Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44274 vezes)

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #120 Online: Abril 22, 2011, 17:52:31 »
Oss a todos!

 Prezado Daniel Sensei!

 Gostaria que nos falasse mais sobre sua observação no Kata de A.HIGINO Sensei a respeito dos punhos durante as transições de ataque e defesa.

 Se possível faça um vídeo para nos auxiliar.

 Ressalto que gosto muito de seu Blog e sempre estou visitando.

 Oss!
Voar para servir! Águia.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #121 Online: Abril 23, 2011, 22:33:44 »
OSS, A Todos os Karatê-Dôkas...


Esses dias estarei postando o TEKKI-SHODAN após as “dicas” do Camarada Pinto-San.
Toda observação será bem vinda e inclusive podendo ser motivo de debate, para futuras correções.
Agradeceria aos mais antigos no Karatê-dô se contribuíssem com as suas observações valiosas!
.....................

OBS:
Antecipadamente peço que “relevem” se a velocidade no deslocamento de base não estiver tão veloz quanto deveria de ser.
Motivo: Estou treinando esses dias “a força”, devido uma Distensão no abdômen oblíquo esquerdo.
Estou treinando o TEKKI-SHODAN a base de Beta-30, Votarem e Dexa-Citoneurin.


Saudações...

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #122 Online: Junho 08, 2011, 01:20:09 »
Na minha opnião da pra aproveitar algumas coisas...la no bassai dai

Agora quando eles tiram o karate gi...vira baixaria total...muito ruim

excelente video contribuiu para o post

OSS
« ltima modificao: Junho 08, 2011, 01:21:45 por bcabrera »
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #123 Online: Junho 08, 2011, 01:36:23 »
Só existem dois tipos de Dojos.
Aquele que ensina Karate certo e aquele que ensina errado.
Nos Dojos serios, desde a primeira aula, se mostra a importancia da visualização no Kata, portanto, aluno com uma aula de Karate ja deve fazer Kata imaginando seus adversarios.Alias, Kata é para isso mesmo ou não é??

Acho que ensino karate errado, então..

Pois na primeira aula  eu ensino ao meu aluno o fundamento que considero mais importante no karate. Defesa e Tai Sabaki...(Conter o espírito de agressão)Não é questão de quantos golpes voce sabe dar e sim quantos voce não levou...e outra coisa que eu ensino é ukemi. Falo sobre hierarquia e regras do dojo(Respeitar acima de tudo). Espero que o intuito de esforço e a formação do caráter venha com o tempo de treinamento e a fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão fique para vida toda

grande abraço

OSS
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #124 Online: Junho 08, 2011, 09:49:24 »
Prezados,

Eu não sou sensei... mas sempre quando entra alguém novo no dojo (branca, que nunca viu karatê na vida), e que sou deslocado para dar a primeira aula (auxilio meu sensei no que posso e no que ele me pede), eu ensino o cara a andar...rsrsrsrs

Parece piada mas não é... no primeiro dia, só trabalho base (zenkutso e se o cara tiver facilidade, já pego a kokutsu), preparando ele para os treinos subsequentes...

O resto que o amigo bcabrera colocou, vai no pacote (conter espírito de agressão, etc...)

Obs.: Sei que o post não é sobre isso, mas alguém pode excluir esse Golden Era do forum... o cara é um palhaço! E olha que pra me irritar precisa muita coisa, mas o cara é muito desrespeitoso com todos!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #125 Online: Junho 08, 2011, 12:56:44 »
Olá!
Perfeito Alexander,o que uma criança faz é aprender andar antes de correr.
Se não tem base não tem Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #126 Online: Junho 08, 2011, 13:40:29 »
Olá!
Perfeito Alexander,o que uma criança faz é aprender andar antes de correr.
Se não tem base não tem Karate.
Oss
Pedro
Quando eu iniciei no karatê, a mais de 25 anos, minha primeira aula também foi só de aprender a andar (zenkutso).
E ainda acho que é a maneira certa.

Oss
Karate Wado Ryu

Offline Arknjo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
  • Votos: +0/-0
  • "Verás que o filho teu não foge à luta"
    • Livros e videos p/ baixar sobre Karate e outras artes
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #127 Online: Junho 08, 2011, 17:50:57 »
Olá!
Perfeito Alexander,o que uma criança faz é aprender andar antes de correr.
Se não tem base não tem Karate.
Oss
Pedro

Concordo plenamente.
Mais voltando ao topico, não entendi o ponto abordado por Pinto San "nas transições de ataques e defesas, evite puxar os punhos para o quadril como preparação para a técnica seguinte"
Alguém poderia explicar.
Arknjo - Miguel Oliveira, 30, Guarujá, Shotokan 1° Kyu

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #128 Online: Junho 08, 2011, 18:22:53 »
Sim, Camarada Arknjo...

O “Pinto San” estava fazendo um comentário sobre o Kata “JION” por mim executa, e que eu excluí com o objetivo de postá-lo após corrigi-lo.

Eu estava puxando o punho direito, involuntariamente, para Koshi-Kamaê após o Morote-Kakiwake-Uke na transição para Mae-Geri (inicio do Kata) e isto não deve ocorrer.
Em 02 outras passagens, me parece a 18 para o 19 e 26 para o 27, essa eu fiz e faço por estar de acordo com os vídeos e livros da NKK.
Em outra passagem Tchudan Morete-Kakiwake-Uke para Jodan Juji-Uke, eu também estava puxando os punhos para Koshi-Kamaê e isto também não deve ocorrer.


Saudações!

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #129 Online: Junho 08, 2011, 23:57:20 »
não gostei do tekki dele...

Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #130 Online: Junho 09, 2011, 08:59:49 »
Prezado Higino,

Permita-me "bedelhar" na sua postagem...

Considerando que a sequência é, Morote-Kakiwake-Uke - mae-geri - sambon tsuki, e considerando que o primeiro soco do sambon é um oitsuki, eu não consigo pensar no golpe saindo sem primeiro voltar na cintura...

Eu vi a sua execução de seu jion, e não vi falhas nos golpes em sí, talvez poderíamos até discutir alguns "tempos" de transição, ou até mesmo na altura da base, mas não creio que seja pertinente, afinal seria minha visão do kata contra a sua visão do mesmo...

Sinceramente, não consegui ver erro técnico na execução da sequência citada.

Um abraço e fiquem com Deus!!!


Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #131 Online: Junho 09, 2011, 10:29:44 »
Baita idéia essa apresentação do vídeo!  :o :o
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #132 Online: Junho 09, 2011, 10:52:50 »
nem me arrisco a por um kata meu aqui...rs
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #133 Online: Junho 09, 2011, 13:28:27 »
OSS...

Já derrubei muita gente com o Tzuki Tchudan!
Digo isso não para me vangloriar, mas para que entendam que da mesma forma com que eu luto Jyiu-Kumite eu faço KATA.
Pode até ser plasticamente feio para aqueles que valorizam mais o espetáculo visual do que a sinceridade nos movimentos, mas é assim que eu encaro os KATA, e não vou mudar porque a maioria mudou.
No passado, a SINCERIDADE era o fator mais importante exigido pelos antigos mestres, mas infelizmente hoje as aparências e o espetáculo coreografado valem mais.
Para mim, executar um KATA é como se quisesse derrubar uma montanha, agora se estou longe disto, paciência, vou treinar mais e continuar tentando.

Outra coisa, do que adianta fazer um KATA todo “certinho” e quando vai soquear um saco de pancada ou o na área Tchudan do oponente, os golpes são aquele “puff”, parecendo mais um pneu furado!?
.........................................

Não vou comentar o KATA do “Andre Bertel Sensei” porque já vi outras filmagens dele melhores, esse KATA estava muito superficial, muito vazio, ao menos para a minha concepção do que é KATA.
................................................

Agora, antes de usarmos como referência figuras renomadas do Karatê, cada um deveria se perguntar o seguinte:

Sou referência para alguma coisa?

Se é...

Postem aqui!

Foi para isso que criamos esse tópico.

Falar é muito fácil, o difícil é por a imagem na reta!
...........................................................

Conheci um Professor nas antigas que quando ia corrigir alguém e notava insatisfação do corrigido, ele dizia:
“Tenho autoridade para te corrigir porque tenho condições de te derrotar em um combate. Quando não tiver mais essa condição você continuará me respeitando porque sabe que um dia eu tive!


Saudações!
« ltima modificao: Junho 09, 2011, 13:38:39 por A. HIGINO »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #134 Online: Junho 09, 2011, 13:29:24 »
OSS, Camarada Alexander dos santos...

Isso se deve, porque na aplicação Morote-Kakiwake-Uke você abre o ataque do oponente segurando nos seus braços, e, por estar segurando os braços do oponente não daria para puxar o punho para Koshi-Kamaê porque o oponente estaria exercendo força contrária, devemos sim soquear de onde o punho direito se encontra.


Saudações!
« ltima modificao: Junho 09, 2011, 13:32:21 por A. HIGINO »