Autor Tópico: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata  (Lida 7910 vezes)

Offline Alaumir Mainardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-1
3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Online: Setembro 28, 2007, 21:35:01 »
Não sei se já foi postado, abaixo vídeos dos 3 primeiros
lugares de Kata da 3ª Shoto World Cup:

1º lugar - Tomoyuki Aihara - Unsu



2º lugar - Masao Kagawa - Sochin



3º lugar - Frank Brennan - Nijushiho


thoryu

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #1 Online: Setembro 30, 2007, 20:18:12 »
Acho que quem faz Unsu sempre ganha, e sempre vai ganhar. Pela plasticitidade do Kata e o quanto ele é impressionante pelo salto.
A $%&! é que é preciso ter no máximo 60 quilos para conseguir aquele salto de uma forma que impressione os árbitros.

E isso não é relativizado - o tamanho/altura do Karataca - na arbitragem.

Me desculpando, e lamentando pelo Kagawa, daria primeiro lugar ao Brennan, apesar dele, como disse o Roberto, aplicar os Yokos Jodan, quando deveriam ser Chudan.

É a $%&! da mania de cair na tentação dos Karatecas de tentar impressionar.

Oss.

Complementando...
Eu NUNCA assisti nem um reles Empi, Kanku, Gojushiho, ganhar da $%&! de um Unsu.
Claro que nem mensiono os outros Katas como Jite, Hangetsu...
« Última modificação: Setembro 30, 2007, 20:24:50 por thoryu »

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #2 Online: Setembro 30, 2007, 22:06:27 »
Prezados,

Particularmente, não acho que quem faça este ou aquele kata sempre levará vantagem, embora hajam aqueles da "moda" ou mesmo aqueles de conhecido grau maior de dificuldade que têm uma consideração maior, em especial, aqueles que têm salto.

Assim, penso, tudo depende do atleta e a sua execução no dia, porque para cada biotipo há um kata mais indicado, levando-se em consideração também a habilidade técnica do karateca.

Já presenciei, é óbvio que nos Jogos do Interior de Minas Gerais - JIMI, mas com atletas que disputam o campeonato mineiro e brasileiro, um hian shodan ganhar de um jion, assim como um kanku sho ganhar de um Unsu, este executado pelo excelente karateca Leandro (2º grau) que já foi no passado 7º no Mundial de Kumite e 16º no de Kata, tendo participado dos Mundiais na França e no Japão.

O Unsu é forte, assim como o Shotin, achando, particularmente, meio feminino o Nijushiho, sendo certo que há katas mais competitivos do que outros.

Oss !!!
« Última modificação: Setembro 30, 2007, 22:13:43 por Antonio Pêcego »
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

thoryu

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #3 Online: Outubro 01, 2007, 20:03:20 »
Antonio Pecego,

Não encontrei estatísticas para corroborarem minha tese de que Unsu vence sempre.

No Karate Tradicional, é MENOS fácil a constatação, mas mesmo aqui, constatei que,

Unsu sempre vai vencer. Exceto se a disputa for entre um "Shodan no Unsu" e um "Yondan com outro Kata". Neste caso pode ser que venha a valer a tese do peso do DAN. A faixa e o Dan PESAM muito...

Exceto também no caso da apresentação do Unsu tenha sido ridícula, de tão ruim.

Se for no não tradicional... sem chance. O Karateca que for Yondan vai dar um jeito de fazer o Unsu, ou de nem participar. Pois vai perder para Shodan. Independente da performance dos Karatecas.

Queria ter assistido o que o senhor declarou como tendo acontecido.

A nossa maior divergência vai por conta de o Nijushiho ser um Kata Feminino.

Pra relaxar...

Só falta o Gankaku  SER um Kata de Macho.

Brincadeira. Gankaku é um kata muito bonito, no rítmo, seqüencia, Bases, etc...

Mais bonito ainda quando executado por karatecas mulheres.

Oss. Hai.
« Última modificação: Outubro 01, 2007, 20:07:05 por thoryu »

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #4 Online: Outubro 01, 2007, 22:00:35 »
O Kagawa é impressionantemente forte.

O Brennan também. Não gostei do Unsu. Daria a vitória ao Kagawa (só por causa do Sochin, acho esse kata maravilhoso) e o Brennan em segundo. A velocidade e kime do Brennan também são muito impressionantes.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #5 Online: Outubro 02, 2007, 20:39:13 »
kkkk...thoryu, concordo plenamente que o Gankaku é, digamos, mas bonito quando praticado por mulheres.

No campeonato mineiro pela FMK que ocorreu em Intuiutaba/MG neste último domingo, o karateca Leandro Moreira que citei abaixo, foi vice-campeão, com ele e o campeão Sato (compete por Monte Sião, mas é de São Paulo) executando um Unsu.

Ele, com esse resultado integra a equipe mineira que disputará o Brasileiro em Uberlândia/MG (16 à 18/11/2007), disse-me hoje que presenciou no Mineiro de Estreantes, que correu concomitantemente, um Hian Nidan ganhar de um Gojushiho Sho...aqui reside a colocação que fiz inicialmente.

Aproveitando a colocação do Ricardo Costa, particularmente também não gostei do Unsu apresentado pelo Tomoyuki.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #6 Online: Outubro 03, 2007, 10:07:38 »
era o que faltava nesse forum, agora vai ter uma discussão eterna pra saber qual kata é mais feminino e qual é mais masculino.... era o q faltava!

na minha opinião quem faz essa comparação é por que não tem capacidade ou não entendeu o espirito do kata.  ??? :-\.
treinem todos os katas até a exaustão e tenho certeza que essa comparação de sexo acaba!
Uma vassoura velha tem o seu valor.

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #7 Online: Outubro 03, 2007, 11:07:37 »
Prezado Mauross,

Como a sua referência diz respeito indiretamente a minha pessoa, considerando o que incialmente coloquei, assinalo que não vislumbro a possibilidade de qualquer discussão de minha parte, ainda mais eterna, de qual kata é feminino ou masculino por ser desnecessária, o que houve foram apenas opiniões respeitosas e isoladas.

Quanto à questão de não se ter capacidade ou falta de entendimento do espírito do kata, fica sem resposta porque fácil seria dizer ao contrário e, sinceramente, já passei dessa fase de autoafirmação (do tipo tenho capacidade, dou porrada, sou $%&! etc) porque não tenho nada para provar para ninguém, daí desnecessário qualquer colocação específica sobre o que expressou, o que precisamos é treinar e respeitarmos-nos acima de tudo.

Por mais que se treine todos os dias os katas até a exaustão, não há como desassociar da reflexão, da análise, do estudo a essência dos movimentos de cada kata executado para o seu aprimoramento, sob pena de se tornar um mero boneco, daí afirmarmos que assim como há katas mais indicados para certo biotipo, pessoas com problemas musculares, de ligamentos etc,  e até em face da idade mais avançada, não há como negar que existem katas que ganham mais visibilidade quando executados pelas mulheres, notadamente aquelas que conservam a feminilidade, isso não denigre a imagem de qualquer karateca homem que os queira executar.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #8 Online: Outubro 03, 2007, 19:20:55 »
Oss

Agora sim vou treinar katas com mais freqüência já que tem exercícios,mais femininos  :D :D :De dará a minha porção mulher vantagem de aparecer mais :-* :-* :-*,vou participar da categoria androgênos gigantus,será que consigo ganhar pelo menos desta vez ??? ??? ??? ??? ???

Oss :-*
alberto/de Santos para Campinas ou Pelotas ;D ;D

tenha dó,virou zona de vez >:( >:( >:( >:( >:(
yama-Alberto S. Almeida

thoryu

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #9 Online: Outubro 03, 2007, 20:01:52 »
Respondendo também...

O interessante dos katas - falo do Shotokan que é o que conheço - Há Katas para todos os biotipos, idades e capacidades dos Karatecas. Se você nunca percebeu isso meu caro, não sei o que dizer.

Um cavalo de 100 quilos como eu fazendo Unsu, seria um non sense. Assim como uma garota Karateca de 50 quilos fazendo Jite seria patético. Pode se fazer o Kata? Claro que se pode. Eu até tento fazer a maior quantidade deles, mas o biotipo determina e direciona os SEUS Katas.

Talvez você tenha sido agraciado pela Genética com um biotipo Absolutamente na média. Neste caso conseguiria não passar vergonha ao executar nenhum dos Kata.

Não que eu me importe de passar vergonha, o que eu quero é melhorar sempre.

E não se discutiu aqui qual Kata é MAIS Feminino, mas que existem Katas que são mais adaptados, mais favorecidos pelo Biotipo feminino, e até mais bonitos de se ver quando praticados por mulheres.

Se você prefere ver o Luca Valdesi ou o Lucio Maurino fazendo Gankaku, assunto seu. Eu prefiro assistir às meninas Karatecas se apresentando neste Kata.

Oss. Hai.


Neto110

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #10 Online: Outubro 03, 2007, 20:25:31 »
A questão de gênero e cultura corporal é interessante, mas eu penso o seguinte: vestiu karate-gi é karateca e vai ser cobrado(a) como tal, independente do sexo.

Sem karate-gi, é outra coisa.

Para mim, em relação a qualquer coisa que envolva o karate só classifico as pessoas em 2 tipos: as que tem karate correndo na veia e que, por isto, sofrem abstinência se naõ treinam karate, falam karate ou assistem karate e as que não tem. Ponto.

thoryu

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #11 Online: Outubro 03, 2007, 20:53:04 »
Caro Augusto;

Concordo em Tese. Claro que no seu Dojo é feito aquele exercício no qual são formadas duas filas, e que um lado ataca, o outro defende e contra-ataca, e depois a fila anda e todos trocam de parceiro de treino.

Imaginemos, que nem seja Jiu ippon Kumite. Fiquemos em Kihon Ippon Kumite. É algo institivo, acredito eu, que nenhum macho, . . . Exceto que seja um sádico, ou um psicopata, vai atacar da mesma forma que atacaria um karateca do sexo masculino, uma Karateca mulher, e ainda vai diferenciar entre um faixa amarela e um faixa marron, mesmo que seja homem também.

Não me refiro ao controle, isso é obrigação. Me refiro ao resto.

Claro que quem está na chuva, pode se molhar. Não quer contato? Vão jogar Dama.

O fato é que a gente sempre leva em consideração quem está do outro lado. Portanto, o sexo, a idade, o porte físico, a capacidade física do adversário interferem totalmente nos nossos atos.

Se alguém consegue, nem sei o que dizer. Eu nunca consegui deixar de levar em conta o SER que está do outro lado. Oss. Hai.

Neto110

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #12 Online: Outubro 03, 2007, 21:48:24 »
O gênero é construído socialmente.

MInha postura é a seguinte: se um karateka é uma pessoa fraca que quer se manter fraco (e não falo fraco em termos de massa muscular, mas de força como entendemos no karate), então a questão é: ele nunca vai chegar a treinos de kumite, ficando parado em treinos fundamentais onde vai ser aprensentado à noção da força e poderá desenvolvê-la (ou não).

O que se leva am consideação sobre o "outro lado" é o que ele suporta e se ele quer dominar a técnica e não o gênero.

thoryu

  • Visitante
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #13 Online: Outubro 03, 2007, 21:57:30 »
Acredito que estamos falando da mesma coisa, sob o mesmo enfoque, de formas diferentes.

Estamos - acredito - de acordo. E acredito que  recíproca é verdadeira.
Oss. Hai.

Completando...
Eu tenho Karate nas veias. E sofro de abstinência quando não treino.
etc.., etc...
E outro monte de eticéteras por aí à fora. Oss. Hai.
« Última modificação: Outubro 03, 2007, 22:27:18 por thoryu »

Offline mauross

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 696
  • Votos: +0/-0
Re: 3ª Shoto World Cup - 1990 - Kata
« Resposta #14 Online: Outubro 04, 2007, 12:41:04 »
se o biotiopo não é adequado, treine para ficar adequado, se é grande e gordo treine pra emagrece e se adeque ao seu tamanho, se é magro e fraco, idem.
o fantastico do karate é isso, treinar e treinar até a perfeição, que pode demorar uns 100 anos ou mais!
Uma vassoura velha tem o seu valor.