Autor Tópico: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.  (Lida 12152 vezes)

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #45 Online: Fevereiro 04, 2010, 17:36:28 »
Oi Shaolin do Norte,

   Você disse que:

"Vou exemplificar com minha história, Não sou nenhum garoto, tenho quase 40 anos, Sou faixa roxa de Jiu-jitsu, Sou graduado  Shi Ren (segundo grau de professor) de Kung Fu, Sou faixa preta de Full Contact, dei aula mais de dez anos de minha e hoje, estou iniciando a prática do Karate Shotokan, fazendo novas amizades, me divertindo  e desestressando feliz da vida com meu Gi Branquinho, novo em folha assim como MINHA FAIXINHA BRANCA como a pomba da paz!!!!"

Logo, você tem bons conhecimentos, profundos eu diria, de outros estilos (jiu-jitsu, Full Contact e Kung Fu). O que te faz praticar tantos estilos variados ao invés de se aprofundar em um único? Como o kung fu, por exemplo; que acredito ser praticamente infindável a quantidade de coisas que tem que se aprender neste estilo.

Nada contra, muito pelo contrario, porem bateu a tal curiosidade em saber qual sua maneira de pensar sobre isto.

P.S Parabéns pela garra e determinação em aprender.

OSS!!


A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #46 Online: Fevereiro 04, 2010, 22:51:52 »
OSS...

VEJAM QUE ABSURDO...

CERTO DIA VISITEI DETERMINADA ACADEMIA DE KARATÊ, E AO CHEGAR OUVI UM PAI QUE ESTAVA MATRICULANDO O SEU FILHO, DE APROXIMADAMENTE 13 ANOS, PERGUNTAR AO PROFESSOR DE KARATÊ:...
"Professor... o meu filho não vai se machucar não, vai?...

RESPOSTA DO PROFESSOR...
"De modo algum. Não se preocupe que ele não vai sofrer um arranhão sequer!...


ESSA PERGUNTA É MUITO COMUM SER FEITA PELOS PAIS.
E POR COINCIDÊNCIA ESSA PERGUNTA TAMBÉM ME FOI FEITA.
RESPONDÍ AO PAI:...
SE VOCÊ FOSSE MATRICULAR O SEU FILHO EM UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL VOCÊ FARIA ESSA PERGUNTA?
RESPONDEU:
Certamente que não!
SABE POR QUE?
PORQUE VOCÊ SABE QUE ELE CERTAMENTE IRÁ SE MACHUCAR, E OLHA QUE É SÓ FUTEBOL!
AGORA EU VOU LHE FAZER UMA PERGUNTA...
QUAL O REAL MOTIVO QUE LEVOU VOCÊ A TRAZER O SEU FILHO PARA O KARATÊ?
RESPONDEU:
Para que ele aprenda a defender-se!
AGORA IMAGINE... COMO CONSILIAR APRENDER A DEFENDER-SE SEM TER CONTATO, E NÃO SE MACHUCAR?

OSS...
DESCORDANDO DOS PROFESSORES QUEM PENSA O CONTRÁRIO...
MAS KARATÊ-DÔ É 90% IMPIRISMO!
O CONTRÁRIO SÃO SOMENTE PROMESSAS!

OSS...


Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #47 Online: Fevereiro 05, 2010, 07:14:03 »
Higino,

Gostei muito da forma como conduz esse tipo de situação!

Cara, essa experiência sua compartilhada aqui, pra mim foi de uma importância inimaginável!

Obrigado cara!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Dan

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #48 Online: Fevereiro 05, 2010, 08:08:07 »
Prezado A. HIGINO e outros,

Em resposta e tentar de responder.... à sua pergunta eu acho que a agressão e esporte estão interligados e são as opiniões diferem consideravelmente no que diz respeito às relações que existem entre eles. Alguns acreditam que o esporte pode libertar-se e para outros é simplesmente uma manifestação de agressividade escondida. Mas não se preocupe, mesmo no mundo e na França, é pior porque nós temos uma verdadeira instituição de ensino. Já é produzido e será repetido muitas vezes. É na ordem das coisas...

Assim como eu poderia fazer esta pergunta. O que acontece com a média aritmética das paixões e da instituição social ?

A violência é em si um fenômeno social ou uma moda passageira ?

As ciências sociais estão questionando o fenômeno em si, mas também sobre o olhar que a Sociedade se concentra sobre a violência doméstica. Por duas décadas, a violência juvenil nas escolas tornou-se um problema social. Atos de violência escolar são listados, um observatório e de análise do anti-planos de violência foram implementadas dentro varias países do mundo. As ciências sociais estão questionando o fenômeno em si, mas também no olhar que a Sociedade concentra-se em violência doméstica. Para os historiadores a violência juvenil, nas escolas não é nada novo, assim como a violência juvenil em geral. Qualquer adulto que mantém uma meta de memória na recreação (tempo livre entre aula) sabe que a lei do poder é exercido com freqüência. A violência na escola se vinga toda vez que novas formas e, a Sociedade responde a cada um de acordo com os valores e critérios que evoluem. Mas podemos nos perguntar se você olhar de uma ponta a outros países latino-americanos, é possível ver que todos eles compartilham um determinado problema em graus variados. O México, por exemplo, reflete a existência de situações extremas específicas para países da América Latina : participação em um mercado comum com os Estados Unidos e Canadá, mas também as condições de pobreza também. Na América Central, é a instabilidade constante. A Colômbia tem um dos mais elevados índices de violência no mundo, a Venezuela sob o governo populista de resposta a crises causadas pela queda dos preços do petróleo, o Equador, a maioria da população indiana é afetado por crise política e económica grave, e viu a partida repentina de três presidentes constitucionais em cinco anos. Argentina, Chile, Paraguai, experimentaram situações próprias : alta migração Europeu (italiano, espanhol e alemão, Holandês, Japonês etc.), o desenvolvimento da indústria, a criação do próximo modelo as ditaduras fascistas, que tem contribuído para a percepção dos latino-americano militarista e autoritário. No entanto, um exame mais detalhado do desenvolvimento histórico de cada país mostra que os diferentes elementos que compunham o império espanhol ex-americanas têm um processo evolutivo de acordo com suas próprias peculiaridades, apesar de uma aparente semelhança...

Além de todas as formas mais graves de violência e outras manifestações de desconforto da exclusão, para além da crise : a corrupção que atingiu os mais altos escalões do sistema político, o subdesenvolvimento sistema econômico e industrial que, embora não superiores aos dos seus vizinhos mais próximos, com base na competência e modernização, mas sobre a proteção do Estado, abandono e negligência vastas áreas abandonadas a si mesmas ou por agentes armados, que vai criar e aplicar suas leis. Os efeitos da exclusão do sistema de ensino, têm contribuído para a persistência de classe muito baixa e desenvolvimento muito limitado de pesquisas científicas... Com as condições econômicas dos professores, têm-se "máquinas de milagres", especialmente na as Artes Martiais e bolto logo com Luiz juntou-se com seu tema sobre a E.U. onde um dia introduzir o "tecle 1" se eu tenho um problema "tecle 2" se tem outro problema. Mas agora eu vou te dar uma boa ajuda A. HIGINO quando o esporte tem um grande potencial como contribuição para a saúde, o equilíbrio eo desenvolvimento de nossas crianças :


Aqui estão 11 regras ou conselhos que devemos oferecer para a ENTRADA em LARGE do Dojo.


Como pai de um jovem atleta, minhas palavras e comportamento mostra que:

1 - Eu entendo que a minha criança tem um Esporte por prazer e não para o meu.

2 - Não vejo meu filho como um Atleta de Esporte de Adultos em miniatura.

3 - Eu aceitar e respeitar os limites do meu filho no tatame, que evolui em resposta aos problemas e, dependendo de sua idade.

4 - Eu respeito os Professores, Treinadores, Técnicos e seu trabalho é voluntário e muitas vezes eu também reconhecer que eles só estão habilitadas a conduzir a equipe ou grupo.

5 - Eu compreendo a difícil tarefa de Arbitros e eu respeito as suas decisões. Eu espero um comportamento semelhante do meu filho.

6 - Eu tento conhecer as regras do Karatê, para evitar a ignorância distorce a minha opinião contra as decisões dos Oficiais.

7 - Eu vejo a Vitória como um dos prazeres do Esporte, eu minimiza derrota e reconhecer os erros como parte do aprendizado. Eu positiva em todos os casos de meus discursos.

8 - Na competição, destaco o Esforço em vez de Vitória ou de Desempenho, e isso para todos os concorrentes, mesmo aqueles de Academias, Clubes adversas.

9 - Eu incentivo meu filho a desenvolver suas habilidades e desportivismo, embora reconhecendo as suas limitações e não planeia a sua ambição.

10 - Eu não desculpo ou incentivar a violência física ou psicológica, ou ressentimento ou vingança.

11 - Eu ensinar os meus filhos os valores de respeito, disciplina, esforço e lealdade e apoio mútuo.

                             ......................................................................

Espero que isto tenha ajudado alguns !....

Oss...

PS : Peço desculpas ao certo se é muito longo, obrigado.
« ltima modificao: Fevereiro 05, 2010, 08:56:17 por Dan »

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #49 Online: Fevereiro 05, 2010, 08:26:23 »
Também gostei bastante do seu relato A. HIGINO.

Penso bastante nisso quando treino.

Antes de tudo, estas artes são marciais; tenho certeza que quem as inventou não pensou nos efeitos terapeuticos que dizem ter e até acredito que tenha.

Mas até aí vários outros exercícios possuem tais "poderes" terapeuticos. Vai aprender a dançar axé.

Você citou o futebol...vai ver a galerinha do balé classico. Os pés ficam estourados e muitas vezes caem de bem alto nos ensaios porque a coisa tem que ser pra valer.

Alguns assistem aqueles filmes de kung fu com várias defesas feitas com os braços e pernas e nem imaginam o quando dói fazer aquilo; ao menos até ficar bom rsrsr.

OSS!!

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #50 Online: Fevereiro 05, 2010, 08:32:11 »
Dan,
as 11 regras balizam positivamente, ótima contribuição.
Muito bom!
Oss
Ricardo

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #51 Online: Fevereiro 05, 2010, 12:24:57 »
Caro lourival,

Não vou contar minha história que isso é longo. Se quiser, me mande uma MP que trocamos mensagens e lhe conto um pouco de minha experiência. Mas gostaria de registrar o seguinte:

O único conhecimento que não compensa é de inutilidades como “Quem é a mais vagabunda do BBB” ou que a “Geisa vai sair na bateria da escola ‘tal’ mostrando o resto que não apareceu na Universidade”!!!

O que vale é manter a mente aberta. Cuidado que conheço pessoas que quando amarraram uma faixa preta na cintura viraram reféns dela como se tivesse prendido uma corrente.

O conhecimento é o tesouro maior que uma pessoa pode buscar. Uma vez adquirido, ele nunca poderá ser arrancado ou roubado de você. E tem mais, ser um aprendiz é um exercício de sabedoria e humildade. No fundo, levando esse raciocínio para as artes marciais, não importa se é uma chinesa, japonesa, coreana ou seja lá da onde... o que importa é o que de bom você extrai daquilo que você aprende e pratica. Além das técnicas, os benefícios fisiológicos, importa os valores e filosofia. O resto meu caro, é somente resto...
« ltima modificao: Fevereiro 05, 2010, 12:27:27 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #52 Online: Fevereiro 05, 2010, 12:25:57 »
By the way, Não sou sobrinho do Pedrão... ele é meu Padrinho! ;)
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #53 Online: Fevereiro 05, 2010, 13:14:34 »
Oi Shaolin do Norte.

Gostei muito da sua resposta.

Vou refletir bastante sobre o que você disse.

P.S Desculpem minha pergunta fora do tema do tópico.

Obrigado e um grande abraço,
      Lourival Silva

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #54 Online: Fevereiro 05, 2010, 15:11:07 »
O Pedrão é padrinho do AVI, é?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #55 Online: Fevereiro 06, 2010, 16:13:21 »
OSS...

É LASTIMÁVEL O QUE VOU DIZER, MAS...

PARA NÃO PERDER O ALUNADO VULGAR, ALGUNS "TIDOS" COMO PROFESSORES DE KARATÊ MAIS "SERVEM" AOS SEUS ALUNOS QUE PROPRIAMENTE ENSINAM.

PARA ESSES TUDO VALE PARA MANTER A "MENSALIDADE NOSSA DE CADA DIA" E ESSES NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES E SIM: QUANTOS ALUNOS ESTÃO MATRICULADOS R$, QUANTOS VÃO FAZER EXAMES DE FAIXA R$, QUANTOS VÃO PAGAR A TAXA DE COMPETIÇÃO R$, ETC.
E DANE-SE O KARATÊ E A SUA IMAGEM.
E DE QUEM É A CULPA?
SIMPLES!
DAQUELES QUE NO PASSO RECENTE FORAM GRADUANDO OS ALUNOS QUE ERAM "MAIS-OU-MENOS" OS "MEIA-BOCA" OS "POLITICAMENTE CORRETOS QUE NÃO LUTAVAM NADA" OS "AMIGOS DO REI", ETC.
ESSES QUE SE GRADUARAM DESSA FORMA, E FORAM MUITOS (CERCA DE 70%), NÃO TEM INTERESSE DE SABER LUTAR OU CONFRONTOS (JYIU-KUMITÊ), ELES SABEM A VERDADE, O QUE ELES QUEREM É O "PODER" E ISSO NÓS DEMOS A ELES DE MÃO BEIJADA, QUANDO COMEÇAMOS A GRADUÁ-LOS POR "MISERICORDIA".
LEMBRAM DA DECADA DE 90?! ONDE TUDO COMEÇOU!?
É ÓBVIO QUE ATÉ A DECADA DE 80 OS PROFESSORES NIPPON-BRASILEIROS MONOPOLIZARAM O KARATÊ, MAS TUDO DESANDOU QUANDO OUVE A CIZÃO, OU ALGUEM DUVIDA DISSO?
OS CRITÉRIOS MUDARAM PARA SE GRADUAR ALGUEM. E NÃO FALO APENAS DO PROBLEMA QUE TINHAMOS COM A "NKK" ISSO PODERIA SER CONTORNADO, COMO FOI PELA NOVA ADMINISTRÇÃO DO KARATÊ BRASILEIRO, QUE DESCARTOU A NESCESSIDADE DE CONFIRMAÇÃO DE DAN'S PELA NKK. FALO PROPRIAMENTE DO KARATÊ-DÔ, PORQUE ISSO QUE EU VEJO POR AÍ NÃO É E NUNCA SERÁ ESSA NÓBRE ARTE, MESMO QUE ELES INSISTAM EM NOMEÁ-LA DE KARATÊ.

"COMO PODEMOS JULGAR UM SUPOSTO KARATÊ QUE IGNORA O COMBATE REAL E QUE PRODUZ CAMPEÕES QUE NUNCA COMBATERAM".

"DESCULPEM O DESABAFO!"

OSS...

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #56 Online: Fevereiro 06, 2010, 18:17:27 »


É ÓBVIO QUE ATÉ A DECADA DE 80 OS PROFESSORES NIPPON-BRASILEIROS MONOPOLIZARAM O KARATÊ, MAS TUDO DESANDOU QUANDO OUVE A CIZÃO, OU ALGUEM DUVIDA DISSO?
OS CRITÉRIOS MUDARAM PARA SE GRADUAR ALGUEM. E NÃO FALO APENAS DO PROBLEMA QUE TINHAMOS COM A "NKK" ISSO PODERIA SER CONTORNADO, COMO FOI PELA NOVA ADMINISTRÇÃO DO KARATÊ BRASILEIRO, QUE DESCARTOU A NESCESSIDADE DE CONFIRMAÇÃO DE DAN'S PELA NKK.




Prezado Higino,
certamente, por falta de informação ou informação enganosa, vc está cometendo uma séria injustiça. Saiba que, a coisa não desandou, mas sim foi colocada nos trilhos e se não houvesse a "revolta", iniciada por uns poucos aqui de SP que não aceitavam servidão e sacanagem, vc não estaria usando uma faixa preta nem dizendo que pertence ao Shotokan ... por  menos que fosse "cordeirinho", usasse "coleira" e beijasse os pés daqueles "merdas". Quanto à graduação sempre houveram e haverão descaminhos por interesses escusos como poder, dinheiro, submissão, etc. tanto na mão dos pulhas nacionais como nos internacionais.
 As regras atuais levam milhares de atletas a se utilizarem de técnicas e estratégias estranhas, indesejáveis e repulsivas para muitos, mas tenho absoluta certeza de que um número substancial permaneceria combatendo mesmo se houvesse permissão de um contato muito mais intenso.
OSS
Oss
Ricardo

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #57 Online: Fevereiro 06, 2010, 19:41:55 »
Ou seja, meu pai sempre teve razão.

O HOmem vale pelo que ele é..nao pelo que tem.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #58 Online: Fevereiro 06, 2010, 21:48:28 »
Ou seja, meu pai sempre teve razão.

O HOmem vale pelo que ele é..nao pelo que tem.
Oss! O homem que pensa dessa forma, será sempre grande!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

  • Visitante
Re: KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA VS MEIO DE VIDA.
« Resposta #59 Online: Fevereiro 06, 2010, 22:00:01 »
OSS, DElia SENSEI...

CERTAMENTE FUI MAL INTERPRETADO!...

NÃO ESTOU DEFENDENDO OS PROFESSORES "NIPPON-BRASILEIROS", ESTOU DIZENDO QUE NAQUELA EPOCA HAVIA UMA RESTRIÇÃO MAIOR PARA ADQUIRIR DAN'S, INDEPENDENTEMENTE DOS MOTIVOS ESCUSOS DELES.

AGORA DESCORDO QUANDO O SENHOR DIZ QUE AQUELA REVOLTA COLOCOU AS COISAS NOS TRILHOS.
QUE TRILHOS?!...
ESSE TREM DESCARRILHOU A MUITO TEMPO, DESDE A DECADA DE 90, BASTA VER COMO ESTÁ FRAGMENTADO O KARATÊ EM TANTAS FEDERAÇÕES, CADA UMA PREOCUPADA APENAS COM O PRÓPRIO BOLSO, E QUE SE DANE A QUALIDADE DO KARATÊ COMO ARTE MARCIAL.

AGORA, USANDO AS SUAS PALAVRAS:
"Prezado Higino,
certamente, por falta de informação ou informação enganosa, vc está cometendo uma séria injustiça. Saiba que, a coisa não desandou, mas sim foi colocada nos trilhos e se não houvesse a "revolta", iniciada por uns poucos aqui de SP que não aceitavam servidão e sacanagem, vc não estaria usando uma faixa preta nem dizendo que pertence ao Shotokan ..."
SENSEI... QUANDO O SENHOR GENERALIZA AO DIZER:
"vc não estaria usando uma faixa preta nem dizendo que pertence ao Shotokan ..."
O SENHOR TESTIFICA COM SUAS PALAVRAS O QUE EU VENHO DIZENDO: QUALQUER UM PODE SER PRETA, INDEPENDENTEMENTE DA SUA QUALIDADE TÉCNICA, E POR MAIS QUE SE DISTANCIEM DAQUELE KARATÊ QUE NÓS CONHECEMOS, PARECE QUE TODOS ESTÃO FECHANDO OS OLHOS PARA ESSA REALIDADE, ACEITANDO ESSA FARÇA COM MUITA NATURALIDADE.

CONCORDO QUANDO O SENHOR DIZ:
"As regras atuais levam milhares de atletas a se utilizarem de técnicas e estratégias estranhas, indesejáveis e repulsivas para muitos, mas tenho absoluta certeza de que um número substancial permaneceria combatendo mesmo se houvesse permissão de um contato muito mais intenso".

"PERMISSÃO"...

ESSA É A PALAVRA CHAVE!

SE NÃO ME ENGANO, A "REVOLTA" QUE O SENHOR NARRA, DE CERTA FORMA VISAVA OBTER "PERMISSÃO" E OS SENHORES CONSEGUIRAM.
MAS O QUE VEJO HOJE SÃO DIRIGENTES E PROFESSORES AGINDO DA MESMA FORMA QUE AGIAM OS "NIPPON-BRASILEIROS" PREOCUPADOS APENAS COM A MANUTENÇÃO DO PODER, HOJE REPRESENTADO POR ESSA ABERRAÇÃO QUE INSISTEM EM CHAMAR DE KARATÊ. PRODUZINDO CAMPEÕES QUE NÃO SABEM COMBATER.
A DISTÂNCIA QUE EXISTE ENTRE O "SHIAI PARA JYIU-KUMITE", É A MESMA DISTÂNCIA QUE EXISTE ENTRE O CÉU E A TERRA.

OBS:
QUE NINGUEM ME VENHA DIZER AQUI PARA EU IR PRO "MMA", MINHA CASA É O KARATÊ-DÔ E O QUE EU QUERO É VER COMPETIÇÕES DE KARATÊ-DÔ ONDE OS ATLETAS LUTEM DE VERDADE, E HONREM O NOME DESSA NÓBRE ARTE QUE HOJE ESTÁ NA LAMA.

OSS...