Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Maro 26, 2025, 07:08:32
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
O que é Karatê?

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas: [
1
]
Autor
Tópico: O que é Karatê? (Lida 3175 vezes)
Okuyama
Jr. Member
Votos: +0/-0
O que é Karatê?
«
Online:
Maro 02, 2005, 16:49:28 »
Eaí?
como explicariam/explicam para um leigo que faz esta pergunta?
recitar o Nakayama não vale... e de preferencia respostas não muito extensas...
até mais,
Fabio Okuyama
Full Member
O que é Karatê?
«
Resposta #1 Online:
Maro 02, 2005, 17:47:40 »
Oss!
O Karate é uma Arte Marcial que utiliza todas as armas do corpo humano.
Um abraço
Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
User5
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #2 Online:
Maro 02, 2005, 20:57:47 »
Boas!
O karate é uma arte marcial que deve ser praticado durante vida inteira, pois o treinamento árduo é o caminho para o desenvolvimento do caráter, o aprimoramento físico e o desenvolvimento mental, além de preparar o praticante para a defender-se de qualquer agressão.
Valeu!!
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #3 Online:
Maro 02, 2005, 21:55:00 »
Através de uma arte marcial, arte guerreira, o encontro consigo mesmo.
Entender-se completamente através de experiências aonde somos colocados no limite de nossas forças mentais, físicas e espirituais.
Como evitar o conflito da maneira mais rápida e eficiente possível.
Esse é o meu entendimento de Karatedo.
Oss!!
Roberto.
Global Moderator
Hero Member
Votos: +5/-2
O que é Karatê?
«
Resposta #4 Online:
Maro 02, 2005, 22:17:32 »
É engraçado como cada pessoa ve de um jeito e quase todos significam a mesma coisa. A 1a coisa que me veio a cabeça foram meus companheiros de treino. A velha e boa AMIZADE.
Karate pra mim é uma luta (não é arte marcial mais pois ninguem guerreia hoje lutando karate, pode ter sido um dia), que unida a outras lutas se torna extremamente eficaz.
Do que aprendi no karate, talvez a menor parte seja a luta em si. Aprendi a ser pontual, persistente, ter higiene (unha grande, barba por fazer, quimono sujo NÃO podia treinar), respeitar os hierarquicamente superiores, ensinar aos que sabiam menos etc... tudo isso se leva pra vida.
É uma escola de disciplina da qual levo grandes amigos mesmo estando alguns sem ver há mais de 20 anos. Nela vc aprende que ninguem é imbativel. Vc ve o pequeno ganhar do grande e nela se comprova que quando a semente é boa o fruto tem tudo pra ser tambem.
Meu estilo bagunçou geral, minha forma tá um lixo, entretanto tenho o maior prazer de ir treinar e passar horas conversando sobre um passado que talvez nem tenha existido do jeito que eu acho que foi.
Infelizmente a politicagem o enfraqueceu muito. Existem apenas alguns nichos de bom karate hoje em dia, quem sabe fazer uma SUPERLIGA nos moldes da de Volley? Essa ideia é do Miguel de Fortaleza, eta maegueri forte.
Se não tiver shiko dachi eu até participo. rs.
Gustavo-RJ
marascas
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #5 Online:
Maro 03, 2005, 00:23:06 »
No Karate você aprende COMO lutar. E principalmente aprende a NÃO lutar. Pois se você sabe que sabe lutar, então você não precisa mais lutar.
(rsrsrsrs... direitos autorais!!!!)
André Maraschin
Full Member
O que é Karatê?
«
Resposta #6 Online:
Maro 03, 2005, 11:39:52 »
Oss!
Gustavo-RJ:
Gostei particularmente quando você se refere á postura Shiko-Dachi.
É bem dificil mesmo, razão porque no Karate Shotokan essa postura não é comtemplada sendo substituida por o Kiba-Dachi.
Compreendo a dificuldade no entanto dos praticantes de Shito-Ryu, Wado-Ryu, Goju-Ryu e outros demais estilos, quando tem necessidade de executar essa postura, principalmente nos Katas.
E já agora aqui fica a pergunta para quem saiba responder:
Porque é que o Karate Shotokan não utiliza (não se treina excepto no aquecimento) esta postura (posição) Shiko-Dachi?
Um abraço
Oss!
Karate Clube de Portugal
User27
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #7 Online:
Maro 03, 2005, 12:16:48 »
É verdade desde o começo dos meus dias treinando, o shiko-dachi era o terror dos praticantes de goju e ainda é desafiador ficar na postura por mais de 1 minuto, em campeonatos me irrita ver os katas da shotokan por não terem essa dificuldade nos treinos(estou brincando:D) , lembrando tambem que no goju-ryu em zenkutsu-dachi o pé de tras fica de frente alinhado com o pé de apoio que tambem é outra posição que é bem incomoda no começo.
Full Member
O que é Karatê?
«
Resposta #8 Online:
Maro 03, 2005, 12:29:57 »
Oss!
Não quiz com o meu comentário depreciar a postura Shiko-Dachi nem desvalorizar o trabalho dos Karatecas que a têm que estudar e treinar.
Quero contudo resalvar ainda mais a sua importância pois a Base do SUMO é a postura (posição) Shiko-Dachi, daí a sua importância.
Resalvo que sou um grande apreciador de SUMO, aonde se aprende sempre.
Um abraço
Oss!
Karate Clube de Portugal
User58
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #9 Online:
Maro 03, 2005, 12:45:48 »
Na verdade o SHIKO -DACHI e realizado no kata KITEI no Tradicional.
É o Kata do Fukugo.
Mas muitos karatekas cometem o erro e "transformam" o KIBA-DACHI em SHIKO -DACHI nos katas,deixando os pés abertos....
oss
Jack
Full Member
O que é Karatê?
«
Resposta #10 Online:
Maro 03, 2005, 22:08:27 »
Aê...
Pratico Goju a 15 anos. Até hoje, acho uma base bem forçada... mas não lamento pelas dificuldades como fazia no início. Ela fortalece bem as pernas, e pra quem já acostumou, é tranquilo.
Gostei... curioso saber porque o Shotokan não trabalha esta base. Deixa eu dar uma outra então... o Goju não faz uso da base kokutsu dachi, assim como o shotokan não faz uso da shiko-dachi. Os gojurianos aí comprovem... tem base kokutsu-dachi em nossos katás? Não que eu saiba.... ou pelo menos, ainda não aprendi um katá que o tenha.
Quando prestei exame para shodan, fizemos kihon... e nele, pediram para que executássemos movimentos de defesa shuto-ukê. Os Gojurianos fariam na base shiko-dachi chakaku, e os shotokanenses fariam em kokutsu-dachi.
Curioso, não?
Abraços.
Newbie
O que é Karatê?
«
Resposta #11 Online:
Maro 07, 2005, 00:08:19 »
Bom, sobre as respostas pertinentes ao tópico, eu acho que a do Gustavo-RJ foi a que se mais aproxima da que eu daria, sobre os "efeitos colaterais" benéficos de se praticar o Karate, com um bom instrutor claro.
Mesmo assim , acho que ao se dirigir à um leigo, devemos ter cuidado para não mistificar demais e acabar confundindo a pessoa, que pode achar que o Karate é tão espiritual e místico que na verdade é uma religião e não arte marcial.
Claro que os benefícios já citados, como as amizades advindas do contato social que o Karate proporciona, o contato com uma forma de disciplina, os aspectos mais "zen" como o auto-conhecimento e a auto-superação também são importantes, mas acho que isso é melhor que a pessoa descubra por si mesma, pois nenhum relato por mais bonito que seja, é melhor que a experiêcia pessoal.
Nessas horas, acho importante passar uma definição mais objetiva do Karate, ao invés de dizer o que é o Karate PARA VOCÊ.
Eu diria para essa pessoa que o Karate é uma atividade física bastante completa, prazerosa, que lhe dará possibilidade não só de manter um corpo saudável como a de fazer novos amigos e de quebra "descarregar" o stress do dia-a-dia.
Full Member
To be strong...CRVT forever!
O que é Karatê?
«
Resposta #12 Online:
Maro 09, 2005, 11:59:06 »
"O verdadeiro propósito das artes marciais é a busca da verdade.
No Karate três elementos são importantes - forma física, espírito e o coração.
O resultado não se pode atingir em poucos anos;
de preferência é uma busca para toda a vida.
Talvez você entenda que o objetivo é nos tornarmos bons seres humanos."
- Hironori Otsuka, 1977 (aos 84 anos de idade)
Mestre Karate Wado-Ryu
Abraços
Cuca
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu
User45
Visitante
O que é Karatê?
«
Resposta #13 Online:
Maro 09, 2005, 13:29:25 »
Caros Colegas
Eu digo sempre que é uma defeza Auto-pessoal, e uma forama de exercícios completa, onde se treina força, resistencia, agilidade, equilibrio, flexibilidade, concentração e auto conhecimento.
Abraços!!
Deni Bravo/Ass.Gaviões/Lusitano
Newbie
O que é Karatê?
«
Resposta #14 Online:
Maro 09, 2005, 22:25:31 »
o karate é uma união entre a mente, e o espirito...
Pginas: [
1
]
« tpico anterior
tpico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto