Autor Tópico: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???  (Lida 10131 vezes)

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #15 Online: Maio 29, 2008, 00:54:06 »
Saudações, amigos.

O Bassai Dai do Shotokan é derivado do kata original Passai Sho do Shuri-Te que no Shorin-Ryu hoje é conhecido como Itosu-no-Passai, pois esse foi um kata cuja forma final foi elaborada pelo Grão-Mestre Anko Itosu, professor tanto de Choshin Chibana (herdeiro de Itosu e fundador da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do) quanto de Gichin Funakoshi (fundador do estilo Shotokan).  Na execução deste kata, que eu acredito era como o Sensei Funakoshi executava no seu tempo, após o mae-geri cai-se em zen-kutsu-dachi e executam-se três gedan-barais consecutivos, preparando-se o primeiro ryo-ken-zuki (soco duplo simultâneo) que é executado ainda em zen-kutsu-dachi (com o pé direito à frente), sem tirar os pés do chão.  Em seguida puxa-se o pé da frente para a base transitória heisoku-dachi e prepara-se o próximo ryo-ken-zuki a ser executado em zen-kutsu-dachi com o pé esquerdo à frente, o que nos obriga a levar esse pé para frente.  Neste momento o pé deve ser levantado um pouco acima do chão, como se para fazer uma esquiva de um ashi-barai do adversário.  O movimento é repetido novamente para o lado direito, evidenciando a segunda levantada de pé para se executar o terceiro ryo-ken-zuki.  Roberto, observe que o nosso ryo-ken-zuki corresponde exatamente ao yama-zuki do Shotokan e nesse caso coincide com o que você disse, só se levanta o pé do chão (e por conseguinte o joelho, como está sendo colocado neste tópico) no segundo e no terceiro socos duplos.

Espero que esses detalhes comparativos tenham sido esclarecedores.

Abraços   ;)   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline pmax

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 300
  • Votos: +0/-0
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #16 Online: Maio 29, 2008, 13:14:23 »
Pessoal,

Kata é bem difícil, considero o mesmo para língua Portuguesa, vários paises falam com grandes diferenças mas a essência é a mesma.

Estudei profundamente este Kata há pouco tempo com o Kawabe na Lembukan, ele traduziu do livro mais atualizado da JKA, que é disponibilizado somente para quem for 6º Dan (Sasaki) pelo Hombu Dojo da JKA.

Não se levanta o joelho, este movimento NÃO EXISTE. O que ocorre é que após o primeiro Yama-Zuki, no segundo e terceiro o quadril é lançado para frente (Tipo no movimento do Mae-gueri), aí naturalmente o joelho sobe, dando a impressão de que o movimento de levantar o joelho é o principal. NÃO! o joelho é conseqüência da explosão do quadril.

Não sei se deu para vocês entenderem.




Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #17 Online: Maio 29, 2008, 21:25:26 »
Pmax,

O livro que vc se refere não é exclusivo aos portadores de 6 Dan, eu o tenho tambem em Japones. Ele foi escrito pelos Shihankai da JKA e nele esta escrito que deve-se levantar o joelho sim. O livro se chama Karate Kata Kiohan e esta disponivel para qualquer pessoa desde 1994, quando houve as mudanças na JKA.
A Edição em Ingles saiu a uns 4 anos e é copia fiel a edicao em japones, e tambem diz para levantar o joelho.
A unica org que tirou esse movimento fo a KWF do Yahara Sensei, i uma entrevista dele na ultima SKM sobre o topico.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #18 Online: Junho 03, 2008, 03:28:19 »
Oss

Do jeito que vai é melhor ficar como Netto Sensei falou "faz do jeito que aprendeu" e segue a vida.

se não for competir, do jeito que estava tem todas as funções resguardadas.

O tema complicado!!!!!!

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #19 Online: Junho 03, 2008, 07:34:46 »
Sinceramente, acho que muito mais importante no kata do que se a mãozinha ta pra lá ou pra cá é o kime, o deslocamento, a potencia que ele passa. Esse é o diferencial do shotokan., a pressão que quem ve sente.

