Autor Tópico: "Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"  (Lida 2982 vezes)

Offline Marcilio Mosco

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:"Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"
« Resposta #15 Online: Abril 16, 2012, 14:40:42 »
EU acho precipitado aprender katas avançados sem dominar os anteriores. Mas não acho proibido. vai de cada um, mas um toque do instrutor ou dos sempai nunca faz mal, eu acho.

Offline Nelson Junior

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Votos: +0/-0
Re:"Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"
« Resposta #16 Online: Abril 16, 2012, 15:06:08 »
Alexander dos santos: caro amigo, acho que estas com toda razão. E este topico foi bom para que algumas pessoas possam refletir sobre o assunto.

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:"Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"
« Resposta #17 Online: Abril 16, 2012, 15:27:28 »
   Taí uma coisa que vejo ser necessária a manutenção da tradição.
   WKFeiro defendendo tradição... tá vendo? rs
Então são 2, pois eu também defendo a tradição, embora entenda que não exista incompatibilidade entre WKF e tradição. :-X

Então são 03!! Tbm sou WKFeiro, mas se eu achasse um dojo tradicional aqui por perto eu treinaria nos dois. To sentindo muita falta dos kihons demorados e detalhistas de outrora...   ;D
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:"Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"
« Resposta #18 Online: Abril 16, 2012, 15:35:04 »
Onde treino não faz exame para preta se não "souber" os Seitei Kata (Bassai Dai, Enpi, Kanku Dai, Jion). Desses deve-se escolher um para apresentar. Claro que o "souber" é poderado por uma qualidade que o Sensei observa, e não se pressupoe que se domine os Kata como um "mestre" para o exame para shodan que é apenas um ponto de partida.

Algumas pessoas podem levar uma vida para dominar um kata, então realmente o Kata que escolher para apresentar no exame deve estar pelo menos dentro do esperado para o nível da graduação.

Apesar disso, como eu gosto muito de Kata não me privo de ver vídeos para ensaiar uns movimentos e tentar Gangaku, Tekki Nidan, Hangetsu.

Mas meu comprometimento é com o Bassai Dai  :) (se preparem o próximo vídeo será muito melhor !!! :D :D :D)

Para marrom é obrigatório o Tekki Shodan,e opcional (adicionalmente) o Bassai Dai.

Dos Seitei Kata acho que o Bassai deve ser o primeiro. E eu acho complicado aprender movimentos de qq outro avançado antes disso, por uma questão pedagogica mesmo...mas tem pessoas que são geniais e aprendem todos os katas até a preta.

Por outro lado os Heians foram uma implementação pedagogica, tem muita coisa importante ali não é a toa. Talvez se devesse passar mais  tempo ali, depois treinar muito Tekki, e então chegar no Bassai.

Como mero faixa marrom aprendendo kata eu vejo a coisa da seguinte forma: tem os kata "dever de casa" (do próximo exame) e os que se pode fazer desprentesiosamene.

No dojo com um sempai acho que a postura deve ser de aprimorar o dever de casa,e em casa se já tiver repetido muitas vezes o "dever de casa", pode-se relaxar com outros katas. Pondero apenas que isso pode ter um preço caro: aprender errado e ficar com vícios de movimento.

Também penso que poderia-se adotar 'um kata, um ano". Pulos de kata e aprendizado rápido, bem como execuções seguidas de vários katas exausto  levam a vícios forma. Estou adotando o treino conforme o MArquinhos sugeriu: por partes (a "la Jack")

Osu!

______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:"Sei fazer kanku-sho, mas não sei fazer bassai dai"
« Resposta #19 Online: Abril 26, 2012, 12:30:01 »
Serei enfático. NÃO PODE NÃO SABER TEKKI E BASSAI-DAI! Simples assim!

Antes dos Heian existirem, Tekki (Naihanchi) era a primeira coisa que aprendiam. Ele está para o Shorin/Shuri-te/Shotokan como o Sanchin etá para o Shorei/Naha-te/Goju-ryu. Não vou colocar o Shito-ryu aqui pois ekes têm um pé lá e outro cá...

A questão é: Tekki é A BASE. Com a chegada dos Heian, aprende-se primeiro esses, depois os Tekki. Entram, depois, Bassai e Kanku (Dai).

Eu introduziria primeiro o Kanku-Dai por ser o mais importante e influente kata (historicamente) do nosso Karate. Pra mim ele foi o começo de tudo. O Bassai, de importância suprema, veio de Matsumura, bem depois.

---------------------------------------------------------------------

Se eu fosse começar o Karate hoje, ou ensinar um novo aluno, eu começaria pelo Tekki.
Todos os três, pra mim, são um único sistema dividido por temas e, mostraria um após o outro.

Depois que o aluno ficasse, pelo menos um ano fazendo Tekki (aplicando frente-a-frente) e dominasse os rudimentos do "infight", eu ensinaria os Heian e, como esses foram o desmembramento do Kanku-Dai, (e uma pitada do extinto kata Chanan) seguiria com ele.

Depois o Bassai-Dai.

Seguiria daí com Empi, o mais velho (+-1860) e votado para quedas, e depois o Hangetsu (nosso Sanchin).

Gankaku, Jion e Jitte seguiriam nessa ordem, mas o Gankaku tem uma importância maior...

Depois desses 15, qualquer coisa vale e as necessidades e gostos de cada um é que contam, mas eu começaria com as versões Sho de Kanku e Bassai.

Quando eu digo aprender, não falo das práticas solo. Isso é COREOGRAFIA. Falo de aplicar os princípios com um oponente e em grupo.

Acima de tudo, aprendam Tekki, Heian, Kanku-Dai, Bassai-Dai e Gankaku. Eles SÃO O KARATE!

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi