Autor Tópico: Katas nas aulas, em competições e exames  (Lida 12341 vezes)

Offline wendellsg

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Votos: +0/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #15 Online: Fevereiro 25, 2012, 16:25:32 »
Sou da opinião de que sem os katas não há Karatê vc pode até aprender a lutar mas para isso não é necessário que se escolha o karatê existem caminhos mais fáceis! karatê é em sua essência uma filosofia de auto-aprimoramento seja física, seja moral, filosófica ou religiosa, e como parte de uma tradição "japonesa" traz consigoessa cultura e os princípios Budô. Para que se compreenda de forma mais abrangente devemos no interessar por essa cultura assim teremos uma opnião mais bem formada. Eu mesmo nunca pratiquei kumite de forma exclusiva meus treinos sempre foram focados nos kihons e principalmente nos katas e sempre me saio muito bem no combate! estou certo de que o que ouvimos sobre os treinos básicos (kihon e kata) é realmente o diferencial no kumite! sou testemunha disso e acredito que tem mais gente aí nessa situação! Quanto ao MMA acho viável a escolha, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista marcial, devemos estar preparados para enfrentar qualquer inimigo seja ele mais forte ou não, e ali ocorrem esses encontros! no karatê ouvimos dizer que devemos treinar para derrubar o inimigo/adversário com um só golpe! não vejo isso na WKF, JKA, ITKF e outras mas vejo no UFC! então nesse ponto sou a favor do MMA e precisamos de mais representantes por lá!!! o karatê tem potencial de sobra para chegar ao topo! Por fim, Para quem ainda vê o kata como uma coreografia ou dança, realmente precisa ver, pessoalmente, uma verdadeira apresentação de kata e pode ser o Heian Shodan! rsrs Osu!
« Última modificação: Fevereiro 25, 2012, 16:44:45 por wendellsg »
Karatê Shotokan - CBKS - FKSRJ

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #16 Online: Fevereiro 25, 2012, 17:13:10 »
Deixe-me explicar.
Como Budoka, ha muito tempo tenho incorporado tecnicas de BJJ, Kosen Judo e outras coisinhas ao meu Karate. Apenas para complementar o que me faltava nos treinos do Karate. Nunca tive intensão de adentrar a fundo no MMA. Alias, ja ensinava Mix de Artes marciais muito antes desta sigla existir. Hoje, nao perco mais tempo em assistir os eventos, a nao ser quando existe algum Karateca ou entao alguem que valha a pena. Nos eventos, geralmente parece que assistimos as mesmas lutas sempre.
Se MMA é luta Real ou não, pra mim não importa. Importa sim, ver brutamontes que nao sabem conversar se atacando de boca o tempo todo, demonstrando assim que respeito simplesmente não existe ali. Marketing??? Balela....gente da idade da Pedra, isso sim.
Esta semana, um ficou tetraplegico num evento nos EUA, e assim vai ser de agora em diante.
Karate Tradicional, Judo, Aikido são artes marciais na sua essencia, nao precisa nada para provar eficiencia. Construir a pessoa é o objetivo delas.
MMA é Show de EGO. Dai eu chamar de $%&! total!!! Espero ter sido compreendido.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #17 Online: Fevereiro 25, 2012, 17:43:52 »
Perfeito, o MMA está longe de ser algo de nível.
É modinha agora, só até o primeiro se quebrar na "telinha" com o Galvão narrando. Pode servir como teste de habilidade, mas a mentalidade de quem vive neste meio é um pouco animalesca de fato. Atrai mais o pessoal da violência tosca que os artistas marciais.

Agora, as artes tradicionais constroem a pessoa, ótimo. Mas vamos lembrar que esse discurso é muito usado pelos filósofos do karate, faixas pretas de terno e gravata.
Penso que deva haver pelo menos em uma época da vida da pessoa alguns desafios, fazer algumas lutas a vera. Apenas para ganhar motivação, confiança e ver do que é capaz.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #18 Online: Fevereiro 25, 2012, 17:52:44 »
   Sensei katsumoto, até o Lyoto caiu no tal do trash talk. É falar o que o povo quer ouvir.

   Eu quero ter a ousadia de afirmar que há trash talks em vários segmentos da sociedade. Não é "privilégio" do MMA. Aliás, ali, está muito mais para encenação para venderem mais no PPV do que um gesto legítimo.

   Se uma repórter me abordar na rua para emitir uma opinião acerca dum assunto, se não estiver de mal humor, talvez responda com um monte de jargões de mídia, só para não me enxerem o saco depois, caso eu vá dizer exatamente o que deveria dizer.

   Uma conversa honesta entre seres humanos? Basta assistir a uma disputa por vaga de estacionamento no condomínio, o que um motorista diz a outro quando este o fecha no trânsito, o que um colega diz de outro quando precisa pegar férias de 15Dez a 15Jan...

   Às vezes tenho arrepios quando vejo meus alunos conversando de forma enlatada, isto é, conversando como se estivessem diante das câmeras, com opiniõezinhas politicamente corretas. A conversa verdadeira vem quando aparece uma nota baixa em um trabalho em equipe....

   É verdade que às vezes prefiro ver um retrospecto de um evento de MMA para ir nas lutas principais do que vê-lo ao vivo, sendo obrigado a ver diversas lutas sem importância.
Mas nada disso tira a importância do confronto que hoje temos daqueles que existiam antes do UFC e eventos similares. Se não for praticado por profissionais, até boliche causa lesão.

[]´s
BigBoy

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #19 Online: Fevereiro 25, 2012, 18:13:51 »
Amigos,

Acho engraçado esse papo. Não dá pra treinar o que se acredita ser mais eficiente, ou ainda, o que der na telha na parte física da arte, e mesmo assim manter o resto e outros aspectos do Budo? Se deixa de ser karateka assim?
Tem que se treinar o que não se acha prático pra uma situação de defesa com a desculpa de que é pra se manter a tradição? O tempo em que o professor pensava pelo aluno, lá da China antiga, passou. Isso sim é idade da pedra.

Não adianta julgar o caráter de uma pessoa por ela ter preferência a este ou à aquele treino.
Treinar kata, ou karate de maneira tradicional, não faz diferença alguma em relação a ela praticar o karate como caminho de vida (Do), como esporte ou como o $%&! que for.

Isso não tem nada a ver com o físico. Essa história de conhecimento inexplicável por palavras e intrínseco a quem pratica à fundo já caiu por terra, ou no mínimo é mantida por aqueles que sobrevivem através do mito.

Conheço bem os benefícios do kata, acho-os muito bonitos e respeito 100% quem treina achando que está desenvolvendo o que bem entende. Apenas acredito que dá pra gastar seu tempo treinando outras coisas, mas isto geralmente ofende as pessoas!

Também concordo que tem tudo no kata e que estes carregam a essência da arte. MAS NÃO SE APRENDE NADA TREINANDO ATRAVÉS DELES. Para se desenvolver as técnicas de maneira realista não adianta NADA treiná-las 200.000.000 vezes um kata. O kata desenvolve outras coisas, nada a ver com luta.

Esta é minha opinião.
Oss
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #20 Online: Fevereiro 25, 2012, 18:31:00 »
Citar
Acho que só uma criança faria qualquer tipo de comparação dos shiais da WKF com MMA

Então o MMA é isso? Tá. Então somente o Shiai da WKF por que será? Ah ta, tem o Lyoto pra provar que o Tradicional funciona no UFC. Tudo termina no velho discurso anti WKF.

Meu amigo, esse papo é furado demais pra mim, karate de qualidade se faz em seu DOJO, querer levantar bandeira de siglas e nomes é se esconder atrás dos outros.

Esses atletas do MMA são pessoas com fatores genéticos privilegiados, atletas de destaque, talento para o gesto esportivo na modalidade que se dedicaram, não podemos confundí-los com a grande maioria das pessoas comum que praticam karate e não frequentam nem competição, como é que um cidadão comum pode ficar pensando em tirar as provas do 9 entrando em um octógono. Esses caras são profissionais, tem seguro, atendimento médico especializado, como comparar com a maioria de nós que se machucar perde até o emprego.

Por que acredito na eficiencia do karate em um combate real?
Simples, se vc procurar na net, também vai encontrar um monte de vídeos de nocautes em campeontatos com técnicas clássicas do karate (qd falo karate, independe de sigla), um gyaku zuki bem treinado decide qualquer parada, independente do tamanho do Golias(desde que não tenha uma luva como qualquer uma, mesmo a do MMA), só um.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #21 Online: Fevereiro 25, 2012, 18:51:11 »
Você é filiado à WKF né?
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #22 Online: Fevereiro 25, 2012, 19:15:39 »
Acho Kata maravilhoso, além de ser um treino de aperfeiçoamento técnico, é belo de se ver alguém que manja fazendo um kata.
Concordo com alguém aqui no tópico que disse que se conhece o nível do karateca pelo seu kata. Dá para sentir a técnica pura do indivíduo, sua potência, força, base, velocidade, postura, etc, etc, etc, enfim, tudo do karate.
Sobre o tópico em si, concordo, é difícil alguém manjar todos katas, por isso a importância dos livros e de vídeos.
Descordo de um cara que falou que kata não serve para nada em questão de luta. Creio que serve sim, aprender novas técnincas, aprimoras as que já conhece, ganhar velocidade, potência, base boa, e até movimenação, como se mover corretamente frontalmente, lateralmente, de costas, e giros.

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 271
  • Votos: +2/-0
MMA fede!
« Resposta #23 Online: Fevereiro 25, 2012, 19:19:56 »
Sobre MMA, acho uma porcaria, um bando de brutamontes sem respeito, agressivos, violentos. A única técninca que vejo lá é de jiu-jitsu, de resto a luta de pé dos caras é um lixo, não vejo técninca nenhuma. Isso é uma afronta as artes-marciais. E digo mais, isso vai aumentar em muito a
violência no Brasil com transmissões em rede aberta.
Um cara que entra num negócio desses e tem apetite para afundar o crânio do outro, deslocar maxilar, quebrar ossos faciais de um outro ser-humano por dinheiro ou fama é uma pessoa de espírito baixo, abominável. Se for para provar a si mesmo ou aos outros que ele é bom lutador, ou que sua arte é boa, pior ainda, sinal de compelxo de inferioridade, que nunca será solucionado, só tende a piorar.
MMA é uma bela $%&!!

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #24 Online: Fevereiro 25, 2012, 19:39:19 »
GUICOMES, isto que estava esperando quando iniciei o tópico: sinceridade. Muitos falam que kata é isso, kata é aquilo, mas não praticando mostra que é só conversa para boi dormir. Embora, discorde da forma como vc entende o kata.

Respondendo sua pergunta:
O dojo que eu cresci treinando foi filiado à CBK(nunca foi problema para se encontrar e treinar junto com os colegas do Tradicional), pediu pra sair. Treino sozinho há 10 anos porque gosto assim. Meu filho(na foto), dentre outras opções, resolvi colocá-lo em um dojo onde o professor foi do tradicional e agora está no interestilos como muitos, como já falei, a sigla não deveria ser a bandeira do karate que fazemos.
Gostaria de treinar shito ryu, acho os katas desse estilo bem vicerais, se aparecesse um SENSEI de verdade(como diria o minino), não teria problema em voltar para branca.
Hoje, se tivesse oportunidade procuraria me filiar à JKA, preciso continuar me graduando porque sou profissional da área, se não vou procurar alguém da CBK do estado que moro.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #25 Online: Fevereiro 25, 2012, 20:08:41 »
Sobre MMA, acho uma porcaria, um bando de brutamontes sem respeito, agressivos, violentos. A única técninca que vejo lá é de jiu-jitsu, de resto a luta de pé dos caras é um lixo, não vejo técninca nenhuma. Isso é uma afronta as artes-marciais. E digo mais, isso vai aumentar em muito a
violência no Brasil com transmissões em rede aberta.

Toda a generalização é burra. Concordo que hajam aberrações no circo do MMA, é o pão e circo romano, mas agora é por Pay per view e na "telinha" também.

Mas olhando friamente, tem diversos lutadores com muita técnica no MMA.
Olha a noção de distância e a plasticidade do Anderson Silva por exemplo, olha o deai do Machida.
Também antes de se aposentar tinha o Genki sudo que era fenomenal muito habilidoso, a lista é longa... não dá pra criticar na carona dos outros,sem pensar no assunto.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #26 Online: Fevereiro 25, 2012, 20:41:50 »
Falta técnica no MMA? Vejam um tal Frank Edgar no UFC hoje e mudem de opinião. O que sobra no MMA hoje em dia é técnica e gente preparada.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #27 Online: Fevereiro 25, 2012, 20:54:51 »
Genki Sudo é cantor hoje em dia:


 ;D ;D ;D ;D
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #28 Online: Fevereiro 25, 2012, 21:31:32 »
Como cantor, ele é um excelente lutador. ;D

Voltando à questão dos katas, existem vários senseis que sabem mais do que os 26 katas do shotokan (inclusive o meu). No shito são 43 katas! :o
Eu gosto de treinar kata, o que não dá é ficar só nisto e achar que sabe lutar. :P
Karate Wado Ryu

Offline Sato/

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 78
  • Votos: +0/-0
Re:Katas nas aulas, em competições e exames
« Resposta #29 Online: Fevereiro 25, 2012, 21:45:45 »
Genki Sudo é cantor hoje em dia:
Sensacional !

Olha só o palhaço em ação.


« Última modificação: Fevereiro 25, 2012, 22:45:56 por Sato/ »