Pra mim, um basai dai bom se define nos 5 primeiros movimentos.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #20 Online: Julho 01, 2011, 11:14:44 »
Pmax,

O livro que vc se refere não é exclusivo aos portadores de 6 Dan, eu o tenho tambem em Japones. Ele foi escrito pelos Shihankai da JKA e nele esta escrito que deve-se levantar o joelho sim. O livro se chama Karate Kata Kiohan e esta disponivel para qualquer pessoa desde 1994, quando houve as mudanças na JKA.
A Edição em Ingles saiu a uns 4 anos e é copia fiel a edicao em japones, e tambem diz para levantar o joelho.
A unica org que tirou esse movimento fo a KWF do Yahara Sensei, i uma entrevista dele na ultima SKM sobre o topico.

Oss!

Estou re-estudando o Bassai Dai e achei esse tópico, gostaria de saber se houve alguma conclusão sobre o tema (do joelho), ou se há outras atualizações importantes do Kata.

Particularmente concordo com o Gustavo no post anterior. Mas acho também que seria interessante saber "qual o certo (e segundo quem)". Acho que é importante sabemos a origem do Kata (Passai no Itosu), mas no final das contas o Shotokan mudou muitas coisas.

A proposito o Passai no Itosu e uma modificação do Passai no Matsumura ?

Obrigado, OSS!
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #21 Online: Julho 01, 2011, 11:40:37 »
Pmax,

O livro que vc se refere não é exclusivo aos portadores de 6 Dan, eu o tenho tambem em Japones. Ele foi escrito pelos Shihankai da JKA e nele esta escrito que deve-se levantar o joelho sim. O livro se chama Karate Kata Kiohan e esta disponivel para qualquer pessoa desde 1994, quando houve as mudanças na JKA.
A Edição em Ingles saiu a uns 4 anos e é copia fiel a edicao em japones, e tambem diz para levantar o joelho.
A unica org que tirou esse movimento fo a KWF do Yahara Sensei, i uma entrevista dele na ultima SKM sobre o topico.

Oss!

Estou re-estudando o Bassai Dai e achei esse tópico, gostaria de saber se houve alguma conclusão sobre o tema (do joelho), ou se há outras atualizações importantes do Kata.

Particularmente concordo com o Gustavo no post anterior. Mas acho também que seria interessante saber "qual o certo (e segundo quem)". Acho que é importante sabemos a origem do Kata (Passai no Itosu), mas no final das contas o Shotokan mudou muitas coisas.

A proposito o Passai no Itosu e uma modificação do Passai no Matsumura ?

Obrigado, OSS!

Não, Bodhi o Matsumura-no-Passai (antigo Passai Dai) acredito que seria a raiz do Bassai Sho do Shotokan da mesma forma que o Itosu-no-Passai (antigo Passai Sho) é do Bassai Dai, abraço!
« Última modificação: Julho 01, 2011, 11:44:18 por André125 »

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #22 Online: Julho 01, 2011, 14:48:41 »
Citar
Não, Bodhi o Matsumura-no-Passai (antigo Passai Dai) acredito que seria a raiz do Bassai Sho do Shotokan da mesma forma que o Itosu-no-Passai (antigo Passai Sho) é do Bassai Dai, abraço!

André,
O Bassai Sho é uma variação do Koryu Pasai e não do Matsumura no Pasai (Passai Dai)...Quanto ao Itosu no Pasai e o Bassai Dai são os mesmos katas, com as devidas modificações realizadas pela NKK.

abs.

Ari - Santos/SP

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re: Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #23 Online: Julho 01, 2011, 15:14:15 »
Oss

Do jeito que vai é melhor ficar como Netto Sensei falou "faz do jeito que aprendeu" e segue a vida.

Oss
alberto.


Com o relator!

Offline André125

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Votos: +0/-0
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #24 Online: Julho 02, 2011, 00:08:23 »
Citar
Não, Bodhi o Matsumura-no-Passai (antigo Passai Dai) acredito que seria a raiz do Bassai Sho do Shotokan da mesma forma que o Itosu-no-Passai (antigo Passai Sho) é do Bassai Dai, abraço!

André,
O Bassai Sho é uma variação do Koryu Pasai e não do Matsumura no Pasai (Passai Dai)...Quanto ao Itosu no Pasai e o Bassai Dai são os mesmos katas, com as devidas modificações realizadas pela NKK.

abs.

Ari - Santos/SP

Oss sensei isso que dá falar alguma coisa sendo pelo "achometro", desculpe e obrigado pela correção ^^
Obs: Sensei como é que estão as coisas por ae? Ainda pretendo visitá-los nesse ano e não se esqueça que o Sr está devendo uma visita aqui hein, abraço!

Offline David Mendes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Votos: +0/-0
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #25 Online: Julho 02, 2011, 14:07:27 »
se ajudar achei esse video no you tube


Oss
Sei o que é passar necessidade e o que é ter fartura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação,seja bem alimentado,seja com fome,tendo muito ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.
Fp 4:12 e 13

David Mendes

Offline Marquinhos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 536
  • Votos: +1/-0
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #26 Online: Agosto 24, 2011, 16:09:46 »
Grande Sant'Ana Sensei! A pergunta é pertinente. Na prática, não tem nenhum motivo pra levantar os joelhos. Alguns acham que ajuda na arrancada e dá mais potência ao ataque subsequente. Não acredito. Ainda assim, se eu vou atacar alguém de uma posição vulnerável como aquela e com os dois braços ocupados no ataque, o joelho serve como proteção para ataques guedan, portanto, não importa o que diz qualquer livro, eu aconselho levantar. OSS!

Nos movimentos que precedem os dois ultimos YAMA ZUKIS??
Em recentes Cursos da JKA aqui no Brasil os Mestres disseram que não existe mais esse movimento de levantar os joelhos antes do Yama Zuki, porem no novo livro da JKA, o de capa azul, pede-se para que se levante.
Sera que o livro ja esta dfasado de novo??? ???
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #27 Online: Agosto 24, 2011, 22:27:33 »
Piolla,

Existem varias interpretaçõespara o levantar os joelhos.
Richard Amos nos msotrou pelo menos 2 num treino que fizemos.
Fiz a pergunta simplesmente porque alguns Mestres do Brasil insistem em nao levantar, quando sua propria organização tem um livro texto onde é MANDATORIO levantar.
Simples assim.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #28 Online: Agosto 25, 2011, 02:23:38 »
O problema é que a maioria quer acreditar que todos os movimentos  ( kyodo's ) dos kata precisam ter aplicação prática na defesa pessoal. Acreditdo que esse pensamento se deve à  nescessidade de querer mostrar para leigos ou praticantes de outros estilos que kata é essêncial para kumite, e tentar convencer leigos que que tal movimento é lento/sem força/ sem propósito prático, fica difícil e com certeza irá escutar alguma gracinha.
Mas esse mesmo pessoal que está preocupado  em convencer os outros, esquece de que kata não é somente uma enciclopédia de técnicas mas também é  um catálogo de exercicos de como se treinar karate.
Esquecem do "treinamento funcional", ainda que rústico , imbutido dentro dos kata.    Levantar a perna na aplicação do yama tsuki aumenta a carga sobre a outra que irá impulsionar o corpo para frente. O treinamento periódico irá melhorar sua musculatura por conta da "carga extra". Ainda dentro dos kata existe pliometria, exercícios isotônicos e isométricos.
No meu dojo ( JKA - Japão), levantamos a perna. No Brasil, eu fazia parte da CBKT (ITKF), não levantávamos a perna.
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Bodhi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 987
  • Votos: +0/-0
Re:Bassai Dai, levantar ou não os joelhos???
« Resposta #29 Online: Agosto 25, 2011, 11:09:31 »
editado
« Última modificação: Junho 12, 2013, 13:30:49 por Bodhi »
______________________
心に空手道 Kokoro ni Karatedō