... não tenho o menor medo ou sequer respeito pela sua faixa preta ou seus dans ...
mas respeito tem que ter sempre pelo mais graduado, mesmo que não goste dele. Ter respeito é Dojo Kun, mas isso não importar em ter que gostar, mas apenas por respeito ter que tolerar respeitosamente os mais graduados e os sempais, afinal de contas estamos falando de uma Arte Marcial que se baseia na discÃplina e hierarquia.Oss !!!
É respeitando que se é respeitado, razão pela qual no karate o respeito deve atuar em ambas as vias da graduação, já que a cada ação corresponde uma reação. Do Professor para o aluno e vice-versa, do mais graduado para o menos graduado e vice-versa, sob pena da falta de respeito obrigar a imposição do medo, do temor que é a última hipótese utilizada para se restabelecer a autoridade. Só quem não sabe se fazer respeitar se utiliza do temor para assegurar a sua autoridade.
Gostaria de dizer duas coisas:"...JKA no Brasil é só o sensei Okuda. Nada contra ninguém, mas as discussões são sempre centradas em qual vertente do Shotokan está o karate verdadeiro. Pobre de quem treina Goju-ryu como eu..."Desculpa, mas os Senseis Tanaka (RJ), Inoki (RJ), Sasaki (SP) eram JKA em sua origens e creio que ainda são. Posso falar do Inoki, meu Sensei de longa data, que foi aluno do Nakaiama. Também treinei com o Sasaki, por indicação do Inoki, que por sinal me recebeu muitÃssimo bem em sua academia durante mais de 6 meses (quem fala mal dele é porque não o conheçe pessoalmente). Todos estes em sua origem e essência são do karatê da JKA.