Autor Tópico: Me tirem algumas dúvidas por favor!  (Lida 3228 vezes)

Offline Zangetsu

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Online: Abril 20, 2010, 11:22:50 »
1º - Me ajudem a entender mais sobre o OSSU, Eu queria saber qual a forma correta de se escrever. É OS, OSS, OSU ou OSSU? Se souberem como se escreve em Japones também me digam.

2º - No Kyokushin também se aprende os Kata?

3º - Qual a principal diferença entre o Shotokan e o Kyokushin?

4º - Nesse Link Sobre Gradução no site Kyokushin um jeito das faixas mas lá na academia onde eu treino tem dois com faixa vermelha. Me ajudem a entender direito como funciona as graduações. Muda conforme o estilo? E sobre o preço, como funciona os valores?

Muitas perguntas heim, rsrs
Agradeço desde já.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #1 Online: Abril 20, 2010, 11:39:23 »
Olá!
Caro Zangetsu, existe um tópico sobre "Oss" onde Vc. poderá aprender
como se escreve,  assim como seu verdadeiro contexto.
O tópico se não estou enganado é: O significado da palavra oss.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline João Carlos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 127
  • Votos: +0/-0
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #2 Online: Abril 20, 2010, 11:47:23 »
Vou tentar:
1) A pronuncia sem duvia é OSS - No Kyokushin escrevemos OSU, outras escolas escrevem diferente, dificilmente chegará a uma conclusão deficitiva. O mais importante é entender o significado da expressão, seu sentido no treinamento.
2) No Kyokushin se aprende Kata com certeza, com pequenas variações são originados do Shotokan e Goju, estilos que Mestre Oyama aprendeu antes de criar o Kyokushin
3) Na minha opinião não existe "principal diferença" ou "menor diferença" nem "diferença intermediaria". São diferentes apenas e a melhor forma de começar a entender é observando as aulas, treinando é melhor ainda. Não existe - na minha opinião - conceito de estilo melhor ou pior - cada atleta pode se adaptar a um ou a outro, gostar de um ou de outro.
4) Depois da morte do Mestre Oyama o estilo Kyokushin ramificou-se em várias outras escolas, quase todas criadas por Shihans, Senseis, Campeões MUndiais ou atletas de destaque. Os principios mantiveram-se mas pequenas variações aconteceram. Precisa ver em qual ramificação do Kyokushin está pesquisando sobre o assunto graduações

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #3 Online: Abril 20, 2010, 12:28:15 »
o correto, correto mesmo, é escrever "OSU", porém em qualquer situação pronucia-se "Oss"...
mas nós do shotokan, somos marrentos e escrevemos "Oss" independentemente da transcrição correta dos "bagulhos" japoneses para o mundo ocidental...

se ligou?
então.. o bagulho é esse...

Se você perguntar pra mim "por que?" eu vou te responder "porque sim".. mas tem um tal de Andretta (ou andreta, com um "t" só) que já foi ativo aqui no fórum que explicou essa "bagaça" toda com riqueza de detalhes.

em resumo é isso: escreve-se "Osu", fala-se "oss" (independente da escrita), mas se for shotokan, caga pra $%&! toda e escreve "oss" também.

Oss!  ;D
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #4 Online: Abril 20, 2010, 12:40:29 »
Oss,

Bem lembrado, 22! O Andretta Sensei é quem conhece bem as expressões japonesas do âmbito marcial (até onde sei). Acho que o tópico relembrado pelo Pedro Sensei responde bem os questionamentos sobre o "Oss", que inclusive, existe explicação proferida pelo próprio Okuda Sensei - fácil e simples, porém não muito contextualizada historicamente (o que para isto, ainda recorro aos estudos literários).

Este artigo do Taigen Sensei revela, em linhas simples, um pouco da origem da expressão "Oss": http://www.taigenkaratebudo.com.br/essencia_palavraoss.asp

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #5 Online: Abril 20, 2010, 14:08:14 »
1) Nada a adicionar ao que já foi dito.

2) Sim, existem vários katas no kyokushin e é pré-requisito para trocar de faixa, portanto quem treina tem que ficar atento.

3) As semelhanças são pelas seguintes razões: o criador do kyokushin praticou o shotokan e os dois são karate. As diferenças existem também e na minha opinião as mais gritantes são duas: no kyokushin durante o kumite os oponentes se posicionam de forma mais elevada e a dinamica do combate não tem nada a ver uma com a outra.

4) Aqui já possui muitas variantes...depende do estilo, da academia e etc...outro dia ouvi falar sobre um tipo de kyokushin (não me lembro agora) que foi fundado por uma pessoa que veio do shotokan (não é o Oyama não - antes que o 22 me pegue para "zoar" rsrsrsr) e considerou algumas faixas do shotokan (provavelmente a vermelha tambem).

OSS!

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re:Me tirem algumas dúvidas por favor!
« Resposta #6 Online: Janeiro 27, 2012, 02:10:56 »
Me dei o trabalho de verificar os tópicos, as perguntas (não respondidas) e as respostas (mais coerentes) sobre “OSS” e “OSU”.

Tudo que tinha para ser dito sobre este assunto já foi dito neste fórum...

Vamos recapitular:

OSS cuja a transcrição exata em japonês é OSU)
Ok, perfeito.

(...) Se diz OSS mas se escreve OSU...dizer OSS é correto mas se escreve OSU....falar é diferente de escrever (...)
Ok, perfeito.

Primeiramente Oss (Ou Osu??): Eu já havia lido isso a palavra "oss" é a onamatopéia da palavra "osu", quando escrevemos "oss" estamos apenas escrevendo "como a gente fala".
Ok, perfeito.

Agora é odiosa aquela coisa que o Sensei Oyama criou "Ossu", de onde já se viu aquilo??
Hum!?...Veremos abaixo se há ou não fundamento nisso?!

Não tem esse negócio de ossu ou osu,é Oss! (...) Agora não encham mais o saco com esse negócio de OSSU,isso só quem gosta é esqueleto e cachorro. E quem continuar com OSSU que vá se $%&!!
Putz!!! Já fui xingado por antecipação!

Sobre a palavra OSS: Inicialmente é importante saber que a letra "s" não pode ficar solta dentro do silabário japonês, seja na escrita Hiragana (...) ou Katakana (...). O silabário japonês relativo ao “S” é SA, SHI, SU, SE, SO, deste modo, levando-se em conta esse silabário o certo seria falar (...) “OSU”. Ou seja, a palavra “OSS” não existe no idioma japonês (...).
Ok, perfeito.

Osu é o que se dá para o cachorro do karateca... :lol:  :lol:  :lol:
Muito boa!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

1º Me ajudem a entender mais sobre o OSSU, Eu queria saber qual a forma correta de se escrever. É OS, OSS, OSU ou OSSU? Se souberem como se escreve em Japones também me digam.
Se ainda não entendeu lendo os tópicos que tinham antes das tuas perguntas... segue lendo que irá ficar claro. Infelizmente, não posso ajudá-lo com as outras 3 perguntas.

1) A pronuncia sem duvida é OSS - No Kyokushin escrevemos OSU, outras escolas escrevem diferente, dificilmente chegará a uma conclusão definitiva.
Hum!?...Veremos abaixo se há ou não como chegar a uma conclusão definitiva?!

O correto, correto mesmo, é escrever "OSU", porém em qualquer situação pronuncia-se "Oss"... mas nós do shotokan, somos marrentos e escrevemos "Oss" independentemente da transcrição correta dos "bagulhos" japoneses para o mundo ocidental... se ligou? então.. o bagulho é esse...
Se você perguntar pra mim "por que?" eu vou te responder "porque sim".. mas tem um tal de Andretta (ou andreta, com um "t" só) que já foi ativo aqui no fórum que explicou essa "bagaça" toda com riqueza de detalhes.
Em resumo é isso: escreve-se "Osu", fala-se "oss" (independente da escrita)...
Agradecido pelo “Tal”... É Andretta mesmo... acertou na primeira! Excelente explicação... eu não conseguiria explicar de forma tão clara!

Bem lembrado, 22! O Andretta Sensei é quem conhece bem as expressões japonesas do âmbito marcial (até onde sei).
Que nada... estou/sigo aprendendo (sempre)...

Nota 1: Informação revisada em 24/02/2012, visto que na postagem original “me escapou” um detalhe muito importante. Abaixo recoloco a informação, agora corrigida.

Nota 2: O "porém" e o "detalhe" pode mudar todo um entendimento... por isso, esteja atento a eles.

Nota 3: Confúcio disse (e eu concordo com ele): “O homem que comete um erro e não o corrige, comete outro erro”.

Antes de qualquer coisa precisamos entender:

1º Devemos utilizar um Sistema de Romanização para transcrever os Kanji [漢字] e Kana [仮名] japoneses.

2º Em se tratando de Língua Japonesa não podemos/devemos confundir "forma escrita" com "forma falada".

Dito isso, vamos ao termo:

Quando escrita em japonês, esta expressão é composta por dois Kanji [漢字] (ideogramas): 押忍.


Leitura On-yomi: オウ [Ō]
Leitura Kun-yomi: お (す) [O(su)]
Tradução: "fazer, apesar de tudo", "forçar", "empurrar", etc......


Leitura On-yomi: ニン [Nin]
Leitura Kun-yomi: しの (ぶ) [Shino(bu)]
Tradução: "agüentar", "suportar", "sacrificar-se", etc...

Como os Kanji [漢字] não oferecem qualquer pista a respeito de como são escritas as palavras usando o nosso alfabeto (pistas cruciais para se poder fazer uma "romanização" ou transcrição fonética oficial japonesa) é necessário saber COMO os ideogramas são escritos em silabários (Kana [仮名]).

Quando escrita em Kana [仮名], a expressão é composta pelos caracteres: おす ("O" e "SU") respectivamente. Ou ainda, pelos caracteres: おっす ("O" e "SSU")... ambos estão corretos.

O que nos dá pistas de qual é a transcrição fonética correta: OSU [押忍] ou OSSU [押忍].

Traduções possíveis para expressão (encontradas em dicionários):

押 忍 (おす) [OSU]: Saudação usada entre amigos íntimos (exclusivamente masculina), Oi!, Olá!, Sim, senhor!

押 忍 (おっす) [OSSU]: Saudação usada entre amigos íntimos (exclusivamente masculina), Oi!, Olá!, Sim, senhor!

Traduções possíveis para expressão (depois de análise dos termos):

押 忍 (おす) [OSU]: no meio militar tinha/tem o sentido de "Sim, senhor!", "Esforçar-me-ei!", "Farei o que me é mandado (apesar de tudo)" e assim por diante.

押 忍 (おっす) [OSSU]: no meio militar tinha/tem o sentido de "Sim, senhor!", "Esforçar-me-ei!", "Farei o que me é mandado (apesar de tudo)" e assim por diante.

Para encerrar o assunto...

Recapitulando... quando utilizamos um sistema de romanização (e eles devem ser utilizados sempre) para os Kanji [漢字] e para os Kana [仮名] japoneses a grafia "Oss" está errada (sabemos que é amplamente divulgada por toda a Internet... mas está errada!). O correto seria Osu ou Ossu, como vimos acima.

Aqui existe um porém... (sempre tem um "porém") e um detalhe... (sempre tem um "detalhe") o que a maioria não sabe é que o "u" final das palavras japonesas "geralmente" é mudo (ou seja, não se pronuncia). Sendo assim,

Osu é a “forma escrita” e "Oss" é a forma falada.

Ossu é a “forma escrita” e "O-ss" é a forma falada.

Outro detalhe que a maioria não sabe é que em japonês quando há consoantes dobradas, pronuncia-se como se houvesse uma pequena pausa, como um hífen no meio da palavra (foi esta informação que omiti na mensagem original). Exemplos: Tekki [鉄騎] (lê-se "tê-qui"), Bassai [抜塞] (lê-se "bá-ssai"), Jitte [十手] (lê-se “dji-tê”).

Sendo assim, mesmo que a expressão 押忍 possa, dentro do Sistema Hepburn, ser romanizada como "Osu" ou "Ossu"... Ossu pronuncia-se "o-ss", ou seja, há uma breve pausa entre o "o" e a sílaba seguinte. Fato que nos leva a afirmar que usar "Ossu [押忍]" dentro do contexto do Karate [空手] não é viável... e que deixa claro que a transcrição fonética correta é mesmo "Osu [押忍] e que a pronuncia correta é "Oss"!

Assim, ao FALAR dizemos "Oss", "Ôs", etc... (mas NUNCA "Ossi" [como vemos por aí] - esse está mesmo "fora de questão"!)... e escrevemos OSU [押忍]!

Não é difícil de entender, me atrevo a dizer que qualquer criança consegue...

Repetindo: ESCREVE-SE “OSU” E PRONUNCIA-SE “OSS”... simples assim!

Acredito que agora não restem dúvidas sobre a forma correta desta palavra, tanto escrita quanto falada.

Obs.: Coloquei uma cópia deste texto em cada um dos tópicos que trata do assunto... Sendo assim, espero que não surjam mais tópicos com “MAIS DO MESMO”.

Saudações,
Denis Andretta.
« ltima modificao: Fevereiro 24, 2012, 11:34:33 por Andretta »
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)