Autor Tópico: Alguma dica para um iniciante?  (Lida 5121 vezes)

Offline lucasl

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
  • Lucas Lima
Alguma dica para um iniciante?
« Online: Outubro 09, 2010, 18:12:33 »
Bom, me chamo Lucas, tenho 14 anos e sou faixa branca em Karatê Shotokan, vai ser o primeiro campeonato que disputarei.
Estarei competindo Kata e Kumite.
Porém estou mais interessado em kumite, pois em Kata, acho que sou péssimo, mal sei o Heian Shodan.
Alguma dica ou técnica para lutar bem?
OSS!
Oss.
Lucas.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #1 Online: Outubro 09, 2010, 18:19:31 »
Oss Lucas san

onde será o campeonato  ???

qto ao kumite é facíl :

         ----qdo o adversário entar voce some da frente dele e aparece para acerta-lo,viu é simples...

        ----tbém tem a técnica milenar do que..." eu bato e não apanho ",muito eficaz...

não se preocupe com isso,só participando é que voce vai aprender a escolher estrátegias de luta...


Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #2 Online: Outubro 09, 2010, 21:37:53 »
Oss Lucas,

Quanto temo voce tem de karate? Quantas lutas voce já fez? Voce lutará Shiay, certo? As dicas que lhe darei serão em função de sua resposta.

Oss.
      Gustavo

Offline lucasl

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
  • Lucas Lima
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #3 Online: Outubro 10, 2010, 10:54:25 »
Oss Lucas,

Quanto temo voce tem de karate? Quantas lutas voce já fez? Voce lutará Shiay, certo? As dicas que lhe darei serão em função de sua resposta.

Oss.
Quanto temo voce tem de karate? 1 mês e meio.
Quantas lutas voce já fez?Oficialmente, nenhuma, mas já treinei 2 vezes.
Voce lutará Shiay, certo?Desculpa, não sei o que é Shiay. É kumite? Se for, sim.
Oss.
Oss.
Lucas.

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #4 Online: Outubro 10, 2010, 13:04:13 »
Bom, me chamo Lucas, tenho 14 anos e sou faixa branca em Karatê Shotokan, vai ser o primeiro campeonato que disputarei.
Estarei competindo Kata e Kumite.
Porém estou mais interessado em kumite, pois em Kata, acho que sou péssimo, mal sei o Heian Shodan.
Alguma dica ou técnica para lutar bem?
OSS!

Prezado, voce escolheu uma arte fantastica, siga os ensinamentos do seu Sensei, treine e estude sempre que puder, esse negócio de campeonato, deve ficar em último plano, treine sempre para estar preparado, jamais concentre seus treinamentos focado em campeonatos ou graduação.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #5 Online: Outubro 10, 2010, 13:12:12 »
Pra mim é o samba do crioulo doido. Menor, faixa branca, campeonato e kumite. Mais vai uma dica para lutar bem: Treine pelo menos 10 anos.

To ficando muito velho mesmo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #6 Online: Outubro 10, 2010, 13:26:13 »
Olá!
Lucas, se Vc. diz que é fraco no Kata, certamente é fraco no Kumite.
Porem, como Vc. vai para uma competição, o importante não é ser um lutador, basta saber pular.
E por falar em estar velho, caro Gustavo, desta vez Vc. não escapa do nosso encontro de fim de ano.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #7 Online: Outubro 10, 2010, 15:11:57 »
Pedrão, dia 18 de dezembro não posso ir, batizado da Dudinha.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #8 Online: Outubro 11, 2010, 00:16:21 »
Olá!
Não é dia 18.
Leia no tópico nesse dia Vc. pode.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #9 Online: Outubro 11, 2010, 10:44:34 »
Quanto temo de karate - 1 mês e meio.
Quantas lutas voce já fez - Oficialmente, nenhuma, mas já treinei 2 vezes.
Voce lutará Shiay - Desculpa, não sei o que é Shiay. É kumite? Se for, sim.

Oss

Meu jovem Lucas,

Minha dica é NÃO LUTE! E desculpe minha sinceridade, se o seu Sensei lhe incentivou a cometer essa insanidade, ou seja, ir a um campeonato, por mais “firula†e fraco que ele seja, com apenas um mês de treinos, aconselho a procurar outra academia... Você não sabe nem o tipo de combate que estarão lhe metendo! Antes que alguém se machuque (e provavelmente você será um deles), cai fora! Vejo isso como uma $%&! irresponsabilidade de quem está lhe incentivando a  isso...

A propósito, Onde você treina?

