Compartilhar

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Sanseru (Goju-ryu)  (Lida 1731 vezes)
kaleo
Full Member

« : Abril 29, 2005, 10:14:08 »

Salve all.

Gostaria de tirar uma dúvida com relação à este katá.

Após executar o último ataque de mae-gueri + empi + guiako em guedan, executamos de costas para frente (na direção que começamos o katá) em shiko-dachi um movimento parecido com o jiu-jiu-ukê, com as mãos abertas, em guedan; em seguida voltamos para frente em shiko-dachi cruzando as mãos, que antes estavam abertas e agora se fecham, mas permanecem em guedan; voltamos para trás em shiko-dachi com as mãos abertas e sobre-postas - esquerta em cima da direita, mas sem aproximá-las demais; aplicamos um ashi-barai e caímos em sanchin-dachi, aplicando morotê.

Consegui ser claro em qual parte do katá me refiro? - tento seguir a linha de Yamaguchi.

Qual é a aplicação (bunkai) destes movimentos no katá?

Abraço a todos
Newbie
*

« Responder #1 : Abril 29, 2005, 22:51:47 »

Oss!

Cara eu pratico Goju Ryu mas não na linha Yamaguchi, no bunkay no treinamos este movimento com as mão separadas um tentando agarrar o outro e depois aplicamos o Morote, pelo meno foi assim que o meu Sensei ensinou, eu pratico a linha do Goju Ryu Shobu-Kan, mas se voçê fizer este movimento na linhagem Yamaguchi tambêm está certo, sem ferir os principios do kata Sanseru, é como cada Sensei viu e consegui aplicar o movimento.

Um abraço.
Toshio.
oshio
São Paulo-SP
kaleo
Full Member

« Responder #2 : Abril 30, 2005, 11:22:46 »

Fala Toshio..

Ainda fiquei na dúvida. Ao fazer o primeiro movimento na base shiko-dachi (com as mãos cruzadas abertas), e o segundo shiko-dachi cruzando as mãos e fechando-as, qual é a aplicação disso?

Abraços.
Newbie
*

« Responder #3 : Maio 02, 2005, 18:39:00 »

O movimento em base shiko-dati um com a mão fechada e o outro com a mão aberta quando eu aprendi isso, o meu professor me mostrou aplicando isso em uma defesa de um chute baixo como o mae gueri que visa atingir as partes baixas, para depois segurar firmemente a perna e derrubar o oponente, mas ainda eu e os outros alunos argumentamos, que nesse caso tem que abaixar muito para que o oponente não acerte as partes baixas, em um caso emergencial poderia funcionar, tem um livro do Sensei Morio Higaona que infelizmente só cheguei a ver um exemplar em japonês, mostra a aplicação assim deste movimento.

Um abraço.
Toshio
oshio
São Paulo-SP
kaleo
Full Member

« Responder #4 : Maio 03, 2005, 09:40:24 »

Toshio..

Consegui visualizar o que vc falou. Mas tenho a mesma crítica que vc teve.

Até porque, o segundo movimento de cruzamento das mãos (ao inverter a base shiko-dachi em 180º) faz perder este raciocínio. Tipo... como eu iria derrubar o adversário, com aquela inversão? Deveria então ser algo do tipo 45 ou 90º.

Bem... estou promentendo um vídeo de estudo produzido pelo Goshi-Yamaguchi (filho de Gogen Yamaguchi), onde temos todos os katás do goju, além de outros materiais para estudo como yaksuko-kumitês, ippon, nihon, sambom kumitês. É um ótimo material... mas eu não sabia como editar o vídeo para publicar alguns fragmentos na internet, ao invés de postá-lo por completo (são 700 MB de vídeo). Encontrei um tal de MovieMaker do Windows XP. Mas meu windows aqui é Win2000. Vou procurar alguma coisa para editar o vídeo, e tentar postar este fragmento por aqui. Daí, podemos estudá-lo e, talvez, pedir ajuda aos demais, mesmo que sejam de outro estilo.

Abração.
Visitante
« Responder #5 : Março 27, 2006, 13:24:43 »

Outra dica: apesar de ser um pouco difícil de se observar, no site da União (www.gojuryu.com.br), há alguns katas, inclusive o Sanseru ilustrado por alguns "desenhos animados". Dê uma olhada e veja se você consegue perceber o detalhe a que se refere.
Ah, os katas seguem a linha de Yamagushi Sensei.

Abraço.
Newbie
*

« Responder #6 : Maio 01, 2006, 11:00:14 »

1º ponto-
essas 2 defesas (com as maos fechadas e abertas) sao feitas em ikui shikodashi, nao é no shiko dashi normal, é uma posição mais baixa, para resolver esse problema de conseguir defender, sao posiçoes diferentes.

2º ponto-
essa parte da kata tem 2 aplicaçoes, quando defende com as maos fechadas, a aplicação é recuar a perna esuqerda para ikui nanami shiko dashi (shikodashi mais baixo a 45º), defende com as maos fechadas e ataka com migi oi suki gedan.
quando defende com as maos abertas, entao ai a aplicação é a deagarrar a perna e derrubar o adversario, isto resolve o problema da rotação 180º.
Visitante
« Responder #7 : Maio 23, 2006, 18:16:33 »

OLa Amigos, oss! sou praticante do estilo Shotokam ja arendi todos os katas deste estilo, aprecio a beleza dos demeis estilos e me entereço em aprender outros katas mas tenho dificuldade em encontrar material sobre este katas sera que algum de voces podem me ajudar agrdeço antecipadamente pela ajuda OSS! Contente  Contente
  Imprimir  

Ir para:  

Compartilhar