Autor Tópico: Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas  (Lida 3750 vezes)

Offline Dabul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #15 Online: Março 27, 2006, 16:18:46 »
Gustavo-RJ,

Concordo à respeito da competiçao com contato, com a liberaçao de nocaute e utilizaçao de protetores, a exemplo do q acontece no boxe olimpico,  adotaria-se protetores de boca, cabeça, maos e pés, como já vi em algumas competições. Mas as luvas seriam como as de vale tudo para nao descacterisar o sistema de defesa do karateca, e uma regra de modo a evitar o clinche prolongado.

Mas te pergunto: vc nao acha possivel um lutador ter agilidade, rapidez e um golpe potente, tudo ao mesmo tempo?

OSSS...

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #16 Online: Março 27, 2006, 16:34:28 »
Dabul,

Não, não acho que seja possivel. Da mesma forma que o carro mais rapido não é o mais resistente.

É impossivel manter-se o kime usando-se a velocidade extrema que se usa. Antes mesmo do golpe acertar estão puxando o braço, pondo-o na cintura e fazendo aquela cara imbecil de quero ponto.

Claro que comparar um campeão mundial comigo é covardia mas se vc pudesse por um dinamometro no peito de todos os atletas que o Ronaldo Carlos meteu a mão, com certeza a força medida seria muito maior do que a de um CBK. Não digo que um é melhor que o outro, mas é diferente, são karates diferentes, que podiam tem até nomes diferentes. O erro maior é chamar da mesma coisa pois não o são.

Hoje em dia parece que estão lutando com floretes nas mãos, antigamente lutava-se de espadas.

Quem ganha? Quem espetar primeiro, mas que o rombo da espada é muito maior, isso é. :wink:
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

marascas

  • Visitante
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #17 Online: Março 27, 2006, 17:04:48 »
Fala Gustavão!
Sábado participei do "Open Gaucho". Um torneio que a nossa federação organizou de categoria absoluta como os que vc citou de antigamente...
Vou te dizer uma coisa, o bixo pegou pesado!!! Eram mais de 20 malucos se batendo que a muito tempo eu não via!!! Não sei se seria bom ou ruim para o Karate, mas sei que com a diferença de tamanho e valendo $, a porradaria pega mesmo!

*me clasifiquei para as finais, após ter caido para a repescagem e lutado mais umas 6 vezes, entre elas 3 lutas seguidas e quase morrendo de cansado fui para a rodada final onde todos lutavam contra todos... Eu já estava com uns 10 hematomas e minha perna fudeu-se com uma ashi-barai, então parei porque não conseguia mais parar em pé... e fiquei em 5º lugar...

Hoje, 2 dias depois que começou a doer tudo!!!

Offline Dabul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
  • Votos: +0/-0
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #18 Online: Março 27, 2006, 18:02:17 »
Caro Gustavo-RJ,

A minha pergunta nao foi em relaçao aos CBK, mas em termos gerais.

Quanto à maozinha na cintura acompanhados de gritinhos prolongados, acho mais que é sinal  de "MORROIDAS INFLAMADA, E DAS BRAVAS", só pode ser, eu nao vejo outra explicaçao... :P  :P  :P

Mas repito a pergunta: Nao seria possível um karateca ter ao mesmo tempo agilidade, rapidez e e um golpe potente?

OSS...

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #19 Online: Março 27, 2006, 18:17:08 »
Hahahahahha Marascas, que inveja, deve ter sido maior barato.

Esse ano sem falta vou dar um pulo ai. Todos desse site que conheci são gente finissima, vale a pena a viagem. :D
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Neto110

  • Visitante
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #20 Online: Março 27, 2006, 19:47:34 »
Como diria Jack o estripador: Vamos por partes

Citar
Neto, você tem suas opiniões que realmente concordo que sejam verdadeira e importantes para uma pessoa: você mesmo.


Num fórum de discussão me proponho a discutir compartilhando as idéias que tenho. Nem de longe pretendo impedir as pessoas de terem seus valores mas entendo que é papel do fórum permitir que idéias diferentes circulem.

As suas idéias são boas, você sabe bem aonde as embasou, mas muita gente não tem a mesma perspectiva e acaba comprando idéias sem saber daonde surgiram e aonde as levam. Discussões assim são boas para mostrar pontos alternativos.

Citar
Mas a verdade não é absoluta, como você mesmo sabe disso. Então, depende a posição em que alguém está ocupando na sociedade.

Para os grandes investidores e especuladores, concordamos que o olimpísmo sirva de comércio Capitalista, assim como serviu como palco de disputas na guerra fria.


Concordo!

Citar
Mas pergunte aos esportitas em geral. A maioria deles têm na olimpíada a inspiração para continuar praticando, outros a usam como meio de sobrevivência, outros como meta de realização pessoal e etc.


Aqui começam nossas divergências: como profissional da cultura corporal (ganho para ensinar) tenho obrigação de embasar minhas falas em mais que opiniões pessoais e impressões da grande massa (geralmente manobrada pela mídia como todos sabemos), busco para isto pensadores da área, e nenhum dos que conheço referencia qualquer benefício para qualquer esporte participante e para a sociedade,  que é quem paga o preço.

INclusive já citei artigos de revista quando discuti  o assunto nutros momentos e posso reapresentar a referência, embora não posso ferir os direito autorais ou copiaria aqui os argumentos dele.

Citar
Muitas pessoas iniciam a prática esportiva, mesmo de forma recreativa ou desportiva, vendo seus ídolos na TV e aprendendo sobre os esportes na mídia. Quem convenceria mais multidões a procurar as academias, clubes, escolinhas e ginásios, apenas explicando racionalmente que praticar esportes faz bem para a saúde? Quem faria isso de modo mais eficiente e mais duradouro do que a EMOÇÃO?


Muitas não é igual todo mundo e do modo que o olimpismo apresenta o karate, já disse que eles naõ vão procurar academias de karate, mas academias daquilo que vai para as olimpíadas...os professores serão obrigados e ensinar o que o COI entende ser karate e não o que a tradição definiu como tal. Você acha justo dar aso engravatados do COI tal ascendência sobre sua prática esportiva?

Citar
Pergunte a família e todos amigos de um atleta campeão, pergunte a mãe dele o que significa "Olimpísmo"? Você vai ouvir palavras como: superação, força de vontade, dedicação, amor, paixão, etc. Cada resposta, cada sentido e significado será diretamente proporcional a visão, realidade, situação, necessidades e demais cirscunstâncias de cada pessoa ou grupo social.


MInha esposa é mestre em educação física pela Unicamp e vários parentes meus tme formação semelhante em graduações diferentes. Em nossas discussões familiares as olimpíadas não tem moral alguma, porque conhecemos os bastidores ideloógicos.

Estámvendo? O fórum permite todos tomarmos contato com mais que o que entendemos ser o senso comum: frequento um nicho que tem uma visão diferente.

Em tempo: meus alunos são instigados a ler sobre o Olimpismo e apresento a eles as contradições.

Citar
Um exemplo hipotético:
- Quanto o Brasil gastaria em publicidade convencional para divulgar o país no exterior da mesma e intensidade que alcançou na última Copa do Mundo?


O país é melhor divulgado pelas nossas praias e mulheres. Infelizmente para nós. Se a criminalidade aqui cair não sobra espaço para nós aqui.

Tenho ímpetos de atacar a copa do mundo também mas fica para outro dia.

Citar
A Olimpíada, assim como quase tudo na vida, têm pontos positivos para alguns e negativos para outros. Nós praticantes de modalidades esportivas, estamos do lado dos que podem obter os benecícios. E cada um pode escolher de que lado quer ficar.


Os praticantes só tem benefícios se receberem patrocínio para seu treino e financiamento para participar dos eventos nacionais e internacionais e este tipo de verba já está disponível através do bolsa atleta e sem ter nada a ver com olimpismo.

verba de olimpismo é para cartola viajar para participar de eventos de qualificação, para cartola pagar a conta dos atletas que ele entende ser o melhor de seu pais, para cartola pagar pra os treinadores da equipe que ele acha ser a melhor, e por aí vai. Só se estiver nas graças dos cartolas é que o atleta vê a cor do dinheiro.

A grande maioria fica só na vontade e no sonho.

Eu naõ acredito no Olimpismo como ele está apresentado porque ele é implementado em detrimento do esporte de base, que é sim uma política de esporte para todos. Olimpismo é a contradição de esporte para alguns, os outros ficam só torcendo e defendendo a política de fomento da desigualdade, pois os melhores ficarão cada vez melhores e o abismo entre a grande massa e os melhores fica cada vez maior.

marascas

  • Visitante
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #21 Online: Março 27, 2006, 22:23:22 »
Tá bom Neto, gostei das suas respostas. Não tenho muitos argumentos para rebater agora, porque como já escrevi antes, andei levando muita pancada na cabeça no fim de semana e ando cansado, dolorido e com preguiça de pensar...rsrsrs

Mas apenas sobre os rendimentos da Olimpíada, eu não me referia as verbas diretas do governo aos atletas de alto rendimento, mas aos incentivos e motivações nas categorias de base em cada região...

O resto, eu entendo o seu ponto de vista, até mesmo porque algumas vezes, em determinados assuntos, também adoto um visão crítica como a sua...

Para concluir, uma reflexão a todos que ouvi um dia desses de discussão acadêmica acalorada, no tempo da faculdade de Ed. Física:


"Dizem por aí que se Karl Marx voltasse, não seria mais marxista, da mesma forma que se Jesus voltasse não seria mais Cristão..."

Offline Marcio-SP

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 587
  • Votos: +0/-0
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #22 Online: Março 28, 2006, 09:04:17 »
Marascas!!!

Curti esse formato de competição.....E ainda ficam sacaneando que gaúcho é tudo $%&!!!!!!
Oss!!

Kaiko

  • Visitante
OSS
« Resposta #23 Online: Março 28, 2006, 09:15:45 »
"Antes mesmo do golpe acertar estão puxando o braço, pondo-o na cintura e fazendo aquela cara imbecil de quero ponto."

Apenas para registrar: Gustavo, fantástica essa sua visão (mas triste para o karatê, pois é amais pura verdade  :? !!)

 Em outro forum, no orkut, definiram este tipo de kumitê como a "luta do kanguru: póing, póing, póing, pow",  :lol:  :lol:  :lol:

OSS

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #24 Online: Março 28, 2006, 16:30:20 »
Tudo tem seu lado bom e ruim. Sou praticante de karate esportivo, e acredito que algumas técnicas como o pular (ritmo de luta) pode ser usado sim como um bom método de movimentação, Bruce Lee que o diga!
Mas também compreendo o lado da Arte, e é assim que é, pois karatê é e sempre será em seu principal uma Arte Marcial, o que nos leva a pensar em efetividade. E concordo que o karate esporte limita as aplicações e que limita a potência, pelo menos no Dojo onde eu treino, nós, apesar de sermos olimpicos, sempre treinamos de forma a pensar numa situação real de luta, o que ajuda bastante. Acredito que todo karateka deveria estar preparado para receber um golpe forte, pois é essencial numa briga de rua. Ninguém é Jack Chan ou Jet Li pra não receber nenhum golpe.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Neto110

  • Visitante
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #25 Online: Março 28, 2006, 17:02:00 »
Citar
Mas apenas sobre os rendimentos da Olimpíada, eu não me referia as verbas diretas do governo aos atletas de alto rendimento, mas aos incentivos e motivações nas categorias de base em cada região...


Marascas, eu só respondo tópicos para quem eu vejo que gosta de um bom debate, nunca para me impor. É bom argumentar com gente inteligente.

Mas infelizmente o processo olímpico não inclui nada com categorias de base.Só ponta mesmo.

marascas

  • Visitante
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #26 Online: Março 28, 2006, 20:50:56 »
hehehe! Nesse caso Neto, obrigado por responder os meus tópicos.

Quanto as Olimpíadas... sei lá, ainda estou com dor por todo o corpo de tanto lutar e não tenho nenhuma idéia melhor no momento. Agora penso somente em fazer um churrasco no fim de semana e tomar bastante cerveja...


Abraço!

Offline Juh

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 8
  • Votos: +0/-0
Uma idéia para o Karate nas Olimpíadas
« Resposta #27 Online: Agosto 07, 2006, 13:58:46 »
Acredito que tudo que se treina com esforço e perseverança tem um retorno... :)
  Eu acho possível sim um lutador ter agilidade, rapidez e um golpe potente, tudo ao mesmo tempo!
  Mas não acredito que o karatê possa ser como o Boxe em uma competição... Confesso que de Boxe eu não entenda muita coisa...
  Mas acredito que o Karatê seja muito mais complexo que alguns golpes seguidos de Nocaute ou algo do tipo.
  Além de não ter apenas um "estilo" de luta... De um certo modo, cada academia treina diferente, Mesmo o esporte sendo o mesmo.
  Por isso e por motivos digamos que "políticos" eu não acredito em Karatê olímpico.
 
 OSS!
aia dez vezes e levante-se onze