Nunca pratiquei Kiokushin, portanto deixo essa pergunta para os que conhecem o estilo... Essa postura de luta onde não se defendem golpes de mão, não é perigosa numa luta real (sem querer entrar no papo de jyu, shiai e outras já batidas e debatidas antes)?
Não sou um craque em kyokushin mas vou tentar ajudar nesta questão.
No kyokushin defende-se golpes de mão sim porem depende da estratégia de quem luta; inclusive as mesmas defesas que são utilizadas no shotokan (e outros) são treinadas nos kihon e kata. Aliás existem bastante tecnicas de esquivas tambem, algumas são um pouco sutis como girar o tronco para fazer com que o soco resvale ao invés de pegar em cheio.
Como o estilo leva bastante em conta a resistencia fisica o que acostuma acontecer bastante é tentar absover o ataque e aproveitar a abertura para contra atacar. Todo ataque apresenta um fragilidade na defesa de quem ataca (já dizia o Sr. Bruce Lee). Perceba que boa parte dos nocautes ocorrem quando o atleta tem a mania de ficar defendendo com a mão qualquer ataque, são vitimas das famosas fintas - ex: brazilian kick.
Golpes na base do pescoço e cabeça (com chutes é claro rsrsrsr) é nocaute na certa logo é melhor não ficar abaixando a guarda pra qualquer soco que surgir. Acredite, tem karateca que consegue acertar a cara do oponente a uma distancia de um braço esticado. Isto acontece graças aos deslocamentos circulares e os chutes em angulos.
Tudo isto que eu disse e provavelmente muito mais é levado em conta na hora da luta "real" na competição e nos treinos. Se for na rua, pense o seguinte, o cara "aguenta" paulada de um cara treinado imagine de um maluco que male male joga pelada e se bobear esta com algumas brejas na cabeça? É massacre na certa rsrsrs.
Entendo seu ponto de vista, quando eu treino procuro melhorar minhas defesas o máximo possivel porque ficar tomando porrada toda hora é um lixo, ainda mais quando o oponente é mas pesado.
Esitem estilos derivados do kyokushin que presam o fato de não tomar cacetada toda hora ex: Ashirara e Enshin.
Espero ter ajudado.
OSS!