Autor Tópico: Associação Japonesa de Karate(JKA-NKK)...  (Lida 10556 vezes)

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
Associação Japonesa de Karate(JKA-NKK)...
« Online: Novembro 11, 2005, 09:21:52 »
Estive pensando recentemente sobre a política que a JKA usa em não aceitar OCIDENTAIS(com excessão é claro ao Sensei Stan Schmidt da Africa do Sul), dirigindo a Entidade em seus próprios países(JKA-Brazil etc) e acho que cheguei a um entendimento.
Hoje em dia, o que se vê no geral, no mundo todo, não é nem um pouco o Karate que se praticava a tempos atrás.Na verdade, hoje em dia as nossas instituiçoes estão cada vez mais, incentivando e fomentando a mediocridade. Pessoas pensam mais em si do que em sua arte.
Pensamentos mediocres e indivualistas tomaram conta da cabeça dos Dirigentes e com isso o Karate de um modo GERAL foi deixado para  trás.
Não podemos nos esquecer que a nossa arte marcial é Japonêsa, com isso há de se preservar suas raízes e cultura na sua forma ORIGINAL.
Os japonêses não querem e não podem perder o monopólio, simplesmente porque eles têm uma história da Cultura Bushido,que vem de centenas de anos.Acreditar que o Karate do Ocidente já pode andar com suas próprias pernas é no mínimo ingênuo.
Hoje em dia vemos inúmeras discussões sobre o critério de exames de faixa-preta, Federaçoes que literalmente VENDEM suas graduaçoes etc...
Na JKA, como exemplo, exame de Graduação é coisa séria, só passa quem estiver preparado mesmo.Já vi muitos MESTRES BRASILEIROS que em outras organizaçoes ostentavam altas graduaçoes serem reprovados em exames da JKA.
Todos os dias após o treinamento na jKA, os praticantes devem limpar o chão do Dojo, mostrando desta forma que todos são iguais ali dentro,independente de Grau, sexo, raça ou idade.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #1 Online: Novembro 11, 2005, 09:53:21 »
KATSUMOTO,

Qual a diferença que existe na sua opinião entre o STAN SCHMIDT para o OKUDA, TANAKA, MACHIDA, SASAKI, INOKI  e WATANABE, também não são JKA ?

--Considerando que no japão hoje em dia há preferências por outras atividades fisicas (lazer) em detrimento do karate que exige muita disciplina...
--Considerando também que temos professores de primeira linha no Brasil ex. Carlão......

Não poderiamos desenvolver um trabalho sério de karate, sem precisar do Japão...não poderiamos a exemplo do que fez os Gracie que fizeram um JJ mais eficiente (prática) do que é praticado atualmente no japão ?

abraços

Ary - Santos/SP

Offline katsumoto

• Hero Member
« Resposta #2 Online: Novembro 11, 2005, 10:02:47 »
Ari,

Todos estes que vc citou são funcionarios da JKA.
 Sensei Stan é o responsavel pela Africa do Sul, sasaki e Machida pelo Brasil.Mas todos eles trabalham para a mesma escola...

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #3 Online: Novembro 11, 2005, 12:38:34 »
É interessante como as vezes uma frase ou uma palavra nos cai como uma luva numa linha de raciocínio.

"Karate é uma palavra Japonês que indica uma arte 'Deles". " (Katsumoto)

Optamos de livre e espontanea vontade em treinar a arte deles, portanto temos que nos preocupar em entender e nos aperfeiçoar cada vez mais na arte deles, mas nunca querer torna-la uma arte nossa.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #4 Online: Novembro 11, 2005, 12:44:36 »
É se fosse nossa seria CAPOEIRA, que é brasileira

Ou como já vi um sistema brasileiro de karate

Offline RENGO-KAI

• Sr. Member
« Resposta #5 Online: Novembro 11, 2005, 12:48:43 »
Vcs imaginem se os JAPONESES quisessem transformar a capoeira numa arte deles...

´uma arte 'Deles

Seguindo essa frase, acredito que nunca entenderemos o KarateDo como eles entendem, pois não somos japoneses. São visões diferentes de uma mesma coisa.
 Da mesma forma eles por mais que se esforçessem nunca serão Brasileiros praticando Capoeira...
Devemos nos aprofundar no BUDO, mas devemos ter a consciência que o Karate é japonês, portanto é muito dificil entende-lo, falo não de tecnicas...
Acontece que o Karate veio da China ( Kung Fu ), que veio da India ( kalarapayt ) ...

Offline RENGO-KAI

• Sr. Member
« Resposta #6 Online: Novembro 11, 2005, 12:54:15 »
Devemos praticar o KarateDo com seus rituais japoneses, nomenclatura etc...
Mas adaptações:
Quem quer treinar esporte, treine , sem esquecer a essencia...
Quem quer treinar como Saúde , tudo bem...
Quem quer Defesa pessoal, tambem é bem vindo...
Quem quer filosofia, estude-a ...

