Autor Tópico: queria saber no que eu errei e no que eu devo melhorar. porfavor  (Lida 1702 vezes)

Offline matt

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
seguinte teve campeonato hoje e eu me dei mal postei meu video no youtube e quero opinião sobre oq eu fiz errado e o que devo melhorar e o que está bom.
detalhe: no vídeo o primeiro a executar o kata é meu adversário, eu sou o segundo. a qualidade do video esta ruim me desculpe mas os movimentos estão claramente  visíveis

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:queria saber no que eu errei e no que eu devo melhorar. porfavor
« Resposta #1 Online: Abril 01, 2012, 21:03:09 »
Base. O que te derrotou foram as bases. A zenkutsu-dachi tá com a perna traseira dobrada na hora dos golpes e a ponta dos pés viradas para fora em demasiado, o que causou a instabilidade durante as técnicas e, principalmente, as transições.

Espero ter ajudado.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline St0n3h0us3

• Full Member
  • Respeito Acima de Tudo.
« Resposta #2 Online: Abril 01, 2012, 21:07:08 »
Está movendo o pé da frente também na hora de fazer as passagens de um movimento para o outro.
Osu
"Não se compare a ninguém."
#############################
Igor Pedreira

Offline matt

• Newbie
  • *
« Resposta #3 Online: Abril 01, 2012, 21:44:21 »
e eu percebi tambem nesse vídeo q eu meio que dou uma inclinada pra cima ao se movimentar. como evitar isso ? e quanto mais vc pisas firme no chão deixa o kata mais bonito ?

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #4 Online: Abril 01, 2012, 22:56:34 »
Matt, não leve a mal não, mas teu Sensei não te explica estas coisas? São perguntas básicas demais! :o
Se ele não te ensina ou não consegue te responder às perguntas, seria melhor pensar em trocar de Sensei. :P

OSSU/HAI
Karate Wado Ryu

Offline matt

• Newbie
  • *
« Resposta #5 Online: Abril 01, 2012, 23:03:26 »
vou voltar a treinar amanhã vou mostrar a luta a ele e ver oq ele acha e melhorar agora tenho uma pergunta : devo diminuir minha base ?

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #6 Online: Abril 01, 2012, 23:31:07 »
Então, matt:

Bacana! Meteu a cara e foi participar, né? Parabéns.
   matt, pelo que vi de seus movimentos, você aparenta ser no máximo um faixa vermelha, né?

Não sou ninguém pra te dar dicas, mas sinceramente creio que você tenha errado no que pessoas com a sua graduação normalmente erram. Há estas questões que os colegas apontaram, por exemplo. Mas, pra mim a solução é continuar naturalmente treinando e participando destes campeonatos que você entrou. Repita o kata um número de vezes tal ao ponto de sentir-se dolorido no outro dia: "até a exaustão da alma e a agonia do corpo", como dizia um professor que participava deste fórum.

Você verá que o kime vai comecar a ficar mais firme, seu centro de gravidade não oscilará tanto e outras coisas que incomodaram você irão sumir naturalmente com muita prática frente ao espelho e filmando-se.

E poste aqui os vídeos. O marquinhos, por exemplo, competiu e conseguiu medalhas enfrentando, se não me engano o Anthony, um dos irmãos Machida, entre tantos outros. Logo, é um bom avaliador!

[]´s
BigBoy

Offline matt

• Newbie
  • *
« Resposta #7 Online: Abril 01, 2012, 23:45:05 »
realmente vc acertou sou faixa vermelha, provavelmente irei passar para laranja proximo mês. sim vc poderia dizer oq devo melhorar? devo diminuir a base ou deixar como está ?

Offline Mestre Luciano

• Hero Member
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
« Resposta #8 Online: Abril 02, 2012, 10:17:24 »
realmente vc acertou sou faixa vermelha, provavelmente irei passar para laranja proximo mês. sim vc poderia dizer oq devo melhorar? devo diminuir a base ou deixar como está ?

Olá amigo, parabéns pela coragem de se expor desta maneira, mas como disse o GEM, seu sensei é a pessoa mais indicada para ajudar-lhe, pois ele verá com mais "nitidez" suas falhas e o corrigirá. Geralmente eu sinto as minhas falhas, apesar de nem sempre conseguir corrigí-las de imediato... ZENKUTSU DACHI = aprox. 2 x largura do quadril.

Boa sorte....

OSU
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline biancuzzi

• Full Member
    • Kenshusei Karate
« Resposta #9 Online: Abril 02, 2012, 10:20:18 »
Minhas observações:

1º - Treinamento
É muito comum em quem está no começo como você querer mostrar força ou velocidade além do que se pode fazer. Na vontade fazer forte e rápido, a técnica acaba indo por água a baixo em muitas vezes. Isso é a vontade de crescer e faz parte. Contudo deixo aqui uma dica: foque na técnica. Velocidade e kime virão com os anos de prática no karate. Digo isso porque vejo muita gente que acaba pegando o vício de movimentos errados como vi no seu caso: subir a base para tomar impulso.

2º - sobre o kata
O primeiro ponto é o que comentei acima. Você está levantando a base. Isso é bem evidente do primeiro para o segundo movimento.

No Tettsui (a martelada) também está um pouco errado. Você fez um movimento muito curto e só levantou o pé para aplicar o golpe. Outro ponto é o braço. Está muito esticado.
A aplicação correta é: após o gedan-barai você vira o pulso anti-horário, puxa o braço e a perna simultaneamente. O braço você puxa até a altura da faixa e faz o movimento circular até a martelada. O braço no movimento final deve estar flexionado e não esticado. O pé move-se para tráz (1 pé pra traz) e depois volta para frente para aplicar a martelada.

Na hora de executar os age-uke e oizuki é necessário definir melhor o tempo. São 3 golpes de cada. A execução é: fazer o primeiro e dar uma pausa. O segundo e terceiro seguidos sem pausa.

No age-uke você está jogando o braço muito pra cima. Observe no video que no primeiro e último age-uke o braço vai e volta um pouquinho. Isso tem a ver com o que comentei no começo. Força em excesso.

Como os colegas já comentaram também, tem a questão da base e do tronco.

3º - Considerações finais
Matt,

As "falhas" apontadas não são nenhum bicho de 7 cabeças e estão dentro do seu nível de conhecimento no karate.

Não fique demasiado preocupado com esses erros que a melhora virá com o tempo de treino.
Busque a correção, aperfeiçoamento e preste atenção aos vícios de movimentos.

Oss!
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #10 Online: Abril 02, 2012, 13:32:22 »

matt,

Há um conjunto de falhas. Ouça o que os camaradas te dizem aí. Lembre-se de algumas coisas:
   1) você não irá conseguir corrigir tudo de uma vez;
   2) a pessoa mais apropriada para dizer por qual erro deva ser corrigido seja seu sensei, principalmente se ele também arbitrou neste campeonato;
   3) pra dizer que não apontei nenhum, eu impliquei com seu kime e a cervical balançante... rs. Kime, movimentos firmes, não se erga entre os movimentos para depois voltar ao zenkutsu dachi;
   4) faça a) o kata lentamente, como se estivesse fazendo taichi chuan; b) depois faça-o lento, mas aplicando força; c) faça-o continuo, isto é, sem parar, sem força, mas lento ainda; d) faça agora novamente como em (c), só que em ritmo normal, ainda sem pausa; e) e finalmente faça-o com força e velocidade, nos tempos de kata, como se estivesse competindo.

[]´s
BigBoy