Autor Tópico: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????  (Lida 10745 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #45 Online: Maro 12, 2010, 23:08:08 »
OSS, Lourival Silva...

No Shotokan-Ryu nós praticamos os 02 tipos de Jyiu-Kumitê ( a Sombra e a Explosão) ambas são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Karatê.
Quando falo em luta fraca ou faz de conta, faço referência ao "Shiai" onde as régras que o envolvem proíbem o contato forte, diferentemente do Jyiu-Kumitê. Talvez alguns aqui digam o contrário, mas o Jyiu-Kumitê que eu aprendi e pratico até hoje, o contato forte é preponderante, claro, preservando certas áreas (Tzuki X Jodan).
...............
No que se refere ao "Kumitê forte" não vejo diferença entre os estilos, linhagens ou Dôjôs de Karatê que mativeram essa essência.
As restrições de contatos em certas áreas dependerá do estilo, no demais...
Karatê é Karatê!

OSS...

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #46 Online: Maro 15, 2010, 10:43:24 »
OSS A. HIGINO.

    Sua explicação, até o momento, combina com o que eu entendo do karatê Shotokan.

    O Shiai-Kumitê parece "fraco" por não haver contato forte (sombra), como você mesmo disse.

    Mas aí é que está o meu "grilo", até onde entendo não haver contato forte no Shiai-Kumitê faz parte da idéia desta técnica. Justamente pelo fato de estar sendo estudado outras coisas como distancia, agilidade dos movimentos e etc...

    Se no Shiai-Kumitê o contato fosse forte ele seria outra coisa, seria o Jyiu-Kumitê. E o contrario também vale para o Jyiu-Kumitê, ele seria o Shiai-Kumitê.

    Com todo o respeito, falar que o Shiai-Kumitê é fraco por não haver contato não faz sentido ao meu ver; pois entendo que é assim que ele deve ser.

    Vocês podem me dizer onde é que está o problema nisto?

    Aliás, falando em Shiai-Kumitê no estilo kyokushin tem uma coisa que eu acho um pouco confusa também. Treinamos vários golpes de defesa e ataques, os mesmos do estilo Shotokan (obviamente) mas quando vamos para o kumitê o que sai são apenas chutes e socos lembrando o kickboxing. E ai fica a questão: a gente se mata fazendo os kihons, os katas e etc para depois não aplicar. E pior ainda, a parte de socos fica bastante "deficiente" comparando com outras artes (box, muay thai, kickboxing, jkd...) que estudam esta parte.

     Só para ter uma idéia do que estou falando, tem uma academia ( http://www.kyokushinkaikan.com.br/v2007/br/oqekickboxing.htm ) que montou uma coisa chamada KICKBOXING KYOKUSHINKAIKAN; acredito eu que eles estão tentando colocar um formato diferente no kumitê para reduzir o problema. Detalhe, isto deve ser um fato isolado...porque não sei de outro exemplo kyokushin que está tentado fazer algo a respeito disto.

      Alguem aqui do forum que treina kyokushin ou derivados tem algo a dizer sobre isso?

      É isso ai...sei que karatê é karatê, o nome por sí só já se explica, mas o que não podemos negar são os efeitos causados pelo tempo e a troca e conhecimento entre os povos. Porisso espero que as respostas e comentários sejam os melhores possíveis.

OSS!
   

OSS!

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #47 Online: Maro 15, 2010, 13:18:00 »
Lourival, o problema pode ser resumido apenas em um termo:

Competição Esportiva

é a ruína de qualquer arte marcial.. foi a do Judo, do TaeKwonDo está sendo a do JiuJitsu brasileiro e como vemos e discutimos aqui, um dos motivos da perda de qualidade marcial do Karate...

Sem falar nos elementos de politicagem que se desenvolvem num ambiente esportivo convencional. Patrocinios, Árbitragem, federações, exposição a mídia, etc.

explico: O que faz o Kiokushin usar o que usa na hora da competição, em detrimento do que treina é a maior facilidade com que se ganha pontos na competição esportiva. Da mesma forma como não se treina mais no Judo nada que não seja "pontuável" em competição por exemplo...

