Autor Tópico: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.  (Lida 12139 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Online: Janeiro 31, 2010, 23:52:33 »
OSS, A TODOS...

LENDO TÓPICOS ANTIGOS DESTE SITE VÍ UM COMENTÁRIO MUITO INTERESSANTE DO "PEDRO SENSEI" (DEZ08) QUE DIZIA INDIGNADO:
-"Se eu não der a faixa, eu perco a mensalidade, se eu não der o treino que eles querem, perco as mensalidades, se eu não amolecer na disciplina perco as mensalidades, se eu não deixar eles foderem a imagem do Karatê fazendo palhaçadas em competições, perco as mensalidades.
Oss
Pedro."

ISSO ME FEZ RECORDAR O "SENSEI TSUTOMO OSHIMA" QUE DISSE:
-"Ministrar aula de Karatê visando ganhar dinheiro não é probléma.
O probléma é quando depedemos únicamente desse ganho para sobreviver.
Todo aquele que se proponhe a ensinar Karatê deveria ter uma profissão.
Por que?..
Porque o professor que ensina como meio de vida tende a se moldar as necessidades dos alunos enquanto que o professor que ensina como modo de vida continuará inflexível no caminho".

COMO TODA REGRA TEM SUA EXCESSÃO...
DE TODOS OS PROFESSORES DE KARATÊ QUE CONHECÍ PESSOALMENTE, QUE SOBREVIVIAM UNICAMENTE DO ENSINO, APENAS 01 NÃO VERGOU.

OSS...
 

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #1 Online: Fevereiro 01, 2010, 07:40:01 »
Ih, rapaz...

esse é um tema polêmico...
embora não reste dúvida em relação a questão da ética...

haverá sempre os "advogados do erro".
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #2 Online: Fevereiro 01, 2010, 10:34:54 »
Olá!
Caro companheiro A. Higino, bom trazer de volta tópicos que tenham algum interesse para os Karatecas.
Pois ultimamente temos tido tópicos , que francamente...
Não sou Sensei, sou ainda um aprendiz (Manen - sho- ho), e aos Amigos sou simplesmente Vc..
Mas estou postando para agradecer sua gentileza em aceitar minha sujestão em digitar em maiúsculas e minúsculas.
Assim quando leio, não fico aflito. rsrsrsrsrs
Só lamento que assim, nosso duelo mortal ao por do sol ai em JP não vá mais acontecer. (estou salvo).
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #3 Online: Fevereiro 01, 2010, 12:49:07 »
Oss,

O A. HIGINO postou tudo em caixa alta! O que estão em minúsculo são apenas citações copiadas (Ctrl+C; Ctrl+V)! KkK! ;D :D ;)

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #4 Online: Fevereiro 01, 2010, 12:57:03 »
Oss

     Um tópico muito interessante esse (mais tinha de entrar um fake abestado para atrapalhar)...
     Realmente quando a pessoa vive e depende de alguma coisa, termina por "abrir brechas" em relação ao que faz para puder sobreviver, o problema acontece quando se "abre as pernas" e aí tudo é permitido, jogando o nome do Karate Do e dos karatecas na lama!
      felizmente eu posso afirmar, que embora meu Sensei dependa do Karate Do, ele já botou muito nego para correr, ele diz que prefere um Dojo com poucos karatecas esforçados, do que uma academia cheia de "bunda mole" que não aguentam nem um sopro...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #5 Online: Fevereiro 01, 2010, 13:25:33 »
Porém Islon MSP,

como diz, o verso da velha canção:

"procurando bem, todo mundo tem defeitos... só a bailarina que não tem"
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #6 Online: Fevereiro 01, 2010, 13:33:26 »
O tema é delicado.
A maioria dos CLIENTES de hoje em dia estão ali para melhorar o bem estar, e a saude mental. São poucos os que treinam Karate do por causa da eficiencia da arte. Hoje em dia TODOS os alunos são importantes.
Temos que saber administrar isso, sob pena de termos que fechar as portas por falta de aluno.
Sao muitos os motivos para alguem procurar o Karate do.
E garanto que os motivos daqueles que o procuram em busca da PAZ sejam bem mais nobres.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Igatasu

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #7 Online: Fevereiro 01, 2010, 14:05:42 »
Além do exposto acima, vi ultimamente tantas reportagens comprovando que o Karate-do serve para tantos tipos de cura de doenças de coluna, passando por asma, , hipertensão, relaxamento, meditação, ataque cardíaco, bullyng na escola entre outras coisas, que começo a pensar que defesa pessoal é apenas um dos vários benefícios....

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #8 Online: Fevereiro 01, 2010, 14:54:19 »
Oss,

Acredito que o Sensei Roberto expôs uma opinião extremamente aplicável e que deve ser seguida como exemplo da flexibilidade que o Karate-do possui diante de seu variado público.

-//-

A arte marcial nutre várias necessidades do ser humano: física, mental, intelectual. No início da prática, muitos estão ansiosos para aprender belos golpes. Até certo ponto, essa motivação realmente contribui muito no aprendizado. Entretanto, com o passar do tempo, alguns começam a abandonar o caminho por conta dos treinos serem bastante repetitivos. Neste momento, aqueles que conseguem unir a vontade física com a persistência mental se sobressaem. Adiante, será necessário aprender mais sobre o que se está fazendo. Buscar novos conhecimentos, lapidar alguns entendimentos e aprimorar-se sempre. Para isto, aliado a prática físico-mental, é necessário adquirir intelecto. São poucos os praticantes de Karate-do que chegam a esse nível - este que requer um maior grau de comprometimento...

... mas contudo e para tudo: deve sempre existir espírito! Só este consegue enlaçar todos os aspectos de uma doutrina.

-//-

Se manter com o Karate-do não é "pecado". O problema é não saber se manter com o Karate-do e com isso apelar para vendas de faixas e certificados entre outras coisas piores de se fazer e que desmancham o verdadeiro sentido da arte marcial!

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline caio d elia

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #9 Online: Fevereiro 01, 2010, 15:10:58 »
OSS, A TODOS...

LENDO TÓPICOS ANTIGOS DESTE SITE VÍ UM COMENTÁRIO MUITO INTERESSANTE DO "PEDRO SENSEI" (DEZ08) QUE DIZIA INDIGNADO:
-"Se eu não der a faixa, eu perco a mensalidade, se eu não der o treino que eles querem, perco as mensalidades, se eu não amolecer na disciplina perco as mensalidades, se eu não deixar eles foderem a imagem do Karatê fazendo palhaçadas em competições, perco as mensalidades.
Oss
Pedro."

ISSO ME FEZ RECORDAR O "SENSEI TSUTOMO OSHIMA" QUE DISSE:
-"Ministrar aula de Karatê visando ganhar dinheiro não é probléma.
O probléma é quando depedemos únicamente desse ganho para sobreviver.
Todo aquele que se proponhe a ensinar Karatê deveria ter uma profissão.
Por que?..
Porque o professor que ensina como meio de vida tende a se moldar as necessidades dos alunos enquanto que o professor que ensina como modo de vida continuará inflexível no caminho".

COMO TODA REGRA TEM SUA EXCESSÃO...
DE TODOS OS PROFESSORES DE KARATÊ QUE CONHECÍ PESSOALMENTE, QUE SOBREVIVIAM UNICAMENTE DO ENSINO, APENAS 01 NÃO VERGOU.

OSS...
 




Muito interessante seu ponto de vista Higino e entendo suas colocações.

Não sou professor de Karatê.

Mas após uma vida de convívio com o Prof. Ricardo D' Elia. Percebi que o Karatê, diferente de outras artes marcias e esportes de luta, proporciona a quem o ensina, instrumentos para criar um ambiente interessante, saudável e seguro para um executivo, médico ou professor. Mas também oferece instrumentos e elementos para tornar o ambiente interessante e desafiador a um lutador profissional.

Já vi o Prof. Ricardo D' Elia fazer isto diversas vezes, dentro de um mesmo ambiente e com um grupo de indivíduos totalmente heterogêneos.

Minha família de certa forma foi criada a partir do Karatê de meu pai (Karatê como meio de vida). Isto de forma nenhuma o afastou dos princípios que o Karatê lhe deu. Sempre percebi isto em sua conduta na vida profissional e familiar (Karatê como modo de vida). Mesmo quando estava sem treinar, ele nunca deixou de ser um karateca.

E pode ter certeza que isto eu pude testemunhar em diversas situações reais.

Oss



Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #10 Online: Fevereiro 01, 2010, 16:05:23 »
Há também a diferença entre os estados... acredito que em SP/RJ tem muito mais pessoas interessadas em karate-do sem ser competitivo ou escolar... aqui no NE a maioria de quem se interessa por karate o faz por causa de competição esportiva ou por educação física escolar... pelo menos é uma porta de entrada...

outro dia em conversa com Kawamura Sensei, eu claramente entendi que hoje em dia ele NÃO dá a aula que queria dar, sob pena de ver os alunos irem embora, ou ser processado judicialmente por danos :)


A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #11 Online: Fevereiro 01, 2010, 17:18:03 »
OSS, Pedro SENSEI...

DESLCULPE A MINHA TEIMOSIA NA ESCRITA.
NÃO É A MINHA INTENSÃO TRASMITIR ARROGÂNCIA.

OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #12 Online: Fevereiro 01, 2010, 17:21:23 »
itto ogami...

NADA MUDOU!...

AGUARDO A DATA!

QUE NÃO SEJA ETERNA A MINHA ESPERA!

....
....
....

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #13 Online: Fevereiro 01, 2010, 17:43:12 »
OSS, A TODOS...

GOSTARIA DE ENFATIZAR QUE EM NENHUM MOMENTO DESMERECI NENHUM PROFESSOR DE KARATÊ QUE DELE SOBREVIVIA. APENAS ADMOESTEI O QUANTO É DIFÍCIL MANTER-SE FIEL AO CAMINHO ÉTICO-PESSOAL.

EU SEMPRE ME ORGULHEI DE NÃO PRECISAR DAS MENSALIDADES DOS ALUNOS, MAS ISSO NÃO ME DAR O DIREITO DE JULGAR OS QUE DELE SOBREVIVEM.

OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #14 Online: Fevereiro 01, 2010, 17:56:26 »
OSS, Caio D'Elia...

ACREDITE...
MESMO NÃO TENDO O PRIVILÉGIO DE CONHECER O Prof. Ricardo D' Elia PESSOALMENTE, TENHO MUITO RESPEITO A SUA HISTÓRIA NO KARATÊ-DÔ.
CERTAMENTE TUDO QUE VOCÊ NARROU CONDIZ COM A VERDADE.

OSS...