Autor Tópico: O significado dos Kata do estilo Shotokan  (Lida 14274 vezes)

Offline Mauricio Shinai kan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
  • O Karatê apóia o caminho da razão.
O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Online: Novembro 28, 2009, 15:35:40 »
Kata do Estilo Shotokan

Os KATA são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequencia, um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.


1. Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.

2. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.

3. Há Kata que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Kata Heian e os três Kata Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.

4. Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.

5. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.

Obs : A palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata

Os Kata do Shotokan:

HEIAN: (Paz e Tranqüilidade): Há cinco formas de Heian (shodan, nidan, sandan, yondan, godan), contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Visto que os heian são derivações de um kata mais avançado (Kanku Dai).Os Heians são aprendidos nas faixas iniciais, sendo o Heian Shodan geralmente o 1º Kata que se aprende no karate shotokan ainda na faixa branca, é seguido pelos Katas: Heian Nidan (faixa amarela), Heian Sandan (faixa vermelha), Heian Yondan (faixa laranja) e Heian Godan (faixa verde), na faixa roxa geralmente se aprende alguns kata superiores.

TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): (Há três formas. shodan, nidan e sandan). O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento do kime (força).

BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): É um kata que reuni as principais técnicas básicas do karatê Shotokan. Este sugere o confronto contra um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória. Há duas formas de Bassai (Dai,e Shô). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.

KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Shô), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan), e é um dos katas mais longos do Shotokan, o Kanku Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.

JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.

HANGETSU: (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. Um das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronica com os movimentos.

ENPI: (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida um dos katas mais rápidos do estilo.

GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

JION: (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. É um kata de base pesadas.

CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em ponto do corpo onde não haja vantagem física.

UNSU: (Mãos e Nuvens):O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.

SOCHIN: (Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que o domine não temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.

NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.

GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô)sendo estes uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.

MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

JIIN: (Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.

WANKAN: (Coroa Real):Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas.É Um kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.
« Última modificação: Novembro 28, 2009, 15:38:53 por Mauricio Shinai kan »
館剣道道場
       Conheça-se a si próprio, antes de julgar os outros

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #1 Online: Dezembro 02, 2009, 11:14:25 »
OSS, Mauricio Shinai kan ...

GOSTARIA DE DAR UMA CONTRIBUIÇÃO, SE ME PERMITE...

1-NA ANTIGA CHINA (PROVINCIA DE HONAN)EXISTIU UM MONGE CHAMADO JION'JIIN, ESTE MONGE ENSINOU DOIS KATA'S AOS HABITANTES DO LOCAL, QUE EM SUA HOMENAGEM NOMEARAM ESSES KATA'S EM SUA HONRA; JION E JIIN (EXISTINTO ATÉ REFERÊNCIAS EM LIVROS CONCEITUADOS SOBRE O TEMPLO BUDISTA JIIN).
ENTÃO NÃO HÁ TRADUÇÃO PARA ESTES 02 KATA'S DEVIDO TRATAR DE UM NOME PRÓPRIO DE PESSOA, A NKK É QUE IMPÔS ESSES TERMOS.
2-O OUTRO É O KANKU;POR QUE MESMO NA TRADUÇÃO EXISTINDO REFERÊNCIA COMO "CÉU", O TERMO CORRETO SERIA "CONTEMPLAR O VAZIO", BASEADO NAQUELA MAXIMA QUE DIZ; QUANDO ENFRENTAR UM OPONENTE, NÃO PONHA OS SEUS OLHOS EM UM PONTO FIXO, OLHE ATRAVÉS DELE MIRANDO O VAZIO.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO...
E PARABENS...

OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #2 Online: Dezembro 02, 2009, 11:26:35 »
OSS...

FICA AQUI UM LEMBRETE A TODOS OS KARATÊ-DÔ-KAS...

OS KATA'S SÃO A ALMA DO KARATÊ-DÔ E SE NÃO O TIVERMOS COMO ISTO, APÓS PASSAREM OS ANOS DO FOGO DA NOSSA JUVENTUDE, NADA FICARÁ, ALÉM DE RECORDAÇÕES PENDENTES DE NOSSAS FRUSTRAÇÕES.

NÃO OS NEGLIGENCIE, POR QUE SOMENTE ATRAVÉS DELES PODEREMOS CONHECER O VERDADEIRO KARATÊ-DÔ.

OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.935
  • Votos: +1/-19
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #3 Online: Dezembro 02, 2009, 11:53:54 »
De acordo com o Sensei harry Cook, o maior historiador do karate do e autor de varias obras sobre a materia, o Kata Kanku Dai foi, sim criado por um homem chamado Koshukun. Os Katas citados, Jion E Jiín sairam de templos budistas que tem esse nome. Nunca ouvi falar de pessoas com esses nomes.
Caro Sensei Higinno, poderia nos dizer de onde tirou essas informações?
De onde é sua fonte?
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #4 Online: Dezembro 02, 2009, 12:18:00 »
OSS, katsumoto...

EXISTEM MUITAS VERTENTES, QUANTO A ORIGEM DOS KATA'S.

AGORA QUANTO AO NOME POUCOS DELES MATIVERAM O NOME ORIGINAL, A CITAR UM DELES QUE MANTEVE: O JIIN.
COMO AS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DE KARATÊ SÃO TENDENCIOSA, VOU CITAR UMA FONTE IMPARCIAL.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:"MICHELLES - DICIONÁRIO PRÁTICO JAPONÊS-PORTUGUÊS" ADOTADO PELA ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO.

OSS?

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #5 Online: Dezembro 02, 2009, 12:22:02 »
OSS, katsumoto...

CORRIGINDO...

FONTE BIBLIOGRÁFICA:"MICHAELLIS (E NÃO MICHELLES)- DICIONÁRIO PRÁTICO JAPONÊS-PORTUGUÊS".

OSS...

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #6 Online: Dezembro 02, 2009, 12:51:54 »
OSS...

FICA AQUI UM LEMBRETE A TODOS OS KARATÊ-DÔ-KAS...

OS KATA'S SÃO A ALMA DO KARATÊ-DÔ E SE NÃO O TIVERMOS COMO ISTO, APÓS PASSAREM OS ANOS DO FOGO DA NOSSA JUVENTUDE, NADA FICARÁ, ALÉM DE RECORDAÇÕES PENDENTES DE NOSSAS FRUSTRAÇÕES.

NÃO OS NEGLIGENCIE, POR QUE SOMENTE ATRAVÉS DELES PODEREMOS CONHECER O VERDADEIRO KARATÊ-DÔ.

OSS...
Oss! Muito bem colocado, esse comentário, à respeito dos Kata.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #7 Online: Dezembro 02, 2009, 12:55:57 »
OSS, katsumoto...

EXISTEM MUITAS VERTENTES, QUANTO A ORIGEM DOS KATA'S.

AGORA QUANTO AO NOME POUCOS DELES MATIVERAM O NOME ORIGINAL, A CITAR UM DELES QUE MANTEVE: O JIIN.
COMO AS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DE KARATÊ SÃO TENDENCIOSA, VOU CITAR UMA FONTE IMPARCIAL.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:"MICHELLES - DICIONÁRIO PRÁTICO JAPONÊS-PORTUGUÊS" ADOTADO PELA ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO.

OSS?
Oss! A.HIGINO
Não devemos confiar cegamente em toda tradução, pois, recentemente traduzi o livro “KARATE-DO KYOHAN The Master Text”, e se conhecesse um pouco de karate, e seguisse apenas a tradução, teria desfigurado o conteúdo do mesmo.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #8 Online: Dezembro 02, 2009, 13:04:46 »
Oss!

KANKU DAI
(resumo)
O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo kata introduzido por Kushanku, integrante do exército Chinês.
Capacidade de transformar a si próprio compreender Kyo (falha mental ou física) e jitsu (estado de alerta).
Rápida rotação e deslocamento do corpo, força e suavidade, expansão e compressão do corpo, salto e projeção ao solo.
Junto com as técnicas do Bassai constitui os kata mais característicos do Shotokan treina a superação que o karateca.
Busca desenvolver a compreensão de Kyo - falha mental e física e jutsu - alerta Imagine que esta sendo cercado de inimigos por todos os lados.
Técnicas rápidas e técnicas lentas, técnicas executadas com força ou suavidade, estiramento e contração do corpo, salto e agachamento -
O Kanku dai é o kata mais longo do estilo Shotokan e basicamente é um apanhado de todos os kata da serie heian.
Foi criado por Koshokun (enviado do império Ming e quando foi criado tinha o nome de Kushanku.
Nos primeiros movimentos o praticante parece trazer o universo contido no SAIKA  para o meio externo abrindo o formato redondo do mundo.
Já nos últimos movimentos do kata ele termina fechando para dentro de si o universo que abriu mostrando novamente o formato arredondado do mundo.
•   Kyodos 65 movimentos
•   Tempo um minuto e trinta segundos
•   KAN = Olhar, KU= Nada, Vazio, Céu "Contemplar o universo”
•   Kushanku (nome anterior)
•   Sentei kata
•   Koshokun (enviado do império Ming) aperfeiçoado Soken Bushi matsumura/Azato
•   1º Dan
•   Shorin (estilo)

Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #9 Online: Dezembro 02, 2009, 13:08:12 »
OSS, KATASHOTOKAN...

SUA CITAÇÃO:(Não devemos confiar cegamente em toda tradução, pois, recentemente traduzi o livro “KARATE-DO KYOHAN The Master Text”, e se conhecesse um pouco de karate, e seguisse apenas a tradução, teria desfigurado o conteúdo do mesmo.)
EM QUE ASPECTO?

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #10 Online: Dezembro 02, 2009, 13:12:57 »
JION
(resumo)
JION Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos.
O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion.
  O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.
É um kata de base pesadas.
Maturidade, como Buda, movimentos tranqüilos; é uma energia do espírito contida como uma brasa essência do avanço com rotação em movimentos de oportunidade.
Jion é um nome de um antigo templo chinês.
Nos movimentos calmos, suaves e harmoniosos deste kata encontra-se um feroz espírito de luta.
Ele é apropriado para a aprendizagem de pontos como o deslizamento dos pés, a mudança de posição e o giro.
Kata onde se demonstra maturidade e equilíbrio espiritual na aplicação dos movimentos diferencia do Bassai e Kanku, onde se demonstra grande força física e espiritual.
Exercícios de avanço com rotação, giro do corpo e yori – achi.
Pontos: (18’; 26’; 38’ e 46’) giro do corpo; (31’; 32’; 33’ e 34’) seqüências de defesas (jodan, guedan); (19’; 21’ e 47’) yori–achi.
•   Kyodos 47 movimentos
•   Tempo um minuto
•   Sentei kata
•   Amor e gratidão
•   Shorei-ryu (estilo)
•   1º Dan
•   Gusukuma (mestre de Azato)
•   JI-ON (nome anterior)
•   Embusen em forma de I
•   Budista (JI = Amor, gentil; ON = Gratidão, bondade)
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #11 Online: Dezembro 02, 2009, 13:16:36 »
JÍÍN
(resumo)
(Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.
•   Kyodos 37 movimentos
•   Amor e proteção
•   Tempo um minuto
•   Yasutsune Itosu
•   Tokui kata
•   4º Dan
•   Gusukuma (mestre de Azato) Yasutsune Itosu “mestres”
•   Shokyo (nome anterior)
•   (JI = amor universal, gentil, IN = sombra)
•   Tomari-te (origem)
•   Observação não faz mais parte da lista de kata da JKA
•   Pertence ao mesmo grupo do Jitte e Jion.
Não é um kata muito praticado e Funakoshi ensinou pouco para seus alunos.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #12 Online: Dezembro 02, 2009, 13:26:58 »
OSS, KATASHOTOKAN...

SUA CITAÇÃO:(Não devemos confiar cegamente em toda tradução, pois, recentemente traduzi o livro “KARATE-DO KYOHAN The Master Text”, e se conhecesse um pouco de karate, e seguisse apenas a tradução, teria desfigurado o conteúdo do mesmo.)
EM QUE ASPECTO?

Oss! A.HIGINO
Refiro-me apenas no aspecto das traduções,porém nada alarmante, parabéns pelo c onteúdo dos comentários.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

  • Visitante
Re: O significado dos Kata do estilo Shotokan
« Resposta #13 Online: Dezembro 02, 2009, 13:47:54 »
OSS...

NÓS PODERIAMOS CONJECTURAR, INFINITOS SIGNIFICADOS PARA ESTES 02 KATA'S EM PARTICULAR: JION E JIIN.
MAS, COMO O PASSADO DO KARATÊ-DÔ ESTÁ OBSCURECIDO PELA NÉVOA DAS LENDAS, IREI NARRAR MAIS UMA. PARA ENTENDERMOS O PORQUÊ DO SEU SIGNIFICADO.

                                                  "KATA JION E JIIN"
CONTAM AS LENDAS ANTIGAS DO KARATÊ-DÔ QUE, NA ANTIGA PROVINCIA DE HONAN AO SUL DA CHINA, UM VILAREJO ERA FREQUENTEMENTE SAQUEADO E MOLESTADO POR SALTEADORES.
DETERMINADO DIA UM MONGE BUDISTA QUE POR ALÍ PEREGRINAVA COMPADECEU-SE DO DESTINO QUE O POVOADO ESTA FADADO. E, AOS HOMENS MAIS QUALIFICADOS ENSINOU 02 KATA'S; QUE DURANTE 06 LONGOS MESES, DIA E NOITE, PRATICARAM DE FORMA ARDUA E DILIGENTE.
DETERMINADO DIA QUANDO DO REGRESSO DOS CRIMINOSOS, ESTES ARMADOS DE ALABARDAS, ESPADAS E FACÕES E EM NÚMERO DE MAIS DE 200. CINQUENTA HOMENS DO VILAREJO DE OPUSERAM A ELES, E LUTANDO COM A BRAVURA PECULIAR AOS GRANDES GUERREIROS, A CADA ALDEÃO QUE CAIA, 10 MALFEITORES TOMBAVAM AO SEU REDOR.
E, AO FIM DOS COMBATES O INIMIGO HAVIA SIDO DERROTADO.
PROFUNDAMENTE AGRADECIDOS PELA COMPAIXÃO DEMONSTRADA PELO MONGE, O POVOADO ERIGIU UM TEMPLO BUDISTA EM SUA HONRA, E DURANTE AS INCONTÁVEIS VEZES QUE PRATICAVAM OS 02 KATA'S, PODIA-SE OUVIR OS PRATICANTES EVOCAREM O NOME DO VERERÁVEL MONGE AO INICIAREM OS KATA'S: JION'JIIN.

PODE SER UMA LENDA...
MAS, É UMA HISTÓRIA BONITA DE SE LER.

OSS...