Offline T_Favero

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
  • Votos: +0/-0
  • Praticante de Karate Seiwakai
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #48 Online: Maro 15, 2010, 14:58:20 »
Alguem aqui do forum que treina kyokushin ou derivados tem algo a dizer sobre isso?

Oss!

Como eu havia comentado antes neste topico, no estilo Seiwakai nos treinamos usando aparadores pra reduzir o dano a quem recebe o golpe, mas permitindo a quem ataca, usar plena força.

Aqui um video de um treino especial para campeonato:

Mas mesmo fora da temporada de campeonatos treinamos com aparadores. É uma solução simples e lógica ao meu ver.


Oss!
Treinaremos firmemente nosso coração e nosso corpo, para termos o espírito inabalável.

Conheça o Seiwakai, seu treino e filosofia:

  (parte 1)
(parte 2)

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #49 Online: Maro 15, 2010, 16:03:52 »
Olá colegas!
Infelizmente como foi dito, por causa das competições, somente os golpes pontuáveis são treinados de rotina; na hora da luta a tendência é usar mais socos e chutes básicos, pois no resultado final não vai fazer diferença a variedade ou a beleza dos golpes usados e sim o quantas vezes você "encostou" no adversário e onde; seria muito mais difícil e levaria muito mais tempo treinar os diversos golpes que aprendemos no kata e aplicá-los no kumitê; Acho que deveria existir uma modalidade de competição onde o critério fosse a beleza e variedade dos golpes, onde o vencedor fosse aquele que conseguisse demonstrar um karatê mais autêntico; daí os karatecas teriam mais interesse em aprender e treinar algo além de socos.
Oss!...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #50 Online: Maro 15, 2010, 16:58:43 »
Qual seria a beleza de um chute no saco?
Quebramento de pescoço?
Deslocamento de mandíbula?


Acho que deveria existir uma modalidade de competição onde o critério fosse a beleza e variedade dos golpes, onde o vencedor fosse aquele que conseguisse demonstrar um karatê mais autêntico;

Alguma coisa não tá "encaixando" bem aqui....
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #51 Online: Maro 15, 2010, 19:01:11 »
eu acho lindo quando um mawashi geri que acerta o pescoço com precisão e o cara desaba... é único  :D :D

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #52 Online: Maro 15, 2010, 22:57:21 »
OSS, Lourival Silva...

"Shiai-comitê" não tem nada a ver com "sombra"!
A luta sombra é a maneira de treinarmos as inumeras técnicas de Karatê com maior tranquilidade e controle, sem aquela tensão natural produzida pelo Jyiu-Kumitê-explosão.
O natural é... sempre após um treinamento ou aula com Jyiu-Kumitê-sombra o próximo ser com Jyiu-Kumitê-explosão. Para que o praticante desenvolva uma maior gama de tecnicas defensivas e ofensivas a serem utilizadas durante a luta.
....................
Quanto ao "Shiai" ser fraco, isso não deveria acontecer, mas ocorre!
Quando eu competia o contato era forte, mesmo tendo régras rígidas de segurança.
Veja um bom exemplo do que estou falando!

O problema hoje em dia são 03...
1- Como disse o "Farkatt": Toda a prática do Karatê está voltada para a Competição esportiva, arruinando a marcialidade da arte.
2- Como disse "Lince": Somente as técnicas pontuáveis são treinadas em detrimento das demais.
3- As régras vigentes coibem o contato forte.
....................
O "Shiai" não tem que ser fraco!
Este é o questionamento!

OSS...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #53 Online: Maro 16, 2010, 00:39:59 »
eu acho lindo quando um mawashi geri que acerta o pescoço com precisão e o cara desaba... é único  :D :D

Mawashi no pescoço? o cara desaba?

afff....


não estou dizendo nem que seja ou que não seja...
mas eu só vi mawashi do cara cair desacordado, sendo quando atinge a têmpora...

no pescoço, faz o maior "estalo" mas o cara continua em pé (isso se pegar de leve, com o Hiki-ashi e tudo direitinho).. mas se largar o mawashi no pescoço, a ponto do cara "apagar", bicho, acho que nesse caso é IML na certa...