Enfim Karate é Arte, Esporte, defesa Pessoal, Saúde Etc.

Só que nunca iremos vê-lo da mesma forma que os japoneses...

Offline RENGO-KAI

• Sr. Member
« Resposta #7 Online: Novembro 11, 2005, 12:57:37 »
Minha visão :

A essência do karate é a disciplina do corpo e da mente.
O mais importante é : O Dojo Kun
Carater , Razão, Esforço, Respeito, AutoControle...
Fui, vou treinar...

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #8 Online: Novembro 11, 2005, 13:16:58 »
:D O que eu realmente gosto no karate são os almoços pós treinos de confraternização. 8O

:evil: APESAR DE MUITOS DAQUI NÃO APARECEREM :evil:
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #9 Online: Novembro 11, 2005, 13:21:11 »
O que eu quis dizer é o seguinte: Valem as pessoas.

O que me adianta a existencia do Mestre X se não o conheço? Mas se dermos um treininho e depois batermos um super papo sobre karate, mesmo que seja recheiado de exageros e mentiras, ai sim ele passa a ser importante pra mim.

Isso na minha opinião é o de melhor que o karate pode nos dar.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
« Resposta #10 Online: Novembro 11, 2005, 13:43:39 »
Não poderiamos desenvolver um trabalho sério de karate, sem precisar do Japão...não poderiamos a exemplo do que fez os Gracie que fizeram um JJ mais eficiente (prática) do que é praticado atualmente no japão ?

Olá,

mas isso já não foi feito em algumas federações/estilos? esquecer os japas e auto-graduação??? Criar uma federação/estilo e se declarar 10o. dan?

como disse o Gustavo, o importante é o treino e as pessoas...
Porém todos que querem aprender precisam de um professor (no começo, pelo menos)... "todo mestre teve um mestre" e o fato de "ainda ter" mestre/professor/orientador não diminui ninguém.

até mais,

Fabio Okuyama

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #11 Online: Novembro 11, 2005, 16:49:49 »
Katsumoto,

E os representantes da JKA do Brasil (NKK Brasil), também trabalham para a matriz do Japão ? Por que não nos unirmos à nossos representantes ao invés de separar mais ainda e buscar representação da JKA por outro pais ?
As mudanças que são feitas são ridículas, servem apenas para fazer com que os alunos fiquem pagando cursos de atualização técnica. Ficar mudando kata (JKA, ITKF,WKF,WKC etc) so para diferenciar não tem sentindo nenhum. O aluno hoje vai para o dojo para treinar e não para ficar escutando papo furado. O importante pro aluno e saber que o que esta aprendendo realmente e eficiente e funciona. Querendo mais o aluno pode procurar qualquer religião (católica, evangelica, budista, seicho no ie) que dá no mesmo...

abraços,
Ary - Santos/SP

Offline Okuyama

• Jr. Member
  • **
    • http://
« Resposta #12 Online: Novembro 11, 2005, 17:50:19 »
Olá,

Pelo que ouvi dizer, depois do lançamento do "livro sem fotos" de katas, parece que a JKA não mudou os Katas...
Katsumoto, poderia confirmar??

obrigado,

Fabio Okuyama

marascas

• Visitante
« Resposta #13 Online: Novembro 11, 2005, 20:35:36 »
Por isso que eu sigo linhagem do mestre Nakayama, onde existem fontes bibliograficas para argumentar e pesquisar os movimentos dos Katas. Do tempo em que não se falava "JKA", só se conhecia a "NKK"...

Offline katsumoto

• Hero Member
« Resposta #14 Online: Novembro 11, 2005, 21:24:06 »
Os Katas da JKA continuam a ser atualizados,pois a entidade é uma escola que prima pela eficiência em primeiro lugar.Se os Mestres atuais acharem que algum movimento tem que ser mudado eles mudam...
Neese novo livro sem fotos existem sim algumas mudanças em relação aos livros do Sensei nakayama, inclusive no numero de kotos(movimentos) dos katas. Eles montaram uma comissão técnica e resolveram padronizar os Katas por pelo menos 15 anos, até a morte do novo chefe Sugiura SEnsei.Pode ser que mudem de novo quando ele morrer.
Particularmente eu procurei um Mestre fora do Brasil por opção pessoal, treinei sempre com o Mestre Taketo Okuda, e quando me desliguei deste,achei que aqui no Brasil não existia ninguém do calibre dele, então procurei alguém que o próprio Okuda SEnsei sempre respeitou e que foi colega dele no Japão.Sei que no Brasil existem grandes Mestres de Karate,mas no nível que eu estava procurando fiz uma opção própria.
Apesar de ser ligado ao SEnsei Stan, sou também da comissão tecnica da JKA do Brasil,não vejo problema algum em trabalharmos juntos por aqui, em nome do Karate.