eu acho lindo quando um mawashi geri que acerta o pescoço com precisão e o cara desaba... é único

Os golpes com efeito mais devastador que já presenciei, e que resultaram em lesões graves, foram aqueles dirigidos ao pescoço, durante competições oficiais.
Um deles foi durante um campeonato da FPK, 1982, um atleta recebeu um "mawashi - geri no pescoço" exatamente como foi descrito e, imediatamente, caiu ao chão, desmaiado, com o corpo todo contraido e com os dedos das mãos e dos pés retorcidos, foi socorrido pelo Dr. Clemar Correa, médico da Federação, neurologista do HC, e karateca. Lembro, que ele sentou-se ao lado do atleta e passou a chamá-lo pelo nome, tentando conversar com ele, o atendimento durou mais de 20 minutos no meio do koto, depois perguntei ao Dr. como ele classificava o acidente, a resposta foi: gravíssimo! Na explicação do médico, o impacto interrompeu o fluxo sanguíneo ao cérebro provocando um apagamento e somente por virtude própria ele volta, ou seja, nada mais poderia ser feito durante o atendimento. O atleta em questão treinava na USP, mas trabalhava na minha academia como prof. de Ed. Física, depois do ocorrido e após sua recuperação por 30 dias, entre UTI e repouso, pude observar e constatar que, ele voltou "diferente", durante o trabalho ou mesmo em uma conversa informal suas respostas e suas reações corporais tinham um delay.
Outro acidente esportivo, foi durante o Brasileiro de 1997, em SP, quando um atleta de Minas, também integrante da Seleção Brasileira, recebeu um haito no pescoço e "dormiu em pé", caindo apagado e batendo a cabeça sobre o piso de madeira, abrindo um grande corte na região posterior, foi atendido pelo mesmo Dr. Clemar e ficou por 36 horas em observação no HC.
Sempre tive e recomendei durante o treinamento, máxima atenção e proteção redobrada para o pescoço, principalmente, para a região anterior.
Oss
PS. não citei os nomes dos atletas acidentados para manter a privacidade dos dois.