Karateca.net - O nosso dojo virtual
Karate => Geral => Tópico iniciado por: André125 em Dezembro 27, 2009, 20:12:09
-
Galera gostaria de abrir este tópico para uma discussão de o porque de o karatê ser tão desvalorizado e de possuir uma imagem tão ruim hoje em dia.Digo isso por experiência própria,pois antigamente por ter assistido algumas aulas de karatê em academias muito das podreiras e na época praticar capoeira um lugar muito bom(que só parei por duas vezes a academia fechar em uma e o professor sair de outra) tive a impressão errada de que o karatê era "uma porcaria que não servia para nada",e essa impressão só foi totalmente reformulada por eu assistir uma aula em uma academia extremamente competente na qual treino atualmente.
Mas mesmo assim ainda ouço piadinhas dos meus amigos dizendo que é "luta de viadinho,coisa pra criancinha que apanha na escola e etc" hehehehe e que luta de verdade é muay thai e jiu jitsu.
Contudo sempre levo na brincadeira isso como tudo na vida e não me prendo na opinião dos outros,pois acho que todas as artes marciais tem o seu valor,mas mais agora do que nunca acho que uma arte marcial que não possui uma filosofia de vida de nada adianta praticá-la por toda a vida,a não ser que seja por um curto espaço de tempo somente para ter conhecimento de suas técnicas.
Enfim queria saber como tudo isso chegou a esse ponto,do karatê ser sinônimo de luta a alguns anos a traz e hoje por muitos ser motivo de chacota.
Abraço galera! ;)
-
OSS, André125...
ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 80, QUANDO SE BUSCAVA REFERÊNCIA SOBRE ARTE MARCIAL FORTE O NUMERO 1 ERA O KARATÊ-DÔ, NÃO TINHA OUTRA. BASTA FOLEARMOS A INCICLOPÉDIA "CONHECER" E Là ELES DENOMINAM O KARATÊ COMO A DANÇA DA MORTE, ATRIBUINDO A NOSSA ARTE COMO A MAIS LETAL DOS ESTILOS DESARMADOS.
INFELISMENTE, A AMBINÇÃO DE A QUALQUER PREÇO INCERIR O KARATÊ NAS OLIMPIADAS O PREÇO FOI A SUAVIZAÇÃO DESSA ARTE.
AGORA VOLTANDO AOS NOSSOS DIAS...
VAMOS SER REALISTAS...
QUEM BUSCA UMA ARTE PARA PODER SE DEFENDER, VAI OPTAR PELO KARATÊ "PULA-PULA" OU UM ESTILO DURO?
E O QUE VOCÊ VÊ MAIS? ACADEMIAS DE KARATÊ "PULA-PULA" OU KARATÊ-DÔ MARCIAL?
O KARATÊ "PULA-PULA" MESMO SENDO INEFICAZ, INFELISMENTE É O QUE MAIS SE TEM POR AÃ, ESSE É O NOSSO PROBLEMA, PROVARMOS QUE NÃO SOMOS O MESMO KARATÊ.
MAS COMO TUDO É PASSAGEIRO, O TEMPO DESSES "PULA-PULA" ESTà CHEGANDO AO FIM.
EM TODO LUGAR ESTÃO SURGINDO GRUPOS DE KARATÊ-DÔKAS COMPROMISSADOS EM RESGATAR A ANTIGA GLÓRIA DO kARATÊ-DÔ.
OSS...
-
Oss
Infelizmente o Higino esta certo Andre... O que mais existe hoje em dia são "academias de karate", academias, não Dojos, fora os picaretas criadores dos maiores absurdos e que teimam em chamar seus franksteins de karate.
Eu como karateca não dou o menor valor para o pula-pula, acho uma vergonha chamarem aquilo de karate, imagina então para um leigo que, por exemplo, assiste uma aula de Boxe ou BJJ e depois assiste uma aula de pula-pula! Ele vai dizer o que? No Karate, mais do que em qualquer outra arte, é preciso separar o joio do trigo.
Alguns colegas meus pensavam da mesma maneira que seus amigos, eles mudaram de ideia apos irem assistir a treinos no Dojo aonde pratico... :-X
Oss
-
e eu lamento lembrar que, pelos mesmos motivos (esporte), o Judo também está descaracterizado como arte marcial e o JiuJitsu está indo exatamente pelo mesmo caminho... poucos professores hoje em dia treinam defesa pessoal ou atemi waza em suas aulas, mas sabem de cor todos os passos para ganhar uma luta de jiujitsu esportivo com os "macetes" de ganhar pontos...
pontos que não significam nada para o objetivo marcial...
-
KARATE PULA PULA É SÓ AQUI NO BRASIL. NA EUROPA É UM DOS MAIS FORTES.ALIAS ESSE PAPO QUE KARATE DE COMPETIÇÃO É FRACO GERALMENTE VEM DE GENTE QUE NUNCA COMPETIU. TREINAR KUMITE EM DOJO NUNCA SERA IGUAL A LUTAR NUMA COMPETIÇAO...NUNCA SERA.POR MAIS QUE SE TENTE, NUMA COMPETIÇAO TEM AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA, QUE NO DOJO NAO TEM.
