debatido aqui no fórum.
Oss,Também não compreendi. A faixa azul, no Karate-do, para mim é algo novo, mas deve ter vindo (ou ter sido adotada) por uma necessidade. Vou pesquisar sobre isso para formular uma melhor opinião, uma vez que não conheço um Dojo próximo que tenha adotado este padrão. Entretanto, ela deve servir, como as demais, para que o instrutor saiba em que grau de aprendizado encontra-se aquele aluno, como é de fato a proposta de Jigoro Kano (elaborador do sistema), bem como incentivar o desenvolvimento do Karateca.Os dizeres em japonês (Kanji) nos Karate-Gi, Obi e aparatos sempre existiram, bem como os escudos das escolas ou federações.A manga do Kimono em questão é muito mais cumprida do que a do meu! E olhe que a minha já está um pouco desgastada, o que a torna menor ainda!Não sou muito fã de MMA, mas estou de pleno acordo com o Sensei Roberto no que diz ser algo muito bom para o Karate-do, elevando sua importância, principalmente aqui no Brasil.Oss.
belfort recebeu a faixa direto das mãos do Mestre Tanaka do Rio de janeiro..Vc acha que ele não tem autoridade para tal?Sobre Belfort ter deixado o time do Carlson, o que vc faria se tivesse um tecnico que nao te treinasse e ainda assim levasse 20% de sua bolsa??Nao julgue as coisas sem antes ter conhecimento de causa.Faixa azul no Karate existe em todos os paises civilizados a muito tempo.No Brasil é que foi imposto um sistema diferente, o que nao muda nada.No meu Dojo dou azul para os garotos abaixo de 6 anos faz muito tempo.Sobre a sua pergunta se i Vitor é meu camarada...não, não é.Mas ele é um melhores exemplos de como um atleta de MMA deva se portar. Nao tem perfil Bad Boy e um carater irrepreensivel.
Leia de novo o que escrevi...nao custa nada.So para lembra-lo. No Brasil existem 28 organizações Oficiais de Karate. cada qual com o seu sistema de faixas.Mas sómente para lembra-lo.......só tem dois tipos de Karate...Karate bom e Karate ruim..Se vc acha que o belfort nao merece a azul, vai la e ganha dele.