Acabei de passar no Dojo do Sensei Pedro Isokichi Okuyama aqui em Ribeirão Preto. Primeiro aluno do Sensei Okuda no Brasil, sem duvida alguma Sensei Pedro foi o Karateca que mais treinou no Brasil.
Até algum tempo atrás treinava 11 horas por dia TODOS OS DIAS DO ANO. Impressionante, toda hora que eu passavano Dojo para bater um papinho com ele, ou ele estava treinando, ou estava socando o Makiwara.
Ouvi da boca do Ennio Vezuli e do Ricardo Delia que SEnsei Pedro não devia nada a eles.Pelo contrario, seus golpes eram os mais pesados da equipe Butoku-kan. Todos respeitavam o Karate dele e assim o é até hoje. Seu mae gueri é lendário, Muitos foram aqueles que tiveram seu braço quebrado ao tentar bloquea-lo.
Nunca vi ninguem com tamanha penetração nos golpes no Kihon Ipon KUmite e Jyu Ipon KUmite.
Certa vez seu Dojo ficou conhecido como o Dojo do Diabo!!!!
Fiquei muito feliz ao ve-lo treinando esta noite, e acho que ele também ficou, pois disse-me que estava com saudades de mim....
Homem modesto, totalmente avesso à politicagem do Karate, só pensa em treinar Karate.
Posso afirmar que 90% do meu conhecimento sobre o Karatê veio dele, passava horas todos os dias(quando eu dava aulas em seu Dojo), papeando sobre artes marciais, ele treinou JUdo no Japão antes de chegar aqui e se inspirava no grande Mestre Masahiko Kimura, a maior lenda do Judo mundial.
Após sua chegada por aqui, ficou impressionado com Okuda SEnsei e passou a treinar com ele em 1971.
Bons tempos aqueles. Deus abençoe o Pedrão....