Caros colegas,
Nesses tempos onde se valorizam diferentes valores que à alguns anos atrás não se cogitariam ainda existe uma pergunta que não querse calar.
-Um praticnate de Karate do deveria entrar em eventos de Vale Tudo?
Eis aqui uma oninião de alguém que pratica o Karate do como uma Religião.
O vale-tudo hoje em dia é um Esporte Profissional, onde o que incentiva o atleta é o Dinheiro envolvido, para aqueles que se iniciam nas Artes Marciais hoje em dia isso sómente já seria motivo suficiente p/ eu procurar uma Academia MMA para treinar, principalmente morando num paÃs de 3º mundo como o Brasil, onde a falta de emprego é enorme e gostando de um filão como as Artes Marciais, aproveitaria o MMA para ganhar o meu de forma honesta e honrosa.
Não vejo nada errado nisso.O Esporte como meio de vida.
O problema aparece quando me pergunto se quero entrar num evento onde tenho que necessariamente machucar meu adversário(ou colega?) para ganhar esse dinheiro. E aà entram todos os aspectos religiosos, morais e filosóficos que aprendemos desde crianças por nossos pais.
Não treino Artes Marciais p/ isso, acho que a maioria dos Mestres das Artes do Budo também não.Os poucos que ainda se aventuram num eventos destes são guerreiros corajosos, Ronins em busca de fama, glória e uma vidas estável. Todos nós estamos.
Resta saber quem de nós viverá mais tempo com saúde, fÃsica, mental e espiritual. Prefiro me ver daqui a 30 anos, de Dogi ainda praticando meus fundamentos,katas e kumite com meus companheiros de treino.
Ainda assim, admiro muito os atletas do vale Tudo, especialmente do Mestre Helio Gracie que no alge dos 92 anos de idade contraria tudo o que eu disse por aqui,mas leve-se em consideração que a ultima vez que ele lutou um VT tinha 42 anos de idade e apartir daÃ,mudou o estilo de vida, inclusive abandonando o habito de comer carnes vermelhas.
Treinar correto para treinar sempre!!!!
