Autor Tópico: GANKAKU!!!  (Lida 5504 vezes)

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #15 Online: Julho 23, 2012, 22:22:00 »
Só pra confirmar, segue um vídeo de ninguém menos que o sensei Osaka Yoshiharu ensinando Gankaku.

Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #16 Online: Julho 23, 2012, 22:35:40 »
E quanto ao Nijushiho?

O caso do Nijushiho é mais complicado. O Niseishi original não tem o chute. Nas versões mais antigas ele só tem um hiza-geri (joelhada) que, posteriormente virou um yoko gedan kekomi.

O problema é que Funakoshi não podia ensinar às crianças na escola a pisarem nos joelhos dos coleguinhas, então, reposicionou o chute para chudan kekomi como se pode ver na minha versão preferida desse kata executada por Asai Tesuhiko sensei... poesia em movimento.



Nesse caso o chute em questão passa a fazer menos sentido quanto à sua aplicação, mas tem uma maior serventia como forma de exercício nos obrigando a chutar chudan, fazemos mais esforço e, caso a ocasião peça (em uma situação crítica), podemos muito bem mirar mais abaixo e quebrar o joelho do oponente.

Hoje, no Shotokan se faz o yoko chudan kekomi.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #17 Online: Julho 23, 2012, 22:51:24 »
Então temos um kizame Yoko-geri kekomi (me corrija se estiver errado) a partir de um kiba-dachi, não é para todo mundo que queira não, ainda adolescente decidi treinar o Gankaku para superar minha dificuldade com o yoko-geri, mas no caso do Nijushiho o negócio fica mais difícil.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #18 Online: Julho 24, 2012, 08:44:18 »
Dizem  que foi o Sensei Asai que colocou os Kekomis ali. Como o Marquinhos disse, antigamente o movimento era um Fumikomi no joelho. Stan Schmidt SEnsei faz o Kata assim até hoje.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #19 Online: Julho 24, 2012, 14:50:46 »
Aqui está a versão mais antiga que eu estava procurando!! Notem que o chute não existe, mas sim, um hiza-geri. É assim também em outras escolas mais antigas...

O fumikomi foi adicionado depois e mais recentemente transformado no já citado yoko-geri chudan kekomi.



OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #20 Online: Julho 24, 2012, 15:33:47 »
Oss! Quando coloquei esse vídeo em minha pagina do You Tube recebi comentário que estaria errado, pura falta de conhecimento e estudo.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #21 Online: Julho 24, 2012, 18:19:22 »
Falta de conhecimento e de estudo, infelizmente, é o que mais se encontra por aí...
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #22 Online: Julho 24, 2012, 22:20:16 »
Marquinho.

O golpe é mesmo um Fumikomi, pois a ação esta sendo feita lateralmente. Aprisiona-se o braço do adversario e pisa-se na perna dele. Nao faz sentido um Hiza geri ali. Pelo menos é isso que eu entendo. No livro de Kanazawa , MY KARATE ele tambem considera aquilo um Fumikoni. Eu nunca havia ouvido antes sobre o Hiza geri.
Mas fica aqui uma dica do Sensei Stan....se funciona no bunkai, entao ta certo.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #23 Online: Julho 29, 2012, 23:38:51 »
O golpe é mesmo um Fumikomi, pois a ação esta sendo feita lateralmente. Aprisiona-se o braço do adversario e pisa-se na perna dele. Nao faz sentido um Hiza geri ali. Pelo menos é isso que eu entendo. No livro de Kanazawa , MY KARATE ele tambem considera aquilo um Fumikoni. Eu nunca havia ouvido antes sobre o Hiza geri.
Mas fica aqui uma dica do Sensei Stan....se funciona no bunkai, entao ta certo.

Sensei,

eu também faço o kata com o fumikomi. Porém ao ver aquela versão antiga do kata que postei e outras de estilos mais antigos, notei que não há chute. Só a levantada de joelho. Fiquei me perguntando porquê.

Quando olho certas passagens de alguns kata como se sequências inteiras fossem feitas para lidar com um só oponente, como nesse caso do Nijushiho, certas coisas me fazem mais sentido...

A idéia que tenho dessa sequência se assemelha muito com isso aqui:

Dessa forma, o hiza-geri faz sentido mas não invalida o fumikomi. Inclusive, com o braço do oponente dominado (hikite) depois da cotovelada, pode-se usar os dois...

Enfim, imaginava o Nijushiho parecido com isso e, quando vi o vídeo, fiquei feliz em saber que não era só eu que o via assim.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #24 Online: Julho 30, 2012, 09:52:15 »
marquinhos,

Nao discordei de vc nem um segundo, apenas acho que o fumikomi nao precisa ter aparencia de um chute. Depois de levantar o joelho, so o fato de voltar a perna no lugar ja caracteriza o fumikomi, como se fosse pisando no pé no adversario.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:GANKAKU!!!
« Resposta #25 Online: Julho 30, 2012, 13:38:45 »
OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi