Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44296 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #105 Online: Janeiro 24, 2011, 07:14:39 »
OSS, Amigo Yama...

Realmente eu desconheço a origem dessa filmagem, a encontrei por acaso.

Mas perguntaria a você de o porquê de você se incluir utilizando o termo “eu”?


Saudações!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #106 Online: Janeiro 24, 2011, 15:37:35 »
Oss Higino Sensei

foi apenas uma metáfora alusiva ao karateca mais robusto que o Sensei aplicativo derruba no video algumas vezes,que tem uma certa influência em minha forma arredondada, se fosse comigo mesmo,não levantaria mais;

ele pelo contrario levanta e parte para tomar mais uma píaba  :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

uma coisa pode-se falar sobre o video há imaginação boa para ataques e defesas,eles usaram boken,poderão usar tbém facas,guarda-chuvas,canivetes,penas,canetas,palito de dentes,unha,já que tudo serve como arma mesmo...

nestas situações já vi um doido jogar a mulher em cima de outro,em uma aplicação,mas não deu muito certo pois o outro levou a mulher embora e não houve conclusão do exercício.... :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #107 Online: Janeiro 24, 2011, 17:24:26 »
Oss! Yama Sensei como vai, isso é coisa dos EUA. Oss
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #108 Online: Janeiro 24, 2011, 17:28:27 »
tem vários katas específicos para kobudo. Tem para Tonfa, Sai e outras armas... não sentido nenhum querer inventar e forçar o uso de uma arma em um kata criado para treino sem elas.



Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #109 Online: Janeiro 25, 2011, 01:29:40 »
Oss KataShotokan Sensei

estão vendo é coisa de barriga internacional...

se fosse nossa era d'agua ou chopp,mas como é de americano deve ser de hamburger e batatas fritas comidas com o Bill Gates :D :D :D :D :D :D :D :D :D na carrocinha da esquina da Applle-aplle ou qquer dona de de computadpor por la :D :D :D :D :D

se eles virem para cá vão vir atrás de mim  :o :o :o :o :o

aí vão me ensinar um novo bunkai do Heian Shodan com chicote de fogo ou pólvora de barril  :-X :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(


Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline bruno_leite

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
  • Espírito Inabalável...
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #110 Online: Janeiro 25, 2011, 08:42:19 »

aí vão me ensinar um novo bunkai do Heian Shodan com chicote de fogo ou pólvora de barril  :-X :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(


Isso tá mais parecendo com um desenho do Pica-Pau. ;D
 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #111 Online: Maro 20, 2011, 10:53:01 »
OSS...

Os antigos Mestres diziam:
“Cada movimento do Kata deve estar cheio de alma.”

............................

O meu antigo professor “Antonio Valenti Sensei” me disse certa vez que achava muito feio o Kata do “Inoki Sensei” quando comparado a outros bons Karatê-Dôkas da época.
No entanto, algo chamava a sua atenção no Kata do Inoki Sensei que não vislumbrava nos demais.
Ele me dizia que o Kata do Inoki Sensei estava cheio de verdade!

Obs:
Jamais vi o Inoki Sensei realizar um Kata, apenas repasso o que me foi dito.

.....................................

Normalmente quando realizamos um Kata visualizando um oponente e a aplicação, o fazemos diferente daqueles que realizam buscando a excelência da forma.
Muitas vezes a nossa técnica não retrata perfeitamente a forma adequada, pois ao visualizar o ataque do oponente reagimos com tanta verdade que terminamos perdendo um pouco do fundamento técnico em detrimento do realismo que imprimimos no Kata.

Existem muitas vertentes do que seria o Kata:
-Luta imaginária;
-Lutar sozinho;
-Movimentos de ataque e defesa;
-Entre outros.

Particularmente, penso que o Kata é exatamente o que cada um acredita ser a sua serventia.

Alguns aprenderão através dele.
Outros ignorarão essa prática.


OSS...

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #112 Online: Maro 20, 2011, 11:04:56 »
com pouco tempo de karate e sendo um dos que antigamente dizia: " Mas pra que serve esse tal de kata? " hoje eu penso que o Kata, além de ser um repositório de movimentos para registro deles para a posteridade, é uma ferramenta para treinar o corpo para adquirir a chamada "memória corporal"... o famoso "agir, sem precisar raciocinar."

depois de ter treinado kihon e kata você percebe que é apenas fundamento, não significa que você vá executar exatamente igual numa situação real, apenas que vai criar no seu corpo e mente, através da execução ininterrupta e por longo prazo, o "calejamento" necessário para executar cada vez mais com a forma adequada, para ter base enraizada no solo, utilização do quadril com o máximo de transferencia de energia, movimentação do braço "que vai" com o máximo de sincronia, foco e eficiencia (kime) e o braço "que volta" com o máximo de perfeição para ajudar todo o movimento. só um exemplo...

Não tem o que inventar, é treinar o kata como o Higino sensei falou, com verdade, entendendo o que pode significar cada movimento. Se possível na forma perfeita que a gente vê nos campeonatos atuais wkf, mas sem nunca perder o conteúdo, o motivo da existencia do kata, senão vira só "casca"... bonitinho mas ordinário.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #113 Online: Abril 20, 2011, 21:25:29 »
OSS, Camarada Farkatt...

Para alguém que afirma ser um iniciante no Karatê-Dô você conseguiu exprimir o verdadeiro sentido dos Kata, o que muitos “Pretas” levarão a vida toda sem jamais compreender isto!
................

OBS:
Permita-me discordar apenas da sua postagem quando usa como exemple de forma adequada os Katas executados pela WKF.
Perdoem-me os ofendidos, mas aquilo é um "lixo"!
(Essa é a minha opinião, a de alguém que é filiado a esta entidade)


OSS...

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #114 Online: Abril 20, 2011, 21:52:47 »

OBS:
Permita-me discordar apenas da sua postagem quando usa como exemple de forma adequada os Katas executados pela WKF.
Perdoem-me os ofendidos, mas aquilo é um "lixo"!
(Essa é a minha opinião, a de alguém que é filiado a esta entidade)

OSS...
Caro A. Higino, embora seja novo aqui no site, sou "antigo" no karate e fiquei curioso  com sua afirmação de que os katas executados na WKF são lixo.  :o
Poderia então, por favor, disponibilizar algum video de um kata executado com qualidade, segundo a sua opinião?

OSS
Karate Wado Ryu

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #115 Online: Abril 21, 2011, 00:06:07 »
Esse é um bom Kata Sr. Higino?


A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #116 Online: Abril 21, 2011, 01:29:17 »
OSS, Camarada GEM...


Neste mesmo tópico, eu fiz um comentário sobre o que meu antigo professor havia visto no Kata do “Inoki Sensei”, aonde o seu Kata mesmo não tendo uma aparência plástica tão bonita quando comparado a outros Karatekas de renome a nível internacional, ninguém discordava da sua eficiência devido o poder dos seus golpes imprimidos durante a execução do Kata.
Esse poder e agressividade (no bom sentido) você não vê nos Kata da WKF! (com raras exceções)
São vazios!

Quando faço um Kata busco usar toda a força possível. Se a aparência do Kata vai ser prejudicada eu prefiro pecar pela eficiência do que pela aparência.
Kata para mim é força e poder!
Executar um Kata imaginando realmente estar lutando com vários oponentes é uma coisa! (A sua menor preocupação nessa hora deve ser com a aparência do Kata. Daí a necessidade das repetições, para se melhorar tanto o seu KIMÊ quanto a aparência do seu Kata).
Agora executar um Kata preocupado apenas com a aparência é outra coisa bem diferente, não serve para o Karatê.
E se não serve para melhorar o Karatê, não passa de lixo!
...............................

Já que postaram um Kata feito por mim, obrigado!
Vai aí outro!

OSS...



« ltima modificao: Abril 21, 2011, 01:31:09 por A. HIGINO »

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #117 Online: Abril 21, 2011, 09:35:20 »
Desculpe , não pude deixar de notar e comentar.  Seu kata Jion possui erros  e não são gerados pela sua força muscular, mas sim por  falta de fundamento e talves  incompreensão da aplicação dos movimentos.  Executar um kata imaginando  lutar contra vários adversários é o básico do básico, acredito que a maioria dos coloridas com 3 anos de prática séria já fazem isso .  Força física ( bruta) é bom, quando estamos aprendendo o movimento, nos dá ânimo e energia enquanto jovens, mas essa força não dura muito. Tenho certeza que Pedro sensei e outros antigos aqui já não possuem a mesma força de 30 anos atrás, porém suas técnicas são  polidas ao ponto de não precisar daquela mesma força de antes para poder ter a mesma eficiência.
 Se me permite, eu indicaria para o senhor Higino sensei, treinar mais o seu encaixe de quadril, se não me engano o senhor participou de um curso com Alves sensei, acredito com o Jacaré san deve ter lhe comentado algo sobre a importância do encaixe do quadril e a definição hamim shomen.  Os demais erros do seu kata jion podem ser corrigidos  com um treino de kihon básico, mas os vícios  só poderão ser corrigido quando o senhor passar a se preocupar com o polimento da técnica. Uma dica, nas transições de ataques e defesas, evite puxar os punhos para o quadril como preparação para a técnica seguinte, não sei qual a sua graduação nem o seu tempo de treino , mas como já é faixa preta, esse tipo de vício, comum nos coloridas, é incompatível com a execução de kata imaginando adversários a sua frente.
Desculpe a intromissão, é que por conta do meu blog e de estar sempre ajudando outros karateka’s, acabei adquirindo este vício de querer ajudar.
Crítica construtiva, não me entenda mal.
 Oss!

http://pintokaratedojo.wordpress.com
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #118 Online: Abril 21, 2011, 10:44:03 »
OSS, Camarada Pinto San...

Obrigado pelas Dicas!
Futuramente postarei novos vídeos com essas correções por você citadas.
É expondo-nos que poderemos corrigir erros.
Jamais ficaria ofendido com quem se propõe a ajudar!
............................
Permita-me apenas discordar do Camarada Karateka sobre Faixas coloridas com meros 03 anos de prática fazer Kata visualizando o oponente.
Isso dificilmente ocorre!

Saudações!

Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #119 Online: Abril 21, 2011, 13:09:22 »
Só existem dois tipos de Dojos.
Aquele que ensina Karate certo e aquele que ensina errado.
Nos Dojos serios, desde a primeira aula, se mostra a importancia da visualização no Kata, portanto, aluno com uma aula de Karate ja deve fazer Kata imaginando seus adversarios.Alias, Kata é para isso mesmo ou não é??