Oss.
      Gustavo

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #10 Online: Outubro 11, 2010, 11:05:33 »
Quanto temo de karate - 1 mês e meio.
Quantas lutas voce já fez - Oficialmente, nenhuma, mas já treinei 2 vezes.
Voce lutará Shiay - Desculpa, não sei o que é Shiay. É kumite? Se for, sim.
Oss
Meu jovem Lucas,
Minha dica é NÃO LUTE! E desculpe minha sinceridade, se o seu Sensei lhe incentivou a cometer essa insanidade, ou seja, ir a um campeonato, por mais “firula†e fraco que ele seja, com apenas um mês de treinos, aconselho a procurar outra academia... Você não sabe nem o tipo de combate que estarão lhe metendo! Antes que alguém se machuque (e provavelmente você será um deles), cai fora! Vejo isso como uma $%&! irresponsabilidade de quem está lhe incentivando a  isso...
A propósito, Onde você treina?
Oss.


Shaolin,
perfeita a sua sugestão!
Oss
Ricardo

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #11 Online: Outubro 11, 2010, 17:09:57 »
OSS, Camarada Shaolin...

...............................Citação de Shaolin Norte............................
Meu jovem Lucas:
Minha dica é NÃO LUTE!
E desculpe minha sinceridade, se o seu Sensei lhe incentivou a cometer essa insanidade, ou seja, ir a um campeonato, por mais “firula†e fraco que ele seja, com apenas um mês de treinos, aconselho a procurar outra academia...
Você não sabe nem o tipo de combate que estarão lhe metendo!
Antes que alguém se machuque (e provavelmente você será um deles), cai fora!
Vejo isso como uma $%&! irresponsabilidade de quem está lhe incentivando a  isso...
...............................................................................................

Parabens Camarada Shaolin!

Creio que esse conselho deveria ser dado também a este Pretenso Professor desse jovem!


OSS...


Offline lucasl

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
  • Lucas Lima
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #12 Online: Outubro 11, 2010, 19:11:10 »
Quanto temo de karate - 1 mês e meio.
Quantas lutas voce já fez - Oficialmente, nenhuma, mas já treinei 2 vezes.
Voce lutará Shiay - Desculpa, não sei o que é Shiay. É kumite? Se for, sim.

Oss

Meu jovem Lucas,

Minha dica é NÃO LUTE! E desculpe minha sinceridade, se o seu Sensei lhe incentivou a cometer essa insanidade, ou seja, ir a um campeonato, por mais “firula†e fraco que ele seja, com apenas um mês de treinos, aconselho a procurar outra academia... Você não sabe nem o tipo de combate que estarão lhe metendo! Antes que alguém se machuque (e provavelmente você será um deles), cai fora! Vejo isso como uma $%&! irresponsabilidade de quem está lhe incentivando a  isso...

A propósito, Onde você treina?

Oss.


Treino em Manaus, e é muito difícil de encontrar uma academia de Karatê aqui... :/
Oss.
Lucas.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #13 Online: Outubro 12, 2010, 10:51:06 »
OSS...


Aproveitando esse tópico gostaria de fazer um depoimento sobre um FAIXA BRANCA!

Em meados nos anos 90 eu tinha um DoJô no interior da Paraíba (Rio Tinto) onde ministrava aulas nos finais de semanas a cerca de 92 aluno, algo impressionante para os dias atuais.
Certo dia apareceu 03 indivíduos advindos da cidade vizinha (Mamaguape), que se identificaram como praticantes de Kung Fu (Estilo Dragão), mas que também queriam treinar o Karatê.
Obvio que o que eles queriam era testar os seus conhecimentos de Kung Fu contra os de Karatê!
Como eu sempre fiz luta com os meus alunos, determinado momento da aula eu fui chamando todos os alunos em condições de luta para fazerem um Jyu-Kumitê comigo. Quando chegou a vez deles eu não precisei machucá-los com nenhum ataque violento, tratei-os como aos meus alunos, simplesmente machuquei braços e pernas deles com as defesas impossibilitando-os de continuarem a luta.
Os 03 tornaram-se meus alunos, mas apenas 01 deles resolveu treinar somente o Karatê-Dô comigo, seu nome era “Francisco†e é sobre ele essa narrativa.

Esse aluno era tão dedicado, corajoso e crente no que eu ensinava, que se eu dissesse que “pedra era pão†ele diria amém!
Graças a isso ele desenvolveu em 06 meses, mesmo sendo um Faixa Branca, um DEAI impressionante.
Chutar contra ele normalmente estava fadado ao fracasso, ele tinha uma coragem para entrar dentro do ataque do oponente que era invejável.
Quantas vezes eu não ouvi comentários dos alunos mais antigos reclamando que o DEAI dele não os deixava usar as pernas!
Quando chegou a data do “Campeonato Paraibano de Karatê†eu o levei também.

Gostaria de me justificar dizendo que o “Francisco†diferentemente desse jovem principiante que iniciou esse tópico, ele já tinha uma larga experiência em Kung Fu e já treinava Karatê-Dô há 06 meses e era bom de luta.

A sua luta foi contra um Faixa Marrom, detentor de um Karatê muito forte.
O Faixa Marrom como desconhecia o DEAI do “Francisco†insistiu nos chutes, e a cada chute desferido ele sofria um contragolpe em DEAI.
Infelizmente o árbitro era muito tendencioso e não concedia nenhum ponto ao Faixa Branca.
Para piorar a situação do Faixa Branca “Franciscoâ€, como ele não tinha experiência em competições, todas as vezes que os Bandeirinhas anunciavam ponto para ele maneando as bandeirolas, ele parava e como o árbitro central não parava a luta o Faixa Marrom contra-golpeava e marcava o ponto.
Isso se sucedeu do começo ao fim da luta, culminando com a derrota do Faixa Branca “Franciscoâ€, no entanto muitos comentários positivos foram feitos a ele pelos demais praticante e professores que presenciaram o combate.
Gostaria também de enfatizar que o Faixa Marrom teve muita dignidade e sobriedade, pois se ele quisesse machucar seriamente o “Francisco†ele teria todas as condições para isto, pois quando o Francisco parava achando que tinha marcado ponto, ele ficava totalmente exposto, no entanto o Faixa Marrom o atingia controlando o golpe.

O “Francisco†tornou-se Faixa Vermelha treinando comigo, no entanto ele mudou-se para São Paulo em busca de melhores condições de vida.
Alguns anos depois da sua partida eu recebi um envelope dos Correios e dentro tinha um compêndio de 03 revistas que até hoje as tenho (Artes marciais KARATÊ, que tem como protagonista D’Elia Sensei em Kokutosu-Dachi fazendo Shuto-Uke) e uma carta de agradecimentos, dizendo que o Karatê-Dô que lhe transmiti estava sendo muito útil, pois agora voltara a treinar Karatê e que o seu conhecimento o permitia lutar de igual para igual com Roxas e Marrons.


OSS, agradeço pela paciência de terem lido! 

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Alguma dica para um iniciante?
« Resposta #14 Online: Outubro 12, 2010, 23:44:12 »
Senseis D'Elia e Higino,

Somente um louco sem noção falaria o contrário para esse garoto. Infelizmente não conheço pessoas em Manaus para aconselha-lo onde treinar um Karate sério. Quem sabe os Srs não sabem.

Higino Sensei,

É mesmo gratificante quando se percebe que um trabalho feito com um aluno em específico deu frutos. Parabéns pelo belo exemplo e sucesso ao "Francisco"!
Tive um amigo que também foi um grande orgulho.

Em 1988 fui convidado a dar aulas de kung-fu em santos em uma recém inaugurada academia no shopping Miramar. A academia tinha os chefes de departamento e as artes marciais tinhamos o meu amigo Prof Kim (TKD-WTF) e como seus alunos um sujeito que foi meu amigo desde moleque chamado Frederick Hipólito. Frederick iniciou a treinar comigo Kung Fu focando as técnicas de luta para usá-las no Tae Kwon Do. Em 1992 ele foi treinar com o Mestre (e também meu grande amigo) Fabio Goulart. Logo, foi Campeão Brasileiro e em 1994 havia ganhado o mundial universitário e estava pronto para ser campeão do mundo quando uma tragédia interrompeu isso. Em uma acidente de moto, o meu querido amigo faleceu, nos deixando saudosos porém, orgulhosos de saber que contribuímos pela sua breve, porém vitoriosa carreira de artista marcial.

Peço licença aos amigos e deixo aqui minha homenagem a esse campeão...

Meu grande amigo Frederick, onde estiver lhe envio minhas saudações! OSS!


Em 1991 o Mestre Fabio do TKD fez uma apresentação bem legal no festival de ginástica do SESC e eu e meus alunos do KungFu participamos, bem como representantes do Shorin, Akido, capoeira e Judo. Eu sou o de preto e o Frederick o 1o faixa reta de TKD que aparece
 
« Última modificação: Outubro 13, 2010, 08:58:50 por Shaolin do Norte »
      Gustavo