Autor Tópico: Katas são eletistas ??????  (Lida 4356 vezes)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Katas são eletistas ??????
« Resposta #15 Online: Outubro 16, 2008, 01:20:56 »
                        vivência e repetição

só isto basta ???

Grande Yama Sensei, penso que tudo depende do seu objetivo, mas em princípio não basta somente vivência e repetição, sob pena de se virar um boneco sem alma na execução.  Penso que se faz necessário estudar o kata, os seus movimentos de defesa e contra-ataque para melhor compreendê-lo e executá-lo, pois afinal, como certa vez disse com propriedade o amigo Jion, é uma luta real contra adversários imaginários.

Vc karateca que encontra o "seu (s) kata (s)", pode ser um ou outro para determinada fase de treinamento e mais não sê-lo para outra fase, digamos, mais adiantada.

Katas não são eletistas na minha visão, mas sim, talvez, nós é que sejamos um pouco com relação a eles.  Kata é fundamental e mostra se o karateca tem ou não kihon, ou seja, karate, principalmente certos katas que são despidos de firulas.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline r2d2

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Outubro 16, 2008, 16:49:30 »
Oss
Temos que treinar Kata, independente de "ele" nos escolher ou nós o escolhermos, kata é a alma do Karate Do, lembrem-se que no inicio só se treinava kata, as vezes até tres anos um único kata.
Oss

Já foi discutido em outros tópicos o kata que cada um deve seguir !!!!!

Ou seja há um tipo de kata específico para cada um....

todos a medida do possível devem conhecer toda a gama de katas existentes,para conhecimento e aprimoramento,mas pratica-los com esmero não é tarefa para todos!!

Ex:  Sochin exigente em relação aos yokos...

Gankaku exigente em relação aos yokos e equilibrio...

Unsu velocidade e salto e caída ao solo horrorosos de executar...

Kanku -Sho saltos e equilibrio....

e outros Shotokan que deixam a mim pelo menos,arrepiado por desafia-los,aí que está a graça,mas como fazer para entender isto::::::

vivência e repetição

só isto basta ???

Nos katas Shorin-Ryu que são quase as mesmas bases destes ,ão mais adequados ao corpo com todas as complicações que ele merecem mas com beleza de igual valor.

Qual a opnião de todos ????????? em relação aos katas eles nos escolhem ou nós os escolhemos ???????????

Oss
alberto

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #17 Online: Outubro 17, 2008, 00:56:45 »
Oss

Todos tem razão em todos os comentários,mas fiquei preocupado com o termo que usei "ELITISTA" como Katsumoto Sensei colocou bem.

pois não parece algo de ELITE e sim de Etilico de beber  ???

ou seja praticar alguns katas somente em condição de embriagues  :o

pensando bem vou tomar um saque,aí quem sabe eu transformo a situação em ação e faço o bendito exercício  :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida