Autor Tópico: "Graças a deus não dependo do karate pra viver"  (Lida 4082 vezes)

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
"Graças a deus não dependo do karate pra viver"
« Online: Novembro 10, 2010, 21:52:01 »
Ouvindo o podcast #7 do Pinto Karate Dojo, o qual tem até um tópico aqui denominado " o novo espaço do karate", teve uma parte que me chamou muito a atenção: A frase que dá nome a esse tópico.

Me chamou a atenção o fato de Katsumoto sensei ter ficado tão desapontado com tal comentário.

Tratava-se de uma pessoa, médica, campeã de karate lá não sei de onde, brasileira porém, que ao dar uma entrevista pra uma emissora de tv, rádio ou internet local, deu a seguinte declaração, falando sobre sua vida de karateca. .ela disse:
Eu sou médica, graças a deus não preciso do karate pra viver.

Eu achei que ela falou muito corretamente.. pois na minha visão, não é que ela esteja se "desfazendo" do karate ou falando que a profissão de professor de karate é indigna.
Mas é fato que no Brasil ser professor de karate não tá com nada.. nem tapinha nas costas agente ganha ultimamente.
Uma pessoa que depende do karate pra viver, realmente vai passar fome, ou muita necessidade..
pouquíssimos conseguirão ter uma vida minimamente digna...
e se for minimamente digna, pode ter certeza que é bem menos do que a pessoa merecia
Pois se nesse atual sistema brasileiro, se o cara consegue viver de karate, ter um dojo e tirar desse dojo os subsídios necessários, e ensinando karate mesmo, sem fazer comércio de faixas nem nada (como até é o caso de alguns aqui mesmo nesse fórum) é então por que esse cara é muito $%&!.. cito dois exemplos positivos que eu tenho em mente: O próprio Katsumoto sensei e o Carlao sensei...