Em resumo, o que eu quero dizer, é que nunca vi ninguém tomar mawashi no pescoço e desmaiar ou cair...

penso que se for pro cara cair, cai direto....

O pescoço é uma área muito sensível...

Mas Rapha, tu tem alguma história pra contar pra gente.. algum vídeo, alguma coisa pra complementar seu comentário anterior? Compartilha aí com agente...

(eu não estou te zoando.. to falando sério mesmo... até porque considero pra caramba as coisas que tu fala.. pois você é sempre muito bem comedido nos seus comentários e certeiro...)
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #54 Online: Maro 16, 2010, 07:14:29 »
Meu querido 22,
Quando digo "beleza" dos golpes não estou me referindo a violência do mesmo mas sim a perícia e a técnica de quem o realiza, a plasticidade, demonstrando que o karateca precisou treinar muito para executá-lo.
OSS!...

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #55 Online: Maro 16, 2010, 08:56:34 »
Meu querido 22,
Quando digo "beleza" dos golpes não estou me referindo a violência do mesmo mas sim a perícia e a técnica de quem o realiza, a plasticidade, demonstrando que o karateca precisou treinar muito para executá-lo.
OSS!...

Então... pra mim, você tá querendo inventar a roda... pois isso aqui:

Acho que deveria existir uma modalidade de competição onde o critério fosse a beleza e variedade dos golpes, onde o vencedor fosse aquele que conseguisse demonstrar um karatê mais autêntico;

já existe!

E chama-se "competição de karate". Pois luta, luta mesmo, o mais próximo de um combate real, ou o que mais se aproxima disso: chama-se MMA.

Agora, beleza, plasticidade, técnica, perícia... só em competição de karate..

Porém, se até a "competição de karate" tá perdendo seu caráter "artístico" (afinal de contas é uma arte marcial) aí já é outra história.

Então o que devíamos buscar, não seria uma "nova competição", uma "nova arte".. e sim, recuperar valores que já se perderam ou estão se perdendo com o passar dos tempos.

chega de inventar coisas qeu já existem!

Até porque no karate não há nada que precise ser inventado... o que precisamos é trazer de volta determinados aspectos.

No Stress please!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Lince

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #56 Online: Maro 16, 2010, 09:17:01 »
Pois é... concordo... Ah! Quer saber, eu vou é treinar o meu karatê da forma como acredito que deve ser feito, junto com meu sensei e meus colegas... a qualidade das competições e as motivações que elas geram que se danem.
Oss!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #57 Online: Maro 16, 2010, 09:58:12 »
Obrigado pela resposta A. HIGINO.

  Minha idéia sobre o Shiai-Kumitê estava errada.

OSS!

rapha.m.g

  • Visitante
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #58 Online: Maro 16, 2010, 13:30:29 »
pô 22, assim emociono, é recíproco quanto aos seus comentários também  :D


história não tenho nenhuma não (in?)felizmente...

mas vídeo,



aos sete segundos, o terceiro vídeo e aos 12 acho que o quinto, se pá tem mais alguns espalhados... corrija-me caso não seja no pescoço e vi errado

Offline T_Favero

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
  • Votos: +0/-0
  • Praticante de Karate Seiwakai
Re: Treinamentos de Combate - Uma espécie em extinção????
« Resposta #59 Online: Maro 16, 2010, 13:40:15 »
pô 22, assim emociono, é recíproco quanto aos seus comentários também  :D


história não tenho nenhuma não (in?)felizmente...

mas vídeo,



aos sete segundos, o terceiro vídeo e aos 12 acho que o quinto, se pá tem mais alguns espalhados... corrija-me caso não seja no pescoço e vi errado

Oss!

Em campeonatos de kyokushin eu já vi mawashi geri acertando o pescoço e derrubando algumas vezes, mas geralmente resulta em um wasari (knock down) e não em ipon (knockout)

Agora quando pega na tempora ou especialmente no queixo tchau, ipon, bons sonhos.

Treinaremos firmemente nosso coração e nosso corpo, para termos o espírito inabalável.

Conheça o Seiwakai, seu treino e filosofia:

  (parte 1)
(parte 2)