Páginas: [1] 2 3 4
  Imprimir  
Autor Tópico: Kanku Dai - Shotokan!  (Lida 12924 vezes)
Sakuraba
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 157



WWW
« : Junho 28, 2004, 17:30:50 »

Começando o que pode ser o Bunkai inteiro do Kanku dai

O primeiro movimento. De levantar os braços como quem olha o sol pra em seguida abaixa-los juntando as mãos abertas.

Aplicação:
que eu saiba nenhuma

Segundo movimento. duas defesas jodan uma pra cada lado

tb não consigo imaginar a aplicação tipo defende e deixa o cara ali?

Terceiro Movimento. Recolhe o braço fica de pé e bate 2 x

Idem tb não sei

Quarto movimento

Yoko gueri e uraken e volta defendendo pro outro lado
 
Essa eu meio que sei vc segura o braço do adversario e aplica o yoko nas costelas

Quinto Movimento. Tres defesas e um ataque

Auto explicativo


e por ai vai...
Registrado
kaleo
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 236



« Responder #1 : Junho 28, 2004, 18:12:30 »

Sakuraba...

Não conheço bem os katás do shotokan. Mas aparentemente, o primeiro movimento tem semelhança com os primeiros movimentos de TODOS os katás do goju.

Ao abrir qualquer katá do goju, vc junta as mãos à frente abaixo da cintura, sendo que a mão esquerda fica por cima da direita, as fecha e em seguida as leva à cintura. Tudos os katás do goju tem essa característica.

Se interpretar isso de forma aplicativa, pode ser uma defesa de um chute... mas não faz sentido. Agora... no sentido lúdico, esse "ritual" corresponde a vc esconder as suas armas, tapando-as com uma mão sobre a outra.

O q eu quero dizer, é que esse primeiro movimento pode ter um sentido lúdico de interpretação, e não uma defesa/ataque propriamente dito.

[]s
Registrado
Neto110
Visitante
« Responder #2 : Junho 28, 2004, 22:51:29 »

A origem do primeiro movimento tem a ver com a origem do nome: japonês: mirando o céu.

mas pode ser também mostrar que vai lutar comas mãos vazias ou mesmo a defesa indicada.

O primeiro movimento e segundo são jodan haishu-uke-jodan sim mas temos um contra ataque com o cotovelo quando damos o segundo golpe e podemos jogar o segundo atacante no chão quando preparamos para dar os "2 socos". Não temos necessariamente defesa e socos, mas ataques com defesa simultânea e uraken.

Este kata é um dos mais férteis em aplicações e mais cansativos também de fazer inteiro...
Registrado
junior_budoka
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 65



« Responder #3 : Junho 29, 2004, 14:08:15 »

Citação de: "kaleo"

Ao abrir qualquer katá do goju, vc junta as mãos à frente abaixo da cintura, sendo que a mão esquerda fica por cima da direita, as fecha e em seguida as leva à cintura. Tudos os katás do goju tem essa característica.

Se interpretar isso de forma aplicativa, pode ser uma defesa de um chute... mas não faz sentido. Agora... no sentido lúdico, esse "ritual" corresponde a vc esconder as suas armas, tapando-as com uma mão sobre a outra.
[]s


Poxa vida Kaleo...
..É verdade, todos os katas do goju-ryu tem essa postura, e não sabia essa interpretação no sentido lúdico (ou em qualquer outro). Que legal.

Agora, existe mais alguma coisa lúdica nos katas do Goju??? Comente mais sobre isso!!!
Registrado
Sakuraba
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 157



WWW
« Responder #4 : Junho 29, 2004, 15:18:24 »

Oss sensei Neto...
Não entendi como o golpe de cotovelo... tipo se fosse jogar o cara pro outro lado eu entendo, como se a segunda defesa vc estivesse catando e jogando? mas com o cotovelo não consigo imaginar... :roll:
Registrado
kaleo
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 236



« Responder #5 : Junho 29, 2004, 15:31:14 »

Fala junior_budoka...

Não só nos katás, mas em todo o karatê, há várias interpretações lúdicas e filosóficas para explicar a arte.

O próprio Goju se diz caracterizado por maior uso dos membros superiores, uma vez que os moradores de Naha, por serem localizados mais ao sul de Okinawa, faziam maior uso dos membros superiores devido a atividade da pesca. Por isso os estilos derivados do Naha-tê desenvolveram maior prática dos membros superiores e menor desenvolvimento dos inferiores. Já os moradores de Shuri, desenvolveram maior atividade dos membros inferiores, devido as atividades de caça que praticavam. Por isso desenvolveram posturas de bases mais longas, e melhor condicionamento nas pernas.

É claro que isso é apenas uma interpretação lúdica... não deve ser levada tão a sério.

Vc pode resgatar mais interpretações pelos nomes dos katás. O katá Sanchin, além de ter o nome da base usada por todo o katá, significa "Três sentidos" - me falha a memória se é "sentido" mesmo, mas se relaciona com "mente;corpo;espírito", que vc deve manter uno para execução deste katá. Lembra quando disse o que era fazê-lo com o espírito, em uma mensagem anterior?

Tem também outros katás que os nomes são números chineses, simbolizando coneitos budistas:

Suparinpei (o número 108 em chinês) tem um significado especial no budismo. É que acreditavam que o homem possui 108 paixões más e, dessa feita, nos templo budistas, no dia 31 de dezembro, na batida da meia-noite, um sino é tocado 108 vezes para espantar para longe estes espíritos. O número 108 do Suparinpei é calculado a partir de 36x3 . O simbolismo do número 36 está contido na explanação do Sanseru, a qual segue-se. O número 3 simboliza passado, presente e futuro.

Sanseru, escrito em caracteres chineses, é o número 36. Simbolicamente, é calculado da fórmula 6x6. O primeiro seis representa olho, orelha, nariz, língua, corpo e espírito. O segundo seis simboliza cor, voz, paladar, olfato, tato e justiça.

Sepai, similarmente, é o número 18. É calculado a partir de 6x3. O seis aqui é o mesmo que o segundo seis do Sanseru. O três representa bem, mal e paz.

E por aí vai. Existem inúmeras histórias filosóficas e lúdicas, que alimentam o espírito do karateca e dando clima aos treinamentos. Basta vc pesquisar  :wink:

A explicação dos katás acima você pode conferir em www.gojuryu.com.br

É um site com um conteúdo muito bom.

[]s
Registrado
Neto110
Visitante
« Responder #6 : Junho 29, 2004, 18:55:47 »

Sobre a cotovelada na aplicação do Kata.
Acompanhe:

O adversário vem aplicar um oizuti contra seu rosto.
você nao foge abre kokustu em sua direção e desvia o golpe.
Outro adversário vem pelas costas, não dá apra não fugir. vc muda a base para a outra perna, o que necessariamente implica em mudança de centro de gravidade (a menos que você entenda como alguns "mestres" do karate "olímpico" que o kokutsu nao tem centro de gravidade desviado em direção à perna de trás) e vc se aproxima do atleta que te atacou primeiro e aplica uma cotovelada nele com a mesma mão que aplicou o jodan haishu uke.

Consegue mentalizar isto?
Registrado
Bl4cKtH0rN
Sr. Member
****
Offline Offline

Mensagens: 344


« Responder #7 : Junho 29, 2004, 19:36:41 »

O bunkai do primeiro movimento no do kanku pelo menos no shorin ryu e assim:

um adversario te segura por tras, entao vc levanta os bracos e da uma cotovelada para tras, depois um shuto uchi no saco do cara e depois uma cotovelada no rosto, apos isso vc vira 180 graus e manda um mae-geri.

Valeu
Registrado
junior_budoka
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 65



« Responder #8 : Junho 30, 2004, 09:15:43 »

E aí Kaleo!!

Mais uma vez obrigado pelas dicas e a indicação do site!!

Putz!!!, como a gente aprende nesse forum!!!
Registrado
kaleo
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 236



« Responder #9 : Junho 30, 2004, 10:02:03 »

heheheh.... é verdade. Esse fórum tá com um nível excelente de conteúdo.

[]s
Registrado
Neto110
Visitante
« Responder #10 : Julho 02, 2004, 07:43:11 »

Saudações.

Devemos lembrar a diferença entre o kanku-dai (shotokan) e o kushanku-dai (escolas de naha).

No kanku-dai temos uma aplicação que é usar a mão que defendeu o segundo golpe jodan para segurar a cabeça do atacante jogando-o no chão como parte do movimento de levar a mão para o kamae entres do sovo sem a necessidade de dar a cotovelada.
Registrado
Chulien
Newbie
*
Offline Offline

Mensagens: 15



WWW
« Responder #11 : Julho 02, 2004, 17:04:56 »

Alguém pode me dizer onde posso ver um video do kata Sienchin? No site do goju está em construção ainda.
Registrado
Shogun
Full Member
***
Offline Offline

Mensagens: 137



WWW
« Responder #12 : Julho 02, 2004, 19:11:07 »

O kanku-dai é o kata mais longo do estilo shotokan e basicamente é um apanhado de todos os katas da serie heian. Foi criado por Koshokun (enviado do império Ming) e quando foi criado tinha o nome de kushanku.

O kata kanku-dai recebe este nome graças aos primeiros movimentos onde o praticante observa o céu buscando a concentração necessária para a execução de um kata com toda esta extensão. Nos primeiros movimentos o praticante parece trazer o universo contido no saika para o meio externo abrindo o formato redondo do mundo. Já nos últimos movimentos do kata ele termina fechando para dentro de si o universo que abril para o meio externo mostrando novamente o formato arredondado do mundo. Neste caso daí vem o termo “dai” (maior) por ser este o maior kata do estilo shotokan.

        Imagine-se sendo atacado por inimigos de todas as direções. Este kata apresenta técnicas de rápida rotação e deslocamento do corpo, técnicas de velocidade e compressão do corpo, executadas com força ou suavidade, projeção ao solo, elevações do corpo servindo de esquivas para diversos tipos de ataques vindos de todas as direções.

        Talvez pelos motivos acima citados este kata e, também devido ao fato de ser uma representação típica do estilo Shotokan, acabou por se tornar o kata preferido de O sensei Gichin Funakoshi como é narrado em sua biografia onde consta que quando participava de apresentações de karate gostava de executar este kata.

        Este kata tem como característica a capacidade de transformar a si próprio para superar diversos adversários. O Karateka tem que fazer adquirir o poder de transpor seus próprios limites, precisa também compreender kyo (falha física ou mental) e jitsu ou zanshin (estado ou espírito de alerta). E tem como objetivo a rápida rotação e deslocamento do corpo.

        No kanku-dai são treinados golpes diferentes como ura-zuki e nidan-geri alem de exigir que seja feito yoko-geri em zenkutsu-dashi sem que se traga a perna de trás até o centro de gravidade, para adquirir apoio para o corpo.

        O kanku-dai faz parte da lista de kata obrigatório exigidos nas eliminatórias de competições exigido pela WKF,

        O kanku-dai possui dois pontos onde são realizados kiai o primeiro kiai é feito no primeiro ossae-uke/chudan-nukite e o segundo kiai é feito após o nidan-geri no uraken-uchi no ultimo movimento do kata.

        Ao longo de todo o kanku-dai são realizados 65 kyodos (movimentos) e leva aproximadamente 75 segundos para ser realizado.
Registrado

Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
junior_budoka
Jr. Member
**
Offline Offline

Mensagens: 65



« Responder #13 : Julho 02, 2004, 19:16:37 »

Adorei a explicação!!

Parabéns, deu vontade de aprender :lol:
Registrado
Neto110
Visitante
« Responder #14 : Julho 02, 2004, 21:25:10 »

Há contradições aqui que precisamos saber: o nome Kanku-dai veio de kushanku-dai e a tradução "mirando o céu" é uma interpretação possível mas há entre os estudiosos do karate quem proponha este ser um nome que foi adotado e não necessariamente o correto considerando que o ensino era verbal e não escrito.

Sobre ser kata obrigatório desta ou outra federação não adiciona nada ao kata tem si, concordam?
Registrado
Páginas: [1] 2 3 4
  Imprimir  
 
Ir para: