Autor Tópico: Boas matérias.....  (Lida 1945 vezes)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Boas matérias.....
« Online: Janeiro 31, 2010, 07:11:27 »
Oss


duas excelentes matérias do K D M   :D

mais algumas curiosidades que não ocupam espaço   ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)

   


essa sempre dá o que falar  :o :o :o :o :o :o :o :o


   http://www.karatedasmeninas.com/home/8094-oss


Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Boas matérias.....
« Resposta #1 Online: Janeiro 31, 2010, 09:17:03 »
OSS, yama...

CONCORDO COM A SEGUNDA OPÇÃO.

LÍ UMAS MATERIAS ONDE O PRÓPRIO FUNAKOSHI E O NAKAYAMA, EXPLICAVAM A ORIGEM E O SENTIDO DO "OSS", E REALMENTE COMEÇOU DENTRO DAS FORÇAS ARMADAS, VINDO MAIS TARDE, DEVIDO NA ÉPOCA A UM FORTE SENTIMENTO PATRIÓTICO, SER ADOTADO TAMBÉM PELAS ESCOLAS DE ARTES MARCIAIS.

OSS...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Boas matérias.....
« Resposta #2 Online: Janeiro 31, 2010, 09:44:02 »
Oss,

Permitam-me postar um artigo muito interessante sobre o termo "Oss" que achei há algum tempo atrás.

-//-

O SIGNIFICADO DA PALAVRA OSS!

(Publicado: 14/02/2006 - Por: Getulio Taigen)

A Palavra OSS é de origem japonesa e, com o passar dos anos tornou-se praticamente uma linguagem veicular, um verdadeiro símbolo no mundo do Karatê.

A palavra OSS é comprendida, trocada e praticada no seio de todos os numerosos praticantes de Karate de todos os estados e de centenas de nacionalidades pelo mundo afora, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Até logo, Ouvi, Compreendi, etc.

A palavra OSS, entretanto deve ser emitida de forma gutural, com o som saindo desde o baixo ventre (tanden para os japoneses e tantien para os chineses) e ser acompanhada de uma saudação apropriada (inclinação de cabeça, quanto mais respeito mais inclinado deve estar o corpo e mais tempo para levantá-lo), que denote respeito, simpatía e confiança ao próximo.

A palavra OSS como transcrição fonética é escrita através de dois caracteres chineses.

O primeiro caracter, significa literalmente "pressionar", simbolizando, deste modo o espírito combativo do praticante de Karate, a importância do esforço a ser efetuado durante as várias horas de treino, a capacidade de poder encarar e superar todos os obstáculos surgidos ao longo do caminho, sempre com uma atitude positiva e imutável.

O segundo caracter, significa sofrer ou sofrimento, exprime a coragem e o espírito de perseveraça; a capacidade de suportar as dores e resistir os momentos de dificuldade, desalento e derrota, sempre mantendo uma paciência monástica, porém sem a menor intenção de parar de treinar.

A energia física e mental da juventude nos propicia condições para afrontar todas as provações, entretanto ao passar dos anos, somente a manutenção dessa energia nos proporciona energia suficiente para a vida, essa energia deve ser mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante.

O talento não tem nenhum valor sem o trabalho.

A expressão OSS chama todos ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encoragem mutuamente.

Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios.

A palavra OSS não deve ser pronunciada levianamente.

Desde já reexamine sua atitude, postura, estado de espírito, maneira de pronunciar e sua harmonia.

O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído.

O movimento, a respiração e a articulaçao assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força.

De acordo com principios do Yin e do Yang, quando se emite a palavra OSS, a respiração é Yin e o som è Yang.

Os Taoistas acreditam que a respiração e a repetição de algumas palavras efetuadas de forma gutural capacitam atingir a harmonia com o universo.

As duas polaridades Yin e Yang formam todo o universo e se a palavra OSS representa essa dualidade, a palavra OSS é na verdade o hálito do mundo, a representação de sua energia.

Nunca falem a palavra OSS de qualquer maneira, orgulhen-se da arte que praticam, falem OSS sempre com dignidade e respeito, poucas (ou nenhuma) são as artes marciais que tem essa representação, orgulhemo-nos disso.

OSS!

Vamos por partes.

Afinal, o que conhecemos sobre a palavra, existem várias linhas de pensamento, vamos lá:

1- Inicialmente é importante saber que a letra "s" não pode ficar solta dentro do silabário japonês, seja na escrita Hiragana (para escrever palavras em japonês) ou Katakana (para escrever palavras de origem estrangeira). O silabário japonês relativo ao “S” é SA, SI, SU, SE, SO, deste modo, levando-se em conta esse silabário o certo seria falar “OSI” ou “OSU”. Ou seja, a palavra “OSS” não existe no idioma japonês, face a incapacidade da escrita.

2- A palavra “OSI” ou “Osu” é usado no Japão apenas entre jovens do sexo masculino. Trata-se de uma palavra de uso popular, considerada “dura”, sem refinamento, falada apenas por homens e pessoas de pouca instrução. No Japão é bastante deselegante dirigir-se a uma pessoa mais velha ou a uma mulher utilizando essa palavra. Seguindo essa linha de pensamento, cumprimentar o Butsudan (altar dos Budhas e Ancestrais), a imagem do Patriarca Fundador do estilo, seu professor ou alguém mais graduado é considerado (no Japão) falta de respeito.

3- As escolas de Karate no Japão não tem por costume usar essa palavra. Cabe lembrar que os cumprimentos e toda a sorte de cerimônias que são efetuadas nas aulas de Karate e em todas as outras manifestações japonesas (cerimônia do chá, ikebana, teatro Nô, teatro Kabuki etc), derivam do treinamento monástico dos monges Zen Budistas, que influenciaram de maneira indelével a personalidade e os costumes japoneses. Entretanto, gostaria de destacar que nenhum monge ou praticante emite qualquer tipo de som quando abaixa a cabeça a fim de efetuar os vários e enumeráveis cumprimentos nos mosteiros e templos Zen do Japão e daqui.

4- A palavra “OSI” ou “OSU” é uma onomatopéia (sons expressos através das palavras). Com a popularização do Karate, num certo momento, que não sei precisar, passou-se a usar a palavra “OSI” ou “OSU”. Quando perguntei a minha professora de Nihon-go (língua japonesa) sobre o uso ou não da palavra OSI” ou “OSU” e sua indicação de uso, ela respondeu, que o Karate no Japão, não é considerado uma arte genuinamente japonesa e, sim uma arte estrangeira adaptada e sem elegância, praticada por pessoas de baixa instrução (não nobres). Essa é a idéia que ela tem do Karate, ela inclusive me perguntou porque eu não treinava uma arte marcial genuinamente japonesa e considerada elegante e nobre como o Kendo, o Iai-do, o Kyudo etc.

5- Muitos mestres de Karate, famosos e conhecidos no Japão e no Brasil trabalhavam como segurança (guarda-costas) dos “chefões” da Máfia Japonesa (Yakuza) ou então eram professores de Karate de seus integrantes, a palavra “OSI” ou “OSU” provavelmente se popularizou dentro do karate por ser um cumprimento típico desses membros.

6- Existe a possibilidade da palavra “OSI” ou “OSU” ter chegado ao Brasil com os primeiros professores porque a grande maioria dos que vieram do Japão e começaram a ensinar Karate aqui no Brasil e em alguns países, não detinham formação superior (com a palavra os historiadores), passando-se deste modo, a incorporar a palavra ao vocabulário do Karate como sinal de entendimento, concordância e respeito. Cabe ressaltar que na língua japonesa a palavra comumente usada e considerada educada para esse fim é “HAI” (sim), efetuado de forma rápida, direta e acompanhada de um inclinar rápido de cabeça.

7- O karate, quando foi levado para o Japão por Funakoshi Gichin e, posteriormente por outros mestres, obteve grande aceitação por parte das Universidades e, os seus estudantes querendo mostrar, força, coragem, valentia e a natural rebeldia usavam palavras fortes, dentre as quais se encontrava a palavra “OSI” ou “OSU”.

8- Na Marinha Imperial Japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial, os jovens marinheiros sempre respondiam a seus superiores com a palavra “OSI” como uma forma contracionada da expressão japonesa OSU SHINOBU (esforço pessoal e grande sacrifício).

9- Há quem ”jure de pé junto” que a palavra “OSU” é uma forma contracionada da expressão japonesa Ohayo Gozaimasu (muito bom dia).

10- Existem outros que “juram sobre a mãe morta” que a palavra “OSI” é uma forma contracionada da expressão japonesa Shitsurei Shimasu (com licença, me dá licença).

11- Puxando por minha memória que já acusa sinais do “Mal de Alzhaimer” não me recordo de nenhum Mestre ou Professor de Karate (de todos os que tive a satisfação e a insatisfação de travar contato) que não usasse e abusasse da palavra, bem como, em todas as academias que eu já tive a oportunidade de visitar, é utilizada a palavra “OSI” ou “OSU”.

12- As palavras, expressões e certas frases ao longo dos tempos, sejam elas naturais de um país ou estrangeiras se modificam em razão de “ usos e costumes”, aqui no Brasil a palavra “OSI” ou “OSU” passou a ser “OSS” por eutonia, do mesmo modo que Bodhidharma ao chegar na China convocava todos os monges praticarem o “DHYANA” (que quer dizer meditação) ao que eles entendiam “CHANNA” (que passou a ser sinônimo de meditação), posteriormente eles passaram a usar palavra “CHAN” como uma forma abreviada da palavra “CHANNA”, quando esse tipo de meditação chegou ao Japão recebeu o nome de “ZEN”, que quer dizer meditação, quando chegou na Coréia recebeu o nome de “SUN” que tb quer dizer meditação. Do mesmo modo, a palavra “OSI” ou “OSU” ao longo dos tempos perdeu seu significado original e passou a ter outras designações, tais como: "Sim", "Por favor", "Obrigado", "Entendi", "Desculpe_me", “Como cumprimento respeitoso”, “Em qualquer situação onde uma resposta afirmativa seja necessária”. O seu uso popular eminentemente ocidental (com a palavra os historiadores), deseja representar o fato do Karateca ter a intenção de exigir de si mesmo o máximo de perseverança e força de vontade. A palavra OSS, como é utilizada aqui no Brasil, por si só pretende resumir toda a filosofia do Karate.

Caso alguém tenha mais informação sobre o assunto, ou possa corrigir as aqui postadas, por favor, que o faça, pois o assunto sempre foi motivo de dúvidas.

-//-

Fonte: http://www.taigenkaratebudo.com.br/essencia.asp

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: Boas matérias.....
« Resposta #3 Online: Janeiro 31, 2010, 11:40:57 »
Olá!
Já há algum tempo, não me recordo o tópico, postei a tradução feita
pelo Sensei Okuda da origem da exspressão OSS.
 Agora volto a postá-la antes que deturpem mais do que já está esse significado
tão importante para o praticante.

Oss é a saudação dos Karatecas. 

É o caminho do Shinobu
Shinobu é a sabedoria do Ataeru, Kangaeru e Taeru
Shinobu é a bondade do Yurussu e Sukuu
Ataeru - presentear, ficar à disposição
Kangaeru - pensar, pesquisar
Taeru - suportar, persistir
Yurussu - perdoar
Sukuu - apoiar, ajudar

Oss
Pedro


Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.425
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Boas matérias.....
« Resposta #4 Online: Fevereiro 01, 2010, 07:43:25 »
Ué?

se tá com dor, seja lá onde for, e é passível de procedimento cirúrgico, por que não "operar"?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re: Boas matérias.....
« Resposta #5 Online: Fevereiro 01, 2010, 10:26:25 »
Olá!
Sr. Fake Itto ogami, vc. é um perfeito idiota, pois consegue entrar em um tópico sério e tentar desmerecer a importância dele.
Porem como eu, acho que todos os companheiros deste forum, divertem - se com palhaçadas, dai, como vc. representa um palhaço como poucos, crie um tópico só para as suas besteiras e com isso nos divertir.
Por favor, continue nos divertindo com suas opiniões de retardado, mas em tópico
"especial", pois gostamos que um bobo da corte ou bobo do site, continue a nos prestigiar com sua inconsistência mental.
Pedro 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Boas matérias.....
« Resposta #6 Online: Fevereiro 01, 2010, 10:29:08 »
Fake? Ban!!!
é simples...

vcs dão muito cartaz... é isso que ele(s) quer(em)...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.456
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Boas matérias.....
« Resposta #7 Online: Fevereiro 01, 2010, 12:43:29 »
Oss,

Farkatt,

Certa vez em um tópico levantado neste final de 2009, sugeri que "Fakes" ou pessoas de péssima educação fossem, por total, ignoradas. Também me pronunciei na questão dos "Bots" (Robôs) que, em tempos, entopem nosso fórum com propagandas. Acredito que a solução esteja no maior controle de novos membros e que exista uma regra moral mínima para postagens - caso contrário: Ban!

-//-

Voltando ao tópico, acredito que um outro questionamento sobre o "OSS" tenha sido levantado por mim mesmo, pois recordo - e tenho anotado - tal explicação do Sensei Okuda, publicada pelo nosso prestativo Sensei Pedro.

O "OSS" é exatamente o que o Sensei Pedro publicou. Já sua história, como tal expressão veio a ser inserida no âmbito dos praticantes de Karate-do, é outra coisa e, até que seja apresentada uma versão mais concisa sobre o tema, acredito que o termo tenha se estabelecido no Karate por conta de muitos dos praticantes serem da Marinha Imperial ou Escola Naval Japonesa, pois não se têm evidências do uso desta quando a arte marcial ainda era unicamente de Ryu Kyu.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Boas matérias.....
« Resposta #8 Online: Fevereiro 01, 2010, 13:12:51 »
Oss

     Concordo com o PSekiMG, porem sou mais radical, fakes desses tipos deveriam ser expulsos sumariamente, principalmente esses que adentram um tópico importante como esse para expor sua diarreia mental.
     
     Essa historia do Oss é mais que interessante, deveria fazer parte do aprendizado do Karate Do, assim a gente não ficava batendo cabeça sobre uma coisa tão cotidiana de nossa arte!

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Emanuel

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 92
  • Votos: +0/-1
Re: Boas matérias.....
« Resposta #9 Online: Fevereiro 01, 2010, 13:54:38 »
Oss

Conhecer a história da expressão Oss, é de relevente importância para os estudos de um karateca.

Por outro lado, vejo que o post do Pedro Sensei, com a tradução que o Taketo Okuda fez da espressão Oss, resume tudo o que precisamos saber sobre ela.

Oss