ALIAS, O DELIA JA COMENTOU SOBRE ISSO NUM OUTRO TOPICO.
-
Oss.
Sensei M. Nakayama, em uma de suas obras O Melhor do Karate, adverte os competidores para que nunca tenham os pés plantados totalmente no tatame, que os levantem levemente ao ponto de se tornarem menos sólidos com o chão, utilizando pequenos deslocamentos para frente e para trás, aliviando a tensão dos ombros e com isso calculando sempre a distância do oponente (que provavelmente também estará realizando tais estudos e movimentos).
Acontece que essas instruções passam de grande dica de combate para tremenda avacalhação do Karate competitivo quando repassadas aos alunos por um instrutor mal preparado ou que jamais tenha conhecido a verdadeira maneira de lutar.
Oss.
-
OSS, katsumoto...
KARATÊ "PULA-PULA" É FRACO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, E SE NÃO ME ENGANO FOI NA EUROPA QUE ELE SURGIU.
E DIGO MAIS...
QUALQUER COMPETIÇAO DE KARATÊ NOS MOLDES QUE EXISTE HOJE (POR PONTO) SEJA PULA-PULA OU NÃO CONTRIBUI PARA A DESVALORIZAÇÃO DO KARATÊ-DÔ, BASTA CONSTATAR O PÚBLICO INSIGNIFICANTE QUE VÃO ASSISTIR ESSES EVENTOS.
SE ESSE TERMOMETRO (FALTA DE PÚBLICO) NÃO ALERTA A TODOS O QUE MAIS VAI ALERTAR?
O PROBLEMA É QUE FICAMOS DISCUTINDO AQUI O QUE FOMOS E O QUE FIZEMOS, E NADA SE FAZ NO QUE TANGE NO QUE NOS TORNAMOS. LEMBRE-SE: "A IMAGEM DE UM FALARà BEM OU MAL DOS DEMAIS", E NÃO ADIANTA DIZER QUE QUE ISSO NÃO O AFETA, POIS VOCÊ SABE QUE SIM, SE NÃO NÃO ESTARIA AQUI DISCUTINDO ESSE ASSUNTO.
EU SEI O QUE FIZ, VOCÊ E TODOS AQUI NESSE FORUM... AGORA QUAL A SUA PROPOSTA PARA MODIFICAR ESSE QUADRO EXISTENTE?
E EXTENDO ESSA PERGUNTA A TODOS OS OUTROS QUE PORVENTURA AQUI PARTICIPAREM.
ISSO AFETA A TODOS, NÃO SOMENTE AOS "PULA-PULA", POIS O QUE O André125 NARROU É A MAIS PURA VERDADE, ESSES COMENTÃRIOS NEGATIVOS QUE POR Aà ROLAM PREJUDICAM EM MUITO A TODOS NÓS; OU Hà DÚVIDAS A ESSE RESPEITO?
SOMENTE NÓS KARATÊ-DÔKAS FORTES UNIDOS SOB UMA MESMA BANDEIRA PODEREMOS MODIFICAR ESSE QUADRO EXISTENTE.
OSS...
-
pula-pula ou karate de verdade (leia-se: JkA), tanto faz.. importa é o karateca.. e não a instituição.
(seqvme)
Eu sou do pula-pula...
mas no entanto, não "pulo-pulo"...
(até porque eu sou gordo...)
-
e eu lamento lembrar que, pelos mesmos motivos (esporte), o Judo também está descaracterizado como arte marcial e o JiuJitsu está indo exatamente pelo mesmo caminho... poucos professores hoje em dia treinam defesa pessoal ou atemi waza em suas aulas, mas sabem de cor todos os passos para ganhar uma luta de jiujitsu esportivo com os "macetes" de ganhar pontos...
pontos que não significam nada para o objetivo marcial...
É isso aew cara pelo menos no meio em que vivo com o pessoal da minha idade outro alvo de chacota é o judo que até eu até hoje nunca tive a oportunidade de saber sobre um que me agradasse e que não fosse unicamente um simples "empurra,empurra".
Mas voltando ao karatê acho que para que ele voltasse com tudo o público que mais deveria ser atingido é o de pessoas de 15 à 20 anos,porque é uma coisa extremamente difÃcil de ver gente da minha idade(16 anos) começando a praticar,hehehe e com toda certeza também aumentar o público feminino que pelo menos pelo que meu sensei me disse era extremamente maior .
-
OSS, Vinteedois...
CONCORDO COM O SEU COMENTÃRIO...
O IMPORTANTE NÃO É A ENTIDADE MAS O PRATICANTE, E EM TODAS ELAS EXISTEM KARATÊ-DÔKAS DE BOA QUALIDADE.
OSS...
-
Mas voltando ao karatê acho que para que ele voltasse com tudo o público que mais deveria ser atingido é o de pessoas de 15 à 20 anos,porque é uma coisa extremamente difÃcil de ver gente da minha idade(16 anos) começando a praticar,hehehe e com toda certeza também aumentar o público feminino que pelo menos pelo que meu sensei me disse era extremamente maior .
CAra, ultimamente eu tenho é ido na contra-mão do que você está dizendo, ou propondo.
Na verdade, que se fodam as pessoas que não querem fazer karate, ou os que acham que é coisa de $%&!.
E que se fodam também as pessoas novas e que nunca conheceram o karate...
Karate não tem que ficar fazendo "promoção" de nada não.
Quem quiser aprender karate, que corra atrás de um bom sensey, de um bom dojo...
não é o sensey que tem qeu ficar correndo atrás de ninguém não.
E outra, karate não é pra qualquer um não.. e quando digo "qualquer um" é qualquer um mesmo no pior sentido da palavra...
karate é pra poucos.
karate é pra pessoas de caráter...
E essa juventude nossa, essas pessoas a quem você se refere, que pelo que entendi "o karate deveria arrebanhar"... na sua grande maioria são um monte de $%&!, pessoas vazias, superficiais e sem $%&! nenhuma que se aproveite...
É desse monte de $%&! que queremos encher nossos dojos?
no meu não!
E respondendo a pergunta:
Porque o karatê de hoje em dia está tão desvalorizado?
Porque as pessoas querem as coisas rápidas, dinâmicas.. geração fast food (lembra? sabe o que é isso?)
E karate com certeza tá muito longe disso...
karate é lento, demorado, passo a passo, etapa por etapa.. não dá pra queimar etapas, requer muito esforço, muita dedicação...
até que começe a entrar na sua mente...
dizem qeu o karate começa mesmo é na faixa preta.
E a rapaziada hoje em dia quer é mesmo é treinar 2 ou 3 meses, aprender uns guiakos uns chutes e sair por aà dando porrada...
(nada contra.. pra mim, karate é pra isso mesmo: eu treino pra dar porrada.. não treino pra filosofar não)
mas pra você aprender a dar porrada mesmo como o karate ensina.. do jeito que o karate é... velho...demora muito...
já tem mais de 10 anos que eu treino e ainda não aprendi como se faz.
Não é o karate que tá desvalorizado não.. as pessoas é que perderam o valor, de um modo geral...
E digo mais: foi por essa onda de "democratizar", "marquetizar", "promover" o karate, é qeu o karate entrou na lama que tá hoje.
repito: karate é pra poucos!
-
Isso aqui estava em outro tópico, mas acho qeu caberia perfeitamente nesse aqui, a contribuição do colega forista katashotokan:
Por que nele não existem diferenças entre pessoas, é por que no Dojo todos são iguais, Pobres ou ricos, negros ou brancos, quem quer que você seja só será respeitado e progredirá realmente se treinar, se esforçar e, acima de tudo, merecer independentemente da cor da pele e da conta bancária.
Isso é justiça.
Por que nos momentos difÃceis da vida tenho vontade de treinar, é por que o treino nos recoloca em equilÃbrio e nos faz receptivos à sabedoria dos grandes mestres do passado.
Por que demora para se trocar de faixa, é por que o Karate não tem por objetivo formar lutadores, e sim formar homens de caráter em prol de um mundo mais humano e justo, e isso leva tempo.
Por que existem tão poucos faixas pretas, é por que, poucos são os que têm a disciplina e a determinação para seguir adiante, enquanto muitos desistem e ficam pelo caminho.
Por que os treinos são difÃceis e é dada tanta atenção aos detalhes, é por que na vida, quase nunca o caminho mais fácil é o correto a ser tomado.
Por que no último movimento você deve soltar seu grito de Kiai, é por que no último momento, quando suas forças estiverem no fim é que você, ao invés de se conformar com o cansaço, deve reunir suas energias e fazer o melhor possÃvel.
Por que é importante praticá-lo, é Por que ele revela nossas fraquezas, e nos torna pessoas melhores, o verdadeiro Karateca é aquele que compreende estas verdades e busca aplicá-las no dia-a-dia em seu benefÃcio, e em benefÃcio daqueles que lhe são próximos.
Oss!
-
OSS, Vinteedois...
SEU COMENTÃRIO FUI MUITO PERTINENTE.
MAS, GOSTARIA DE APELAR PARA O SEU BOM SENSO...
SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, SE RECORDAR DO MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU PRATICAR O KARATÊ-DÔ, VOCÊ VERà QUE SE AQUELA NOSSA REALIDADE FOSSE A DE HOJE SERIA MUITO DIFÃCIL ESCOLHERMOS O KARATÊ QUE ESTà AÃ, CONCORDA. (FALO ISSO SOB A ÓTICA DE UM LEIGO).
A MAIORIA ESMAGADORA DO KARATÊ QUE POR Aà SE VÊ, É DE QUALIDADE PÃFIA. EU SEI DISSO VOCÊ TAMBÉM SABE... E QUANTO AOS LEIGOS, ELES SABEM QUE EXISTE ESSE OUTRO KARATÊ?
É ÓBVIO QUE NÃO.
LOGO, PESSOAS DE QUALIDADE QUE PODERIAM ESTAR PRATICANDO O BOM KARATÊ NÃO O ESTARÃO DEVIDO A Mà IMAGEM HOJE VIGENTE.
OBS: CONCORDO QUANDO DIZ QUE KARATÊ NÃO É PARA QUALQUER UM, E DIGO MAIS...
KARATÊ NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM É.
OSS...
-
Editado por eu ter enviado a mesma mensagem duas vezes,e não ter a opção de apagar xD,o que vale é a mensagem de baixo
-
OSS, Vinteedois...
SEU COMENTÃRIO FUI MUITO PERTINENTE.
MAS, GOSTARIA DE APELAR PARA O SEU BOM SENSO...
SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, SE RECORDAR DO MOTIVO PELO QUAL ESCOLHEU PRATICAR O KARATÊ-DÔ, VOCÊ VERà QUE SE AQUELA NOSSA REALIDADE FOSSE A DE HOJE SERIA MUITO DIFÃCIL ESCOLHERMOS O KARATÊ QUE ESTà AÃ, CONCORDA. (FALO ISSO SOB A ÓTICA DE UM LEIGO).
A MAIORIA ESMAGADORA DO KARATÊ QUE POR Aà SE VÊ, É DE QUALIDADE PÃFIA. EU SEI DISSO VOCÊ TAMBÉM SABE... E QUANTO AOS LEIGOS, ELES SABEM QUE EXISTE ESSE OUTRO KARATÊ?
É ÓBVIO QUE NÃO.
LOGO, PESSOAS DE QUALIDADE QUE PODERIAM ESTAR PRATICANDO O BOM KARATÊ NÃO O ESTARÃO DEVIDO A Mà IMAGEM HOJE VIGENTE.
OBS: CONCORDO QUANDO DIZ QUE KARATÊ NÃO É PARA QUALQUER UM, E DIGO MAIS...
KARATÊ NÃO É PARA QUEM QUER, É PARA QUEM É.
OSS...
Concordo plenamente contigo, como é que uma pessoa vai a traz de qualquer coisa sendo que todas as suas referências sobre isso são péssimas.Discordo de alguns pontos com você Vinteedois,hoje muita gente procura a luta estilo fast food e não uma arte marcial demorada como karate que diferente de lutas como muay thai em que se aprende todos os movimentos em questão de meses,requer uma vida inteira de dedicação mas como em todas as idades e classes sociais deve-se separar o joio do trigo.
Só que com a má fama em que o karatê está hoje em dia quase não se consegue nem os que não prestam para essa arte marcial,quanto mais os aptos.Se você só ouve coisas ruins sobre alguma coisa,terá vontade de procurar saber se é isso mesmo o que falam!? Cadê os adolescentes,cadê a mulherada!? ???
-
Cadê os adolescentes,cadê a mulherada!? ???
Olha só bicho: adolescente você deve encontrar aos montes, em alguma matinê ou nas sessões de cinema do filme Lua Nova.
já a mulherada... se não me engano, do lado da Mushin tem uma portinha que é uma beleza! é só chegar lá e "cair pra dentro". (mas tem qeu ter mais de 18 anos pra poder conhecer as nobres donzelas)
Em resumo, no karate não tem idade, não tem sexo... no dojo, todo mundo é karateka.
-
Oss!!...
Sou faixa amarela, estilo Shotokan, estou iniciando na arte do karatê, e tenho tido conflitos e dúvidas a respeito desse dualismo: Karatê "pula-pula" X Karatê arte; por favor, definam para mim o que caracteriza exatamente o karatê "pula-pula".
Obrigada!
-
Oss,
Pular? ;D :D ;)
Oss.
-
Ok HIgino,
Entao pega o Yamamoto e ganha dele..ou então qualquer Frances da Equipe de Kumite. Campeão MUndial é Campeao Mundial....nao tem como negar isso.
O Karate esta ruim por causa da administraçao dele, nao por causa dos lutadores.
Nao sei nada sobre vc, mas sempre treinei e fui graduado na JKA, portanto posso garantir que tudo é a mesma farinha do mesmo saco.
O que diferencia são os lutadores, se pula ou não é de cada um.
-
Cadê os adolescentes,cadê a mulherada!? ???
Olha só bicho: adolescente você deve encontrar aos montes, em alguma matinê ou nas sessões de cinema do filme Lua Nova.
já a mulherada... se não me engano, do lado da Mushin tem uma portinha que é uma beleza! é só chegar lá e "cair pra dentro". (mas tem qeu ter mais de 18 anos pra poder conhecer as nobres donzelas)
Em resumo, no karate não tem idade, não tem sexo... no dojo, todo mundo é karateka.
Cara acho que você está me entendendo errado...Se fosse pra ver gente da minha idade e principalmente a mulherada com certeza não faria karatê porque vejo todo dia ambos na escola e em qualquer balada.Estou fazendo essas perguntas porque acho que o karatê está ficando uma coisa mais restrita para crianças e pessoas de meia idade...
-
OSS, katsumoto...
VOU TE RESPONDER COMO RESPONDà NO OUTRO TÓPICO...
"TÃ PRA NASCER UM HOMEM QUE ME META MEDO".
AGORA, LIMITE-SE A FALAR POR VOCÊ, NÃO PONHA O NOME DE OUTRAS PESSOAS ACHANDO QUE ISSO VAI INTIMIDAR TODO MUNDO.
OBS: UMA COISA VOCÊ ESTà CERTO, "CAMPEÃO É CAMPEÃO"... DESDE QUE LUTE FORTE, SE NÃO...NÃO VEJO DIFERENÇA.
OSS...
-
Estou fazendo essas perguntas porque acho que o karatê está ficando uma coisa mais restrita para crianças e pessoas de meia idade...
Então me explique: qual o mal disso?
(o que te incomoda com essa situação?)
-
OSS...
CREIO QUE QUANDO ESSAS CRIANÇAS SE TORNAM JOVENS OU ADULTAS SAEM PARA PRATICAR OUTRA COISA.
ESSE É O PROBLEMA.
OBS: QUANDO FAÇO ESSE COMENTÃRIO, NÃO VALE PARA QUEM FAZ UM KARATÊ-DÔ SÉRIO.
-
Então me explique: qual o mal disso?
(o que te incomoda com essa situação?)
O mal é que não deveria haver um único público alvo e sim vários,pois crianças são atraidas pelo karate de forma diferente dos adolescentes que por sua vez são diferentes dos adultos.
-
Aà que tá André...
pro karate só existe um público alvo: as pessoas que querem treinar karate.
O cara tem que saber o que quer...
vejamos:
as crianças: elas normalmente treinam karate porqeu alguém mandou, alguém quer.. normalmente os pais... dificilmente, você vê uma criança karateca já desde pequenina... ela vai sendo forjada (forjada, não forçada) com o passar dos tempos.
os adolescentes: adolescente, não sabe o que quer... adolescente quer tudo, e quer mole, e quer fácil, e sem esforço... ainda mais essa "adolescÊncia' dos nossos dias... a geração fast-food... enfim... adolescente é adolescente... tá mais preocupado em mudar o mundo e em encontrar novas formas de irritar os pais, que com qualqeur outra coisa.. na boa.. tenho nem o que falar mais sobre isso..
os adultos.. bom.. os adultos já passaram pela fase adolescente, já sabem se são meninos ou meninas, e quando se prestam a fazer alguma coisa na vida é porque já vivenciaram, já observaram, já fizeram muita besteiras e sabem mais ou menos o que devem fazer....
é mais ou menos por aÃ...
enfim... eu vou sair dessa discussão pois sinto que já não tenho mais nada a acrescentar.
Sinta-se a vontade, o karateca.net é nosso!
hoje o fórum é seu, hoje o fórum é nosso, é de quem quiser...
8)
-
Karatê no Rio de Janeiro, cerca de 90% dos karatecas cariocas mirins são desportistas ávidos. Empolgação, muito treino até a adolescência. Em termos de competições o Rio é disparadamente o melhor nas categorias mais tenras.
Mas ai chega o monento do vestibular no final da adolescência. O karatê tem que ser deixado de lado pelos estudos. Isso se o adolescente quer entrar em uma boa Universidade de primeiro escalão. Ou ainda pior, chega a hora em que é necessário trabalhar, adeus horas vagas para treinamento.
Aqui não é paÃs de primeiro mundo onde o esporte é incentivado. Se por um lado as instituições universitárias não incentivam o esporte, nossas organizações desportivas do Karatê deixam muito a desejar. E sem esporte o incentivo para os mais jovens diminue muito. Até que estes jovens adquiram estabilidade econômica para poder se dar ao luxo de voltar a treinar com certa regularidade é um processo demorado e difÃcil.
-
Isso aqui estava em outro tópico, mas acho qeu caberia perfeitamente nesse aqui, a contribuição do colega forista katashotokan:
Por que nele não existem diferenças entre pessoas, é por que no Dojo todos são iguais, Pobres ou ricos, negros ou brancos, quem quer que você seja só será respeitado e progredirá realmente se treinar, se esforçar e, acima de tudo, merecer independentemente da cor da pele e da conta bancária.
Isso é justiça.
Por que nos momentos difÃceis da vida tenho vontade de treinar, é por que o treino nos recoloca em equilÃbrio e nos faz receptivos à sabedoria dos grandes mestres do passado.
Por que demora para se trocar de faixa, é por que o Karate não tem por objetivo formar lutadores, e sim formar homens de caráter em prol de um mundo mais humano e justo, e isso leva tempo.
Por que existem tão poucos faixas pretas, é por que, poucos são os que têm a disciplina e a determinação para seguir adiante, enquanto muitos desistem e ficam pelo caminho.
Por que os treinos são difÃceis e é dada tanta atenção aos detalhes, é por que na vida, quase nunca o caminho mais fácil é o correto a ser tomado.
Por que no último movimento você deve soltar seu grito de Kiai, é por que no último momento, quando suas forças estiverem no fim é que você, ao invés de se conformar com o cansaço, deve reunir suas energias e fazer o melhor possÃvel.
Por que é importante praticá-lo, é Por que ele revela nossas fraquezas, e nos torna pessoas melhores, o verdadeiro Karateca é aquele que compreende estas verdades e busca aplicá-las no dia-a-dia em seu benefÃcio, e em benefÃcio daqueles que lhe são próximos.
Oss!
oss!
-
OSS, KATASHOTOKAN...
BOM...
OSS...
-
Higino,
Não foi essa a questão..te perguntei se vc ganharia deles, não se sente medo deles.
Estou discutindo aqui a competencia der lutadores que colocaram e colocam na reta constantemente sua reputação. Campeão é Campeão em qualquer lugar do mundo.
Só acho que com essa competencia toda vc deveria estar no UFC.
Nao gosto quando generalizam. A maioria dos lutadores da WKF no BRASIL são muito ruins, porem tem muita gente BOA. E muito forte. O Caio Delia, que participa aqui no Forum é um grande exemplo do que estou falando. Apesar de ter um Karate Shotokan de primeira ele lutou e foi Campeão Brasileiro na WKF varias vezes.
-
Exato... a generalização é nociva... o Higino mesmo conhece alguns karatecas por essas bandas esquecidas que apesar de competirem (ou terem competido) nas regras wkf e treinarem assim, são "pau de dar em doido" no jiu kumite...
agora, repito... essa enfase "total" no esporte e nos "pontos" faz com que essas pessoas BOAS sejam cada vez mais raras...
Eu particularmente não gastaria um segundo da minha vida para aprender técnicas visando a obtenção de pontos, mas não desmereço quem mesmo "perdendo tempo" treinando isso, ainda assim é karateca de 1.a linha, tanto em budo quanto em preparo fÃsico...
-
OSS, katsumoto...
PERMITA-ME...
1- NINGUEM PODE AFIRMAR QUE VENCERÃ, FALAR QUE VAI VENCER É UMA COISA VENCER É OUTRA. E ISSO SERVE PARA OS DOIS LADOS.
2- NUNCA AFIRMEI AQUI QUE EU FOSSE MELHOR QUE NINGUEM OU QUE MINHA COMPETENCIA ERA INQUESTIONÃVEL, ISSO É DEDUÇÃO SUA.
3- UFC, MMA, ETC O QUE É QUE TEM A VER COM ESSA DISCURSÃO? OU POR ACASO PRA VOCÊ PARA SER COMPETENTE TEM QUE OBRIGATORIAMENTE PARTICIPAR DESSES EVENTOS SUPRACITADOS?
O MAIS IMPORTANTE...
1- JAMAIS GENERALIZEI NO QUE TANGE OS KARATÊ-DÔKAS DA "WKF", DESAFIO QUALQUER UM A APRESENTAR POSTAGEM MINHA AFIRMADO ISSO, O QUE SEMPRE INFOQUEI FOI "COMPETIÇÃO POR PONTO" E "PULA-PULA". JAMAIS OFENDERIA PESSOAS QUE RESPEITO MUITO A EXEMPLO DAS CITADAS POR VOCÊ.
2- GOSTARIA DE LEMBRÃ-LO QUE TENHO FILIAÇÃO NA "WKF", MAIS UM MOTIVO PARA REFUTAR SUA IMPUTAÇÃO.
3- KARETÊ BOM TEM EM TODA FEDERAÇÃO, MESMO QUE ESSAS ENTIDADES SEJAM UMA LAMA.
COMO DIZIA MYAMOTO MUSASHI...
"O GUERREIRO É COMO A FLOR QUE NASCE NA LAMA, PODE SER TOCADO POR ELA MAS NÃO SE SUJA".
OSS...
-
OSS, Farkatt...
FAÇO MINHA AS SUAS PALAVRAS (COM A SUA PERMISSÃO).
OSS...
-
O que é Karate Pula Pula entao??
-
Oss
Voces estão certos, generalizar é um grande erro, percebi isso de uma maneira muito simples: da mesma maneira que, como disse o Katsumoto, existem bons karatecas na WKF, tambem existem karatecas que se dizem tradicionais, budokas, etc, mas são vergonhosos no trato com o Karate Do (seja tecnico ou moralmente).
Mas tambem como disse o Higino, em nenhum momento foi dito alguma coisa contra karatecas ou atletas, mas sim contra esse sistema pula pula de treinamento visando apenas pontos, treinando velocidade sem força e por aà vai...
E isso é a minha visão de karate pula pula, aquele que visa apenas marcar pontos, diferente do Karate Do, que como bem disse o Sensei Pedro em outro tópico, serve para "dar" pontos...
Oss
-
OSS, Ilson MSP...
SEU COMENTÃRIO RESPONDE A QUALQUER QUESTIONAMENTO SOBRE O QUE É "PULA-PULA".
PARABENS...
OSS...
-
Deveriam mudar as regras do Karate esportivo.
Ipon para nocaute e Wazari para knockdown, seria mais facil para todo mundo.
E a essencia do Karate do seria mantida não é mesmo??
Mas que ia morrer gente, isso ia.
-
OSS, katsumoto...
NESSES MOLDES, REALMENTE A VIOLÊNCIA SERIA DESMEDIDA.
MAS, SE OUVER UMA RESTRIÇÃO NA ÃREA JODAN (PUNHOS) E UM CONTROLE SOBRE AS LUTAS TRUCULENTAS, CERTAMENTE ISSO NÃO OCORRERIA.
ÓBVIO QUE SOMENTE COM MUITO ESTUDO CHEGARIAMOS A UM CONSENSO.
OSS...
-
eu penso que o karate está bom do jeito qeu está... deixa quieto..
só que acho mesmo qeu quem tá a fim de mostrar que é macho mesmo, que tem mesmo é que ir pro MMA.
não é picão? então.. tem que ir pra lá.
façam como o Lyoto!
-
OSS, Vinteedois...
PERMITA-ME DESCORDAR...
"SE SUA CASA ESTà EM RUÃNAS... REFORME-à AO INVÉS DE MUDAR-SE PARA OUTRA. SENÃO, QUANDO A ELA RETORNAR SÓ RESTARÃO ESCOMBROS".
AGORA...
- SERà QUE NOS TORNAMOS TÃO FRACOS ASSIM QUE PARA DEMONSTRAR VIRILIDADE TEMOS DE FAZÊ-LA NO MMA? CREIO QUE NÃO.
- DESCULPE CAMARADA DESCORDAR, MAS PODEREMOS E DEVEREMOS MELHORAR ESSE KARATÊ QUE Aà ESTÃ, PARA QUE UM DIA ELE VOLTE, EM UM TODO, A SER RESPEITADO COMO OUTRORA ERA.
- DO JEITO QUE ESTà SE CONTINUAR ASSIM, NEM A LAMA FARIA JUS A SUA DECADÊNCIA.
OSS...
-
Miyamoto Musashi estava certo quando desisitiu de tudo e foi morar nas CAVERNAS....
-
OSS, katsumoto...
CONCORDO...
-
Higino,
a questão é que se voltarmos o karate como era antigamente... vai dar $%&!. necessariamente pessoas terão qeu morrer... pois o karate nada mais é, que se não uma arte de guerra, que busca matar com um golpe só. o resto é filosofia. filosofia não, profecia! rsrs (lembrei do AVI agora! rsrs)
E se formos implantar essa mentalidade... o que será qeu acontecerá?
os dias modernos não comportam tal "arte".
A única saÃda qeu eu vejo, é o MMA.
Em resumo eu tô dizendo é o seguinte: podem espernear, reclamar, fazer o que quiser, o karate de antigamente não vai voltar nunca mais.
E eu mesmo fico pensando: vou quase matar um colega meu, dando o mais potente do mais potente dos meus golpes pra quê?
Porque, pensa bem.. pensa comigo...
se você der um mawashi tchudan, mas com vontade mesmo, aquele de dentro da alma, num treino, num jyu kumite, que seja, e o cara não defender, ou sei lá, você for mais rápido que o cara.. no mÃnimo você quebra a costela do seu colega. se tu for bom mesmo, pode dar até hemorragia interna e matar o cara.. uma costela quebrar e perfurar o pulmão... ou seja: karate é coisa muito séria...
ou seja: pra que isso? Pra ressuscitar o karate? pra dizer que agente é macho pra $%&!?
na minha opinião, não precisa... o karate tá aÃ, tá vivo, tá dentro da gente.. agente sabe que pode fazer a hora que precisar...
eu já quebrei costela dos outros, já tirei sangue dos outros, já machuquei seriamente algumas pessoas em treinos, e a verdade que eu sinto disso tudo, é que pra mim isso não é legal.. é chato machucar uma pessoa de bobeira...
(também já me arregaçaram várias vezes também.. não é só vitória não... tem que reconhecer as derrotas também.. rsrs)
Bom.. é isso...
E assim como eu discordei de você, lógico, você tem todo direito de discordar de mim.
até!
-
Oss
o 22 é malvado :o
ele quer que Ari Sensei me mate de vez :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[
aà Avi,o 22 te chamou,tá vendo tu és inesquecÃvel :D :D :D :D :D
Oss hohohohohohohohohohoho de ano novo mesmo estando no velho :D :D :D :D
alberto
-
Excelente colocação 22! Concordo com você! Um karateca não precisa sair "dando porrada" para mostrar o que é capaz de fazer ou para mostrar que o karate é uma arte marcial mais mortal que as outras... O importante é que cada karateca se sinta satisfeito com o seu potencial; Azar de quem não venha a entender nossa arte; vamos mostrar que a nobreza de caráter e o espÃrito não ofensivo são mais importantes para nós!
Oss!
-
Oss,
Concordo com a Lince.
Vocês não concordam não? ;D :D ;)
Oss.
-
Oss Pseki san
gostei disso :D
mas não pode dar uns petelecos em quem enche o saco :D :D :D :D :D :D :D
Oss
alberto
-
Oss,
KkK! ;D ;D ;D
Oss.
-
OSS, Vinteedois e todos os demais...
ANTES DE MAIS NADA O QUE EU VOU ESCREVER NÃO É DIRIGIDO A NINGUEM EM PARTUCULAR, ASSIM EVITANDO OFENDER A QUEM QUER QUE SEJA.
OK?!
INDAGUEM-SE...
-O GOLPE DO KARATÊ MATA!
-O GOLPE DO MEU KARATÊ MATA?
...MENTE QUEM DIZ QUE DURANTE UM JYIU-KUMITE MUITO FORTE (ONDE Hà A AGONIA MENTAL E AS VEZES CÓLERA POR TER SOFRIDO UM GOLPE FORTE) NUNCA DESFERIU SUAS TÉCNICAS COM TODA SUA FORÇA.
-E O SEU OPONENTE MORREU?
-SOFREU ALGUM TRAUMA?
-NÃO?!
...PORQUE CITO ISSO?
...SIMPLES!
...NÃO ESQUEÇAM QUE DA MESMA FORMA QUE OS SEUS GOLPES COM O TEMPO VÃO SE TORNADO PODEROSOS, IGUALMENTE O SEU CORPO VAI SE TORNANDO RIJO E RESISTENTE DEVIDO OS INCONTÃVEIS GOLPES SOFRIDOS.
...LOGO, DESCORDO QUANDO USAM ESSE TERMO "MATAR COM UM SÓ GOLPE" PARA JUSTIFICAR O CAMINHO TOMADO POR GRANDE PARTE DOS KARATÊ-DÔKAS. (ÓBVIO QUE CERTAS ÃREAS MERECEM DEVIDA ATENÇÃO: "JODAN").
...O ATLETA TEM QUE ESTAR MUITO DESPREPARADO PARA NÃO SUPORTAR TAIS GOLPES NA ÃREA TCHUDAN.
OUTRA COISA...
ACREDITO Vinteedois QUE VOCÊ, KATSUMOTO, D' ELIA, PEDRO, KATASHOTOKAN E OUTROS QUE POSTAM AQUI MAS QUE NO MOMENTO NÃO ME VEM A LEMBRANÇA, TODOS CERTAMENTE DEVAM TER UM GOLPE TREMENDO DE KARATÊ CAPAZ DE CAUSAR UM MAL IRREVERSÃVEL EM SEUS OPONENTES.
NO ENTANTO 90% DOS PRATICANTES DE KARATÊ (PRETAS) NÃO TEM ESSE PODER, MAS ACREDITAM QUE TEM. TUDO ISSO ESPELHADO NOS FEITOS DE OUTROS.
POR ISSO VOLTO A DISCORDAR, POIS NINGUEM PODE ALEGAR TER AQUILO QUE NUNCA FEZ.
"PIOR QUE NÃO SABER KARATÊ-DÔ É PENSAR QUE SABE E ACREDITAR NISSO"
OSS...
-
Ano que vem vou ler mais CHICO XAVIER.....
Para acalmar o Espirito......
-
.
-
Oss
Esse tópico e o outro "Que p... é essa?" estão de certa forma se completando.
Quando falam sobre o "Karate de antigamente", estão falando de que antigamente????
O antigamente que imagino não precisa ir muito atrás, basta voltar ao tempo do Sensei Ricardo D'elia, Sensei Pedro Campana, Sensei Ugo Arrigone, Sensei Carlos Rocha, Sensei Ennio Vezzuli, só para citar alguns .
Minha vontade era de ter vivido aquela epoca, eles são karatecas e budokas de corpo e alma e nem por isso arrancavam a cabeça de seus oponentes ou colocavam suas tripas para fora em um kumite.
Creio que quando falamos aqui no Karate Do de antigamente estamos falando dessa epoca aurea do Karate Do brasileiro, da honra, respeito, tradição, conhecimento e Budo!
Oss
PS. Para filosofar:
"Se o oponente é inferior, para que lutar?
Se o oponente é superior, para que lutar?
Se o oponente é igual a ti, então para que lutar?"
-
Oss
Esse tópico e o outro "Que p... é essa?" estão de certa forma se completando.
Quando falam sobre o "Karate de antigamente", estão falando de que antigamente????
O antigamente que imagino não precisa ir muito atrás, basta voltar ao tempo do Sensei Ricardo D'elia, Sensei Pedro Campana, Sensei Ugo Arrigone, Sensei Carlos Rocha, Sensei Ennio Vezzuli, só para citar alguns .
Minha vontade era de ter vivido aquela epoca, eles são karatecas e budokas de corpo e alma e nem por isso arrancavam a cabeça de seus oponentes ou colocavam suas tripas para fora em um kumite.
Creio que quando falamos aqui no Karate Do de antigamente estamos falando dessa epoca aurea do Karate Do brasileiro, da honra, respeito, tradição, conhecimento e Budo!
Oss
PS. Para filosofar:
"Se o oponente é inferior, para que lutar?
Se o oponente é superior, para que lutar?
Se o oponente é igual a ti, então para que lutar?"
Disse tudo cara!
-
OSS, katsumoto...
SE FUNCIONAR ME AVISA QUE EU ESTOU TAMBÉM PRECISANDO.
OSS...
-
É aquele maluco careca da cadeira de rodas do X-men, né? o professor Xavier...
-
É aquele maluco careca da cadeira de rodas do X-men, né? o professor Xavier...
Não, aquele é o Charles...
O nosso é mais poderoso! ;D
-
Interessante esse tópico!