Autor Tópico: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????  (Lida 10754 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Online: Fevereiro 11, 2010, 16:00:42 »
Oss

Srs, gostaria de compartilhar convosco algo que ando percebendo em várias artes marciais, principalmente no Kung Fu, no Full Contact e no Karate.

Simplesmente os praticantes estão cada vez menos treinando combates!

Será impressão minha? Alguns anos atrás, me lembro que TODOS os treinos haviam combates (pelo menos "sombrinha") entre os praticantes. Haviam até verdadeiros CORO COMENDO principalmente entre os mais experientes.

Será que:
1. Estou louco ou cego.
2. Os professores (sem querer generalizar) são uns incompetentes que não sabem mesclar o iniciante com um experiente para que o iniciante possa praticar a luta com segurança.
3. A prática do combate espanta os aluno.
4. NDA!!!

Oss
      Gustavo

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #1 Online: Fevereiro 11, 2010, 16:13:38 »
Mestreyodamente falando:

"a atual situação marcial a demanda atende"
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #2 Online: Fevereiro 11, 2010, 16:59:15 »
OSS, Shaolin do Norte...

O TERMO APROPRIADO HOJE EM DIA PARA EXPLICAR ESSA SUA OBSERVAÇÃO SERIA:
"DISCÍPULOS vs CLIENTES"

ISSO EXPLICA TUDO!

OSS...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #3 Online: Fevereiro 11, 2010, 17:03:43 »
Olá!
A resposta é: "Quem tem $%&! tem medo".
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #4 Online: Fevereiro 12, 2010, 08:18:38 »
Oss,

Acho que todos nós somos responsáveis por isso! Vamos resgatar a pratica saudável do treino de combate. É indiscutivel o fato de ser algo que requer RESPONSABILIDADE. Cabe ao professor levar a cabo a tarefa de controlar os ânimos do lutadores. Colocar o novato com os experientes para treinar o novato. As lutas mais duras devem ser praticadas por experientes ou por atletas que pretendem competir.

O combate deve ser treinado sempre para dar a noção de distância, noção de aplicação dos golpes, molda a personalidade e a responsabilidade.

Vamos resgatar isso, meus amigos!!! Vamos combinar treinos exclusivo de combates!

Oss
      Gustavo

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #5 Online: Fevereiro 12, 2010, 09:33:14 »
 OSS!

  Estive pensando e cheguei na seguinte conclusão.
 
  A finalidade de uma arte marcial, ou treinamento de luta, acredito seja eficiencia em combate.

  Atualmente sofremos muito com a politicagem prejudicial nos esportes, e no nosso caso no Karate Brasileiro.

 Associemos a esse panorama a falta de interesse de muitas pessoas em se dedicar de fato ao treinamento sério e diligente, combinado com pessoas dependentes das mensalidades que esses mesmos alunos negligentes pagam.

 O Resultado que temos é a produção de pseudo combatentes.

 Assim, qual a pessoa, que se julga professor, a se arriscar a colocar seus pseudoatletas para lutarem e assim correr o risco de perder parte de sua fonte de renda por ter se machucado e desistir de pagar a mensalidade.

 Suponho que pessoas interessadas em praticar a verdadeira arte marcial devam se unir para aprimorar a técnica e divulgar a forma adequada de se praticar.

 Assim, com os resultados alcançados promover a verdadeir arte.
Voar para servir! Águia.

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #6 Online: Fevereiro 12, 2010, 09:40:10 »
Essa é a mais pura realidade Anderson... concordo com você...

ps. Por acaso você é o Anderson Santana de Pernambuco ?

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #7 Online: Fevereiro 13, 2010, 13:59:30 »
 OSS


  Olá Farkatt, não sou de Pernambuco, sou de Sampa mesmo.

 Se precisar de algo estamos a disposição..

 OSS
Voar para servir! Águia.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #8 Online: Fevereiro 13, 2010, 15:15:11 »
OSS, Anderson Santana CHIKARA...

CONCORDO COM ESSE SEU COMENTÁRIO.
" Estive pensando e cheguei na seguinte conclusão.
  
  A finalidade de uma arte marcial, ou treinamento de luta, acredito seja eficiencia em combate.

  Atualmente sofremos muito com a politicagem prejudicial nos esportes, e no nosso caso no Karate Brasileiro.

 Associemos a esse panorama a falta de interesse de muitas pessoas em se dedicar de fato ao treinamento sério e diligente, combinado com pessoas dependentes das mensalidades que esses mesmos alunos negligentes pagam.

 O Resultado que temos é a produção de pseudo combatentes.

 Assim, qual a pessoa, que se julga professor, a se arriscar a colocar seus pseudoatletas para lutarem e assim correr o risco de perder parte de sua fonte de renda por ter se machucado e desistir de pagar a mensalidade.

 Suponho que pessoas interessadas em praticar a verdadeira arte marcial devam se unir para aprimorar a técnica e divulgar a forma adequada de se praticar.

 Assim, com os resultados alcançados promover a verdadeir arte".

OBS:
ESSE SEU COMENTÁRIO SERVERIA BEM EM UM OUTRO TÓPICO (KARATÊ-DÔ... MODO DE VIDA vs MEIO DE VIDA)

OSS...
« ltima modificao: Fevereiro 13, 2010, 15:16:50 por A. HIGINO »

Offline JJT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 22
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #9 Online: Fevereiro 15, 2010, 21:28:10 »
O meu grande sonho sempre foi me tornar um faixa preta em karate.
Agora acho que esse sonho está bem distante. O meu antigo professor não está mais na cidade. Procurei uma academia e havia apenas um faixa marrom treinando kata. O professor estava olhando seu aluno e me disse que agora só treina kata, nada de kumite..
Acredito que o karate, pelo menos aqui em Vitória-ES, tenha morrido. Nem com a onda de interesse de atletas de outras lutas com atuação do Lyoto no MMA despertou os professores daqui. Uma pena. Às vezes acho que gastei um enorme tempo da minha vida com o karate. Se tivesse treinado TKD, judo ou jiujitsu, estaria mais satisfeito, modalidades que priorizam o combate em sua prática.
Se alguém conhecer alguma academia séria de karate em Vitória, ou nas proximidades, por favor me indiquem.
Oss

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #10 Online: Fevereiro 15, 2010, 23:39:22 »
Oss

     Caro JJT, TKD e Judo já podemos dizer que estão 100% esporte, já o bjj parece ir na mesma onda... Quando Helio Grayce desenvolveu o bjj a partir do judo disse que era para uma pessoa pequena poder enfrentar uma grande (tal como no judo) só que o bjj ja ta esportivizado, cheio de categorias e por aí vai...
     Mas se voce acha que perdeu tempo com o Karate, talvez seja porque voce ainda não encontrou um Dojo (Dojo, não academia) sério para pratica-lo...

Oss

"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Igatasu

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 72
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #11 Online: Fevereiro 16, 2010, 13:42:19 »
Esse é um fenômeno mundial, talvez só no Japão ainda se vê dojôs cheios...mas mesmos os grandes campeonatos de lá estão esvaziados....é a onda do MMA.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #12 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:17:18 »
OSS, Igatasu...

Creio que você tenha razão...
Mas, faltou acrescentar que primeiro a competição de Karatê-Shiai enfraqueceu a nossa imagem como "Arte-Dura", dai com o advento do "MMA" veio a ruína, por que as pessoas começaram a comparar uma com a outra, fato esse que não acontecia antes.

Infelismente, hoje o que vemos são Professores e Graduados de Karatê enfatizarem o Shiai em detrimento do Jyiu.

Ora o Jyiu-Kumitê por ser tão necessário no aprendizado do Karatê-Dô chega a ser elementar, algo indiscutível quanto ao seu valor.

OSS...

Offline Chicão1956

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #13 Online: Fevereiro 16, 2010, 22:49:55 »
Bastará que algum espertalhão decida criar o "JJ desportivo ou olímpico" que a arte suave vai pro saco rapidinho também.
Na minha opinião, no karatê só tem um jeito de não machucar nada, que é errando o alvo.
Caso contrário, no mínimo um galo e um roxão fica se o golpe bater em qualquer lugar com força, mesmo sem entrar no lugar ideal.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #14 Online: Fevereiro 16, 2010, 23:04:13 »
OSS...

Isso me lembrou o que disse certa vez o "Sensei Benedito Nelson Augusto dos Santos":
"Quando os golpes de pé e mão de um Karatê-ka verdadeiro acertam qualquer parte do ser humano isso decide o combate...O lutador comum somente procura os pontos vitais".

Esse é o verdadeiro caminho...

OSS...