Autor Tópico: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.  (Lida 12141 vezes)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #30 Online: Fevereiro 03, 2010, 13:20:09 »
FICA UMA PERGUNTA...
COMO FAZER QUANDO EM DETERMINADO HORÁRIO DE AULA, ONDE TREINE CRIANÇAS E ADULTO, ELAS NÃO COPIAREM IMITANDO O JIYU-KUMITÊ DOS ADULTOS, QUANDO ELAS ESTIVEM EM PARTICULAR?

Oss

          Questão delicada essa, mas creio que a principio deva existir horários distintos de treino para diferentes faixas etárias, pois a metodologia vai variar em função destas. Caso isso não ocorra, realmente fica difícil administrar o treino, mas neste ponto cabe ao Sensei coibir atitudes que possam ser negativas para as crianças (claro que o mesmo precisa ter o conhecimento mínimo acerca desta questão),  no seu exemplo do jyu kumite basta o Sensei “castigar” (do ponto de vista de uma criança ser repreendido e não terminar o que estava fazendo é um castigo)   aqueles que se excederem ou não souberem lidar com o jyu (estes nem deveriam estar praticando jyu) e principalmente servir de exemplo , pois o Sensei representa a figura de maior autoridade ali presente.
         Evidentemente que é impossível evitar que a repetição ocorra, mas se por exemplo , for praticado o sun dome, as crianças presentes vão tentar repetir isso também, enfim, essa questão é complicada demais, no final das contas, sendo impossível de se atribuir horários diferentes para as crianças, fica a cargo do Sensei dosar, interpretar e aplicar o que achar conveniente, mas como bem disse o Sensei Delia, quem pode discorrer com propriedade sobre o tema é o Sensei Yama!

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #31 Online: Fevereiro 03, 2010, 14:18:37 »
OSS, Dan...

QUE POSTAGEM!!!

VOCÊ ESCREVE NO ESTILO DO GRANDE POETA "JOÃO CABRAL DE MELO NETO" DIFÍCIL DE LER RÁPIDO.
PARABENS!...
TEM QUE LER DEVAGAR PARA ASSIMILAR!

OBS:
NÃO DESCORDO DA SUA POSTAGEM, MAS CONHECENDO A DIVERSIDADE EXISTENTE TANTO NA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS QUANTO NA FORMA DOS PAIS ÀS CRIAREM, PREFIRO NÃO ARRISCAR ACEITANDO MENORES DE 08 ANOS, ASSIM EU EVITO NÃO CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE UMA PERSONALIDADE DESVIRTUADA.
TENHO 03 FILHOS HOMENS...E TODOS SÓ COMEÇARAM SEUS ESTUDOS NO KARATÊ-DÔ AOS 08 ANOS DE IDADE.
LEMBRA DAQUELE ANTIGO SLOGAN...?
"ENSINA-SE KARATÊ DOS 08 AOS 80 ANOS".
POR QUE SERÁ QUE ANTIGAMENTE TINHAM ESSE CRITÉRIO?

OSS...


Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #32 Online: Fevereiro 03, 2010, 14:29:05 »
Tá falando sério qeu tu tá elogiando a escrita do Dan, não?

Em qual idioma?

Se tiver se referindo ao português, aí já é forçar a amizade.

De fato é um grande karateca, e tal, mas pô, seus textos parecem que passaram pelo tradutor do google e fica aquela coisa desconexa, meio que tradução literal.

(eu relevo pois o cara nem é brasileiro, pelo visto e nem português.. mas também não comento em cima de suas respostas, pois não entendo quase nada... não dá pra entender direito o que ele quer dizer... pois o que ele qeur dizer fica muito confuso)

Qual é Higino?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #33 Online: Fevereiro 03, 2010, 14:38:23 »
OSS, DElia SENSEI...

COMPREENDA SENSEI...
NÃO TENHO O INTÚITO DE IMPOR A MINHA CONCEPÇÃO DO CERTO OU ERRADO.
E COMO O SENHOR MESMO DISSE: "um" estudo na área de Psicologia e Pedagogia, da mais alta qualidade, mas que, sugerido por analogia, para este fim é frágil e inconsistente.
OU SEJA...
É UM ESTUDO, NÃO QUER DIZER QUE REFLITA A VERDADE ABSOLUTA, MAS, NÃO CONHEÇO OUTRO ESTUDO QUE REFUTE TOTALMENTE ESSA TEORIA.
HAVENDO, FICARIA IMENSAMENTE GRATO CONHECÊ-LO.

OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #34 Online: Fevereiro 03, 2010, 14:48:15 »
OSS, Vinteedois...

VAI NESSE SITE E TENTA LÊ RÁPIDO ESSA POESIA DO "JOÃO CABRAL DE MELO NETO", PRA VER SE TU ENTENDES!...

É COISA DO OUTRO MUNDO.

www.revista.agulha.nom.br/joao01.html

OSS...

rapha.m.g

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #35 Online: Fevereiro 03, 2010, 15:12:27 »
o resultado já está aí, em nossas salas de aula e nas ruas...monstrinhos à solta...
que se tornarão monstrengos e sabe-se lá mais o quê...[2]


infelizmente... e chega a níveis bizarros...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #36 Online: Fevereiro 03, 2010, 15:44:25 »
OSS, Vinteedois...

VAI NESSE SITE E TENTA LÊ RÁPIDO ESSA POESIA DO "JOÃO CABRAL DE MELO NETO", PRA VER SE TU ENTENDES!...

É COISA DO OUTRO MUNDO.

www.revista.agulha.nom.br/joao01.html

OSS...

Pô... mas nem lendo devagar eu entendo os textos Dantescos (é, um trocadilho escroto, eu sei).

E pô, JCM é um poeta! tem nem comparação.

sacanagem sua para com a poesia...

mas tudo bem. vamos em frente!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Dan

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #37 Online: Fevereiro 03, 2010, 15:54:50 »
Você já sabe Vinteedois que é tão difícil de expressar em palavras, mas também através da escrita e, então, demonstrar a delicadeza e sutileza, as características de uma Arte como o Karatê que, às vezes, sim, isso é loucura para entender, piore ainda um estrangeiro (eu) até mesmo o Japonês e o Brasileiro como dialeto de cada região, no Brasil !

Mas também é nossas diferenças que tornam Karatê.

Oss..
« ltima modificao: Fevereiro 03, 2010, 16:01:16 por Dan »

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #38 Online: Fevereiro 03, 2010, 16:19:33 »
Prezado Dan,

Eu não entendo direito o que dizes na maioria das vezes...
mas o pessoal aqui, boa parte entende (pelo visto.. até porque travam debates contigo)..
então, tudo certo.

Infelizmente, eu não tenho o privilégio de compartilhar das suas experiências. O azar é todo meu.

Só te peço que não fique chateado ou se incomode comigo.
Continue participando do fórum do jeito que melhor lhe convier.

Na boa! Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Dan

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #39 Online: Fevereiro 03, 2010, 16:40:36 »
Prezado Vinteedois,

Fica frio, eu entendo e sempre que posso aprender um pouco mais cada dia !...

Oss..
« ltima modificao: Fevereiro 03, 2010, 19:32:07 por Dan »

Offline Igatasu

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #40 Online: Fevereiro 03, 2010, 19:48:51 »
.......
« ltima modificao: Fevereiro 03, 2010, 20:18:57 por Igatasu »

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #41 Online: Fevereiro 03, 2010, 23:51:02 »
Oss

vou dar o meu pitaco  :D :D :D :D :D :D

qto ao modo de vida eu o levo da mesma maneira que tento passar o que aprendi,por isso tenho vários problemas,não suporto ver injustiças,pessoas usando de todos os subterfúgios para levar vantagens,infelizmente me ponho a frente mesmo e isso sempre me custa caro,portanto tenho meu modo de vida não como meio dele..........

as crianças,ah !!!!!!!!  as crianças são como Higino sensei diz,pelo muitas que já conheci  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

mas não tenho problemas em passar a arte,já que não a faço de cara e sim uso de todos os conhecimentos que me foram passados pelos Sensei Ari/Sasaki/Johannes/Robson Maciel/Haroldo/Ruy Koike/Mestre Shinzato e outros que tive em meu caminho até aqui.

trabalho o corpo como um todo e a arte de chutar e socar vem ao longo do tempo,minha preocupação maior com pequenos de 4/5/6/7 anos é a lateralidade,espaço;realmente correr-pular -saltar-transportar-dividir -e o respeito de um pelo outro....

no meio disso tudo sempre aparece algum mais ajeitado e continua até se formarem Professores/Avogados/Médicos e quaisquer outros ofícios relevante à todos .....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Dan

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #42 Online: Fevereiro 04, 2010, 07:15:58 »
Prezado Yama, A. HIGINO, Vinteedois, Ilson MSP, Luiz, rapha.m.g, Pedro, Igatasu, DElia, itto ogami, PSekiMG, katsumoto, caio d elia, Farkatt,Lourival Silva e outros...

A maior felicidade que eu tenho é de ver um menino de 5 anos entrou no tatame do CETE quando estava Coordenador Pedagógico e Técnico da Seleção - SGK da Federação Gaúcha de Karatê em Porto Alegre, RS.
Esse garoto era "sujo" meu Deus ...
Sem sapatos, sem calças, apenas fragmentos das roupas dele com uma caixa de chicletes. Ele ficou lá por 5 horas para assistir a nossos aulas como os alunos e para mim. Em seguida, ele pulou seu pés do tatami cheia de "sujeira".... Cada "pé" marcou sua diferença e algo de extraordinário começou, o mais "rebelde" (uma menina de 6 anos) das crianças foi vê-lo e tomar-lhe a mão com um convite ir ao redor do Koto !

