Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44295 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #45 Online: Novembro 05, 2010, 23:09:02 »
OSS, Camarada Anderson Santana CHIKARA...

Eu faria algumas pequenas observações nesta aplicação do UNSU KATA:
1- O que promove a liberação na verdade não é a forçada para os lados, mas o quando você eleva as suas mãos e consequentemente as mãos de quem te segura. Então creio que ele deveria elevar um pouco mais.
2- Quando o Professor empurra as mãos para o lado, nota-se claramente que a “faca” da sua mão fica por dentro das mãos e dos braços do oponente. Isto acontecendo ele não se libertaria. Ele tem que forçar a faca da mão por sobre as mão do oponente, jamais firmando-a por entre dos braços do oponente como ocorre nesta filmagem.

Certamente foi apenas uma pequena desatenção do Professor!
O princípio da aplicação foi excelente!


OSS...

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #46 Online: Novembro 06, 2010, 22:10:06 »
Gostei do bunkai abaixo...naihanchi shodan





Ari-Santos/SP

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #47 Online: Novembro 07, 2010, 18:32:09 »
OSS...

1- Seria mais eficiente se segurasse a cabeça do oponente e então desferisse um Jodan MAWASHI-HIJI-ATE.

2- Concordo com a 2ª aplicação.

3- Essa 3ª aplicação eu aprendi com o “Yoshizo Machida Sensei”: Reação contra REN-ZUKI, defende-se do 1º soco Migi UCHI-UKE, o 2º soco defende-se atacando ao mesmo tempo Jodan Hidari HAIWAN-NAGASHI-UKE com Gedan Migi OTOSHI-ZUKI e com o mesmo punho que soca puxa o oponente de encontro ao soco Hidari AGE-ZUKI.

4- O nome dessa técnica é ASHI-NAMI-GAESHI (conhecida como água corrente) já diz tudo, FUMI-KIRI e UDE-UKE. Se for um DEI-ASHI-BARAI seguido do UDE-UKE a sequência da aplicação termina sem contra-atacar o oponente, aí teríamos de recorrer a inserção de movimentos que não existem no Kata como ocorreu no vídeo.

5- Nessa aplicação eu entendo que se trata de defender atacando com o mesmo braço Jodan HIJI-UKE com Jodan TETSUI-UCHI simultâneo ao Tchudan Migi KAGI-ZUKI.

OBS:
Faltou o destroncamento de “pecoço” após a 1ª aplicação.


OSS...
« ltima modificao: Novembro 08, 2010, 07:30:00 por A. HIGINO »

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #48 Online: Novembro 09, 2010, 23:35:14 »
OSS...

Este vídeo é deveras interessante para ouvirmos de Professores mais experientes o que realmente representa o KATA!
KARATÊ-DÔ praticado por quem realmente sabe é incomparável.
 
OSS...




Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #49 Online: Novembro 10, 2010, 20:17:41 »
Higino Sensei,

Apesar do Video ser muito bom, nao houve referencia nenhuma a Kata nele. Houve sim, uma otima explicação do que vem a ser Karate-Jutsu e Karate-do.
Como vc deve ter notado, o Prof. Vinicius Antony aplica, juntamente as tecnicas de Karate, muita coisa do Brazilian Jiu Jitsu, complementando o Karate e chegando a mesma conclusão que eu ja cheguei a algum tempo.
DEVE-SE COMPLEMENTAR O KARATE COM TECNICAS DE NEWAZA DO JIU JITSU, sem elas o Karate torna-se imcompleto. O Trabalho maravilhoso que o Prof. Vinicius Antony realiza é digno dos melhores cumprimentos da comunidade Karateista.
Mais ou menos assim...um golpe de Karate, aplicado corretamente, se pega, pode terminar com o combate, sem sombra de duvida,mas se não pega, vc esta na roça....entrou no jogo do outro e ai ja viu...TAP OUT ou Hospital.
Nas tecnicas de Defesa Pessoal que ele usa, na maioria são do BJJ.

qUERIA DEIXAR CLARO QUE ESTA É A MINHA OPINIÃO. EVIDENTEMENTE QUE RESPEITO A OPINIAO ALHEIA E CADA UM ACHA O QUE QUISER.
« ltima modificao: Novembro 10, 2010, 21:07:42 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #50 Online: Novembro 10, 2010, 22:57:30 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Sem entrar no mérito da mescla de estilos, “Data Vênia” todos já conhecerem a minha opinião, devo discordar quanto a sua afirmação quando você diz que no vídeo não há citação alguma sobre o KATA.
No tópico “O APRENDIZADO” (0:42 segundos ao 01:44 min.), fica bem claro que Vinicius Antony Sensei utiliza dos conhecimentos adquiridos da pratica de outras Artes para resgatar técnicas de Karatê que existiam no passado mas que foram esquecidas devido as competições, e no tópico “JUTSU e DÔ” (03:10min.) ele explica que essas técnicas estão no KATA.

OSS...

A. HIGINO

  • Visitante
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #51 Online: Novembro 30, 2010, 17:28:48 »
O Karatê-Dôka deve praticar o KATA incontáveis vezes até que o corpo decore os movimentos sem pensar neles.
Errar trata-se de uma condição do pensamento.
A repetição contínua do KATA desenvolve uma memória corporal, literalmente alterando o modo como o nosso cérebro funciona e pensa.
Com o tempo e a prática constante será possível fazer movimentos “sem pensar” “sem errar”.
E como é sabido por todo Guerreiro, o pensamente durante o combate pode tornar-se um inimigo poderoso contra nós mesmos.
Durante o combate nós precisamos instintivamente reagir sem pensar e o KATA poderá prepará-lo para isso.              (A. Higino)


OSS...

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #52 Online: Dezembro 01, 2010, 16:29:05 »
Oss,

Concordo com o A. Higino, mas só ressalto a importância das repetições estarem atreladas ao conhecimento real das aplicações de cada movimento do Kata. Sem esta visualização real e fazendo a forma por apenas fazer, não garante o que foi colocado pelo A. Higino.

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #53 Online: Dezembro 02, 2010, 19:59:44 »
Excelente observação PSekiMG !

Não adianta fazer pensando saber.
Tampouco fazer sem vislumbrar um oponente.

KATA vazio produz uma descrença tanto em quem pratica quanto em quem observa.


OSS...

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #54 Online: Dezembro 03, 2010, 10:26:38 »
O Karatê-Dôka deve praticar o KATA incontáveis vezes até que o corpo decore os movimentos sem pensar neles.
Errar trata-se de uma condição do pensamento.
A repetição contínua do KATA desenvolve uma memória corporal, literalmente alterando o modo como o nosso cérebro funciona e pensa.
Com o tempo e a prática constante será possível fazer movimentos “sem pensar” “sem errar”.
E como é sabido por todo Guerreiro, o pensamente durante o combate pode tornar-se um inimigo poderoso contra nós mesmos.
Durante o combate nós precisamos instintivamente reagir sem pensar e o KATA poderá prepará-lo para isso.              (A. Higino)


OSS...
Oss!
Com relação ao aprendizado dos kata mais cedo ou mais tarde o karateca deverá entender o significado da palavra (SHU-HA-RI)
Em relação ao pensamento durante o combate teoricamente os kata podem ajudar, más é bem mais complexo, o entendimento de algumas dessas expressões abaixo, servem como resposta;

BONNO;
FUDOSHIN;
GENSHIN;
HEIJOSHIN;
HONTAI;
ICHINEN INIEN;
IWA NO MI;
KANKEN FUTATSU NO KOTO;
MUSHIN;
MUSO;
MUSOKEN;
OMOWANU;
SEIGO;
SEIJAKU; etc;


“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #55 Online: Dezembro 03, 2010, 10:59:18 »
Olá!
Muito bem colocada a expressão shu-ha-ri caro Amigo.
Devemos quando falar em posturas ou mesmo em aplicações, sempre lembrar do
grande gênio do Karate, Sensei ASAI.
Depois de algum tempo, o praticante deve ter em sua memória corporal alguns ou mesmo um kata que
lhe é mais adaptado.
Afinal o bom praticante deve sem dúvida adestrar-se a ter uma forte relação com o oculto,
significa o respeito e, o relacionamento com a essência.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #56 Online: Dezembro 03, 2010, 16:51:31 »
Olá!
Muito bem colocada a expressão shu-ha-ri caro Amigo.
Devemos quando falar em posturas ou mesmo em aplicações, sempre lembrar do
grande gênio do Karate, Sensei ASAI.
Depois de algum tempo, o praticante deve ter em sua memória corporal alguns ou mesmo um kata que
lhe é mais adaptado.
Afinal o bom praticante deve sem dúvida adestrar-se a ter uma forte relação com o oculto,
significa o respeito e, o relacionamento com a essência.
Oss
Pedro
Oss! Caro amigo
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

  • Visitante
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #57 Online: Dezembro 23, 2010, 10:54:46 »
OSS...

Esses dias socando o Makiwara em Hachinoji-Dachi, notei que usar a cintura girando-a para o lado do golpe era mais um movimento obrigatório do que um movimento necessário.
Isso me perturbou muito!
No entanto, insistindo na compreensão do uso da cintura em Hachinoji-Dachi diante de um Makiwara, compreendi que a compressão (pressão sobre o solo) que é feita na perna de traz quando estamos em Zenkutsu-Dachi soqueando o Makiwara deve ser também utilizada quando estamos em Hachinoji-Dachi, no entanto como não há perna de traz nessa base a compressão deve ser feita pela perna correspondente a mão que soca, produzindo assim um movimento de cintura natural e vigoroso, muito diferente daquele sem sentido que outrora eu fazia quanto soqueava o Makiwara nesta base.
Depois de tantos anos, compreendi o que o Juarez Alves Sensei queria me dizer quando em um estacionamento de carro de um prédio treinamos isto por quase 02 horas.
Naquela ocasião isso me parecia irreal, agora vejo o quanto era simples!
.........................

Devido ao exposto supracitado, durante a execução do Kata, Kihon ou mesmo em Kamaê notei um domínio espantoso dos meus pés em se firmar, impulsionar e travar o deslocamento em base.


OSS...
« ltima modificao: Dezembro 23, 2010, 10:56:48 por A. HIGINO »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #58 Online: Dezembro 23, 2010, 11:11:46 »
OLá!
Caro Higino, não sei se este post dará alguma contribuição, porém,
quando bato o Makiwara, em zenkutsu, fudo dachi ou hangetsu dachi,
com guiaco ou oizuki, uso (como no treinamento de kihon ou kata),
a gravidade a meu favor, presionado o corpo para baixo, e a puxada com a perna da
frente em harmonia de tempo com a perna de traz empurrando, dão automaticamente o giro da cintura e com isso facilita o hikite.
Por isso é sempre bom bater Makiwara em oizuki avançando um passo, assim treina-se também tempo e distância.
Não sei se fui claro mas é coisa automática que não dá para esplicar só no teclado.
Desculpe-me mas minha intenção foi contribuir.
Oss
Pedro     
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #59 Online: Dezembro 23, 2010, 11:30:22 »
OSS, Pedro Sensei...

Compreendi perfeitamente a sua postagem, e contribuiu grandemente!
No entanto, como normalmente soqueamos no vazio Kara-Zuki no inicio das aulas, é importante testar esse tipo de soco também frente a um Makiwara para sabermos a extensão da qualidade do nosso golpe nesse tipo de base.
Ou seja, foi necessário treinar o soco no Makiwara nessa base (Hachinoji-Dachi) para compreender como verdadeiramente funciona a compressão do pé associada a cintura ao golpear.
Compreensão essa, nada fácil!


OSS...