Autor Tópico: Pergunta idiota ou dúvida de muitos???  (Lida 8416 vezes)

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #15 Online: Abril 06, 2011, 12:13:55 »
O Link, acho que é esse aqui...o heian Godan ta no final do video.

JKA ORIGINAL KATA.
Nao tem Kiai no movimento.


Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.181
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #16 Online: Abril 06, 2011, 12:38:36 »
Olhei o livro do melhor do karate que trata dos heians e não tem kiai no salto nem na defesa.

Na internet o kiai é sempre no salto.

Mais o melhor mesmo é fazer como seu Sensei mandar e pronto.

OSS

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.181
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #17 Online: Abril 06, 2011, 12:43:40 »
Um mestre chamado Kata


O Kata

A palavra Kata, traduzida aproximadamente do japonês significa “A maneira pela qual as coisas são realizadas”. É em geral usada para descrever um esquema ao qual devemos nos conformar. Esse conceito de disciplina tem enorme importância na cultura japonesa.

A cerimônia do chá, por exemplo, é realizada sob a forma de um kata. A maneira pela qual um chá é preparado, servido e consumido forma um conjunto, um kata, ou seja, uma série de ações estruturadas.

Ikebana, a arte de arranjar as flores, é realizada como um kata, exatamente como a arte da caligrafia, onde há uma maneira muito estruturada de trabalhar com o pincel, a tinta e a tela.

A idéia de Kata é em geral encontrada nas artes marciais. Nos tempos antigos, os samurais tinham de dominar numerosos e diversos katas, não apenas nas artes marciais, mas também na arte de arranjar as flores, na caligrafia e na cerimônia do chá.

Mas no nível de formação dos samurais, pouco importava se o kata que dominavam fosse o da defesa pessoal ou o da preparação do chá. O domínio de qualquer kata levava à mesma realização e lhes proporcionava as mesmas lições sobre a paciência, o respeito, o autocontrole, a perseverança e a precisão, para citar apenas algumas qualidades.

Sendo assim, o kata não é uma finalidade em si, mas sim um meio que permite atingir um objetivo: as lições que nos ensinam. É essa a essência da prática de um kata.

É importante dominar um kata não apenas porque ele deve ser realizado corretamente, mas sobretudo em razão daquilo que aprendemos durante o processo de domínio. Como com qualquer mestre, é importante respeitar o Kata, mas é o ensino que ele ministra que tem a maior importância.

A simpatia ou a antipatia que sentimos por um determinado mestre - quer se trate de uma pessoa, quer se trate de um kata - não deve fazer com que percamos de vista o ensino que precisamos assimilar
 
Os Kata são a essência do Karate. Neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência.

Um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com essa prática pode-se alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos. O kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.


Texto encontrado na internet.

OSS

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #18 Online: Abril 06, 2011, 13:46:02 »
Prezado Golden Era,

Gostei muito do seu vídeo, e realmente não percebi o kiai no movimento questionado, entretanto, fiquei na dúvida se não foi uma falha de captação de áudio, pois na sequência, quando tem a execução em grupo do kata, o kiai é bem audível (não sei se percebeu), mas de qualquer forma, o amigo Samurai corroborou com a sua informação no que tange a prática da JKA. Muito bacana o seu vídeo mesmo.

Prezado Samurai,

Muito bom sua explicação sobre o Kata como termo usual do cotidiano nipônico. Ou seja, beira o ritual em algumas práticas do dia a dia.

Muito enriquecedora sua participação.

Muito interessante também foi o vídeo postado pelo Higino. Percebe-se claramente o kiai no alto do salto (a não ser que tenha dado delay no que eu vi).

Pelo que percebo, é que não há uma verdade sobre o kiai do heian godan. Mas sim práticas e conceitos utilizados por diferentes mestres.

Muito obrigado por seus comentários e vídeos!

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #19 Online: Abril 06, 2011, 14:00:55 »
Diferentemente do que muitos pensam, Karate nao tem nada a ver com Bushido, ja que é uma luta de civis. Nao sei de onde é que veio a ideia de SamuraisXKarate, Funakoshi era professor civil e assim eram seus Mestres.
Sobre Kiais nos movimentos, acho de verdade, que isso nao muda nada a eficiencia dos golpes. É apenas mais um metodo de respiração.
Estava assistindo um video no youtube, sobre a preparaçao do Shogun contra o Lyoto, onde o Shogun contratou um Karateca para aprender as tecnicas do Lyoto e neutraliza-lo.
Quase matou o sparring dele. Pegou rapidinho o tempo dele. O resultado da luta todo mundo ja sabe.
portanto o Karate não é melhor do que nenhuma luta. O que faz a diferença é o que ele traz para cada um que o pratica.Num Vale Tudo entao, nem se fala, falta muito para ser completo.
Quem nao sabe chao nem deveria se aventurar nessa roubada.

julianoferreira

  • Visitante
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #20 Online: Abril 06, 2011, 14:59:56 »
No mínimo polêmica a sua declaração, Golden Era.

Mesmo porque Bushido não é, nem nunca foi um código de ética de Samurai (sem s no final). O que as pessoas confundem, e nesse caso você também está confundindo, é a diferença entre Samurai (a casta) e Bushi. Além disso, existem estilos de Karate como o Wado-ryu (o qual eu pratico) cujas origens são um pouco diferentes do Shotokan do mestre Funakoshi. Há de se lembrar também que o Bushido é o código de honra e ética do Guerreiro Japonês, estando o Karate incorporado nas artes guerreiras, não vejo qualquer problemas em associar ao Bushido. Inclusive, se buscarmos respostas na associação entre o dojo-kun e as sete virtudes do Bushido, você encontrará muita, mas MUITA semelhança.

Sobre o Shogun, bom, depende do tipo de Karateca que ele contratou, se estivermos falando do Karateca focado somente em competições de Shiai Kumite (E por favor, amigos puristas, não entremos na eterna discussão esporte x arte marcial), aí eu concordo contigo que o Karate fica incrivelmente limitado. Já que nessa modalidade de luta as únicas coisas que tiro de produtivo são as noções de tempo e distância (fatores importantes em uma luta, mas não são os únicos fatores a determinar o desfecho de um embate).

Agora se estivermos falando de um verdadeiro praticante de Karate, que absorve os ensinamentos e a prática em sua essência, eu acredito que sim, temos uma arte marcial bastante completa - No estilo que eu pratico (e só posso falar por esse), temos muita influência do Jiu Jitsu Japonês e do Kendo, por isso uma certa ênfase em quedas, defesas de queda e torções (herança do Jiu Jitsu) e esquivas (Herança do Kendo). Também pratico Jiu Jitsu, pois gosto da luta de solo, mas não trocaria por nada o Karate. Lógico, a escolha da arte marcial é pessoal, e depende de como vc se adapta melhor, mas acho injusto, enquanto Karateca, você fazer uma colocação dessas com base em um esporte que é o MMA.

Bom, essa é a minha opinião.

Oss!

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.460
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #21 Online: Abril 06, 2011, 16:07:57 »
Oss,

Golden Era,

Primeiramente,
o senhor possui algum nome,
apelido que não esta expressão vaga?

Citar
Funakoshi era professor civil e assim eram seus Mestres.

Você talvez esteja esquecido,
já que é bastante fluente em Karate-Do,
mas Funakoshi O-Sensei ministrou aulas para militares,
estes que o levaram até o conhecimento do imperador (príncipe na época).

Lembre-se que ele,
após 1868 (ano que nasceu),
não poderia estar vinculando nada aos princípios Samurai,
até porque a casta havia sido aniquilada depois do Bakumatsu.

M. Nakayama Sensei era de familia tradicionalmente Samurai,
uma vez que estavam ligadas ao Clã Sanada.

E se não me engano,
uma coisa muito difícil para os japoneses é abandonar o orgulho.
Imagine esquecer princípios que regeram aquela terra por mais de 1000 anos!
Ainda mais quando tornou-se DIREITO no Shogunato.

Afinal,
o que lhe ensinaram no Japão?

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Nelson Junior

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #22 Online: Abril 06, 2011, 16:19:35 »
Caras amigos.. a muito tempo entro no forum..  nunca postei nada aqui... esta e uma duvida que tambem tenho.. pois ja treinei em uns 6 dojos diferentes .. porem meu primeiro sensei me ensinou com o kiai no fim do pulo e inicio do Juji-Uke. em todas os dojos que treinei nunca fiz o contrario e nunca falaram que ta errado. como to voltando a treinar agora depois de 3 anos parado. porque minha vida no karate tem indas e vindas. gostaria de tirar esta duvida tambem.. porem acho que as duas maneiras estão corretas. depende de quem te ensina.

julianoferreira

  • Visitante
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #23 Online: Abril 06, 2011, 16:24:20 »
Apenas para descontrair:

PSekiMG, seus posts parecem poesia no quesito formatação hehehehehehe praticamente escrevendo em verso!

Oss!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #24 Online: Abril 06, 2011, 17:55:55 »
Citação de: julianoferreira
Apenas para descontrair:

PSekiMG, seus posts parecem poesia no quesito formatação hehehehehehe praticamente escrevendo em verso!

kkkkk!

Vai ver ele trabalha com linguagem de programação e escreve em bloquinhos de código kkk.

OSS!

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.460
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #25 Online: Abril 06, 2011, 18:02:47 »
Oss,

Caro amigo Juliano,

Todo ano eu mudo um pouco a maneira como posto aqui no Karateca.net.
Acho que a tendência será respostas líricas,
com rimas e tudo mais!

KkK...

-//-

Nelson,

Os dois modos estão corretos!

Eu mesmo não costumo utilizar o Kiai no salto do Heian Godan,
mas sei que este deve ser empregado após o salto,
no Juji Uke (que também pode ser um ataque).

Contudo,
se teu instrutor afirma ter Kiai no salto,
utilize - ele está certo.

Se não afirma,
não utilize.

De toda forma,
mais importante do que toda essa discussão é saber o motivo que levou ao criador do Kata a inserir Kiai no movimento.

-//-

Ora,
$%&!-se!
Eu uso Kiai até no Mokuso.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.460
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #26 Online: Abril 06, 2011, 18:07:45 »
Oss,

Pois é,
Lourival Silva,
sou Designer e programador.

Na verdade sou um monte de coisa,
e tudo que eu pratico,
de certa forma,
tem Gestalt ou matemática.

Na psicologia isso chamaria-se TOC,
Transtorno Obsessivo Compulsivo,
mas é só um hobby novo.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #27 Online: Abril 06, 2011, 18:35:59 »
Diferentemente do que muitos pensam, Karate nao tem nada a ver com Bushido...Bla Bla Bla ...portanto o Karate não é melhor do que nenhuma luta... Bla Bla Bla... Quem nao sabe chao nem deveria se aventurar nessa roubada.


Como diria meu camarada e SUMIDO 22, o Rei de New Iguaçu!!!

TROLL DETECTED!
« Última modificação: Abril 06, 2011, 18:37:39 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.859
  • Votos: +14/-25
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #28 Online: Abril 06, 2011, 21:29:27 »
Olá!
Por causa de um Kiai idiota, o tópico virou uma putaria.
Falaram até que o Karate não é uma boa Arte Marcial.
Eu prefiro ouvir isso do que ser surdo, ou talvez usar
minha surdez seletiva para não ouvir.
Acho que vou parar de perder tempo treinando Karate.
$%&!-se
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

rapha.m.g

  • Visitante
Re:Pergunta idiota ou dúvida de muitos???
« Resposta #29 Online: Abril 06, 2011, 22:56:14 »
para PsekiMG variar, como mestre yoda deve postar