Este menino permaneceu 9 meses antes do meu contrato termina com a FGK. Lutei por esse garoto rece um Kimono do Projeto. Celso Piaseski tinha uma marca de Kimono "KAMAE" e vendei o Kimono por R$ 30, até mais por os crianças do Projeto "Alem do Esporte" com o apoio da Banco BANRISUL. Um projeto de Reabilitação Social de ajuda do Estado do RS e da BANRISUL, sem qualquer custo para o praticantes. Isso me colocou em uma raiva ! Compreender a minha atitude...

Tenho a infelicidade de perguntar onde estava seu Kimono. Foi-me dito que seu Kimono seriam distribuídos mais tarde, eles foram empilhados uns sobre os outros na loge da FGK. De fato, o mais impressionante é que os seus Kimonos foram distribuídos na direita e na esquerda dentro as Municipalidades do Estado do Rio Grande do Sul e seu ajudante Marcos Cruz dos Reis, apenas em Municípios ou apoio político foi importante para Celso Piaseski e sua carreira política. Obviamente, isso não agradar a Diretoria... Eles preferiram terminar o meu Contrato o mais rapidamente possível. O Projeto, eu diria o Programa "Alem do Esporte" continuou a existir estou lhe enviando um link para 2 vídeos que talvez algumas pessoas já sabem :



e



Neste vídeo vemos um Dojo que é de 50 m, cinco tatami de 12 m. Eu nunca percebi que com os chamados 10 000 crianças, 165 atletas de Alto redimento nenhum resultado é chegado no nivel Nacional e Internacional !... Quando eu disse a meus Professor, Serge Chouraqui e Dominique Valera aqui em Paris, posso te dizer que eles permaneceram no bunda ! Foi uma experiência boa, mas já que não houve resultados Nacional e Internacionalmente fez a sua aparição... que bom !

A melhor lembrança que tenho dele são as suas crianças e adolescentes com que cada dia eu tomei um risco enorme, um enorme prazer de aprender, aprender sobre mim e sobre eu mesmo em uma disciplina como Karatê...

Todos dias eu vi todos esses criancas de pais "violente, ladrão, alcoólicas, pedófilo, assassino" etc, etc., que vêm treinar com um sorriso enorme, e eu pensei que seria a festa ! E foi a festa a cada dia. Eu estava um pouco apreensivo quando comecei a ensinar para as crianças eu sabia que era difícil bastante porque eu estava estrangeiro e françês para chegar ao seu nível, criar rotas, inventar constantemente em nossa imaginação, ficando no caminho do Karatê e do Dô... mais foi extraordinária, obrigado !

Oss..
« ltima modificao: Fevereiro 04, 2010, 08:19:21 por Dan »

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #43 Online: Fevereiro 04, 2010, 12:21:40 »
Caros,

O tema da discussão não é a idade ideal para o início da pratica de artes marciais e sim a questão de como viver de Artes Marcias sem se corromper! E dentro do tema, minha opinião é a seguinte:

Conforme já foi citado, a visão de que “para ganhar dinheiro, tudo vale” é uma realidade em nossa sociedade antiética, principalmente em nosso país onde  os maus exemplos começam em nossos governantes. Proponho um auto-teste! Pergunte a si mesmo... “EU SOU ÉTICO?” Se a resposta for, costumo ser já há um problema, pois ser ético, é como ser $%&!. Não dar para ser quase!!! Alguma vez já comprei CD pirata? Já passei um sinal vermelho? Já estacionei em vaga de idoso ou deficiente??? Tem gente que tem a cara de pau de para o carro em vaga de deficiente e SAIR MANCANDO!

A resposta para isso deve começar conosco. Temos que nos preocuparmos em fazer o que é certo.

E como fica o caso de que “perder a mensalidade de um aluno que acha meu treino forte!” Digo, plagiando Pedrão Sensei “QUE SE $%&!!” O aluno que quer praticar uma arte marcial por esporte e realmente se encanta com a prática, vai ficar a não ser que a academia seja uma $%&!! O caboclo que vai por que está na moda, por que quer virar o Bruce Lee para ir para a rua dando uma de machão ou por que a mamãe está de saco cheio do moleque perturbando dentro de casa, esse não dura dois meses!

Vou exemplificar com minha história, Não sou nenhum garoto, tenho quase 40 anos, Sou faixa roxa de Jiu-jitsu, Sou graduado  Shi Ren (segundo grau de professor) de Kung Fu, Sou faixa preta de Full Contact, dei aula mais de dez anos de minha e hoje, estou iniciando a prática do Karate Shotokan, fazendo novas amizades, me divertindo  e desestressando feliz da vida com meu Gi Branquinho, novo em folha assim como MINHA FAIXINHA BRANCA como a pomba da paz!!!!

Quem quer, vai por que quer!

Oss
      Gustavo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #44 Online: Fevereiro 04, 2010, 13:30:06 »
O AVi é sobrinho do Pedrão?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)