Autor Tópico: Kata é fruto de uma imaginação fértil?  (Lida 7747 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #15 Online: Julho 20, 2008, 18:39:01 »
Troyman, blz...vou dar uma olhada e te dou um retorno.  Semana passada levei o meu Hevy Kanvas (só uso para kata) lona 10 para lavar em uma lavanderia em Araguari que fica há 30 km daqui e onde treino de três a cinco vezes na semana, quando a moça que me atendeu disse que tinha estado um rapaz lá que pediu para tingir de preto um paletó do karate-gi.  Não vi o resultado, mas parecem ser profissionais.  Por curiosidade, essa semana devo passar lá para deixar o karate-gi que estou usando e indago o preço e tipo de tinta utilizada, bem como se tem o resultado para ver pessoalmente, depois te dou também o retorno.

Saudações !
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline luciomarfisio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
  • Votos: +0/-0
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #16 Online: Julho 20, 2008, 18:48:00 »
Creio que a resposta para tal pergunta é sim, pois somente uma mente aberta e com espirito livre poderia cria uma serie de exercicios que promovam: a tecnica, o alongamento, controle muscular e da mente ( pois voce luta c adversarios te atacando das mais diferentes formas, onde um golpe pode ser uma defesa tanto para um soco /chute/ paulada e outros- basta abrir sua mente, como um ataque - alguem ai treina em muk yan jong, se treina bata com toda força uma defesa shoto uke em um ante braço, seu adversario vai parar a luta), kime, resistencia, dentre tantos outros beneficios que o praticante de karate recebe ( e outras artes marciais possuem). Sinto ainda que o kata permite ao praticante de karate manter o aprendizado de seu conhecimento basico e evoluir nas tecnicas apartir de uma referencia de movimentos, criando suas proprias sequencias.
Outro grande fator nos katas é que você pode nao ter o vigor de 20 anos para lutar, mas pode executar com primazia um gojushiho aos 80...
oss

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #17 Online: Julho 21, 2008, 00:21:17 »
Valeu, Pêcego

Sem querer polemizar, eu acho que "heay canvas" corresponde à lona K12, enquanto que "medium canvas" corresponde à lona K10.  De qualquer forma, o ideal mesmo é que a fábrica mande tingir a lona antes de confeccionar o paletó, e não mandar tingir o paletó depois de confeccionado.  Um aluno meu fez isso e saiu com a etiqueta manchada de preto e as linhas das costuras brancas, pois a tinta não pega nas linhas e ele teve que pintar as costuras na mão com caneta de retro-projetor - já viu o trabalho que deu, né?!

Saudações   ;)   :D
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #18 Online: Julho 21, 2008, 12:58:14 »
Caro Troyman,

Correto, é que tenho também um "medium canvas" que uso rotineiramente e confundi a lona.  Vou provavelmente hoje ou amanhã passar na KIME, mas te adianto que hoje depois do treino da manhão passei na lavanderia e a atendente me disse que utilizam tinta industrial e cobram R$ 10,00 (dez reais), tendo a mesma dito, não estava lá para conferir, que "ficou bom".  De qualquer maneira, tendo a resposta da KIME te dou o retorno em MP.

Saudações !
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Kata é fruto de uma imaginação fértil?
« Resposta #19 Online: Julho 21, 2008, 15:28:21 »
..............realmente "Kata é fruto de uma imaginação fértil", principalmente desses mestres que ficam mudando os kata apenas para diferenciarem da organização em que estavam e acabam trocando seis por meia dúzia. As pseudo mudanças que vi tanto nos katas da shotokan quanto nos dá shorin em nada são significativos.

Ari-Santos/SP