Autor Tópico: Verdadeiro Significado da Faixa Preta  (Lida 2478 vezes)

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Online: Dezembro 16, 2004, 13:39:00 »
Viajando pela internet achei este texto do Wagner Bull (Aikido), sobre faixa preta no site bujinkanrs.com.br.

Eis o texto:

O Verdadeiro Significado da Faixa Preta
Por Reverendo Kensho Furuya


Esse artigo nos foi gentilmente cedido pelo Sensei Wagner Bull, dirigente da Brasil Aikikai e Instrutor chefe do Instituto Takemussu, em São Paulo. Para maiores informações sobre a Confederação Brasileira de Aikido, visite www.aikikai.org.br.


Através da popularidade desta coluna, recebo correspondência vinda de todo o país. E a pergunta mais freqüente é "Quando tempo leva para obter a faixa preta?" Não sei como se responde a essa questão em outras escolas, mas meus alunos sabem que fazer tal pergunta em meu dojo pode atrasá-los vários anos em seu treinamento. Seria um desastre.

A maioria das pessoas ficaria satisfeita se eu dissesse que leva apenas um par de anos para obter a faixa preta, mas infelizmente não é assim. E embora eu tema que a maior parte das pessoas não ficaria feliz com a minha resposta, acho que os falsos conceitos em geral sobre " o que é uma faixa preta" devem ser esclarecidos tanto quanto possível. Este não é um assunto muito popular para ser discutido da forma como o farei. Sem dúvida, advirto meus alunos a não fazerem essa pergunta logo em princípio. A resposta não é aquela que eles querem ouvir.

Como se obtém a faixa preta? Você deve encontrar um professor competente e uma boa escola, começar a treinar e a trabalhar duro. Algum dia, quem sabe quando, ela chegará. Não é fácil, mas vale a pena. Pode levar um ano; pode levar dez anos. Talvez você nunca a consiga. Quando se compreende que ela não é tão importante quanto a prática em si, provavelmente está se aproximando do nível de faixa preta. Quando você compreende que não importa quanto tempo ou quão duro você treine e que há uma vida inteira de estudo e prática à sua frente até a morte, você provavelmente está chegando perto da faixa preta.

Seja qual for o nível que você obtenha, se você achar que "merece" uma faixa preta ou se achar que você agora "é bom o bastante" para ser um faixa preta, estará fora do caminho e, sem dúvida, muito distante de alcançá-la. Treine duro, seja humilde, não se exiba diante do seu mestre ou de outros alunos, não reclame de nenhum encargo e dê o seu melhor em tudo em sua vida. Este é o significado de ser um faixa preta. Ser auto-confiante demais, exibir suas habilidades, ser competitivo, desprezar os outros, demonstrar falta de respeito e escolher aquilo que faz ou não faz (acreditando que alguns trabalhos são indignos de você) caracterizam o aluno que nunca obterá a faixa preta. Aquilo que vestem ao redor da cintura não passa de uma peça de comércio comprada por uns poucos dólares em alguma loja de artigos para artes marciais. A verdadeira faixa preta, usada por um verdadeiro possuidor , é a faixa branca do principiante, tingida de preto pela cor do seu sangue e do seu suor.

Padrão de Treinamento

O primeiro nível de faixa preta é chamado Shodan em japonês. Literalmente significa "primeiro grau". Sho (primeiro) é um ideograma interessante. Ele é formado de dois radicais que significam "tecido" e "faca". Para fazer uma peça de roupa, corta-se primeiro o molde sobre o tecido. O molde determina o estilo e a aparência do produto final. Se o molde estiver fora de proporção ou errado, as roupas serão ruins e não cairão bem. Da mesma maneira, seu treinamento inicial é muito importante: ele determina como você finalmente será como um faixa preta.

Em meus muitos anos de ensino, notei que os alunos que estão apenas preocupados em obter a faixa preta desanimam facilmente, assim que percebem que é mais difícil do que esperavam. Alunos que vêm apenas pela prática, sem preocupações com nível ou promoção, sempre se saem bem. Não são oprimidos por objetivos superficiais ou irreais.

Há uma história famosa sobre Yagyu Matajuro, que era filho da famosa família Yagyu de espadachins do século XVII, no Japão feudal. Ele foi expulso de casa por falta de potencial e de talento e buscou a instrução do mestre Tsukahara Bokuden, na esperança de dominar a arte da espada e reaver a sua posição na família. Em sua entrevista inicial, Matajuro perguntou a Tsukahara Bokuden, "quanto tempo levará para dominar a espada?" Bokuden respondeu, "Oh, cerca de cinco anos se você treinar muito duro." " Se eu treinar duas vezes mais duro, quanto tempo levará?" perguntou Matajuro. "Nesse caso, dez anos", replicou Bokuden.

Encontrando um foco

Em quê você deve se concentrar se não for na obtenção da faixa preta? É mais fácil dizer do que fazer, mas você deve concentrar sua energia na prática. Entretanto, pensar "Eu vou focalizar meu treinamento para obter a faixa preta" é simplesmente jogar com a sua mente e conduz ao seu próprio desapontamento.

Você poderá apenas pensar "Esquecerei dos ranks (níveis) completamente"? Você pode simplesmente dizer a si mesmo que nunca a alcançará? Estará sempre atado a sua faixa preta, permitindo que a idéia fique no fundo da sua mente? Em outras palavras, você pode simplesmente se concentrar no treinamento sem desejo de nada mais? Você pode compreender, afinal, que a sua faixa preta é nada mais do que "alguma coisa para segurar as suas calças" ?

Você deve compreender também que embora preencha todos os requisitos, o número certo de técnicas, todas as formalidades, e tenha acumulado o número apropriado de horas de treino, pode ainda não estar qualificado para ser um faixa preta. Obtê-la não é uma entidade quantitativa que se possa medir ou pesar como comprar feijão no mercado. Sua faixa preta está relacionada com você enquanto pessoa. Como você se conduz dentro e fora do dojo, sua atitude para com o seu mestre e para com os colegas, seus objetivos na vida, como você lida com os obstáculos em sua vida e como persevera no treinamento são todas condições importantes para a obtenção da faixa preta. Ao mesmo tempo, você se torna um modelo para outros alunos e finalmente alcança o status de professor ou instrutor assistente. No dojo, suas responsabilidades são maiores do que as dos alunos regulares e você é responsável por muito, muito mais do que os estudantes juniores.

Obtendo um foco de treinamento

Como nos focalizamos em nosso treinamento? O treinamento bem sucedido significa, em larga escala, que olhamos para aquilo que fazemos de um ponto de vista razoável e real. Com freqüência, não estamos procurando por objetivos reais, mas sim por sonhos e ilusões. Você quer se superar nas artes marciais como uma forma de se desenvolver e desenvolver sua vida ou está motivado pelo último filme de polícia e bandido? Sua prática é motivada por um forte desejo de se iluminar ou você quer simplesmente imitar os últimos astros dos filmes de artes marciais? Embora artistas marciais experientes possam achar graça, é incrível a quantidade de pessoas que respondem, quando perguntadas a respeito, que querem ser como Chuck Norris ou Steven Seagal. Mas estas pessoas são quem são por seus próprios esforços. Você é você. Todos nós temos nosso herói, modelos e sonhos, mas temos que separar as fantasias da realidade para que o nosso treinamento seja significativo e bem sucedido.

Realidade

Treinar nada tem a ver com ranks ou faixas, troféus ou distintivos. Arte marcial não é simplesmente brincar com as nossas fantasias. Ela se relaciona com a própria vida e a morte. Não somente a forma como nos protegemos em uma situação crítica, letal, mas também como protegemos as vidas dos outros. Você não pode ser outra pessoa, não importando se é um astro do cinema, um grande professor ou um multimilionário. Você deve se tornar você mesmo - seu self verdadeiro. Assim como John Doe sonha em ser James Dean, Bruce Lee ou Donald Trump, ele pode ser somente John Doe. Quando John Doe se torna 100% John Doe, ele se iluminou para a sua verdadeira identidade. Uma pessoa normal vive apenas 50% ou talvez 80% da sua vida, sem nunca saber quem ela é. Um artista marcial vive 100% da sua vida e se torna impecável. É isto o que o verdadeiro faixa preta deve compreender dentro de si mesmo. Ele não é ninguém a não ser ele mesmo, e sua prática o conduz à iluminação para dentro da sua verdadeira identidade, seu self real. Esta é a essência de treinar artes marciais.

Obtendo a Faixa Preta

Pense em perder a sua faixa preta, não em ganhá-la. Sawaki Kodo, um Mestre Zen, sempre dizia, "Ganhar é sofrer, a perda é iluminação." Se alguém perguntar a diferença entre os artistas marciais das gerações anteriores e aqueles da atualidade, eu resumiria desta forma: os artistas marciais das gerações passadas viam o treinamento como uma "perda". Interromperam tudo por sua arte e por sua prática. Deixaram suas famílias, trabalho, segurança, fama, dinheiro, tudo, para se aperfeiçoarem. Hoje, pensamos apenas sobre ganho. "Quero isto, quero aquilo." Queremos praticar artes marciais mas também queremos dinheiro, um bom carro, fama, telefones portáteis e tudo aquilo que todo o mundo tem.

Shajyamuni Buddha deixou seu reino, seus palácios, um bela esposa e tudo o mais para finalmente buscar a iluminação. O primeiro estudante de Boddhidharma, considerado o fundador do Kung Fu Shaolin, cortou fora seu braço esquerdo para estudar com seu mestre. Não temos que tomar medidas drásticas como essa para aprender artes marciais hoje, mas não devemos esquecer o espírito e a determinação dos grandes mestres do passado.

Devemos compreender que temos que fazer sacrifícios em nossas vidas para continuar com o nosso treinamento.

Quando o estudante vê o seu treino do ponto de vista da perda ao invés do ganho, ele se aproxima do espírito da maestria e verdadeiramente se torna merecedor de uma faixa preta. Somente quando você finalmente pára de pensar em graus, faixas, troféus, fama, dinheiro e na maestria em si mesma, você obterá aquilo que é realmente importante no treinamento. Seja humilde, seja gentil. Cuide dos outros e coloque todos à sua frente. Estudar artes marciais é estudar a si próprio - sua própria identidade. Nada tem a ver com grau.

Um grande mestre Zen disse certa vez: "Estudar o self é esquecê-lo. Esquecer o self é compreender todas as coisas."

Offline Shogun

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Resposta #1 Online: Dezembro 16, 2004, 13:53:10 »
Oss!

O verdadeiro significado do Cinto Preto:

     Na história europeia e especialmente na história inglesa, um homem de grande valor e dignidade que se destacava tanto no campo de batalha como na sua vida social era premiado com o título de cavaleiro. Esta designação implicava que o seu portador era um homem de honra e que possuía uma grande habilidade de combate.

     No Japão, este tipo de homem era denominado Samurai sendo objecto de grande atenção e respeito.

     Nestas épocas, tanto a Inglaterra como o Japão constituíam-se de estados feudais e tanto os cavaleiros como os Samurais eram resultado das condições sociais das eras em que viviam, situação que não existe hoje em dia, mas apesar disto, o desejo de alcançar um grande nível numa arte marcial, na autodisciplina e na defesa pessoal ainda persiste.

     Actualmente o homem esforça-se numa arte marcial tentando alcançar o cinto preto como resultado da sua aprendizagem para lutar, embora na mesma medida em que progride no treino se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, transformando-se numa pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate mas também de dignidade e honra.

     Tradicionalmente estes são sempre os objectivos de um estudante de artes marciais.

     O cinto preto é uma recompensa outorgada ao cavaleiro actual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando a sua mente e fortalecendo o seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis. O cinto preto assim, é um símbolo de perícia.

     Inicialmente o sistema de graduações foi estabelecido como uma série de níveis com os quais o estudante podia avaliar o seu progresso e o primeiro cinto preto alcançado era conhecido como Shodan: primeiro grau ou passo inicial destes níveis.

     O Shodan significa que o estudante domina os fundamentos da arte e está agora preparado para receber um treino mais avançado e se continuar praticando poderá alcançar outros Dans indicativos de progresso.

     Esta escala de valores tem provado a sua eficácia como grande motivador do estudante, mas também tem originado alguns problemas.

     Em primeiro lugar existe internacionalmente uma grande disparidade de critérios. Um sistema de graduação universal deveria ser já normatizado da mesma forma que um centímetro é igual a outro em qualquer lugar do mundo o sistema de dans também.

     Ã‰ preciso também compreender que esta escala de valores consiste em examinar as reacções humanas, e devido às diferenças existentes em cada pessoa é difícil estabelecer regras únicas.

     O Judo e o Kendo tem as suas regras internacionais para avaliar, e isto deve-se ao facto das suas origens serem exclusivamente japonesas e estas regras nasceram junto com cada uma destas artes marciais.

     O Karate ao contrário tem várias escolas diferentes, cada uma das quais possuem as suas particularidades e seus sistemas de exame separados.

     Quando o karate alcançou uma dimensão internacional, vários países receberam estilos diferentes cada um deles com as suas próprias regras e isto permitiu que indivíduos sem escrúpulos criassem as suas próprias organizações outorgando o cinto preto a estudantes não qualificados que por sua vez decidiram abrir as suas próprias escolas e entregar os seus próprios cintos pretos ao mesmo tempo que buscavam promover-se para obter benefícios económicos.

     O resultado final é que muitos cintos pretos constituem um mau exemplo e produzem uma má imagem do karate.

     Muitas pessoas dizem que como existem os bancos para câmbio e para as trocas de moedas, deveriam haver centros de reavaliação onde os cintos pretos pudessem ser reavaliados, embora a lista de candidatos alcançasse a grossura de uma lista telefónica.

     O público não é consciente das diferenças entre os sistemas de graduação e as pessoas podem ser enganadas nos clubes onde se outorgam cintos pretos, rápido em um curto período de tempo de treino com nítidos objectivos comerciais, atitude perigosa tanto para o estudante como para a qualidade do ensino como um todo da arte marcial.

     Num clube sério, o cinto preto só é alcançado após 5 a 8 anos de treino assíduo e duro sob uma orientação competente.

     Cada karateca deveria saber que o cinto preto não é sinónimo de um prémio, mas um objectivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação de máxima qualidade da qual se beneficia o estudante de karate em geral.

     Esta interpretação dos Dans deveria inspirar um sentimento de orgulho a quem recebe um DAN através de um treino rigoroso.

     Os cavaleiros e os Samurais de antigamente evitavam a todo o custo os actos que pudessem ofuscar o juízo da sua honra. Será que os Cintos Pretos modernos poderiam ter uma atitude diferente?

Um abraço e bons treinos

SHOGUN
Oss!
 :lol:  :roll:
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velhoâ€

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User5

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Resposta #2 Online: Dezembro 16, 2004, 14:03:00 »
Boas!

Shogun, este artigo também é legal, eu já tinha visto no site geocities.com/faixa_preta/kiai.htm.

Valeu!

Neto110

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Resposta #3 Online: Dezembro 16, 2004, 15:46:01 »
olha que interessante: achei um texto que tinha escrito num site que mantinha sobre o karate... é bom ver que as idéias multiplicam e persistem

Clique aqui

User42

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Resposta #4 Online: Dezembro 26, 2004, 18:02:39 »
Citação de: "Shogun"
Oss!

O verdadeiro significado do Cinto Preto:

     Na história europeia e especialmente na história inglesa, um homem de grande valor e dignidade que se destacava tanto no campo de batalha como na sua vida social era premiado com o título de cavaleiro. Esta designação implicava que o seu portador era um homem de honra e que possuía uma grande habilidade de combate.

     No Japão, este tipo de homem era denominado Samurai sendo objecto de grande atenção e respeito.

     Nestas épocas, tanto a Inglaterra como o Japão constituíam-se de estados feudais e tanto os cavaleiros como os Samurais eram resultado das condições sociais das eras em que viviam, situação que não existe hoje em dia, mas apesar disto, o desejo de alcançar um grande nível numa arte marcial, na autodisciplina e na defesa pessoal ainda persiste.

     Actualmente o homem esforça-se numa arte marcial tentando alcançar o cinto preto como resultado da sua aprendizagem para lutar, embora na mesma medida em que progride no treino se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, transformando-se numa pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate mas também de dignidade e honra.

     Tradicionalmente estes são sempre os objectivos de um estudante de artes marciais.

     O cinto preto é uma recompensa outorgada ao cavaleiro actual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando a sua mente e fortalecendo o seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis. O cinto preto assim, é um símbolo de perícia.

     Inicialmente o sistema de graduações foi estabelecido como uma série de níveis com os quais o estudante podia avaliar o seu progresso e o primeiro cinto preto alcançado era conhecido como Shodan: primeiro grau ou passo inicial destes níveis.

     O Shodan significa que o estudante domina os fundamentos da arte e está agora preparado para receber um treino mais avançado e se continuar praticando poderá alcançar outros Dans indicativos de progresso.

     Esta escala de valores tem provado a sua eficácia como grande motivador do estudante, mas também tem originado alguns problemas.

     Em primeiro lugar existe internacionalmente uma grande disparidade de critérios. Um sistema de graduação universal deveria ser já normatizado da mesma forma que um centímetro é igual a outro em qualquer lugar do mundo o sistema de dans também.

     Ã‰ preciso também compreender que esta escala de valores consiste em examinar as reacções humanas, e devido às diferenças existentes em cada pessoa é difícil estabelecer regras únicas.

     O Judo e o Kendo tem as suas regras internacionais para avaliar, e isto deve-se ao facto das suas origens serem exclusivamente japonesas e estas regras nasceram junto com cada uma destas artes marciais.

     O Karate ao contrário tem várias escolas diferentes, cada uma das quais possuem as suas particularidades e seus sistemas de exame separados.

     Quando o karate alcançou uma dimensão internacional, vários países receberam estilos diferentes cada um deles com as suas próprias regras e isto permitiu que indivíduos sem escrúpulos criassem as suas próprias organizações outorgando o cinto preto a estudantes não qualificados que por sua vez decidiram abrir as suas próprias escolas e entregar os seus próprios cintos pretos ao mesmo tempo que buscavam promover-se para obter benefícios económicos.

     O resultado final é que muitos cintos pretos constituem um mau exemplo e produzem uma má imagem do karate.

     Muitas pessoas dizem que como existem os bancos para câmbio e para as trocas de moedas, deveriam haver centros de reavaliação onde os cintos pretos pudessem ser reavaliados, embora a lista de candidatos alcançasse a grossura de uma lista telefónica.

     O público não é consciente das diferenças entre os sistemas de graduação e as pessoas podem ser enganadas nos clubes onde se outorgam cintos pretos, rápido em um curto período de tempo de treino com nítidos objectivos comerciais, atitude perigosa tanto para o estudante como para a qualidade do ensino como um todo da arte marcial.

     Num clube sério, o cinto preto só é alcançado após 5 a 8 anos de treino assíduo e duro sob uma orientação competente.

     Cada karateca deveria saber que o cinto preto não é sinónimo de um prémio, mas um objectivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação de máxima qualidade da qual se beneficia o estudante de karate em geral.

     Esta interpretação dos Dans deveria inspirar um sentimento de orgulho a quem recebe um DAN através de um treino rigoroso.

     Os cavaleiros e os Samurais de antigamente evitavam a todo o custo os actos que pudessem ofuscar o juízo da sua honra. Será que os Cintos Pretos modernos poderiam ter uma atitude diferente?

Um abraço e bons treinos

SHOGUN
Oss!
 :lol:  :roll:


OSS! Texto maravilhoso que a partir deste momento já faz parte de mim!!

Ivan Voigt

marascas

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Verdadeiro Significado da Faixa Preta
« Resposta #5 Online: Dezembro 27, 2004, 01:47:10 »
São 2:42 da madrugada. Acabei de assistir "O ùltimo Samurai" que finalmente loquei e pude desfrutá-lo. Venho desligar o computador e penso: vou dar uma olhadinha no karateca.net....
Agora mais esse texto, acho que vou sonhar com o Japão Feudal!!!!

Mas valeu! Precisamos refletir sobre essas que são as coisas mais importantes no "Caminho do Karate": O inatingível!

Vou pedir permissão ao criador do texto para inserí-lo em minha apostila que uso para auxiliar nas aulas.